Ligação Gutarra->Pedal->Mesa de Som?

Autor Mensagem
Zidane
Veterano
# jun/10


Olá a todos.

Eu tenho uma guita Condor RX-30 e um ampli Axis Guitar 2500 (que eu já enjoei) e estou querendo comprar alguns pedais de efeito. Pra ajudar a comprar eu pretendo vender o ampli e usar o som que tenho aki em casa (um Mixer Cygnus SAM 800, um amplificador um pouco velho mas muito bom [que eu nao descobri de que marca que é] com duas caixas 2x10 e uma mesa Wattson MXR 6II).

Porem eu tenho algumas duvidas:

-O som fica ruim se eu fizer a ligação Guita->Pedais->Mesa->Som (Mixer+Ampli)?
-Seria melhor eu comprar um ampli novo e melhor ou os pedais e usar o som que eu tenho aki?
-Caso eu compre os pedais, eu devo ligar eles no return de efeitos da mesa?

Imagem do Som

Desde já obrigado.

PS: Eu procurei topicos parecidos antes de criar este, e achei um.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/126576/
Porem o topico era de 2006 e não respondeu todas as minhas duvidas e eu preferi criar esse ao inves de ressucitar ele.

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Zidane
Imagem do Som

Eu não consegui carregar a imagem do som, e esqueci de apagar. Mas se eu gonseguir carregar ela eu posto aki.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Zidane
Sim, fica.
Amps de áudio tem resposta plena (20Hz - 20KHz). Amps de guitarra tem respósta específica para guitarra.
Só ficaría legal com um pré-amp específico para guitarra, ligado direto no power e daí para as caixas, que também tem que se rpara guitarra (sem drivers ou tweeters).
Abç

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, fica.


Mas será que fica muito ruim? Pq meu ampli ta bem precario mesmo (o som ruim), ele é realmente pra iniciante e eu to precisando passar ele pra frente. Até pq um ampli bom (pelomenos razoavel) sairia caro pra mim (já que minha mãe acha um disperdicio de dinheiro comprar uma "latinha de defeito", como ela diz). Eu tenho um amigo que tem um Meteoro Demolidor(que tem um som bom), mas eu acho que poderia ser um som melhor que o dele.

E a minha situação é apertada, pq eu moro em cidade pequena e não tem nenhuma loja pra mim poder testar os amplis e pedais com calma.

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Zidane
Já respondi cara.
Não tem muito o que fazer....
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Zidane
Uma coisa que vc pode fazer é comprar um Behringer GDI-21 e, através da saída XLR, ligá-lo direto no power (e neste, ligar as caixas 2X10), ele é um pré-amp de guitarra simples e, com algumas regulagens interessantes (o som "clean", imitando Fender, é bom). Antes dele vc liga sua guitarra e pedais.
Abç

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Ham. Uma coisa que eu não entendi foi o "liga-lo no power". O que seria power?
E quanto custa mais ou menos um GDI-21 original?

Obrigado pela ajuda.
Abç

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


...GDI-21 original?

Original não... kkkkk, eu quis dizer novo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Zidane
Cara, o GDI-21 tem uma saída XLR, essa saída deve ser ligada ao power. Power é o amplificador de potência (aliás, qual é o seu?).
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143428479-pedais-v-tone-gdi-21- bdi-21-e-adi-21-promocao-behringer-_JM
Abç

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Ahhh, agora eu entendi. Mas tipo ele inputs de Aux, Phono, Mic, Tuner e Tape. Eu deveria ligar ele no Aux?

Eu não consegui achar ele na net... mas ta escrito "EES (e aquele simbolo do 8 virado)" na parte superior esquerda dele e "High Definition Stereo Amplifier SA 3300" na parte inferior direita.

Abç

Switchsiders
Veterano
# jun/10
· votar


Zidane
Se você for ligar a guitarra e os pedais numa mesa você precisará de um simulador de amplificador. Igual o amigo aí disse o GDI faz isso. O GDI é o clone do famoso Sansamp GT2!
Eu já toquei guitarra com pedais de distorção num PA e é horrível, realmente precisa mesmo de um simulador. Agora, melhor seria vc investir num amplificador novo mas como você disse que não tem jeito!

Toilete
Veterano
# jun/10
· votar


Zidane

Cara, eu com minha pouca experiência em pedais de efeitos (como set) posso dizer o mesmo que a galera anda dizendo ae acima, o ideal é você montar um set com um pré-amp legalzinho. Há um vídeo no youtube que mostra a "pouca" diferença do GD-21 da behringer para o NIG AS-1, porém... para mim a diferença é gritante. Aqui no DF o behringer tah baratinho, 100 cruzeiros lacrado na loja, mas eu recomendaria o NIG AS-1, que tem controle de médios, boost e um som mto vintage. Tb to estudando a possibilidade de adquirir um Efx Orange Juice, que é um pré-amp com duas válvulas (mas ainda não conheço alguém que já o tenha testado e 'aprovado').

Resumindo brother, pra ligar no som, tenha um pré-amp e se for em linha, affss... tenho um cubo microfonado xP.

Vlws ae, abraço.

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Switchsiders

O pior é que teria como eu compra meu equipamento se eu fosse comtar com a ajuda da minha mãe e do meu pai... porem dai eu sei que eu não vou tirar mais do que um kit de palheta ou um pedal barato, então eu to sacrificando algumas coisas minhas pra comprar o equipamento.

Tipo assim, no caso eu ia precisar de um pre-amp pra usar mais no clean, pq eu toco Rock e Metal ai a distorção fica a cargo dos pedais que eu pretendo comprar e quanto a equalização com as coisas que eu tenho aki eu acho que da pra tira um timbre bem legal. Então ficaria legal um GDI-21 (que me pareceu ser bom e não pesa muito no orçamento)

Mas cara, Essas coisas de pensar em equipamento bom (ampli valvulado, set de pedais completo e uma guita melhor), vai ser só se eu ganhar na loteria ou depois de trampa muito (pena que eu num to trabalhando mais pro meu pai... eu ganhava 150 por mes, apesar de trabalhar de cobrador e a uma hora dessas eu já teria boa parte do meu equipamento).

Ah Se alguem ai souber responder a minha questão sobre onde eu ligo o pre-amp (Aux, Phono, Mic, Tuner ou Tape)?

Ah, eu achei uma foto de um ampli parecido com o meu...
http://images.quebarato.com.br/photos/big/3/C/64913C_1.jpg
É quase igual, so queo meu é preto e tem as coisas que eu falei no ultimo post escritas nele.

Vlw pela ajuda.
Abç

Toilete
Veterano
# jun/10
· votar


Zidane

Ah véi.. liga no mic mesmo pow... compra o behringer de pré-amp já que vc num quer torrar mta grana, ele é legalzinho tb pow. E próximo passo: volta a trampar pro seu pai... hueheuheuheue.

Vlws... abraço.

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Switchsiders
Toilete


Vlw ai pela ajuda.
Obrigado a todos.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Zidane
Cara, esse amp aí é de áudio....
Em princípio, não dá para ligar guitarra nele.........
Talvez, na entrada Mic fique menos ruim....
As caixas NÃO podem ter tweeters ou drivers.
Abç

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Ah sim... justamente por isso eu q eu tenho a mesa de som... pra poder plugar meu violão nele. Mas ai se eu for usar a mesa eu tenho que pegar uma Direct Box?

Pq não pode ter drivers ou tweeters? A guita estora eles? Ou deixa o som ruim?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Zidane
Bem, Esquça a mesa... Ela não vai te servir para nada no caso de se ligar guitarra (serviría se vc fosse ligar violão e voz).
Apenas ligue a guitarra no GDI-21 e depois no amp.
Tweeteres e drivers são para reproduzir audio, e não guitarra, que tem uma resposta de frequencia bem limitada. Se vc ligar guitarra numa caixa com eles, o resultado será estridente e "abelhudo", um som bem ruim.
Abç

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Eita. As caixas tem tweeters e drivers. Mas aki em casa tem dois falantes da Arlen AR-W (de 12'', eu acho), sera que rola faze uma caixa com eles?

A cada dia aparece um pipino novo... to começando a achar que eu vo fica com esse cubo meu mesmo, e só tentar pegar os pedais.

Abç

Gasparzim
Veterano
# jun/10
· votar


direct box acho que seria uma boa

toda vez q vou tocar sem amp... uso meu GI 100 da behringer

ele simula caixas 4x12...

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Eu andei dando uma olhada nesse GI 100 e ele me pareceu bom... Mas acho que não seria o meu caso.

Bom, se o ampli num vai dar, seria o caso de eu arrumar uma caixa amplificada, não?

Abç

Bog
Veterano
# jun/10 · Editado por: Bog
· votar


Zidane

Eu sempre uso guitarra ligada direto no PA. Ultimamente, eu uso só asim. Como disseram, ligar direto fica ruim - MUITO ruim. O timbre fica estranho, e qualquer drive fica abelhudo ao extremo.

Mas com um simulador de falantes, você resolve o problema da abelhice, e com um preamp (de guitarra!!!) ou um simulador de amps, você resolve o problema do timbre estranho.

O problema do GDI-21, que recomendaram aqui (eu tenho um clone de GT2 também) é que ele NÃO atenua os agudos como um falante de guitarra - ou como um simulador de falante. Isso quer dizer que ele soa abelhudo, e é preciso fazer alguns malabarismos com o equalizador para resolver isso. Existem outras opções que incluem o som do preamp (ou simulação de amp) junto com a de falantes: preamps como os SansAmp Character Series; multi-efeitos digitais como Tonelab, Pod, e afins; e umas outras opções mais caras que provavelmente não te interessam. Note que normalmente essas opções já incluem um drive usável, e isso pode contar pontos. Acho que uma das opções mais simples/acessíveis que eu conheço são uns pedais da Digitech que têm saída com emulação de falantes para ligação direto em linha embutida.

Na verdade, só com um DI box com emulador de falantes e um equalizador, você já resolve em boa parte os problemas. Esse GI100 da Behriger é sim para o teu caso.

Com alguma dessas opções, você pode ligar sem medo a guitarra direto no PA, no aparelho de som, ou em qualquer coisa flat - com ou sem tweeter, não importa!

De Ros
Veterano
# jun/10
· votar


Zidane

Qualquer um dos dois vai te ajudar muito!


http://www.efxpedais.com/cabinet.html

http://www.behringer.com/EN/Products/GI100.aspx


Abraço!

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Eu estava agora a pouco usando a guita plugada no som e o resultado foi realmente desastroso...

Bom, o problema da abelhice seria resolvido com o GI100. Mas quanto custa um GI100 mais ou menos? (perdoem minha ignorancia com relação a preços, mais é que eu moro em cidade pequena e aki a unica loja de musica que tem vende corda rouxinol separada a 3 reais cada e tem tantas coisas pra vender quanto no bar da esquina...)

Pra resolver o caso do timbre o que vcs me indicam (visto que eu gosto de graves e medios pra dar uma realsada nos riffs e sem preder muitos agudos nos solos)? Ou o equalizador (paramétrico com controle de graves e agudos) do meu ampli consegue resolver esse empecilho?

Abç

Bombastik
Veterano
# jun/10
· votar


Mas quanto custa um GI100 mais ou menos?
é que eu moro em cidade pequena

mas aí não existe internet? google?

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Eu procurei e achei dois... um tava a 212,00 (eu acho), em uma loja (na net, é claro), e outro do mercado livre 139,00 (que diz no anuncio tb ser uma loja)... Como vc pode perceber, é uma diferença gritante, por isso eu perguntei aki.

De Ros
Veterano
# jun/10 · Editado por: De Ros
· votar


Zidane

O velho, de nada, nem precisa agradecer! ;)

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


De Ros
Bog
Gasparzim


Ahhh, Malz... Eu to meio sem tempo, ai eu acabo por esquecer algumas coisas (so não esqueço a cabeça tb pq ta grudada no pescoço).

Obrigado a todos pela ajuda.
Abç

Curly
Veterano
# jun/10 · Editado por: Curly
· votar


Zidane

companheiro, na boa, é possível sim ligar a guitarra na mesa e tirar um som legal, aqui mesmo tem uns vídeos que eu postei que foram gravados ao vivo sem amp mas tanto o simulador de amp quanto o PA têm que ser de muito boa qualidade e consequentemente caros, talvez o gdi te ajude mas acho mais provável que vc vai gastar dinheiro e não vai conseguir um bom resultado. minha sugestão é vc procurar um amp de guitarra bom e baratinho como o stagg de 40w ou 60w, o resultado será bem melhor.

Zidane
Veterano
# jun/10
· votar


Curly

Vc considera uma meesa Ciclotron boa?

Que simulador de amp vc sugere? Tipo, eu naõ preciso de nada muito grandioso, visto que eu toco mais metalica, essas coisas, então overdrive e dist ficam a cargo dos pedais que eu pretendo comprar. Mais um GI100 eu acho que fica bom.

Esse Stagg fica bom com pedais? Dá pra fazer um som bom e pesado nele (apesar deu já ter quase desistido dele, pq os unicos que eu achei pra vender tava 450 o de 40w e 630 o de 60w)?

Obrigado pela ajuda.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligação Gutarra->Pedal->Mesa de Som?