Como fazer um A/B Box "gradual"

Autor Mensagem
Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


ghb
Ah...mas é isso mesmo que eu quero fazer...ligar uma guita em dois amps!!! (pra poder trocar de limpo pra distorção de um jeito mais "LEGAL") =D

Ixii...mas i pra coloca esses dois pots em um pedal de expressão só hein??!!! =S

Daria pra fazer esse mesmo esquema mas com um pot duplo??!!! o.ô


Desde já...VLWWWW!!! o//////////


Pompermayer
Viu...eu procurei aqui sobre isso de dividir tensão com a carga mas não achei nada que eu conseguisse entender...=/

Sera que você não poderia me explicar um pouco melhor sobre isso só preu ter uma noção melhor??!!! ;)

Ahhh...e eu não procuro nada profissional não...só algo "usual" mesmo como o ghb disse!!! ;D


Abraçoo!!! o//////////////////

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


Ainda acho que só vai sair alguma coisa que preste daí qdo vc usar algum circuito simples de mixer com op-amps ou fets... o resto vai ser só enjambre para matar timbre e criar ruído...

De qq forma se funcionar, me avise...

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


ogaitnas
O problema é que eu não consigo achar um desses esquemas que eu consigo adaptar pra esse projeto!!! =/

Se você tiver um eu agradeçoo!!! ;D


Abraçoo!!! o/////////////////

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


google e mini mixer schematic, tem um zilhão desses projetinhos... tendo os componentes vc monta um em 10min.

ghb
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses

Um pot tipo esse http://img100.imageshack.us/img100/5282/imagemqyy.jpg seria ideal. Mas creio que pots mini não ocupariam muito espaço dependendo da disposição deles na caixinha, mesmo com 3 J10 juntos (a considerar a distancia necessária entre eles).

Algo do tipo:
J10
||
J10 === === J10
º º
pots mini

Será???

ghb
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article& id=134:mini-mixer-pra-pc&catid=40:mixers&Itemid=44

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Link para o circuito com amp ops:
http://img525.imageshack.us/img525/3706/circuitol.gif

R1, R2 = 100k
R3 e R4 são na verdade um pot duplo de 100k. Tem que prestar atenção nas ligações, tem que ligar um invertido do outro.

R5, R6 e R7 = 10k

U1, U2 e U3 podem ser qualquer amplificador operacional. Pode ser um TL084 ou TL074...

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Era de algo desse tipo que eu estava falando... hehe

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


ogaitnas
Ah....achar eu até achei alguns...mas nenhum que tivesse dois canais controlados por um unico pot!!! =/


ghb
Vixiii caraa...mas eu precisava de um mixer com dois canais controlados por um pot só...preu poder colocar no pedal de expressão...por isso que esse esquema dos HandMades não serve... =S ...


DotCom
Nossaaaa caraa...ohi que bem elaborado o esquema!!! MUITO BOM!!!!!! =DDD

Mas meww...eu num me conformo COMO EU SO BURRO!!! Eu NÃO CONSIGO ENTENDE ESSES ESQUEMAS!!! 8(((


Tipo...ai eu não entendi direito...esse esquema é pra ser feito em uma plaquinha?? Pergunto por causa dos amp's ops...que são DESSES...neh??!! :S

Eu até poderia tentar fazer um daqueles "desenhinhos" com os componentes no esquema (inves do esquema eletrocnico em si)...mas nem vo tentá porque eu ja sei que não vo sabê como coloca o amp ops!!! =///


Bom...conto com a ajuda de vocês que entendem mesmo...porque eu to vendo que sozinho (em eletronica) eu so uma trsiteeezaa!!! ^^


É issuai...VLW!!!


Abração pra todos!!! o////////

PauloFernando
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses
Pot deslizante é praticamente igual ao outro. Compre de escala log pq é para som (talvez nem existe linear deslizante). Ele geralmente tem 3 terminais, dois de extremos e um do cursor. Se você comprar de boa marca, terá datasheet, sem precisar de multimetro, apesar que multimetro hoje até loja de 1,99 tem.

Se comprar o multimetro, posta ai q a gente ajuda.

Sim, existe duplo, mas não sei o quão fácil achar é.

A qualidade deve ser boa, se tratando de áudio, não economize, e eles são bem mais caros que pots comuns.

Procure "farnell newark" no google.

Abraços.

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses

Isso que o DotCom postou é um esquema. A gente poderia te ensinar a fazer o layout pra plaquinha, mas acho que o ic vai te embananar.

Dá uma liga aí:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Divisor_de_tens%C3%A3o

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


PauloFernando
OPAa...finalmente um "divergente de opiniões"!!! xPPP

Então...o duplo tinha achado AQUI!!! Mas.....comparando com o preço do pot deslizante na loja que você me passou (75 PILA!!! O.O)...esse ai num deve prestá muito não!!! hehehe...^^

A qualidade deve ser boa, se tratando de áudio, não economize, e eles são bem mais caros que pots comuns.
É......você falow sério MESMOO!!! xD


É que agora eu consegui uns squemas aqui de fazer de um jeito que fica facil com o pot comun mesmo...mas + pra frente (quando eu tiver melhor de $$$!!!) eu vo comprar um desse deslizante DO BOM e ver se da certo o meu esquemaa!!! =DDD


Se comprar o multimetro, posta ai q a gente ajuda.
Ahhh...logologo eu vou comprar um sim!!! E desde já agradeço pela disposição!!! ;DDDD


Pompermayer
Ahhh...bom!!! ^^

Mas eu tava conversando com o pessoal do HandMades e eles me passaram UM ESQUEMA DE BUFFER que fica bem simples de fazer (num precisa nem de CI/IC)!!! :D

Isso...juntando com ESSE esquema que eles me passaram lá também...já fica um esquema facil de se fazer...bem funcional e que ainda serve como pedal de volume (se eu plugar só uma das saidas)!!! =D

Agora é só montar!!! 8B


Ah...e esse link do wikipedia eu ja tinha visto quando eu dei uma procurada sobre o assunto...mas eu não entendi direito...quer dizer que pra criar um divisor de tensão é só colocar dois resistores em série nas saidas/entradas??? =S


Bom...mas vlw por tudo pessoaaall!!!


Um grande abraço!!! o///


P.S.: E quam tiver mais ideias...por favor...pode continuar postando ai!!! Porque novas ideias são sempre bem vindas!!! ;DDD

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Mas eu tava conversando com o pessoal do HandMades e eles me passaram UM ESQUEMA DE BUFFER que fica bem simples de fazer (num precisa nem de CI/IC)!!! :D

Funciona também... Põe um desses em cada perna do pot e tá tudo ok. Talvez fique até menor que usar o meu esquema.

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom
Ahhh...tem que por um em cada perna do pot??!!! o.O

Ohi...nem sabia!!! usahuSHAUASHUHASuhahussa...

Mas blzz...vlwww pelo toque caraa!!! ;DDD

Abração!!! o///

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Ahhh...tem que por um em cada perna do pot??!!! o.O

Pelo menos os dois pra isolar os sinais de entrada, sim.
O da perna do meio (saída) não é extremamente essencial, caso a impedância aonde ele for ligado for bem alta. Mas por precaução eu colocaria também.

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom
Por precaução vo por nos 3!!! ^^

Vlw man!!! ;DDD


Abraço!!! o///

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Viu gente...só mais uma coisa pra enche o saco de vocês!!! ^^

Alguém ai sab onde eu consigo achar as engrenagens pra fazer a mecanica do pedal com o pot comum??!!! [ou seja...a cremalheira, o pinhão e a roldana...como mostra essa foto aqui -> http://img708.imageshack.us/i/engrenagenspedalwahvolu.jpg/]

Eu não sei nem ONDE procurar isso!!! =/


Abração pra todos!!! o///

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


up up up . . . ;D

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


ninguem sab onde vende não??!!! o.ô

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Tenho nem idéia...

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses

Desmonte um drive velho de cd/dvd de computador, vai ter uma dúzia de engrenagem que aguentam isso.

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom
ha...da nadaa...ninguem tem que sabê tudo neh!!! ;D


ogaitnas
Mas será que não tem uma loja que venda só as pecinhas mesmoo??!!! Pq preu achar um driver velho de PC vai da mais trampo do que compra as peças!!! hUASHUASHUASHuashuhsa...^^


o///////////~~

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Mas será que não tem uma loja que venda só as pecinhas mesmoo??!!! Pq preu achar um driver velho de PC vai da mais trampo do que compra as peças!!! hUASHUASHUASHuashuhsa...^^

Vai em qualquer loja de eletrônica e vê se eles não tem sobrando... Em lojas que dão manutenção em PCs também.

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom
Ah...mas será que os cara liberam assim "de gratis"??!!! o.ô

Bom...vo da uma olhada em alguma por aqui amanhã!!! ;DDD


Vlw!!! o///

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


não sei cara, em loja de eletrônica o cara deve ter alguma sucata que vc possa pegar e aproveitar, eu trabalho com computador a tempo demais, então de tantos que já tive, sempre tem peça que fica velha e eu aposento hehe aí vivo cheio de tralhas para desmontar...

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


ogaitnas
usaUHASHAUasusha...ai sim neh!!! Eu tinha que trabalhá com essas coisa...adoro tralha pra fuçá!!! xD

Buja
Veterano
# abr/12 · Editado por: Buja
· votar


Galera

Desculpem ter ressuscitado o topico mas tenho uma duvida aqui.
Quero fazer um AB Box bem simples, e vi ideias muito boas mas complexas tambem.
Quero simplesmente ligar duas guitarras num amp, nem preciso de led's para isso, nem chave lon/off para cada canal.

O que preciso é so isso


--- Guitarra 1 ---\
\ ________>______ Amp
/
--- Guitarra 2 ---/



Otimo, isso da pra fazer com um simples plug p10 duplo

Porem quando eu ligo as duas guitarras com isso, uma guitarra sai com volume bem maior que a outra, abafando o som da outra completamente.

Entao, nesse comentario abaixo citado (post 2 desse topico) o cara falou sobre impedancias das guitarras.
Um dos problemas desse circuito simples
é que se as entradas forem de impedância
muito diferente, uma entrada vai
ficar muito mais alta ou baixa que
outra. O certo seria ter buffer ativo
na entrada e na saída, mas percebo
que vc procura algo simples.


Será que fazendo um esqueminha simples assim, vou ter o mesmo problema que com o adaptador p10 duplo? Alguem sabe de uma maneira legal pra fazer um AB Box simples, que os volumes fiquem certinhos (logico, sem ter que comprar um line selector da boss de 200 pilas)?

Valeu mesmo galera

Buja
Veterano
# abr/12
· votar


Por favor, se alguem puder ajudar, fale!

Senao vou acabar apelando para um instrument/amp selector mesmo, coisa que eu nao queria fazer =(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer um A/B Box "gradual"