Autor |
Mensagem |
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10
Iaiiii pessoal...belezaaa??!!! ;D
Então...esses dias eu ta vendo uns squemas aqui pra fazer um a/b box...
...só que PRA FICAR MAIS LEGAL...eu pensei...por que não fazer um em formato de pedal de expressão??!!! =D
E eu já to quase com todo o squema aqui na minha cabeça. Mas a unica coisa que ainda não consegui descobrir é COMO adaptar um squema de a/b (como ESSE, por exemplo) pra um potenciometro em vez de uma DPDT!!! =/
E...AINDA POR CIMA...pra mecanica que eu vo usa aqui...ia ter que ser um pot DESLIZANTE! Só que eu nunca usei um "deslizante" antes...então não sei como funciona...se é igual ao "de girar"...e talz...!!! o.ô
POR ISSO...queria saber se alguem ai não podia me da uma mão aquii!!! Eu to me coçando aqui pra monta o negocio e NÃO CONSIGO DE JEITO NENHUM descobrir o que fazer!!! O.O
HELP ME...PLEASE!!!!! o//////////////
Um abraço procêis!!! ;D
|
Casper Veterano
|
# abr/10
· votar
Caro Floyd:
Vc pode tentar algo do gênero:
http://tinypic.com/r/346pzyu/5
Fiz na pressa desculpe a qualidade. A idéia é ter um controle de volume, que quando um lado aumenta, por exemplo, a quantidade de volume da entrada A, o da B é diminuido. No meio da escala temos a mistura dos dois canais. Vc precisa só de um potenciômetro duplo, linear. Pode ser deslizante também.
Um dos problemas desse circuito simples é que se as entradas forem de impedância muito diferente, uma entrada vai ficar muito mais alta ou baixa que outra. O certo seria ter buffer ativo na entrada e na saída, mas percebo que vc procura algo simples.
Espero ter ajudado.
|
André Slash Veterano |
# abr/10
· votar
Floyd N Roses Cara, eu nao sei, mas se vc conseguir, me dá um toque que eu vou querer um! HAuahuahuUAh
|
ogaitnas Veterano |
# abr/10
· votar
vc precisa montar um mixer e colocar um pedal de expressão no pot do mixer... só isso.
|
Pompermayer Veterano |
# abr/10
· votar
Floyd N Roses faz com divisor de tensão. Igual o pot de tone da sua guitarra.
|
Pompermayer Veterano |
# abr/10
· votar
Acho que fui muito técnico. Bota um pot no lugar da chave. Na perna comum coloca a fase do imput, nas outras coloca em cada uma fase de cada output. Os neutros você liga direto um no outro.
|
Pompermayer Veterano |
# abr/10
· votar
Desculpa. Isso que eu falei não funciona. Funciona pros extremos como uma ab/box normal, mas não funciona no meio porque o pot vai dividir tensão com o amp. Não sei como fazer cara.
|
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10
· votar
Casper OPAAAA CARAAA!!!
Era ISSO MESMOO que eu tava tentando bolar aqui!!! VLW!!! =D
Ah...isso de não ter um buffer não tem problema...pq pro que eu vou fazer eu vou poder controlar os volumes pra onde o som vai!!! ;D
É...e vc acertou mesmoo...eu queria algo SIMPLES!!! ^^
Ahhh...e só mais uma coisa...sera que existe pot duplo deslizante?! ô.o
...desculpa a ignorancia...mas é que eu num sei nadaa de pot deslizante mesmoo!!! xD
ogaitnas Mas um mixer é muito complicado de se fazer??!!! E ocupa muito espaço?! Pq a "caixa" que eu vou fazer num tem taaaanto espaço assim!!! ;D
Mas eu achei legal a idéia...se vc puder me dar umas dicas ai...eu agradeçoo!!! =)))
Pompermayer IXIIiiiiii caraaaa...agora ce conseguiu me confundir LEGAL aqui!!! hashhUHUSUASUaussausuhasua... ^^ ...
André Slash HAAA...podexaa...se der certo eu faço até video mostrandoo!!! ;D
Abraço procêis!!! o///////////////////////
|
ogaitnas Veterano |
# abr/10
· votar
Floyd N Roses
Vc está pensando em mesa, tem mixer com fet que se der uns 2cm quadrados a placa é muito, dá para fazer mixer e looper em caixa mxr... só googlear um pouco.. tem uma renca de esquemas... e pot deslizante é bobeira, vai ficar mais caro e pegar mais sujeira do que um pot convencional.... meu R$ 0,02
|
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10
· votar
ogaitnas Ahhh...blzz...vo da uma procurada awee!!! ;D
E o pot deslizante num é por questão de "bobeira"...é que pra MECANICA que eu to fazendo tem que ser um deslizante...o convencional vai dar MUITOOO mais trabalho!!!
Vlww...o///
|
ogaitnas Veterano |
# abr/10
· votar
Floyd N Roses
faz um estilo pedal de volume com pot convencional... vai ficar muito mais simples... mas ... sua cabeça, seu guia...
|
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10
· votar
ogaitnas É...como eu to vendo que vai ser meio complicado de eu fazer a ligação com o deslizante...eu vo tentá bola um squema com o normall...mas vai UM TRABALHOOO!!! -.-
|
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar
Ahhh...e só preu tirá uma dúvida...
...alguém ai saberia adaptar o ESQUEMA que meu amigo Casper ali fez pra mim...mas em um pot deslizante como ESSE??!!! ;)
É que eu não sei ali no deslizante quais são os terminais que seriam os da ponta e os do meio (em um pot normal)!!! o.ô
Desde já...
...VLW!!! o/
|
Pompermayer Veterano |
# abr/10
· votar
Floyd N Roses
Pega o multímetro e mede!
|
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10
· votar
Pompermayer Eu num tenho nem o pot aqui...........e nem um multimetro... =/ ...
|
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10
· votar
IAiii...ninguem sab nada sobre o pot deslizante não??!!! o.ô
|
ogaitnas Veterano |
# abr/10
· votar
meu, esquece pot deslizante, é uma firula que só vai te incomodar, e compre um multímetro, senão vc não vai é montar nada... sem ter como testar sequer continuidade vc está com a vida bem complicada...
|
DotCom Veterano |
# abr/10
· votar
O melhor é fazer um sistema ativo, com amp-ops. O motivo é que ao usar um potenciômetro pra ligar os sinais, a impedância "vista" pela guitarra vai cair, e isso afeta a resposta do captador.
Usando amp-ops, você tem um buffer pra segurar a impedância num valor fixo. Depois eu posto um esquema.
|
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10
· votar
ogaitnas Ah mew...num adianta eu comprar u multimetro se eu num sei usar ele direito!!! =/
Antes de comprar um multimetro eu preciso é fazer um curso basico de eletronica...mas enquanto issooo...eu vo tentando fazer uns esquemas mais simplificados com o que eu sei mesmoo!!! ^^ ... ;D
DotCom Hmmmm...OPA!!! Se vc tiver um squema de amp-ops por ai...eu agradeço MUITOO!!! =D
Até porque eu tava procurando uns squemas de ops aqui e num achei muita coisa que eu ENTENDESSE não!!! =P
Vlw...um abração procêis!!! o///
|
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10
· votar
Ahhh...e só preu saber...
...por que tanto "misterio" assim em cima dos pots deslizantes??!!! Eles são muito complicados de se usar mesmoo??!!! o.O
Eu sempre pensei que fosse a mesma coisa que os rotativos...só que........deslizantes!!! =S
|
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10
· votar
ninguém não??!!! :(
|
thmenezes_RJ Veterano |
# abr/10
· votar
Ah mew...num adianta eu comprar u multimetro se eu num sei usar ele direito!!! =/
Então nem começa a montar cara... vai dar merda.
Compra o multimetro e aprende pelo menos a testar a continuidade do teu circuito. Senão vai babar. É ridículamente fácil testar a continuidade, é só medir a resistência, se der zero é porque tem continuidade. Tem uns multímetros bem baratinhos.
|
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10
· votar
thmenezes_RJ Ah...isso blz!!! Eu ja até montei umas otras coisas simples aqui sem multimetro (inlusive um a/b box) e deu tudo certo!!! ;)
O meu problema agora ta sendo outro...o esquema pra ligá com o pot deslizante...que eu não consigo achar/fazer!!! =/
O multimetro eu compro se eu monta tudo....e não funcioná....dai eu compro um pra ve qual o problema!!! ^^
Abraço!!! o/
|
ogaitnas Veterano |
# abr/10
· votar
pq vc encanou tanto com essa de pot deslizante ? isso é coisa de equalizador, pq :
1 - fica melhor de ver a eq. 2 - dá cara de eq pro para qq pedal.
Mas são pots que sofrem mais com repetição de movimento, pegam mais sujeira, para isso que vc quer, é melhor um alpha convencional bem montado para vc não jogar a força do pedal no pot, já ouviu falar da filosofia do K.I.S.S. (Keep It Simple Sir) descomplique e use o que tem a mão, e na boa, para um projeto que vc não tem certeza de como montar e ainda quer inventar em cima, crie vergonha na cara e compre um multímetro e ache algum tutorial de como usar, sem poder testar vc só vai arranjar para a cabeça.
|
DotCom Veterano |
# abr/10
· votar
...por que tanto "misterio" assim em cima dos pots deslizantes??!!! Eles são muito complicados de se usar mesmoo??!!! o.O
É que é ruim de achar, mais caro, tem menos opções... só vai dar trabalho.
|
Pompermayer Veterano |
# abr/10
· votar
Floyd N Roses
Se você não sabe usar um multímetro sai dessa de amplificadores operacionais que não vai rolar.
|
Floyd N Roses Veterano |
# abr/10
· votar
ogaitnas saUSHSuashUASHuASHUAshusauhas...blz caraa!!! ;D
E eu tava pensando aqui e consegui bola um jeito facil tbm de usar o pot normal...vo ve se funciona legal o squema que o Casper me passou!!! :)
Obs.: EU RI com a filosofia do K.I.S.S.!!! kkkkKKKKkkKkkk...^^
DotCom hehee...to percebendo mesmoo que vai ser meio complicado!!! É que eu gosto de inventa mesmo sab!!! ^^ ...Mas vo tentá faze do jeito normal mesmo!!! ;D
Pompermayer É...na verdade quem falô de ops foi o DotCom neh...porque disso eu só tinha ouvido falar...mas não conheço muito bem não!!! =S
To procurando algo mais simples mesmo!!! ;)
Abraço!!! o///////
|
ghb Veterano |
# abr/10 · Editado por: ghb
· votar
Floyd N Roses
Mas vo tentá faze do jeito normal mesmo!!! ;D
Com pots "normais" vistos por baixo. Isso seria o mais básico, porém dessa maneira, um tem certa atuação sobre o outro (a "carga" de uma guitarra é diferente da outra, logo...). Nem testei, mas pela lógica isso daria certo... O gradual do pot vai para as entradas. Aterre o terceiro pino. É legal que pode ser usado no caminho contrario, tipo uma guitarra e 2 amps ou set de pedais.
http://img651.imageshack.us/img651/3963/graduais.jpg
|
Pompermayer Veterano |
# abr/10
· votar
ghb
Isso não dá certo. O potenciômetro vai dividir tensão com a carga, seja um amp ou uma guitarra.
|
ghb Veterano |
# abr/10
· votar
Pompermayer
Como dito: "um tem certa atuação sobre o outro (a "carga" de uma guitarra é diferente da outra, logo...)" Mesmo assim é usual.
|