Ainda não era bem o que você queria? As 8 fases da G.A.S. por pedais.

Autor Mensagem
Faca na Caveira
Veterano
# fev/10


Ainda não era bem o que você queria? As 8 fases da G.A.S. por pedais.
By Faca na Caveira

Pessoal, segue uma crítica bem humorada a respeito da forma que algumas pessoas costumam comprar seus equipamentos. São basicamente 8 fases e em cada uma delas existe um fator motivador diferente para a G.A.S.:

Fase 1 - A Inocência
Você nem sabe o que são pedais. Pluga a sua Tonante Finder direto no aparelho de som, que já tem aquela distorção "pesadona". Mas ainda não era bem o que você queria: você queria ter como "acionar o efeito", pisar, assim como fazem os seus ídolos. Você queria ter poder, ter controle da situação.

Fase 2 - A Descoberta
Você acaba de comprar uma zoom 505 e um multiuso ciclotron usados e começa a descobrir o que faz cada efeito. Agora você já tem onde pisar, mas ainda não era bem o que você queria. Aquele som é podre e aquele pedaço de fuckin' crap chamado zoom 505 vive dando defeito. Você quase pára de tocar.

Fase 3 - A Insistência
Você só não parou de tocar pq foi convidado pra tocar na bandinha do colégio. Vende sua zoom 505 por 27 reais + 3 palhetas. E com as economias comprou seus primeiros pedaizinhos, 2 behringers: um distortion e um chorus. É até divertido tocar nirvana com aqueles pedais, mas ainda não era bem o que você queria. O outro guitarrista da sua banda tem uns pedazinhos muito loucos que o pai trouxe dos EUA, e ainda por cima aquele playboy metido a besta tem mais pedais do que você.

Fase 4 - A Inveja
Você passou de ano e seu pai te deu 2 opções de presente: uma guitarra nova ou 3 pedais da Boss. Mas aquela sua tonante você não troca por nada, afinal ela tem um valor sentimental gigantesco. Não é nenhuma guitarra fantástica, mas com alguns pedaizinhos melhores, com certeza a guitarra não vai fazer diferença. Seu pai te dá um MT2, um SD1 e um ch1 da boss. Você vende os behringers e compra um hellbabe. Agora aquele seu amigo da banda não vai mais ser melhor do que você, pois você agora tem 4 pedais e ele só tem 3. Você toca feliz por alguns meses, mas logo percebe que ainda não era bem o que você queria. Aquele metalzone abelhudo não lhe agradava mais.

Fase 5 - A Grana Extra
Você começou a estagiar, entrou na faculdade, mudou de banda. Começa a pesquisar na internet sobre efeitos e descobre os tais dos "clones" e "handmades". Sem nem pestanejar, você vende o seu mt2 e encomenda 3 pedais handmades, incluindo aquele maravilhoso clone do gt2. Depois de 149 dias na fila de espera dos pedais, eles finalmente chegam. Você passa alguns meses em lua de mel com os handmades... mas tá difícil mesmo... mais uma vez... ainda não era bem o que você queria. Aquele som não tinha personalidade, tinha peso, mas não tinha definição. Em 6 meses os clones apresentaram mau contato nos jacks e você se assusta com um boato rolando sobre a porcaria da sua construção interna.

Fase 6 - A Dúvida
Você participou de um workshop da line 6 e conheceu a bendita pod x3 live. E o cara tira um som animal!!! Milhoes de recursos, efeitos, opções de timbragem... Não é possível que com um equipamento desses alguém não encontre o que quer. Você entra naquela crise existencial que todo guitarrista um dia já passou (ou passará): PEDAL OU PEDALEIRA? Você passa 2 horas na loja testando a pod x3 live num soldano valvulado e numa gibson les paul. O som é a oitava maravilha do mundo, uma coisa fantástica. Você até sente saudade de brincar com um delay, phaser, tremolo, flanger, pois não faz isso desde que vendeu a zoom. Pois bem, você pensa "É agora que eu vou acabar com essa indecisão". Você faz um rolo com o vendedor e dá todo o seu set de entrada. O vendedor ainda propõe colocar o seu ciclotron e a sua guitarra tonante no rolo, oferece 700 reais nos dois, mas eles tem um valor sentimental muito grande mesmo, você não vende por nada!!! Você leva a x3 pra casa e fica encantado com todas aquelas luzinhas piscando, aqueles efeitos bacanas! Agora é hora de trabalhar o timbre. Você começa a perceber que era muito mais fácil de timbrar na loja. Parecia que a acústica da loja era melhor que a do seu quarto... ou o aterramento lá era melhor... ou sei lá o que... Depois de meses testando essa pedaleira dia e noite, você cai na real: ainda não era bem o que você queria. Nenhuma das 174 mil simulações tinha o timbre que você queria, o timbre era muito digital e ainda não tinha a definição que você esperava. "Essa pedaleira não presta", você pensa.

Fase 7 - A Personalidade
Você precisa de um som com a sua cara. Nada de pedaleira, presets, simulações... isso não funciona. Você vende a sua pedaleira a preço de banana, pois tem pressa pra recomeçar um set de pedais. Você escolhe só pedais top, só pedal foda: V-Twin, Fulltone, Klon Centaur, Barber, Miaudio, Carl Martin, Eventide... chega de boss, afinal boss não presta. Após 5 anos, você "fecha" o seu set de pedais com exatos 41 pedais, todos tops, o mais barato custou 900 reais. Você até consegue tirar um som razoável, mas aquilo ainda não era bem o que você queria. Parece que aquela bagaça toda tá comendo muito timbre! Você resolve enxugar seu set, vendendo pedais, fazendo rolo aqui, testando ali... Em um dos rolos, te fazem uma proposta de 1200 reais na sua tonante e no seu ciclotron. Mas aquela guitarra e amplificador tem a sua cara, tem tudo a ver com você, afinal foi ali que tudo começou.

Fase 8 - A Verdade
Você foi ao show do AC/DC e ficou maravilhado com o timbre do angus young ao vivo, você nunca tinha ouvido nada parecido. Em momento algum na sua vida você teve tanta certeza: Aquilo ali sim é exatamente o que você precisa. Pensa "Noooooossa o Angus deve ter um puta set de pedais!!!". Mas quando se aproxima do palco pra conferir o set, percebe que não há absolutamente nada ali nos pés dele. Daí, depois de anos e anos comprando e vendendo pedais, você finalmente cai na real e percebe que estava errado!!!!! A sua G.A.S. nunca foi por pedais, sua G.A.S. deve ser por... RACKS!!! Afinal, o Angus deve ter milhões de racks lá atrás do palco. (rsrsrs...)

Conclusão: História triste, mas que vejo acontecer com frequência. Muita gente sai comprando pedal, acreditando que é deles que sai o timbre, que pedal consegue disfarçar um timbre ruim, que com um pedal bom você nem precisa de um jcm800. Quem realmente acredita nisso, é pq provavelmente nunca espetou uma gibson direto em um valvulado.

Tá bom, vamos ser realistas, é verdade que nem todos podem ter uma gibson e um valvulado, mas quem não pode ter, que pelo menos passe a investir menos em pedais e mais no que realmente faz a maior diferença no timbre: guitarra e ampli. Quem insiste em investir em pedais e continuar com o "ciclotron" pode até por algum tempo ser felizes com seus brinquedinhos novos, mas logo logo a G.A.S. volta a atacar. Fica aí a dica pra quem tá começando a montar o set.

PS:
1) Pra quem não entendeu, os exageros são apenas ilustrativos, ok?
2) Qualquer semelhança com alguns casos do forum é mera coincidência.... rsrs
3) Desculpem o texto grande, por favor tenham paciencia pra ler, deu trabalho pra escrever =]

Jonas Decorte
Veterano
# fev/10
· votar


Haha...muito bom!

edalko
Veterano
# fev/10
· votar


Faca na Caveira

Muito bom!!!!

Talvez uma ou outra inversão de fases, mas é basicamente isso.
No final o pessoal vai descobrir que, além do feeling e pegada, o som é guita + amp.
Pedais só para dar um colorido a mais.


Mas a história não termina por aí...

Daí, quando vc finalmente tem "A" guitarra e "O" amp, vc descobre que a maratona recomeça na escolha dos falantes do amplificador...
depois vem o microfone para colocar no amp...
depois vem a posição do microfone no alto-falante...
depois o cara percebe que um valvulado só presta se ele tocar com ele em altos volumes e que, se for para microfonar, qualquer ampezinho serve ou mesmo um Direct Box com simulador de caixa...

thmenezes_RJ
Veterano
# fev/10
· votar


Faca na Caveira

hehehe é por aí mesmo.

Vou até mais além cara... não é nem investir em "guitarra+amp", mas sim investir em "amp".

Uma guitarra razoável, mediana, com bons captadores num bom amplificador faz um estrago.

bruno_hen
Veterano
# fev/10
· votar


O vendedor ainda propõe colocar o seu ciclotron e a sua guitarra tonante no rolo, oferece 700 reais nos dois,

Eita vendedor burro.rsrsrs

Michel_Wylde
Veterano
# fev/10
· votar


edalko
Daí, quando vc finalmente tem "A" guitarra e "O" amp, vc descobre que a maratona recomeça na escolha dos falantes do amplificador...
depois vem o microfone para colocar no amp...
depois vem a posição do microfone no alto-falante...
depois o cara percebe que um valvulado só presta se ele tocar com ele em altos volumes e que, se for para microfonar, qualquer ampezinho serve ou mesmo um Direct Box com simulador de caixa...


hsushushushushusuhsuhshusuhsuhshushush
boa!!!!!!!!

intao... eu to na fase 7 pra 8 .. uysshusussu
tah mto foda...

Simonetti
Veterano
# fev/10
· votar


Li tudo e... gostei do texto! É bem assim mesmo!

Eu tive um pouco de sorte: como tava totalmente sem dinheiro no momento em que a GAS me atacou, meu primeiro pedal foi um handmade feito por mim (tem a história de construção dele toda aqui no FCC em algum lugar!).

Tivertimailaif
Veterano
# fev/10
· votar


Sorte que eu tenho uma gibson e um valvuladão =) hauuahahuhua

Muito bom o texto mean, lembra bastante esse texto aqui G.A.S - Destruidora de vidas. parabéns

putz, mais que é bunitinho ter aquele monte de pedais, tudo organizadinho dentro da caixinho de piso de onibus eah viw, mais como não tenho dinheiro pra nada, me contento com minha g2, minha vontade é começar a fazer uns handmade, um proco rat de preferencia *-*

xcidoxx
Veterano
# fev/10
· votar


otimo texto cara!!hahahahahah
E isso ai mesmo tenho certeza q a maioria ja penssou assim e depois de muito luta em busca de seu ''som'' vc realmente acredita q o principais elementos do seu timbre e a sua guitarra e seu ampli......=]

guilhermebarros
Veterano
# fev/10
· votar


muito bom cara é essa a realidade da maioria aqui
kkkkkkkkkkkkkkk

Faca na Caveira
Veterano
# fev/10
· votar


Obrigado galera, deu trabalho pra escrever tudo, mas foi com a melhor das intenções =]

Meu texto foi inspirado em algumas situações que vivi nos últimos 2 anos. Eu tenho tópicos de 2008 aqui no fórum, pesquisando sobre amplificadores, sempre tive a carência de um amp mais potente, mas nunca consegui juntar grana pra comprar pelo menos um transistorizado, pq gastava tudo comprando e vendendo pedais. Como consequência disso, eu tocava em casa num atomic drive, e quando ia fazer apresentação com minha banda normalmente ficava na dependência de amplificador. Já toquei em cada ampli bizarro que vcs nem sabem... e isso sempre me deixou puto da vida rsrsrs...

Ano passado eu gravei o cd da minha banda num mesa boogie fodão e fiquei espantado com o som que tirei daquele monstro. Foi quando eu caí na real que nada se compara a uma gibson num valvulado. Coloquei na minha cabeça que nenhuma outra coisa ia ser mais importante pra comprar do que um valvulado. Não tive grana pra um mesa boogie, mas consegui agora no começo do ano comprar um valveking. Nunca fui tão satisfeito com o som. Agora sim posso partir pros pedais, mas quero apenas o suficiente pra dar uma perfumada no som. No máximo uns 8.

edalko
Mas a história não termina por aí...
E termina onde mesmo? rsrsrs

thmenezes_RJ
Eu acrescentaria também a pegada.
Uma vez numa loja, vi um cara com uma pegada monstruosa, tirando um timbre foda de uma eagle e um ampzinho condor. Como que se explica isso?

Tivertimailaif
lembra bastante esse texto aqui G.A.S - Destruidora de vidas.
hauhauhuaa bom texto esse... e realmente muito parecido! Pra vc ver como isso é sério!

João_Luiz
Veterano
# fev/10
· votar


Faca na Caveira
Muito bom; educativo inclusive, rs...

Abraço!

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


Faca na Caveira

Muito legal mesmo! resume a jornada de vários aqui! por sorte tive um professor bom qd comecei que me explicou isso, e investi primeiro no ampli, depois na guita e por ultimo em efeitos... abs!

Jinkxs
Veterano
# fev/10 · Editado por: Jinkxs
· votar


Faca na Caveira

Tem neguinho que pessa pelas 8 fases, segue em frente, entra na neura dos valvulados (hi gain, vintage, brit, Calif, etc...) de marca, hand mades, etc.. etc... investe nas guitarras top de linha.... e depois de 20 anos resolve pegar um professor e estudar, porque vê um garotinho de 12 anos com uma Menphis, uma Zoom 505 e um Meteoro Atomic Drive tirando um timbre melhor que o dele....!!!! Hehehe....

Como eu sempre digo.... boa parte do timbre está na pegada. Aí vemos a galerinha só postar tópicos tipo.... "Qual guitarra comprar", ou "Vale a pena trocar tal amp por tal amp" ou "Quero um pedal pra tocar metal, qual eu compro"....

A GAS é mesmo uma doença....

sobrevivente
Veterano
# fev/10
· votar


Faca na Caveira
Maneiro o texto! Hahaha!
Foi mais ou menos isso que me aconteceu, até a fase 5. Agora para eu passar para a próxima fase basta eu ter um ataque fulminante de GAS e comprar um valvulado. =D

erdnaxela
Veterano
# fev/10
· votar


Concordo plenamente guitarra e ampli é 90% do timbre.

iRock
Veterano
# fev/10 · Editado por: iRock
· votar


Faca na Caveira

Muito bom o texto, parabéns.

Uma vez numa loja, vi um cara com uma pegada monstruosa, tirando um timbre foda de uma eagle e um ampzinho condor. Como que se explica isso?

O que improta não é o equipamento (é claro que ajuda, hehe), e sim o guitarrista.

Randy Rhoads continuaria soando como Randy Rhoads tocando tanto em um valvulado como em uma pedaleira fulera.

Assim como um guitarrista que toca mal continuaria soando mal tanto em um valvulado como em uma pedaleira fulera.

Practus
Veterano
# fev/10
· votar


Assim como um guitarrista que toca mal continuaria soando mal tanto em um valvulado como em uma pedaleira fulera.

É aquela história de: Dá o equipamento do Clapton pro carinha, ou então a Number 1 do SRV, e vê se ele automaticamente passa a ter o mesmo timbre....

Gambá do Rock
Veterano
# fev/10
· votar


gostei!

boas observações.

abraço

tomarock
Veterano
# fev/10
· votar


Cara... faz tempo que não entro nesse fórum pra palpitar, mas realmente seu texto foi interessante. Me vi começando a tocar com minha jennifer + ciclotron. kkkkkkkk. Mas realmente, esse paradoxo não tem fim. Não existe fim. Existe G.A.S.

Rafa Andrade
Veterano
# fev/10
· votar


nunca acaba essa porra de G.A.S. do inferno, vai me falir (quando eu tiver dinheiro pra ser falido)
hehehe

B.Frusciante
Veterano
# fev/10
· votar


Ainda bem que eu parei de ter GAS na 5 :D

Leandro_Strato
Veterano
# fev/10
· votar


Otimo texto

to na faze Pedaleira X Pedais hsuashauh

Sioux
Veterano
# fev/10
· votar


Faca na Caveira

Se o camarada não se satisfazer completamente ou 99% q seja com uma X3 live então ele pode vender tudo, pedaleira guitarra e escolher outro hoby ou profissão rs.

Sioux
Veterano
# fev/10 · Editado por: Sioux
· votar


Leandro_Strato

Eu fiquei nesta duvida a 1 ano atrás, comprei uma xt live e hj estou bem satisfeito.

Proximo upgrade será para uma X3.

Pedais Analogicos? Já tive vários legais, talvez um dia quando tiver um BOM valvulado.

AmarantH
Veterano
# fev/10
· votar


Muito bom o texto, isso realmente acontece muito, mas é como dizem:

"É preciso gastar o valor de uma casa em eqipamentos pra descobrir que tudo o que você precisa é uma Strato e um Overdrive"

Faca na Caveira
Veterano
# fev/10
· votar


iRock
minha pergunta não foi bem uma pergunta, o que eu quis dizer foi "como que se explica isso, se não pela pegada do cara?

ogaitnas
Veterano
# fev/10
· votar


hauahauaau posso dizer que em 2 anos já passei por quase tudo isso hauahaau muito bom.

wcpm
Veterano
# fev/10
· votar


Faca na Caveira

Experiência Própia?

iRock
Veterano
# fev/10 · Editado por: iRock
· votar


Faca na Caveira

Sim cara, e eu entendi, eu dei aquela "resposta" pra complementar o que você falou. :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ainda não era bem o que você queria? As 8 fases da G.A.S. por pedais.