Tudo o que você queria saber sobre o Boss CS-3 Compression Sustainer e o Boss LMB-3 Limiter/Enhancer

    Autor Mensagem
    Ornitorrinco
    Veterano
    # fev/10


    Essa é para entrar para os anais do Fórum de Pedais.

    Pois bem, eu já vi alguns tópicos antigos aqui no Fórum a respeito do Boss CS-3 Compression Sustainer e várias vezes surgiram questões como "qual é a verdadeira função dos botões do CS-3?", "como é que o CS-3 vira Limiter ao colocar o botão de "SUSTAIN" no mínimo, como diz o manual?" ou "quais são as semelhanças entre o Compressor e o Limiter da Boss?", e por aí vai... Eu pesquisei bastante na internet sobre o que é compressor e qual a sua função, e o que o diferencia do limiter, pois eu queria comprar um compressor para guitarra (já que nunca toquei com compressor) e acabei comprando de fato um Boss CS-3 Compression Sustainer. A propósito, eu também toco baixo e já tive um Boss LMB-3 Limiter/Enhancer. E a partir de todas as conclusões que eu cheguei, tomei a iniciativa de compartilhar essas informções com vocês pois acredito que elas possam ser muito úteis.

    Primeiramente, eu gostaria de deixar bem claro: O MANUAL DO CS-3 NÃO EXPLICA PORCARIA NENHUMA! Parece que os caras estão descrevendo as funções de um compressor para uma criança de 5 anos! É ridículo! Aquilo é um verdadeiro "desserviço" de utilidade pública... Já o manual do Boss LMB-3 Limiter/Enhancer é bem explicado e ajuda muito a entender a função do pedal, mas o nome "Limiter" não se aplica a este pedal e eu já vou explicar porquê.

    Dito isto, logo de cara eu quero desfazer um mito que foi criado por muitos: a diferença entre compressor e limiter NÃO é que "o compressor abaixa os sons altos e aumenta o sons baixos" e o limiter "só abaixa os sons altos"... eu também acreditava nisso, pois pela lógica, o compressor "comprimiria" todos os sons dentro de uma faixa de decibéis, e o limiter apenas criaria um "limite" ou um "teto" de compressão... só que isso NÃO É VERDADE! Na verdade, o nome "limiter" foi criado para denominar os compressores que já vem com um "ratio" (ou "razão de compressão") razoavelmente alto de fábrica, algo do tipo 10:1 ou mais. Os compressores de estúdio normalmente vem com um botão de "RATIO" para que o próprio usuário possa escolher a "razão de compressão", mais no caso de um Limiter, essa opção não existe, e ele já vem com um preset alto de fábrica. Bom, quem tem ou já teve um Boss LMB-3 Limiter/Enhancer sabe que ele vem com um botão de "RATIO" da mesma forma que os compressores de estúdio, o que faz dele, tecnicamente falando, um COMPRESSOR, e não um limiter!!! Ainda falando sobre o Boss LMB-3 Limiter/Enhancer, nota-se que ele tem mais 3 botões: "THRESHOLD", "LEVEL" e "ENHANCE". Essas 3 funções também são encontradas em diversos compressores de estúdio, faltando apenas as funções "ATTACK" e "RELEASE" para ter todas as funções básicas de um compressor de rack.

    Aproveitando a deixa, vamos comparar os dois pedais, CS-3 e LMB-3: existem, na verdade, dois botões correspondentes entre os dois pedais, que desempenham exatamente a mesma função. São eles:
    - os botões "LEVEL" (nível) que existem em ambos, e fazem a mesma coisa: determinar o nível de saída do efeito. Poderia ter o nome de "OUTPUT" (saída) como no MXR DynaComp, ou até o nome de "OUTPUT LEVEL" (nível de saída) ou "OUTPUT GAIN" (ganho de saída), que seria mais auto-explicativo. Em alguns compressores de rack esse botão tem o nome de "MAKE-UP GAIN", que eu acho muito menos intuitivo;
    - o botão "ENHANCE" (acentuar, realçar) do LMB-3 e o botão "TONE" (tonalidade) do CS-3. Ambos servem para realçar os agudos demasiadamente atenuados durante o processo de compressão. O nome usado para esta função nos compressores de rack é "ENHANCE" mesmo. O nome "TONE" é um tanto incorreto, pois nos dá a impressão de que ele age como o botão "TONE" da guitara ou de algum pedal de distorção, o que não é verdade. Nesses casos, na maioria das vezes o botão "TONE" funciona como um "HI-CUT", que significa "corta-agudos". Ou seja, quanto mais perto do mínimo, mais os agudos são atenuados; no máximo, os agudos passam em seu volume "real", digamos assim.

    Agora vamos às diferenças:

    No LMB-3:
    - o botão "THRESHOLD" (limiar) serve para determinar o limite de compressão. Acima deste limite todos os sons serão comprimidos, de acordo com a taxa de compressão determinada pelo "RATIO". Esse limite de compressão é medido em dB (decibéis). Por exemplo, se o "THRESHOLD" estiver em -6 dB, significa que todo som que ultrapassar este limite será atenuado.
    - o botão "RATIO" (razão), que como já foi dito acima, serve para determinar a "razão de compressão", ou seja, qual vai ser a taxa de compressão aplicada aos sons que ultrapassarem o limite de compressão ("THRESHOLD"). Como foi dito acima, se o "THRESHOLD" estiver em -6 dB e o "RATIO" em uma razão de 2:1 (lê-se "dois para um"), cada som que ultrapassar este limite vai ser reduzido pela metade. Por exemplo, se o som exceder o limite em 10 dB, ou seja, se ele atingir +4 dB, nesse caso ele será reduzido pela metade, ou seja, deverá ser atenuado em 5 dB. Aí é só fazer o cálculo: +4dB -5dB = -1dB. Logo, esse som ficará no nível de -1dB.

    No CS-3:
    - o botão "ATTACK" (ataque) serve para determinar com que velocidade o compressor atenuará o som que ultrapassar o nível de compressão estabelecido em "THRESHOLD", de acordo com
    a taxa de compressão determindada pelo "RATIO". Na verdade, o botão "ATTACK" ajusta o tempo em milissegundos (ms) para a atuação do compressor, geralmente algo entre 5ms e 200ms.
    - agora vem a melhor parte: o botao "SUSTAIN" (sustentar)! Muitos já devem estar se perguntando: "como é que um compressor não tem os botões de "THRESHOLD" e "RATIO" se estas são as funções mais fundamentais?"... pois é, se vocês olharem o clássico pedal MXR DynaComp vão ver que ele só tem dois botões, "OUTPUT" e "SENSITIVITY". O "OUTPUT", como já foi dito acima, é igual ao "LEVEL", mas qual seria a função do "SENSITIVITY"? Respondo: igualzinha à função do "SUSTAIN" do CS-3!!! Ao invés de colocarem dois botões com as funções de "THRESHOLD" e "RATIO" separadas, como no LMB-3, tanto a MXR como a Boss optaram por desenvolver um botão que controlasse as duas funções ao mesmo tempo! Só que nesse caso há um detalhe importantíssimo: quando o botão de "SUSTAIN" do CS-3 (ou o botão de "SENSITIVITY" do DynaComp) é girado para a direita, o "RATIO" aumenta e o "THRESHOLD" diminui; quando é girado para a esquerda, o "RATIO" diminui e o "THRESHOLD" aumenta. Esse truque de diminuir o "THRESHOLD" e aumentar o "RATIO" (equivalente a girar o botão "SUSTAIN" no sentido máximo) é usado pelos técnicos de gravação justamente para aumentar a sustentação do som, e por esta razão, conforme o "THRESHOLD" aumenta e o "RATIO" diminui (equivalente a girar o botão "SUSTAIN" no sentido mínimo), a sensação de sustentação fica cada vez mais fraca. É óbvio que nesse caso a Boss imitou descaradamente a MXR, que lá nos primórdios já sacou que o que os guitarristas querem mesmo é mais "sustain", sendo que o pedal da Boss tem dois botões a mais... outra coisa que eu acho muito interessante dizer: eu acho que esse papo de que "colocando o botão de "SUSTAIN" no mínimo, o CS-3 vira um LImiter" como diz o manual da Boss, É UMA MENTIRA DESLAVADA!!! Já foi dito acima que o Limiter nada mais é do que um compressor com um "RATIO" razoavelmente alto (10:1 ou maior), e também já foi dito que se o botão de "SUSTAIN" estiver no mínimo o "THRESHOLD" aumenta e o "RATIO" DIMINUI!!!! Poxa, se o "RATIO" está baixo nessa posição, então não dá para considerar o CS-3 um Limiter com o "SUSTAIN" no mínimo! É algo totalmente incoerente e maldoso, uma manobra de marketing que visa tão somente ludibriar o consumidor!!!

    Algo também digno de nota, é que muito raramente se vê a função "RELEASE" em pedais. A função "RELEASE" funciona como uma espécie de "ATTACK" ao contrário. Enquanto o "ATTACK" ajusta o tempo em que o efeito vai entrar em ação quando o som sobe além do limite de decibéis determinado pelo "THRESHOLD", o "RELEASE" serve para determinar com que velocidade o compressor deixará de afetar o som recebido assim que ele descer abaixo deste nível de decibéis. Como todo guitarrista espera tirar o máximo de "sustain" de seu instrumento, eu acredito que todos estes pedais de compressão para guitarra (ou até mesmos os de baixo) devem vir com um tempo de "RELEASE" razoavelmente alto já de fábrica, pois isto também ajuda a manter a sustentação.

    Então é isso! Espero ter contribuído para o enriquecimento de conhecimento nesse Fórum!

    erdnaxela
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    bacana seu post , valeu.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Essa é para entrar para os anais
    Ainda bem que eu não uso compressor!

    Bombastik
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Ornitorrinco

    muito bom, parabéns pelo post.

    Heman777
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Muito bom seu Post cara, eu sou mais um que está a procura de um compressor e suas informações vão ser muito uteis...


    Vlw!!!

    mjcmello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Cara, muito bom o seu post. Sempre gostei do compressor mas não sabia desses "pequenos detalhes"... rsrs

    Costumo usar o attack e o sustain em mais ou menos na posição de 2 horas. Isso dá um sustain legal com aquele som "estalado" da strato bem evidente. Me amarro nesse som.

    Agora descobri que isso acontece justamente porque com o "attack" nesta posição, o compressor leva um tempo maior pra acionar.

    gualtersouza
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Ornitorrinco

    Vou levar um tempo para digerir toda essa informação, mas te parabenizo pelo esforço. Muito interessante e útil. Eu tenho um CS-3 e toco baixo e guitarra. Acho que para o baixo, se adicionado ao BDI, o som fica matador.
    Já com a guitarra, eu costumo usar com os outros pedais e não exploro tanto o sustain como quando estou usando o baixo.

    Abç

    diogoslr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Eu tenho um Boss CS-3,comprei junto com a distorção porque pensei em montar o set igual um esquema de como colocar os pedais em ordem que vi em uma revistinha de música rsrs.Fiquei super frustado no começo,porque poderia ter comprado um delay ou um chorus pra pra uma molhada no som,e fiquei pior também por ter uma guitarra single que com o compressor chiava mais ainda.Ele tá intacto e tá zero até hoje.Eu pretendo ter um amp bom e testar as regulagens pra encontrar alguma configuração bacana ou vender ele,por enquanto ele só ocupa espaço no case.

    mjcmello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    diogoslr

    A própria distorção dá um ganho muito alto no sinal. Com isso ele acaba "nivelando" tudo (por causa da saturação das válvulas/transistores). Isso praticamente "mata" o compressor.

    O compressor acaba sendo inútil em alguns estilos que se utilizam muito da distorção.

    Mas para um som clean, não dá pra dispensar... rsrsrs

    diogoslr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    mjcmello

    Depois de um tempo que eu fui descobrir isso rsrs. Acho que vou ficar com ele mesmo e investir num ampli bom pra mim poder usar ele ao máximo.
    VAleu

    mjcmello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    diogoslr

    Não estou dizendo que vc não deve vender, que o compressor é indispensável, etc.

    Cada caso é um caso. Depende do estilo.

    Não sei se vc conhece uma música do Steely Dan chamada "Hey nineteen". Se não conhece vê se acha na net (sugiro procurar no 4shared) e escuta. Tem um solinho de guitarra logo no começo da música. Som típico do compressor.

    Aliás o timbre da guitarra nessa música é fantástico.

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Excelente post. Parabéns!

    Será extremamente útil para muita gente.

    T+

    Ornitorrinco
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Valeu, galera!

    Obrigado pelos elogios a este humilde post...

    Aproveito o espaço para esclarecer que o comentário que eu fiz sobre a suposta função "limiter" do CS-3 é apenas uma impressão que eu tenho sobre o funcionamento do pedal, considerando a lógica de sua função "SUSTAIN"... PODE SER (aí também é puro "achismo") que o botão de "SUSTAIN" inverta essa lógica a partir de um determinado ponto. Explico: ao girar o botão da posição "MÁXIMO" em direção à posição "MÍNIMO", o THRESHOLD vai aumentando e o RATIO diminuindo, porém, PODE SER que em algum ponto próximo ao "MÍNIMO", digamos algo em torno da posição "9 horas", o RATIO encontre o seu ponto mínimo real, ou seja, a razão de 1:1, e a partir desse ponto o RATIO dê um salto repentino até 10:1, aumentando mais até chegar na posição "MÍNIMO"... aí sim o pedal cumpriria o que promete o manual!

    Quero deixar bem claro que não sou engenhiro de som e muito menos engenheiro eletrônico! Sou apenas um entusiasta de efeitos de guitarra compartilhando o pouco que aprendi e tecendo comentários pessoais... Se alguém que tenha o pedal percebeu alguma modificação na lógica do funcionamento do botão "SUSTAIN" próximo à posição "MÍNIMO", por favor compartilhe essa informação! Eu mesmo já estou bastante intrigado com essa possibilidade e vou testar o pedal com mais atenção quando eu tiver tempo... O mais complicado nesse caso é que o compressor é um efeito muito sutil e exige bastante atenção do usuário para perceber estas sutilezas.

    Um abraço!

    Drive30
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Drive30
    · votar


    vou dar um up aqui, post antigo mais muito bom, acho que finalmente entendi como funciona um compressor.

    Nickname_SCUM
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Muito bom o post

    macaco veio
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O CS3 como a maioria de compressores pra guitarra são circuitos simples chamado em eletronica de Amplificador automatico de ganho. No CS3 (e na maioria dos compressores de pedais) o botão Atack não ajusta tempo nenhum, o tempo é fixo pelo valor de um capacitor, o capacitor é carregado pelo sinal da guitarra (uma parte do sinal) transformado em tensão continua e vai descarregando devagar e mantendo constante o sinal da guitarra atraves da variação do ganho da amplificação do integrado, o Atack na realidade carrega o capacitor diretamente com tensão diminuindo assim a atuação da tensão vinda do sinal. Como um capacitor não carrega com velocidade linear, carrega mais rapido no inicio, ao ser parcialmente inibido o atack inicial (o pick da palhetada) é diminuido, então parece que mudou o tempo de carga. Simples, so complicado de explicar.
    O botão sustain controla o Ratio e o threshold é simplesmente o que o sinal transformado em tensão continua conseguir alcançar acima dos diodos de retificação, não e´nada que tenha muita precisão no controle, o circuito não e´feito pra isso. Com o sustain no mínimo o compressor vira um simples pre amplificador (nada de limiter). O controle de tom é tipo atenuador simples mas não vejo que outro nome teria a não ser Tone. O Level é um controle de volume mesmo (atenua o ganho fixo que passar por ele). O que o CS3 tem de bom é que usa um sofisticado integrado (e caro) controlado por tensão (ate ai nada demais) mas internamente desenhado tipo redutor de ruido dbx. Se montar CS3 um usando um integrado comum daria muito mais ruido.

    Guga Ramone
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Explicações muito boas. Teria me facilitado muito a vida se estivesse disponível há uns 10 anos. hehehe

    Moderadores, acho q vale um fixo nesse tópico, hein.

    Filcrow
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Limitar e comprimir não são palavras muito agradaveis para mim...
    Ainda bem que eu não uso compressor![2]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tudo o que você queria saber sobre o Boss CS-3 Compression Sustainer e o Boss LMB-3 Limiter/Enhancer