Nova Boss Me-25

Autor Mensagem
ighor_eckert
Veterano
# jul/12
· votar


fael_alvares
Não decidi ainda, mas acho que vou ir com os dois... queria mais informação sobre isso :// alguem sabe de alguma pedaleira que tenha loop para pedais?

digobora
Veterano
# jul/12
· votar


Pode crer, sebber. Comprei e to curtindo.

digobora
Veterano
# jul/12
· votar


Alguém sabe o procedimento pra memorizar o ajuste do volume do pedal "solo"?

sebber
Veterano
# jul/12
· votar


digobora

Alguém sabe o procedimento pra memorizar o ajuste do volume do pedal "solo"?

Se não me engano é assim:

1. Você determina o volume sem o solo acionado e salva;
2. Depois aciona o solo, mexe no volume (seja preamp, drive, compressor, o que quiser) e salva de novo;
3. O efeito estará salvo já com o solo ativado, agora você decide se vai deixar assim mesmo ou desativar o solo e salvar de novo, para já começar sem ele ativado.

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


Já perguntei o mesmo em outro tópico, mas vou postar aqui de novo para aumentar as chances de resposta e facilitar para quem tiver a mesma dúvida:

Tenho uma pedaleira Boss ME25 e estou pensando em comprar um Fender Frontman 25r, porém hoje em todos os efeitos uso preamp, seja Twin, Tweed, MS Vintage ou Modern.

O que vocês tem a dizer sobre a mistura de equalização e ganho do amplificador com o do preamp da pedaleira? Melhor desabilitar o preamp e usar só os parâmetros do amplificador?

Lógico que o ideal é que eu teste e tire minhas conclusão, mas se alguém tiver alguma opinião para dar agradeço.

Valeu

arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12 · Editado por: arycarlos_ufop
· votar


Bom, pessoal... Vou comentar sobre a minha própria experiência com a ME-25 da Boss. Só quero deixar claro que cada comentário aqui é simplesmente a minha opinião e, embora até possa usado como referência para compra ou não, é apenas uma questão pessoal.

1- Achei a Boss ME-25 a melhor pedaleira na faixa até 800 reais.

Realmente quem pega a ME-25 e precorre os 60 presets tem aquela primeira impressão de "será que isso é realmente tudo o que ela pode oferecer?". A verdade é que timbre é uma coisa bastante pessoal, e dificilmente você encontrará presets que correspondam de verdade ao seu gosto musical. É preciso paciência, e persistência: em pouco menos de uma semana você entenderá o porquê de a ME-25 ser um sucesso de vendas em pedaleiras dessa faixa de preço (todos os sites que pesquisei sobre essa pedaleira diziam a mesma coisa "sucesso de vendas"). Sendo verdade ou não, é uma excelente pedaleira. Já testei Digitech, Behringer, Zoom, e minha opinião ainda é a mesma: a Boss ME-25 é a melhor nessa faixa de preço.

Assim que eu comprei a ME-25 (há pouco tempo), comecei a editar os presets uma um. Peguei, por exemplo, a memória número 3, entrei no modo de edição, tirei TODOS os efeitos pré-definidos e comecei a ajustá-los um a um, de acordo com a cadência de pedais (compressão, drives, modulações, delay e reverb, nessa ordem). O resultado foi fenomenal. Tendo paciência para ajustar os efeitos, um a um, e percorrendo o braço da guitarra para verificar a nuance de cada efeito, você com certeza conseguirá chegar em excelentes resultados.

2- Tenha em mente que uma pedaleira Boss sozinha não fará milagres

Mais uma experiência pessoal. Assim que comprei a pedaleira, tratei de trocar os captadores da minha Washburn X-Series, e a diferença foi gritante até mesmo em meu modesto Meteoro Drive 30W. Não adianta comprar uma pedaleira que seja Boss, usá-la em uma guitarra de 400 reais e achar que vai distorcer como uma Line 6 plugada em uma Gibson: seu equipamento também influencia no som final, e recomendo que a compra dessa pedaleira signifique também um upgrade em sua guitarra (pelo menos no captador da ponte, que geralmente é mais usado). Para quem interessar, relatei essa experiência nesse tópico:

UPGRADE WASHBURN X-SERIES

3- Funções do Pedal de Expressão

Tudo bem... tenho que dizer que a ME-25 não possui um Wah-Wah como o Cry Baby, mas são bons, sim, os efeitos do pedal de expressão. Quando desligado, funciona como um pedal de volume. Quando ligado, pode ser um Wah-Wah, +1Octave, -1Octave e Freeze (do verbo to freeze, congelar). Algumas pessoas dizem que só essas quatro possibilidades já pagam o preço da ME-25.

Espero ter ajudado. Abraços!

arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12 · Editado por: arycarlos_ufop
· votar


Respondendo...


sebber

"O que vocês tem a dizer sobre a mistura de equalização e ganho do amplificador com o do preamp da pedaleira? Melhor desabilitar o preamp e usar só os parâmetros do amplificador?"

Cara, tive um "impasse" que talvez possa te ajudar: em casa, eu tenho um cubo Meteoro Drive 30W, e ajustei todos os efeitos que uso por meio desse amplificador. No estúdio, porém, uso um amplificador Marshall 175W transistorizado, e realmente há bastante diferença no som. Acredito que sua dúvida seja do tipo "simulando amplis Fender na ME-25 e ainda com uma caixa amplificada Fender, isso poderá produzir bons resultados?", foi o que pensei quando estava a caminho do estúdio: "eu estou usando vários pré-amplis Marshall nos efeitos, como ficará o resultado em uma autêntica Marshall?" Por mais que os amplificadores tenham suas características, pude comprovar que a Marshall, de fato, melhorou a resposta dos efeitos, ou seja, ficaram mais reais, mas com aquelas características dos pré-amplis usados na edição dos patches. Um pré-ampli Fender ficou bem agudo e com bastante brilho, e a distorção Marshall com o Super Stack ligado ficou "porrada". O caminho das pedras, você mesmo deu: só testando pra saber. Mas, no meu caso, optei por não mudar nada na configuração dos efeitos. O que eu procuro é usar o amplificador (seja o Meteoro, seja o Marshall) o mais próximo possível da configuração FLAT e verificar o resultado, efetuando qualquer ajuste que seja necessário na própria pedaleira. Acho que você pode perfeitamente usar um pré-ampli da ME-25 que seja Fender, por exemplo, e usar um amplificador Fender, porque no final das contas o que irá decidir é o seu gosto.

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


arycarlos_ufop, muito obrigado pela explicação. Já me ajudou. Os pontos que mais me identifiquei foram:

- Troca de amplificador entre casa e estúdio: então tem que ter pré regulagens na peladeira mesmo;
- Melhoria de resposta dos efeitos: a tendência é melhorar num amplificador melhor em flat.

Realmente minha preocupação é primeiramente com o som, mas também não quero subutilizar algum equipamento ou deixar de usar funcionalidades que me agradam.

Valeu mesmo!

arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12 · Editado por: arycarlos_ufop
· votar


sebber

Espero que minha resposta tenha ajudado mesmo! Claro, tudo o que é discutido aqui são experiências, relatos e opiniões pessoais, não há verdade absoluta em questão. Não existe "a regulagem perfeita" ou "o timbre ideal": tudo é uma questão de gosto, mas há alguns atalhos para ganhar tempo e produzir melhores resultados. Quando digo que as regulagens na pedaleira são necessárias, digo porque no meu caso precisei, sim, reajustar alguns efeitos, e colocando o ampli na configuração FLAT pude explorar melhor a pedaleira (nos casos dos simuladores de pré-amplis da ME-25, em que é possível ajustar graves, agudos e médios um a um). A Marshall é uma caixa bastante pesada, com bastante graves, e se você pesar demais a mão demais a hora de ajustar (no meu caso, se eu colocar grave demais no simulador de pré-ampli porque a caixa Meteoro é mais fraca nesse quesito), o resultado final pode ficar fora do seu objetivo (no meu caso, ficar grave demais por causa do uso da Marshall). Com o tempo você vai percebendo isso, identificando o que mudar, quais patches estão bons e quais merecem mais ajustes, e fazer um som com a sua identidade. Não diga que "a tendência é melhorar em FLAT", porque eu consegui melhores resultados assim, mas pode ser que para você não seja legal. O ideal, como sempre, é ter paciência e gastar tardes e tardes em troca de boa timbragem.
Se por acaso você conseguir bons resultados de outra maneira, não se esqueça de compartilhar com a gente! Abraços!

arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12
· votar





Gravação usando a ME-25 e o software SONAR.

Abraços

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


arycarlos_ufop

Pô cara, desculpa, sua última resposta passou despercebida e só vi agora.

Com certeza tudo que é discutido aqui é o gosto pessoal de cada em nossas próprias experiências, e nada garante que os mesmos parâmetros em outro ambiente não trarão outros resultados.

Estou inclinado a comprar o ampli mesmo, mas só no futuro. Piorar é que não vai hehe.

Aproveitando, parabéns pela qualidade da composição, ficou de primeira linha. Não é meu estilo, mas reconheço uma boa música quando ouço uma.

Ainda não tive interesse em explorar os recursos da pedaleira ligada em linha, mas qualquer coisa sobre ela me interessa.

Flw!

arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12
· votar


sebber

Obrigado pelo elogio. Acho que toda e qualquer experiência é válida e digna de ser compartilhada, porque a dúvida pode surgir de onde menos se espera.

Com relação à gravação, fiz a tradicional ligação em linha, mas liguei também o amplificador, porque não gosto de ouvir o áudio do computador quando estou gravando, mas apenas o do amplificador. Essa pedaleira é d+ e super fácil de gravar com o Sonar. Pra mim, a Boss teve a manha quando colocou a opção de entrada USB na ME-25.

Abraços!

arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12
· votar


Dpois posta aí um vídeo fazendo barulho! rsrs

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


Pois é, amanhã vou trocar o calibre das cordas e quem sabe gravo mesmo, nunca postei vídeo aqui, só que vai ser com áudio externo da câmera mesmo... Paciência.

YuriShears
Veterano
# ago/12
· votar


Boa tarde galera! Comprei uma ME 25 no começo do ano, e curti demais. Só encontrei problema na hora de gravar pelo USB =(. Eu gravo e quando vou ouvir o som fica péssimo, as distorções ficam com um som extremamente digital e nem um pouco definidas. E quando eu comparo as minhas gravações USB com a do resto do pessoal eu vejo que as outras ficam bem melhor que as minhas. Creio que talvez o problema seja no meu computador que não é lá aquelas coisas, qualquer dia vou testar no notebook pra ver se melhora. Então as minhas dúvida são: o computador influencia na qualidade da gravação? E pode acontecer de alguma forma danificar meu notebook ligando a me 25 nele?

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


YuriShears, eu acho que as respostas são:

o computador influencia na qualidade da gravação?
R: Sim. Placa de som, sistema operacional, etc.

E pode acontecer de alguma forma danificar meu notebook ligando a me 25 nele?
R: Não. Acho que como o equipamento foi desenvolvido para isso não é esperado dar bronca ligando em computador, seja pc ou note.

Porém não tenho conhecimento suficiente para ser preciso. Vamos ver se o pessoal tira nossa dúvida.

Bog
Veterano
# ago/12
· votar


YuriShears
o computador influencia na qualidade da gravação?

Por incrível que pareça, não. O computador pode causar atrasos e, em casos extremos, falhas no áudio ("engasgadas").

E pode acontecer de alguma forma danificar meu notebook ligando a me 25 nele?

Não.

Eu tenho um palpite para onde pode estar o teu problema. Minhas perguntas:

0. Você instalou os drivers específicos da ME-25 no computador?

1. Você está monitorando o som ligando a saída da ME-25 em um amp de guitarra?

2. Se a resposta à pergunta 1 foi "sim", tente ligar fones de ouvido na saída apropriada da pedaleira. O som fica ruim como na gravação?

3. Você está selecionando alguma opção no módulo "preamp"?

Bog
Veterano
# ago/12
· votar


sebber
R: Sim. Placa de som, sistema operacional, etc.

Quando a gravação é feita pela USB, a placa de som não é usada. A própria ME-25 funciona como placa de som. Os pacotes de dados são mandados já em formato digital pela USB. Por isso mesmo, a qualidade de som não é afetada - o que pode acontecer é o computador não conseguir trabalhar em tempo real ou não conseguir acompanhar o fluxo de dados vindo pela USB. Nestes casos, o resultado são atrasos, estalos, e "engasgadas"; e não distorções emboladas, como é o caso do YuriShears.

sebber
Veterano
# ago/12 · Editado por: sebber
· votar


Bog, valeu cara, tem razão.

YuriShears
Veterano
# ago/12
· votar


Eu liguei tudo normal, instalei os drivers normais tbm. Ja tentei sem ligar nada alem do usb, e ja tentei com o amp ligado na saida de fones, e o resultado foi o mesmo. Vou tentar gravar um teste hj e se o proble persistir eu posto aqui pra vcs. Valeu a ajuda

YuriShears
Veterano
# ago/12
· votar


O som no amp sai normal, só ouço o som ruim quando dou play na gravação

YuriShears
Veterano
# set/12 · Editado por: YuriShears
· votar


Acho que aqui da pra dar uma manjada na "digitalizada" que eu to falando, alguem sabe como resolver?
http://www.4shared.com/music/XXAFfiOM/testeboss.html?

Bog
Veterano
# set/12
· votar


YuriShears
Eu liguei tudo normal

Normal como?

instalei os drivers normais

Normais como?

Você não respondeu às perguntas 1, 2 e 3.

Mas vou já dar uma dica: não use o amp como referência do som que vai ser gravado. O amp modifica o sinal. O som que você ouve saindo dele não é o sinal mandado pela ME-25, é o sinal da ME-25 modificado pelo circuito e pelo falante do amp. Simplesmente esqueça o amp na hora de gravar. Use fones de ouvido. E uma simulação de amps do módulo preamp.

YuriShears
Veterano
# set/12
· votar


Bog
Guitarra no Input, cabo usb na saída usb e na entrada do computador.
Instalei o driver do windows vista que era o que eu tava usando e agora instalei o do windows 7, ambos tirados do CD que veio com a pedaleira.

1- Liguei o amp na saida de fones e na saida de amp tbm pra testar.

2- Ainda nao testei com os fones, farei isso quando recuperar meu adaptador.

3- Sim

Aqui um link que da pra notar o som "digitalizado" que eu disse http://www.4shared.com/music/XXAFfiOM/testeboss.html?

Bog
Veterano
# set/12
· votar


YuriShears

Como eu disse, o amp modifica o sinal. Talvez você esteja configurando a pedaleira para compensar as características do amp, e na hora de gravar pela USB, sem a influência do amp, o timbre fica ruim. Tente deixar o amp de lado na hora de gravar pela USB, use para monitoração algo com reposta mais plana, como fones de ouvido ou até mesmo (boas) caixinhas de PC.

YuriShears
Veterano
# set/12
· votar


Bog
Valeu cara, vou testar isso depois!

YuriShears
Veterano
# set/12
· votar


Alguém sabe como aumentar o volume das gravações?

sebber
Veterano
# set/12
· votar


YuriShears

No Sonar eu nunca mexi, mas se for parecido com o Audacity, que é o que uso, tem pelo menos duas formas:

1. Regular o volume/canal da faixa
2. Seleciona um trecho de uma ou mais faixas e aplica um aumento de volume (nesse caso tem que ver se tem isso no programa que você usa).

Bog
Veterano
# set/12
· votar


YuriShears

A ME-25 não tem um controle de ganho pela USB? O manual responde.

Você pode aumentar também o volume após a gravação, no próprio software, embora isso implique em perdas.

E se você quiser chegar no nível de volume de gravações comerciais, precisa saber que este tipo de produção tem *muita* compressão - ou melhor, um tipo especial de limiter chamado de "maximizer". Sem este tipo de compressão, não tem como chegar no mesmo volume percebido dos CDs atuais sem clipar.

YuriShears
Veterano
# set/12
· votar


Bog
Valeu de novo pela resposta cara!
Desculpem o meu grande nível de dúvidas, mas é que eu ainda estou aprendendo esse lance de gravação USB, mas espero que em breve eu consiga alcançar um resultado melhor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova Boss Me-25