Review: Meteoro Revolution Tube Drive

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Ardinal
cada comentário a GAS aumenta

Cuidado para não sair pro trás... kkkk

pedico

Qual o tamanho aproximado do revolution ?

Características principais:

- 02 canais: Drive I e Drive II
- Controles: Gain, Contour, Volume, Bass, Middle e Treble
- 01 Válvula 6BQ7
- Chave BYPASS
- Sensibilidade de entrada: 100mV (Alta impedância)
- Consumo: Menor que 1W
- Fonte de alimentação: 120 / 240 V (Incluso)
- Confeccionado em chapa e alumínio
- Peso: 1,2 Kg
- Dimensões: 180 x 170 x 50 mm

Ardinal
Veterano
# out/13
· votar


Ismah

Cuidado para não sair pro trás... kkkk

KKKKKKKKKKKKKK Tudo sobre controle aqui k k k k!

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Mais uma curiosidade:

O pedal pareceu atuar também como um compressor se vc fechar todo o ganho e abrir todo o volume.

Pode ser psicológico, mas... Eu apenas dei um peteleco na corda e não tinha jeito de tocar suave.

Alguém teria o mapa elétrico dele?

Richard Seixas
Veterano
# jun/14
· votar


comprei um revolution tube drive pra mim e só tenho uma coisa a dizer pra quem está com duvida se deve ou não comprar:
o pedal é muito louco!!!tenho um jackhammer da marshal e nem chega perto do timbre dele.tenho um joyo vintage overdrive e ele dá a pitada que "se necessario" aumenta o ganho em solos pesados.
compre sem medo de ser feliz pois com ele levo desde um blues até um hard rock com timbres fenomenais,tanto em amp valvulado quanto transistorizado,no meu caso tenho os dois mas no meu tiny terror 15 watts fica do kct rssss...
essa é minha humilde opinião.

dnsminervino
Membro Novato
# ago/14
· votar


Olá pessoal boa noite!

qual dos dois pedais da meteoro é melhor

O Revolution tube drive ou o Doctor Drive?

Obrigado!

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


dnsminervino

As propostas são diferentes, eu gostava do meu.

Todos

Alguma alma caridosa consegue me dar uma luz?

O meu pifou depois de eu cometer 2 cagadas em série, durante a manutenção de rotina (abro pra limpar)

- Ligar ele em 24volts (a fonte em 110, liguei em 220 </3) funcionou ao menos uma vez
- POSSÍVELMENTE ligar a placa superior invertida (creio que não teria problema, já que ela é simétrica, só alterariam o valor dos pots)

Bom, limpei, reparei três soldas que estavam soltas, montei.... E nada.
Nem os leds, nem o bypass...

sobrevivente
Veterano
# abr/15
· votar


Passei aqui só para demonstrar o meu amor para com esse pedal! É incrível o quanto ele dinâmico, versátil e poderoso. E mais incrível ainda eu achar isso depois de mais de 5 anos com ele, hehe.

Testei alguns pedais nesse meio tempo, mas o Revolution sempre soa melhor aos meus ouvidos. Foi o pedal que veio pra ficar no meu set. =)

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/15
· votar


De fato esse pedal é muito bom! Eu sempre curti muito ele...fiquei com um por uns4 anos, mas finalmente troquei por um Marshall Shredmaster!

davidevh
Veterano
# abr/15
· votar


fiquei 6 meses com esse pedal e achava bacaninha...
Mas para mim faltava um Pouquinho a mais de ganho, talvez pudesse ser resolvido com um booster.

O vendi para comprar um valvulado, mas achava ele um pedal com bom custo beneficio

Obs: dos pedais valvulados eu acho o Ibanez vermelho, um pouco mais "nervoso"

sobrevivente
Veterano
# abr/15
· votar


davidevh
Eu considero o Revolution como um overdrive de 2 canais, justamente por não ser um pedal de super ganho. Quando eu vou tocar, eu deixo o meu amp (AA296) em uma regulagem de quase crunch, daí entra o revolution e faz o resto. Mais como pra empurrar a distorção do meu valvulado mesmo, e dá uma sonzeira monstra. Eu fiz esse mesmo esquema com os outros pedais que eu testei.

davidevh
Veterano
# abr/15
· votar


davidevhEu considero o Revolution como um overdrive de 2 canais, justamente por não ser um pedal de super ganho. Quando eu vou tocar, eu deixo o meu amp (AA296) em uma regulagem de quase crunch, daí entra o revolution e faz o resto. Mais como pra empurrar a distorção do meu valvulado mesmo, e dá uma sonzeira monstra. Eu fiz esse mesmo esquema com os outros pedais que eu testei.

pode ser que funcione...o que eu não curtia no revolution e pode ser uma vantagem para outros. é a questão de ter muitos knobs de eq.
Como gosto de Eq do ampli , nem sempre dava certo, mesmo deixando em flat.

Mas como já disse, acho que o revolution é honesto pelo preço.
Porem se for pegar outro pedal valvulado como o Blackstar HT ele apanha feio.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Porem se for pegar outro pedal valvulado como o Blackstar HT ele apanha feio.

Sim... HT é high gain, e ele é um overdriver pra no máximo um hard rock...

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


por Carlos A. Adolphs...

Há um grande resistor próximo a válvula que esquenta um absurdo. É de fio, aquece muito mesmo (e é a ideia), tem valor de 15ohm (Marrom/Verde/Preto Dourado), serve para baixar a tensão 12VAC para 6VAC, que vai pro filamento da 6BQ7 (gambiarra mode on)...
É um erro absurdo do projeto, basta colocar um diodo (1N4007 por exemplo) no lugar e ser feliz, pois vai conduzir meio ciclo dos 60Hz, caindo a tensão também e não esquentando nada...

Se remover ele (ou por uma chave, o que foi feito no meu) e por um jumper no lugar, é possível usar uma válvula da família 12A no lugar.

Há outros dois resistores, pessoalmente não lembro de cabeça quais, são dois azuis de 47ohms - Amarelo/Azul/Preto Dourado - se não me engano - que são fáceis de identificar, pois aquecem a ponto de derreter o estanho da solda que os prende na placa. Pode-se substituir por um de fio de 56ohms (Verde/Azul/Preto/Dourado Dourado) e deixar ele um pouco "alto" da placa, para resfriar melhor...

por mim mesmo...

Vale trocar o conector da fonte que é metálico, e isolado com duas BORRACHAS (gambiarra mode on³), pois se vazar AC pro terra, vamos ter uma torradeira, e adeus pedal...

sobrevivente
Veterano
# set/16
· votar


Ismah
Bacana, esses mods são bem interessantes. Eu abri o meu esses dias porque o switch do bypass (quando ficava em bypass) ficava alternando entre "bypass" e "on", pensa o incômodo na hora de trocar...

O problema era que os fios soldados no switch do bypass vão para a placa através de um conector, e este conector (preso com cola quente) estava mal fixado. Dei um jeito de fixar bem ele, e tá funcionando bem agora.

O conector que eu falei é o que fica mais a esquerda na imagem abaixo (fios vermelho e marrom):
http://2.bp.blogspot.com/-1MH8brJP1JY/UHcQb0A3ONI/AAAAAAAAAH4/_lTWQlZZ 7l8/s1600/P5290044.JPG

FaocS
Veterano
# ago/17
· votar


sobrevivente

Desculpa ressucitar, mas li que você usa o revolution com uma pedaleira.
Você ligava no loop da pedaleira ou antes dela?
Se era no loop da pedaleira, você percebe alguma diferença ou soa bem proximo do pedal sem pedaleira?

To bastante afim desse pedal, mas não tenho como testar.
Tenho uma Pod HD 500x e queria ligar ele no loop e usar o drive do revolution somando com os efeitos dela.

Valeu!
Abraço!

sobrevivente
Veterano
# ago/17
· votar


FaocS
Cara, meu set deu uma boa mudada de uns tempos pra cá. Vendi minha pedaleira e deixei de lado meu meteoro revolution. Não utilizava no loop da pedaleira (nunca usei), somente no input seguindo a cadeia normal, (Guita > Revolution > Volume > RP355 > Amp (input) ) daí não tenho como matar sua dúvida.

FaocS
Veterano
# ago/17
· votar


sobrevivente

Entendi!
Você teve algum problema com o revolution durante esse tempo ? chegou a ter que trocar a válvula dele ?

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Eu tenho ele, e já mexi completamente. O que quer saber?

sobrevivente
Veterano
# ago/17
· votar


FaocS
Você teve algum problema com o revolution durante esse tempo ? chegou a ter que trocar a válvula dele ?
Nunca troquei a válvula, o som dele sempre foi muito bom pra mim. O único porém que eu tive com ele foi que de vez em quando alternava sozinho entre bypass e efeito ligado, isso me incomodava. Abri pra ver o que era e era um mal contato no conector deste switch. Consegui resolver por um tempo, mas depois voltou o problema. Daí sempre deixava o pedal ligado mesmo (variava somente quando estava no bypass). O som vinha sempre com um crunch pelo fato de estar sempre ligado, mas eu curtia. =)

-Saved
Membro Novato
# ago/17
· votar


Seria interessante retirar os diodos de clip desse pedal pra fazer um teste.
Que teste?
Assim, pedais como o boss ds1 e proco rat tem diodos para clipar o som, mas ao retirar esses diodos o som ainda sai crunchado, pois a saturacao também é forcada a vim do op amp, por isso o boss ds1 e principalmente o proco rat lembra um fuzz as vezes, se eles não tivessem aquele filtro de graves seriam puro fuzz.

Se o RTD distorcer sem diodos de cliping, significa que ou a valvula ou algum op amp esta saturando junto...

Alguém duvida? Se tiver ds1 ou proco rat faça o teste...
A furhmann tem um pedal que tem apenas o clip no op amp...

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Retirar dá, mas não acho que vai clipar a válvula nem o TL072... Nas medições que fiz, está bem folgado, só se empurrar... Mas se prepara pro feedback que vai ser animal...

Eu acho um mod muito válido trocar os diodos... Cada tipo clipa diferente.

-Saved
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ismah

Também acho interessante colocar leds, Principalmente aqueles vermelhos.
Tem gente que acha que o clip com led só acontece quando a onda chega em 2v ou 1.5v mas ma verdade com 0.8 1 ele ja esta passando um pouco, o clip do led é mais "confortavel" que o do diodo mesmo... Ele da uma area de clip bem maior, um headroom também...

Vc que ja abriu o pedal, sabe dizer pra que serve o op amp? Ele amplifica depois da valvula ou joga nela..?

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Mas... Ele tem LED's vermelhos já '-'

Já abri sim, liguei em 24VAC e deu ruim... Virei o pedal do avesso e não achei o defeito... Tive de mandar pro Carlos Adolphs, e no fim estava certo, era a ponte de diodos, descobri de tabela que meu multímetro china com defeito de fábrica... Joguei fora o multímetro e comprei outro de marca confiável.

O TL072 tem 2 ou 3... Input buffer, joga sobre um par de diodos, manda pra válvula, output buffer... Não lembro de cabeça se quando em Drive II ele injeta mais sinal nos diodos ou na válvula...

Quem me surpreendeu foi o Adolphs, reconhecendo o circuito... " Saiu na Nova Eletrônica, mas era com 12AX7 "... É relativamente fácil de por uma 12A no lugar da 6Y, basta pular o resistor de 15Ω (forma porca de reduzir 12VAC para 6VAC). De todo modo sugiro que se troque esse resistor por um diodo.

FaocS
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
Queria saber como funcionava no loop de uma pedaleira, mas acabei encontrando numa loja para testar, eles tinham dois e os dois apresentavam o mesmo problema.
Pedal zero, no bypass tudo normal, ligava um dos drives e nao saia som, tinha que colocar o volume no max e mesmo assim, quase nada de som.
Acabei desistindo dele e testei o Behringer VT999 que estava custando quase a metade do valor do revolution, consegui o timbre que queria somar com a minha line 6 pod hd 500x no Behringer.

É preciso esperar um tempo após tocar pra desligar o pedal ?
Valeu!

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Acabei de postar.

forum.cifraclub.com.br/forum/10/331606/

EdinhoSoudaki
Membro Novato
# set/17
· votar


Bom dia pessoal!!!
Estou recuitando o tópico.
Comprei esse pedal e gostei muito do som, achei muito foda, claro que pesquisei muito aqui no fórum sobre ele, testei ele em casa com minha velha Meteoro Space (que tenho a 10 anos, nunca me deixou na mão!!!), achei o som muito legal, bem versátil para o que eu toco (rock n roll nacional antigo anos 70, 80 e 90), realmente muito bom os timbres dele, e com tudo regulado as 12h.
Ismah, sobrevivente Talvez você possam me ajudar!!!
Não sou técnico, mas curioso, já estou querendo fazer os seguintes MOD´s no pedal:
1-> colocar um botão liga;desliga na entrada de alimentação;
2-> trocar os switch DRIVE I/II para onde fica o switch BYPASS;
3-> colocar uma placa de um BOOSTER dentro do pedal para ser acionado pelo switch 2.
Assim o pedal ficaria da seguinte forma para meu uso:
- Teria uma chave para liga/desliga sendo que ao ligar, ele já estaria direto no DRIVE I;
- o switch 1 seria para acionar o DRIVE I / II e o switch 2 seria para acionar o BOOSTER
Vou pesquisar mais sobre essa modificação, eu já montei o pedal de BOOSTER e ficou muito bom, agora antes de abrir o Revolution, vou pesquisar mais.

Mas no ensaio, com volume do ampli bem mais alto qo que em casa, percebi um detalhe:
Quando colocava no BYPASS o volume ficava bem alto, e quando ligava o pedal, o volume diminuia muito.
Conclusão, quando acionado, o pedal estava com som baixo, e o que teria que ser ao contrário.
Alguém já passou por isso e sabe me explicar se é assim mesmo, ou o pedal esta com defeito???
Estou procurando na net se alguém fala sobre isso e não achei nada, se alguém puder ajudar, agradeço demais!!!

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Acho que tem mais uns tópicos pra ti responder a mensagem rsrs

1 - Sim, mas pode também só desplugar a fonte.
2 - Sim
3 - Não, falta espaço interno, e ficaria uma baita gambiarra

colocava no BYPASS o volume ficava bem alto, e quando ligava o pedal, o volume diminuia muito

O knob de volume no pedal serve para isso oras...

EdinhoSoudaki
Membro Novato
# set/17
· votar


Ismah

Seguinte, estou fazendo as modificações, realmente não é um serviço de primeira, mas a gambiarra ta ficando muito top...
O que quis dizer é o seguinte, quando ligo o pedal, o volume mesmo todo aberto fica baixo em relação quando desligo o pedal.
O que acho que esta errado, pois no bypass fica um volume bom, e assim que ligo o pedal, o volume fica baixo mesmo com o knob do volume e ganho no máximo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Meteoro Revolution Tube Drive