Separar estágios da pedaleira em estágios do AMP, possível? Entre e entenda melhor

Autor Mensagem
janick
Veterano
# out/09


Opa, beleza gente?

Eu estava pensando hoje quando voltava de viagem "Po, eu bem podia dar um jeito de ligar minha Vox ToneLab LE no Classic 30W, de forma que eu botasse alguns efeitos antes, e outros depois do pre... boa!"

Eu pensei assim:

Ligar o Delay e as MOD's no Loop do classic e os stomps/amps no input mesmo. Eu pensei, po, a pedaleira mesmo tem como você escolher a ordem dos efeitos, e tem um loop interno de efeitos... será que não tem como eu fazer assim:

Mods/Delays/Reverbs - no Loop do Classic

Stomps/Amps - no input

Tem algum método - 4 Cables por exemplo, sei lá, que seja possível fazer isso? Isso é algo que é configurável em uma pedaleira ou eu to viajando MUITO?

Porque se isso for possivel, é uma grande mão na roda.

Abraços

Fernando
Veterano
# out/09
· votar


Eu consigo fazer exatamente isso com a Line 6 M13. Vi aqui que a Tonelab tem Send/Return, ótimo. Resta saber onde está posicionado o Send/Return na cadeia de efeitos dela (o ideal seria depois dos drives, e antes das modulações e ambiências, aí ficaria perfeito). O esquema de ligação que eu uso é o seguinte:

Guitarra -> Input Pedaleira
Return Pedaleira -> Send Amp
Send Pedaleira -> Input Amp
Output Pedaleira -> Return Amp

ogaitnas
Veterano
# out/09
· votar


janick

Tenta a idéia do Fernando, se na tonelab tiver como dar bypass na simulação de pré-amp dela, fica perfeito, nas boss gt é feito desse jeito, ou com algumas variações dependendo se é gt6, 8 ou 10.

janick
Veterano
# out/09
· votar


Resta saber onde está posicionado o Send/Return na cadeia de efeitos dela
Fernando
Hm, entendi. Mas você sabe aonde eu posso descobrir isso cara, isso é, na pedaleira mesmo? Ai é possível reorganizar dentro da pedaleira dessa forma?
ogaitnas
Hm... pois é cara, nas GT-'s isso é possível, mas você sabe se é possível na tonelab?

ogaitnas
Veterano
# out/09 · Editado por: ogaitnas
· votar


janick

No manual dela eu não achei nada específico, mas eu nem tenho a pedaleira para testar então não sei dizer, eu tentaria todas as alternativas, queimar alguma coisa sinceramente eu acho que vc não vai então, manda ver aí e manda os resultados.

janick
Veterano
# out/09
· votar


ogaitnas
Isso com certeza...

Eu tava procurando no site tonelab.net e tem alguma coisa à respeito, falando sobre o loop de efeitos (insert) dela, mas só que eu não saquei muito bem o funcionamento, nem se isso realmente é possível né?

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


janick
Eu tava procurando no site tonelab.net e tem alguma coisa à respeito, falando sobre o loop de efeitos (insert) dela, mas só que eu não saquei muito bem o funcionamento, nem se isso realmente é possível né?

manda o site aí.

Fernando
Veterano
# out/09
· votar


janick
Acabei de ver o manual dela aqui e acho que não vai rolar, cara. Na página 11 mostra um diagrama da cadeia de efeitos dela, e o loop é a primeira coisa do sinal, antes de todos os efeitos, inclusive drives.

Uns gringos confirmam que realmente não é possível fazer essa ligação aqui: http://forum.thestompbox.net/showthread.php?t=6826

janick
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Aqui!
http://www.tonelab.net/node/521

Só que eu não saquei muito bem...

Fernando

Oh shit... =/

É nada pratico para usar num amp essa pedaleira.

ogaitnas
Veterano
# out/09
· votar


Pelo texto do último link o esquema funciona, é só dar bypass nos prés da tonelab, caso o inglês seja o problema, translate.google.com salva vc hehe

janick
Veterano
# out/09
· votar


ogaitnas
Cara, não é nem o inglês, faço curso à 10 anos, passei 1 ano de intercâmbio e estou tirando meu 3o certificado para dar aulas :)

O negócio é que eu não to conseguindo visualizar essa ligação no aparelho, como eu vou fazer isso. To com tudo guardado e to tentando mentalizar aqui saca?

heheheh

janick
Veterano
# out/09
· votar


Tipo, eu to querendo entender um modo de como eu vou "separar" os efeitos tipo "antes" e "depois" como eles citam nos links ali.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


janick

Rapaz, se for igual a M13, vc vai só inserir o loop em um ponto da cadeia, tudo que vier antes do ponto onde vc botou o loop vai ser feito antes do send da pedaleira, tudo que vier depois deste ponto vai ser inserido após o return. então vc manda o send da pedaleira pra entrada do amp e o send do amp pro return da pedaleira, e o out da pedaleira pro return do amp.

Tem link pro manual?

ogaitnas
Veterano
# out/09
· votar


janick

ahhh, bom, eu não me atormentaria tentando imaginar agora, anota tudo e qdo estiver com o equipo ao alcance, faz um teste, e se der certo, grava alguma coisa e manda aí :)

Fernando
Veterano
# out/09
· votar


Tipo, eu to querendo entender um modo de como eu vou "separar" os efeitos tipo "antes" e "depois" como eles citam nos links ali.

Então, você não vai conseguir fazer isso na Tonelab, simplesmente porque o loop dela é antes de todos os efeitos, e não dá pra alterar a posição dele. Olha só a cadeia de sinal da Tonelab LE:

http://img101.imageshack.us/img101/6051/tonelablesignalroute.jpg

Na M13 esse esquema funciona pois eu escolho a posição do loop da pedaleira. Na Tonelab ele é fixo antes de todos os efeitos. Para o esquema funcionar ele deveria estar depois dos drives, e antes das modulações e ambiências.

janick
Veterano
# out/09
· votar


Fernando
Po meu caro fernando, sacanagem... mas vc quer me dizer que a GT-8 pode fazer isso é?

Fernando
Veterano
# out/09 · Editado por: Fernando
· votar


janick
Pelo que eu li, na GT8 dá sim, pois na ligação com 4 cabos o pré do amplificador fica no mesmo lugar da seção de preamp da pedaleira.

O lance é que os caras da Vox planejaram o loop da Tonelab para ligar pedais de drive. Eles não levaram em consideração a possibilidade de usar o pré de um amp real no loop da pedaleira. Já os caras da Boss e Line 6 pensaram em tudo.

janick
Veterano
# out/09
· votar


Fernando
E, o Pod XTL também tem essa possibilidade né?

Interessante.

Porque essa seria a melhor forma de utilizar a pedaleira, isso é fato, deixar ela sempre em manual.

Liro_Points
Veterano
# out/09
· votar


janick
Opa cara, desculpa invadir seu tópico mas poderia me responder umas perguntas que fiz a vc neste tópico?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208812/
Desde já agradeço!

janick
Veterano
# out/09
· votar


Liro_Points
Respondido camarada!

janick
Veterano
# out/09
· votar


Um camarada me ofereceu a troca de uma XTL na minha Tonelab! Vocês sabem se rola esse 4 Cable Method na XT live? Se rolar resolve meu problema completamente :D

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


janick
Um camarada me ofereceu a troca de uma XTL na minha Tonelab! Vocês sabem se rola esse 4 Cable Method na XT live? Se rolar resolve meu problema completamente :D

Tu já pensou na Line6 M13? Porque ela rola 4 cables, tem todos os efeitos dos 4 pedas modelers e mais alguns (como EQ, Compressores e Reverbs) e a ordem que tu bota eles em relação ao loop é totalmente livre... tem a limitação de 4 efeitos simultaneos, mas eles podem ser de qualquer tipo, mas acho que isso também não chega a ser uma limitação.

E é mais barata que a XTL, por não ter as simulações de amps.

janick
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Cara, não tem Wah nem pedal de volume, o que é bem importante para o meu som cara. Eu pensei no M13, eu vi o vídeo do Fernando, e achei muito massa, mas eu penso em pegar uma pedaleira no mesmo modo. A única coisa que falta mesmo pra mim é uma que possa ligar propriamente em 4 cable method, para poder separar os estágios. A GT-8 eu sei que pode, mas o XTL eu não sei.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


janick
Cara, não tem Wah nem pedal de volume, o que é bem importante para o meu som cara. Eu pensei no M13, eu vi o vídeo do Fernando, e achei muito massa, mas eu penso em pegar uma pedaleira no mesmo modo. A única coisa que falta mesmo pra mim é uma que possa ligar propriamente em 4 cable method, para poder separar os estágios. A GT-8 eu sei que pode, mas o XTL eu não sei.

Ok, apesar de que ela aceita 2 pedais de expressão, e mesmo comprando os 2 por fora, ainda lais mais barato que a X3L.

Pra mim a vantagem da M13 pras Pod Live é o fato de ela ter mais de um processador de efeitos, uma das grandes reclamações sobre as Live é o fato de a qualidade de efeitos delas ser inferior aos Modeler e a qualidade das simulações ser inferior aos Vetta, e isso acontece pq elas não tem processadores exclusivos pra cada tipo de efeito/simulação, o mesmo acontece com os POD. E eu não estou reclamando sem conhecimento de causa, eu já usei bastente os PODs de mesa e usei algumas vezes a X3L, no caso do POD X3 de mesa pude testar os delays e modulações lado a lado com um DL4 e um MM4, e realmente não é a mesma coisa, nos pedais os mesmos efeitos tem o som bem mais legal que no POD.

Enfim, just my two cents.

janick
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Hm, o cara ofereceu ela como troca pau a pau. Se eu fosse comprar mesmo, eu compraria O M-13 mais pedais. Mas tu acha que com 1450 reais eu conseguiria comprar isso tudo? Se eu conseguisse, fácil fácil. Ela tem Pitch Shifter bom? Inteligente e tudo mais? E esse pedal da line 6, externo, é apenas um expressão, certo?

Hm, interessante. E tem possibilidade de ligar em 4 cables e escolher como eu quero com a M-13?

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


janick
Hm, o cara ofereceu ela como troca pau a pau.

É aí é uma troca bem tentadora mesmo.

Se eu fosse comprar mesmo, eu compraria O M-13 mais pedais.

Pra mim é o que mais me atrai nela, poder usar pedais em virtualmente qualquer ordem junto com ela, porque dá pra adicionar pedais antes do imput dela para efeitos ficarem antes dos modeler, no out do loop pra ficar entre os modeler antes do loop e o amp, ou no return do loop pra ficar depois do pré do amp e antes dos modeler pós-loop, ou então no out pra ficar depois dos efeitos da M13.

Não sei se daria pra fazer isso num XTL ou X3L.

Mas tu acha que com 1450 reais eu conseguiria comprar isso tudo? Se eu conseguisse, fácil fácil.

Pela Tonefactor, pagando impostos e tudo, tu paga mais ou menos isso pela M13, se tu der a cagada de não ser taxado, então sai por mais ou menos 1000 reais.

Ela tem Pitch Shifter bom? Inteligente e tudo mais?

Cara eu não lembro se ela tem pitch shifter, mas a lista de efeitos dela é quilométrica, não tem como eu ver isso aqui no trabalho, mas dá uma olhada no site da line 6 que tu acha essa informação.

E esse pedal da line 6, externo, é apenas um expressão, certo?

Sim, é de expressão e serve pra controlar todos os efeitos dela, tu assinala qual efeito e qual parametro vai ser controlável pelos pedais de expressão, agora ela tem uns 6 wahs e mais uma meia duzia de auto-wahs, que podem ser controlados pelos pedais de expressão também.

Hm, interessante. E tem possibilidade de ligar em 4 cables e escolher como eu quero com a M-13?

Sim, ela tem 4 modulos de efeitos separados + um modulo de reverb, em cada cena vc escolhe qual a ordem que os modulos vão ser ligados entre si e em relação ao loop. Agora tem a limitação de 4 efeitos simultaneos.

Fernando
Veterano
# out/09
· votar


janick
Cara, a POD XT Live não tem Send/Return, então não rola sistema de 4 cabos. Já a POD X3 Live tem.

janick
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Hm entendo!
É uma boa opção e como o Fernando já falou sem loop, então a XT Live já ta fora do páreo. O que sobre 2 opções - GT-8 Usada, que sairia 1200 reais, ou M-13 nova + Pedal de expressão, que imagino que deve fugir do meu orçamento, certo?

Eu to pesquisando, e agora que botei à venda, esperando as propostas aparecerem. Até a G9 se tiver um Loop de efeitos e possibilidade de 4 Cables eu to considerando.

janick
Veterano
# out/09
· votar


Hahahaha e hoje, fui numa loja de guitarra, perguntei se era possível o 4 cable method na GT-8, sendo Mod/Delay antes do pre e o resto depois, ele falou não, que só a GT10 tinha essa tecnologia, bla bla bla, que não dava pra escolher isso na GT-8. O engraçado que eu já tive uma, e até onde eu me lembro isso era possível, vendedor desgraçado, só querendo ganhar mais dinheiro. Tava metendo o pau na GT8 e falando maravilhas da GT10. O cara ainda veio me falar "Ih, com essa pedaleira você não precisa de amplificador não, ela tem o som muito melhor" e eu falei "Amigo, leva a mal não, eu tenho um AllTube" e o cara querendo me convencer lá. Vendedor é uma desgraça.

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


É uma boa opção e como o Fernando já falou sem loop, então a XT Live já ta fora do páreo. O que sobre 2 opções - GT-8 Usada, que sairia 1200 reais, ou M-13 nova + Pedal de expressão, que imagino que deve fugir do meu orçamento, certo?

Uma M13 no Dodô Audrin é 1800, o pedal de expressão dela, que eu saiba não precisa ser especifico da Line 6, e os Boss são na casa dos 150 reais aqui na minha cidade.

Agora se vc pega por ebay é 499 dolares + 20 dolares de frete no site da Tonefactor e o pedal de expressão é 40 e tanto dolares e é frete gratis e ela também vende pela eBay Store dela. Não sei de que estado tu é, mas se não tiver ICMS, tudo dá pouco mais de 1500 reais com a cotação do dolar de hoje, se descer mais, é menos ainda. Isso se for taxado, se não for taxado, pela cotação de hj tu não pagaria nem 1000 reais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Separar estágios da pedaleira em estágios do AMP, possível? Entre e entenda melhor