Efeitos em estéreo ao vivo

Autor Mensagem
Pompermayer
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom

Nesse esquema que eu falei aí dá pra fazer com mais canais, aí você deixa um canal em um pan e outro canal em outro pan, assim você alterna entre os pans.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Então... É justamente isso que o pedal da Ernie Ball faz.

Pompermayer
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom

Então é uma mão na roda pra quem tem dois amps, mas isso não resolve o problema do 'tio da mesa'... :S
Acho que a solução é a banda contratar um cara pra fazer isso ou se não tiver grana colocar uma mesinha de som pro batera controlar e deixar o sinal da banda toda já redondinho pro cara da mesa mexer, assim é menos coisa na cabeça do cara e mais responsabilidade pro pessoal da banda.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
http://guitars.musiciansfriend.com/product/Ernie-Ball-6165-Stereo-Volu mePan-Pedal?sku=152102

Aí o pedal.

Enfim, ficar mudando o pan da guitarra em show é um saco, além de ser uma falta de respeito com quem está vendo o show "de lado", já que ele ouve bem mais uma caixa que a outra.

O ideal é manter o pan fixo (seja 50/50, ou qualquer valor que você estabelecer). E tenho certeza que até um chimpanzé consegue acertar o pan e deixá-lo inalterado durante o show.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
mas isso não resolve o problema do 'tio da mesa'

Cara, acho que vc deveria tentar antes de ficar reclamando, nunca tive problema em pedir pra mudar o pan e não ser atendido pelo cara da mesa. Como disse, problemas com os volumes e a EQ são muito mais complicados.

Enfim, ficar mudando o pan da guitarra em show é um saco, além de ser uma falta de respeito com quem está vendo o show "de lado", já que ele ouve bem mais uma caixa que a outra.

O ideal é manter o pan fixo (seja 50/50, ou qualquer valor que você estabelecer). E tenho certeza que até um chimpanzé consegue acertar o pan e deixá-lo inalterado durante o show.


Cara, realmente Hard Pan não rola se não for com o efeito stereo tipo ping-pong ou qualquer um que faça o trabalho de ficar mudando de um pan pro outro direto. E também só rola se depois quando ficar em mono, sair o som nos dois lados.

Pompermayer
Veterano
# jun/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


nichendrix

Cara não to reclamando, o que eu to falando é que acho que isso não pode ficar como responsabilidade do sonoplasta, acho que isso não é nem o trabalho dele, ficar fazendo efeito dinâmico em pan, a não ser que ele seja contratado da banda.

DotCom

Aí fica a questão, foi o que eu perguntei antes, se usando esse efeito não vai ter uma galera que não vai ouvir bem a guitarra.

Bom, no G3 live in concert os efeitos em estéreo são explícitos, então usual é.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Cara não to reclamando, o que eu to falando é que acho que isso não pode ficar como responsabilidade do sonoplasta, acho que isso não é nem o trabalho dele, ficar fazendo efeito dinâmico em pan, a não ser que ele seja contratado da banda.

Cara, tu tá vendo pelo em ovo. O cara da tecnica não faz efeito nenhum. só permite o melhor aproveitamento do efeito. Mesmo que vc deixe os dosi Pan no meio, ele vai estar lá e vai ser sutilmente perceptivel. Obvio se abrir mais o pan, vai dar pra perceber melhor, mas não é algo que o cara vá fazer, ou ficar controlando o pan. Ele só bota o pan na posição X e lá fica o show inteiro. Quem faz o resto é o efeito e não a mesa, é o efeito que fica jogando o som de um lado pro outro. O cara da mesa não faz porra nenhuma nesse quesito.

Aí fica a questão, foi o que eu perguntei antes, se usando esse efeito não vai ter uma galera que não vai ouvir bem a guitarra.

Rapaz não é que não vá ouvir, aí também é radicalismo, se tu usar isso em mono, até que é assim, mas com uma amp em cada falando os dois lados vão ouvir, mas vão perceber que durante os efeitos estéreo estão ligados em geral eles ficam ocilando de um lado pro outro. Então quem tiver perto do PA (fora da área de convergencia dos dois lados), vai ouvir a guitarra mais baixo quando ela estiver no lado oposto e mais alto quando estiver no lado dele, mas quem usa efeitos estereo, quer justamente isso. Na zona de intercessão, vão se ouvir os dois lados variando junto com o efeito.

Acho que tu está confundindo as coisas um pouco. Só isso.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Bom, no G3 live in concert os efeitos em estéreo são explícitos, então usual é.
No DVD ou lá no show?
Porque o que está no DVD não necessariamente quer dizer que aconteça no show.

Nunca vi ninguém usando pan 100% pra algum lado em shows, pelo fato que já falei.

Pompermayer
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
DotCom

Entendi o que vocês estão falando. Valeu!

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
Nunca vi ninguém usando pan 100% pra algum lado em shows, pelo fato que já falei.

Se eu não conheço o cara da mesa, eu prefiro usar assim, mas como disse, são 2 amps, cada um em um lado com o efeito jogando o som de um lado pro outro. O ideal é 50/50 ou 75/75 pq aí dá pra sentir o efeito direitinho mesmo pra quem está na zona do publico que só consegue ouvir um dos lados.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Efeitos em estéreo ao vivo