DUVIDA ESTEREO MONO

    Autor Mensagem
    John5
    Veterano
    # mai/04


    tipo...escuto umas msuicas...principalmente no pc...e no som...e tem efeitos q tocam..as vezes do aldo eskerdo da caixa....e outros do lado direitosó..tipo..muda de lado...queria saber como da pra fazer isso?
    como consigu fazer um efeito assim....
    valew

    GuitarHouse
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    John5
    pega programas como Sound Forge, etc, q gravam em 2 canais....dai vc edita isso direitin

    GuitarHouse
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Ah, no Cool Edit Pro (atual Adobe Audition) tb da pra mexer separadamente no eskerdo e direito

    BRNz
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: BRNz
    · votar


    Tipo... o som estereo eh dividido em dois canais...

    ai eh soh gravar um instrumento soh num deles... soh não sei o processo exato... e... pensando bem... talvez eu não saiba nada... quero dizer... comeq eu gravo em dois canais?!? eh... não sei nada mesmo...

    EDITADO: Aeeee... respondero enquanto eu skrebia... ao menos tava certo

    John5
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    mas tipo..e ao vivo?
    pq tem varios shows ao vivo..q acontece isso......pelo menos quando vc escuta no pc os videos ao vivo....vc tbm ve q o som muda da direita pra eskerda...queria um barato pra faze ao vivo mesmo..num tem jeito?

    SuperGeo
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    John5
    bem, se o pino stereo funcionar do jeito que eu estou pensando:

    a ponta eh um canal, embaixo da ponta eh outro, e embaixo o gnd

    da pra fazer um pedal que muda o lado

    bebm
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Mecho com isso o dia todo... tenho um estudio em casa...
    Seguinte cara a explicação é um poko longa mais ai vai:

    Em um programa de edição de audio, tipo o vegas(multitrack) ou o sound forge(Stereo), vc faz isso... existe um parametro que se chama panoramico ok!? Mais conhecido com pan! O pan é o seguinte... vc gravou em um canal lá do vegas uma guitarra(pode ser em mono ok!?!?)... ai vc meche no panoramico dela atravez de uma linha de envelop, oq é isso... aparece uma linhazinha em cima do audio que vc gravou que fica cortanto ele no meio... se vc colocar ela mais pra cima o som sai na caixa esquerda... mais pra baixo na direita... e vc pode criar pontos nessa linha assim fazendo ela subir e descer da forma que vc escolher... logo enquanto ela sobe e desce o som varia de uma caixa para outra, pq como já disse embaixo é caixa direita e em cima esquerda... porem existem efeitos stereos tb... tipo por exemplo um chorus da boss... ele é stereo... mas oq ele faz no caso... oq sai na caixa direito é um poquinho diferente do que sai na caixa esquerda te dando uma sensação mei que de surround... se vc quiser aproveitar um efeito desse no vegas por exemplo... é soh vc grava a guitarra em stereo! Espero que vc tenha entendido é mei dificil explicar como isso acontece... c tem que ver mesmo... mais tá aki uma coisa basica de se saber:
    Stereo-> Som dividido em dois canais left e right...
    Mono-> Não possui canais... ele é central...
    Pan-> O tanto de som que sai em cada caixa
    Lembra disso na hora de fuçar nos programas que vc vai entender!

    bebm
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: bebm
    · votar


    Ah esqueci de falar com vc sobre o ao vivo!
    Toda vez que você escutar uma coisa stereo ao vivo pode saber que o publico que estava no show não escutou... o P.A é sempre mono pq se vc monta um P.A e poem ele stereo vamo supor nego que tá lá na esquerda do palco não vai escutar o ximbal direito pq geralmente o ximbal fica jogado pra direita na mixagem... se o cara usa um delay que é multi-tap... o cara lá da esquerda vai escutar so parte que sai do lado que ele tá... intaum stereo é usado pra gravação naum pra show! :) Vc pode até usar no show quando ele for ser gravado... mais o publico na hora nunca vai ver ele stereo... soh depois na gravação mesmo! Pq sinaum daria merda saco!?

    namorado do betão
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    tem pedal que tipo naum separa os sons, mas da uma brincada..
    rotovibe acho que é...acho que faz isso...

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    namorado do betão
    q nick é esse? o_O.....

    bebm
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    É exatamente isso que eu me referi ao chorus... ele não separa... ele brinca com os sons que saem no left e no right! saco!?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    Tem que ter duas caixas e um pedal A/B

    bebm
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Pra que o pedal AB!??!?
    Se vc tem dois amplis vc poem os dois identicos... de preferencias dois amplis mesma marca e modelo...
    Intaum vc pega dois fios normais de guitarra e liga nos amplis... os pedais que tem efeitos stereo tem duas saidas separadas left e right justamente pra vc fazer isso! :)

    lula_molusco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bebm
    Ele tá querendo dizer ra quem não usa pedal com saida estereo...ai precisa de um split box pra dividir o sinal

    bebm
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Mais pra que vc vai divir um sinal que naum é stereo!?!?

    John5
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    valew bebm...valew mesmo..entendi isaso aew....
    to baixando uns programas..e vo dar uma fuçana neles...
    vo ve como sai e tudo...valew mesmo..me ajudo pra caramba...

    bebm
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Que bom que ajudei cara... esse tipo de duvida pode recorrer a mim sempre que quiser que disso ae eu manjo pakas :)
    Sempre que eu puder ajudar, estou as ordems da galera ae...

    SuperGeo
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bebm
    ...sempre que quiser que disso ae eu manjo pakas
    e eh bem modesto... hehe

    John5
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    tipo...jah q vc pode ajudar...rs...nao kerendo abusar..mas tipo...
    eu gravo as musicas em linhas lah no cakewalk.;..
    ai...dizem q depois tem q equaliza a musica...como faço isso?

    bebm
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    O SuperGeo... nem é tipo esnobando não... to me colocando a disposição pq esse é um assunto que eu realemente quase sempre posso ajudar cara :)

    John... o esquema funciona assim... vc grava a música ok?!!? Ai cada canal que vc gravou... vc equaliza usando os plugins do cakewalk... tá??! Esse é o processo de mixagem... vc arruma o volume de todos os canais e equaliza cada coisa independente... poem efeitos nas horas que quiser e tals... faz isso tudo na mixagem... ai vc da saida no arquivo... exporta ele para um Wav stereo... oq acontece os, por exemplo, 20 canais que vc tinha de gravção foram todos juntados e soh dois canais... agora vc naum meche em mais nada de forma separada... ai começa a masterização! Vc pega esse arquivo stereo e leva pra um programa tipo Sound Forge... lá vc escuta e ve se vc acha que a música toda precisa de mais agudo... se o volume geral dela tá baixo... se vc quer comprimir a música etc... ai vc masteriza esse arquivo stereo e pronto... vc tem sua música pronta...

    John5
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    maravilha..valew...tipo
    eu catei o cakewalk..pq eu mecho aki com as midis..pro tecladista...
    mas..pra mimg ravar mesmo..vc nao acharia melhor gravar a guitarra no sound forge direto?
    qual programa vc me aconselha..pra mim conseguir gravar tudo...sem precisar ficar mudando de programa....?

    bebm
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Calma!
    Sound Forge é um programa de edição stereo!
    Ou no soud forge vc pode gravar soh um track... mono ou stereo... aki vaum programas multitrack legais pra audio em ordem decrescente de recursos e qualidades... mais nenhum é ruim naum!
    ProTools HD-> Com certesa vc já ouviu falar... mais o protools só funciona com as placas da Digi Design... que a mais baratinha custa ums 5 mil... hehehe é o sistema que os melhores estudios do mundo adotam... é um puta programa muito loko! Tem uma versão dele de graça mais ela grava até no maximo 8 canais de audio... e naum é a mesma coisa... é uma versão limitada!

    Vegas 5.0-> Muito bom! Similar ao Protools! Tem qualidade praticamente igual e é mais usado quando não se quer usar uma placa da DigiDesign... Eu uso ele e a qualidade é excelente e os recursos são excelentes... é caro mais ele vc acha na net e pega um serial... oque naum da pra fazer com o protools que precisa da placa! Ele custa ums 3000 reais... no kazaa vc acha dele pra download!

    Sonar 3.0-> Muito bom tb! Adotado em muito estudios tb assim como os dois acima... soh que eu não curto o sonar pra audio apesar de ele ser bom tb! Não sei é por falta de custume... mais elogião muito ele... mais o programa é MUUUIITTTOOO grande e pesado... mais tem muitos recursos e é muito bom... e ele é para Midi e Audio... O vegas é soh pra audio e video... e o Protools é pra qualquer coisa :)

    Tá ai!
    Agora o sound forge é o seguinte... ele trabalha junto com o vegas e o sonar... vamo supor c gravou uma guitarra lá tá ok!?!? Mais ai vc quer fazer um corte nela... sei lá quer tirar um pedaço dela... ai entra o sound forge... quando vc da edit nesse track que vc gravou os programas já abrem o sound-forge e o track aparece lá e o sound forge é especifico pra isso... editar track e masterizar músicas...
    :)

    Tá ae!

    John5
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    valew mesmoooooo
    vceh um anjo
    eaiaejaeoeaiaejoaei
    ajudo pra caramba..d.ecidi..vo cata o sound forge....pra edita os tracks lah do jeitoq vc disse...e vo cata o sonar...tipo..ja tinha pego esse sonar..hehe
    valew mesmo..muito obrigado pela paciencia...e compreensão!
    abraço cara!

    inthelight
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bebm
    o Vegas q vc acha no kazaa eh igual o original? qual o tamanho do arquivo, pra eu saber q eh o vegas mesmo?
    e onde eu baixo o sound forge?

    valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DUVIDA ESTEREO MONO