Efeitos em estéreo ao vivo

Autor Mensagem
Pompermayer
Veterano
# jun/09


Estava pensando hoje em como pode funcionar um efeito estéreo ou arranjos em estéreo em um show ao vivo de grande porte.
Alguém já usou ou sabe como funciona?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Com dois amps, ou com um amp e usando a saída direta de uma pedaleira ou rack profissa, daí liga-se na mesa o sinal microfonado e o sinal da saída direta, passando por um "speaker simulator". O resultado é que o som sai estereo no P.A. Efeitos como chorus, "ping-pong" ou "rebot" delay e flanger (se forem estereo), dão uma ambiência sensacional e um "preenchimento" incrível.
Abç

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
2 canais na mesa... Daí, usa o "pan" para jogar o som nos dois lados.
Mas pra isso você precisa ter os efeitos estéreo, e possivelmente usar 2 amplificadores.

Pompermayer
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
DotCom

Mas quando sai no P.A. como fica o som?
Por exemplo: em um arranjo estéreo onde os dois gutiarristas fazem um contraponto usando o pan, como fica isso na saida do som?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Só vendo (ouvindo) mesmo.....
Abç

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Num show, pode-se microfonar os amps de cada um dos guitarristas. Lembra do "pan" que tem nas mesas de som? Ele serve pra balancear a quantidade de som que sai no lado esquerdo e no lado direito. Assim, pode-se jogar o som de cada um dos microfones para cada lado do PA, dando a sensação estéreo.

Na intro de Wish You Were Here dá pra perceber isso claramente. Aquele violão com som de rádio velho fica de um lado, e o solo de violão do outro.

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Pompermayer

Rapaz, dois guitarristas tocando em stereo não dá muito certo não, dá pra criar uns efeitos bem viajantes, mas mesmo usando o pan, você não sabe exatamente como vai sair o efeito. Ao menos nos testes que eu já andei fazendo, uma hora dá certo, outras não, uma hora vc consegue sincronizar a ida do efeito de um lado pro outro de forma que os guitarristas fiquem cada um em um lado diferente, outra hora não.

Então o maior problema com 2 caras usando efeitos Stereo, é justamente quando não dá certo de sincronizar, que em geral pode dar adição ou cancelamento de fases no som. Isso é louco porque praticamente cria outros efeitos de modulação na saida do som pro PA (mais ou menos como em uma Leslie), só que em geral dá mais dor de cabeça e som ruim do que alguma maravilha sonora.

Agora com efeitos digitais, se for possível escolher pra onde vai os efeitos no pan, como em alguns racks de delay no modo ping pong, aí é util, pq dá pra configurar as coisas para funcionar de uma forma mais previsível.

Agora se vc fala, usar o controle de pan da mesa, pra alternar entre um guitarrista e outro, isso daí não é complicado não, e fica bem legal se bem feito. Mas no geral vai ter que ser feito na mesa e não pelos guitarristas. A menos que usem dois amps, microfonados um em cada lado do pan e fiquem usando um AB Box ou pedais de volume pra mudar de amp, mudando assim ele de lado no PA.

BaNdAiD
Veterano
# jun/09
· votar


Quando a banda tem um guitarrista só, ou a proposta é ter uma guitarra mais "viajante", o stereo fica perfeito!!

Tem uma banda cover de U2 aki em vitoria que o guitarrista toca em stereo. O som da guitarra é muito foda, muito mesmo!!

Agora, requisito básico para se tocar ao vivo em stereo é ter os efeitos em tap tempo, ou tocar com metronomo...

Abraços!

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Um delay com regulagens bem curtas (10 - 25 ms) em stereo fica legal, dá a impressão de que o som da guitarra está mais "largo" (estranho, não? quem quiser ver como é, testa no guitar rig)

Pompermayer
Veterano
# jun/09
· votar


Mas em um show grande, fazendo o pan e jogando o som todo pra direita, a galera da esquerda não vai ouvir bem, certo? E o contrário também.

BaNdAiD

Aonde os caras tocam?

Diino
Veterano
# jun/09
· votar


agora vai tentar tocar em estéreo nesses festivaizinhos por ai...

¬¬

é mto bom tocar em estéreo. porém poucos lugares dão esse recurso.
pessoal da mesa de som é sempre desorganizado.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Mas em um show grande, fazendo o pan e jogando o som todo pra direita, a galera da esquerda não vai ouvir bem, certo? E o contrário também.
Por isso que o controle é gradual. Não precisa fazer "hard panning".

BaNdAiD
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer

É o pessoal da banda Dublin. Eles tocam em varios lugares aki do ES. O ultimo show que eu vi deles foi no Teacher's Pub. Eu já trabalhei como roadie pra eles, e eles tem um equipo bem legal, com operador e mesa própria.

Mesmo no teachers, que é uma bost@, o som deles ficou foda!!

O lance é ter os efeitos em stereo, mas o sinal principal da guitarra vai no meio mesmo, se for um guitarrista só! Assim, o som da guitarra preenche o panorama e fica muito cheio, muito foda!!

Abraços!

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Mas em um show grande, fazendo o pan e jogando o som todo pra direita, a galera da esquerda não vai ouvir bem, certo? E o contrário também.

Rapaz, é até possível, mas pouco provavel, já que o PA em geral é feito pra todos ouvirem, porque as caixas são dispostas de modo a criar uma área onde os dois lados se encontrem e se misturem, no máximo um lado vai ouvir mais que o outro.

Pompermayer
Veterano
# jun/09
· votar


BaNdAiD

Legal. Nunca fui no teacher's não, mas sei que Sétimo Selo (agora All sense of a death), WhiteSheep, Tetelstai e essa galera toda tocam por lá.

DotCom

Mas então fica tudo a critério dos sonoplastas né?
Muita responsabilidade pro cara, ainda mais eu, que não tenho boas recordações dos sonoplastas.

nichendrix

Então tá certo. Era isso que eu queria saber.

Alguém

Já usou esse recurso? Conte-nos como foi.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Já usou esse recurso? Conte-nos como foi.

EU usei por um bom tempo com certa frequência, já que na época sempre usava um amp Fender e um Marshall pra deixar o som mais cheio, e também porque o Uni-Vibe e o Tremolo da Dunlop soam muito melhor em Stereo.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Mas então fica tudo a critério dos sonoplastas né?
Muita responsabilidade pro cara, ainda mais eu, que não tenho boas recordações dos sonoplastas.

Cara, sonoplasta é outra coisa... O nome "correto" seria TÉCNICO DE SOM... Mas como a maioria é incompetente mesmo, chamo de MESÁRIO.

Não ficaria bem a cargo dele... Ficaria tanto quanto o seu volume no PA ou sua equalização. Acho que não teria muito problema em pedir "cara, joga meu pan 70% pra esquerda e 30% pra direita..."
Mas se o cara for ruim de papo mesmo, então joga simples que é melhor: tudo em mono.

Pompermayer
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom

Mas cara, o negócio é a dinâmica.
Isso é muito usado em metalcore e new metal: a música começa com o som de uma guitarra em um dos lados e depois entra a banda toda no meio, assim o técnico de som, sonoplasta ou mesário (=D) teria que, na determinada música, colocar o pan em 70% pra esquerda de um guitarrista em um determinado momento e voltá-lo ao normal em outro. Entende?

nichendrix

Ficava tudo nas costas do sonoplasta ou você fazia isso? Se você fazia, de que forma?

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Ficava tudo nas costas do sonoplasta ou você fazia isso? Se você fazia, de que forma?

Depende do lugar, em lugar pequeno, onde não precisava microfonar, era só botar um amp dum lado e outro do outro do palco. Mas em lugar grande era simples, eu deixava o baterista responsavel pela timbragem na mesa junto com o cara da mesa, então ele já botava ele pra empurrar os pans de um lado pro outro, pra não complicar, sempre 100%, o outro guitar sempre ficava no meio. Depois eu timbrava a bateria no PA.

Os caras que operam mesa, são chatos, mas em goral é só ser gente fica com eles, que eles ajudam pacas, a gente sempre dava uma ou duas cervejas de cortesia antes de começar a fazer tudo, aí o cara fazia quase tudo que a gente queria na boa.

Pompermayer
Veterano
# jun/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


nichendrix

Ahh sim, aí sim. Mas ainda não confio muito se o cara não foi contratado da banda, sei lá, pode sacanear uma música toda e depois quem sai do show fica com má impressão da banda e não do cara.
Cara, com dois amps eu acho que eu faria uma espécie de ab-box com um potenciômetro verical e alguns canais (não me parece muito difícil) onde você selecionaria o pan e tal.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Cara, com dois amps eu acho que eu faria uma espécie de ab-box com um potenciômetro verical e alguns canais (não me parece muito difícil) onde você selecionaria o pan e tal.

Explica isso direito que eu não consegui visualizar a idéia aki.

Eu já usei com AB BOx pra ficar com o Fender no Clean e trocar pro Marshall na hora da distorção.

Pompermayer
Veterano
# jun/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


Cara, pensando pra te explicar complicou um pouco, mas ainda acho que rola.

É o seguinte:

No pedal você tem dois jacks de entrada onde você liga os dois microfones. Em cada jack você tem um potenciômetro que controla a quantidade de sinal que cada mic despeja na mesa e logo depois você mistura os sinais e joga pra um jack só que é a saida pra mesa.
Basicamente é isso, mas você pode colocar outros canais com chaves liga e desliga (ou dpdt alterada, pra ser mais prático) e mais potenciômetros, dois pra cada canal.
Entendeu? Não sei até onde isso dá certo ou até onde rouba sinal.

EDIT: viu que eu troquei o pot vertical pelo normal? É que não sei fazer com o vertical.

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Pompermayer

Não é mais fácil usar um pedal de Tremolo ou Vibrato com Pan, ou Ping Pong Delay ou qualquer coisa do tipo?

Tipo o lance é que a maioria dos efeitos stereo, fazem essa alternagem entre os amps sozinho, sem precisar de ajuda. O lance seria como fazer isso no PA, mas até isso tem jeito, já que o cara pode abrir um insert de efeitos e tu botar o pedal que paça o pan ligado direto na mesa.

Pompermayer
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Mas então, nesse meu esquema você pode fazer essa brincadeira no pan sem usar um efeito estéreo, pode tocar só com a distorção em um amp ou só com a distorção em outro amp. O que eu percebi agora é que, mesmo assim, pro pan no PA fica tudo na mão do sonoplasta. :S

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Mas então, nesse meu esquema você pode fazer essa brincadeira no pan sem usar um efeito estéreo, pode tocar só com a distorção em um amp ou só com a distorção em outro amp. O que eu percebi agora é que, mesmo assim, pro pan no PA fica tudo na mão do sonoplasta. :S


O pessoal da tecnica daí é tão mala assim? Aqui nunca tive problemas não, mas nunca mesmo, ao menos não em usar um controle de pan. Problema mesmo rpa mim é que aqui eles tem mania de botar o som lá em cima e fica clipando no PA, ou então metem médio demais ou de menos no EQ da mesa e embola tudo.

Mas no geral, o maior problema é o volume, pq equalização eles ajeitam, pan eles ajeitam, mas o volume eles insistem em dizer que está baixo e tacam pra cima. Acho que é pq todos devem ser meio surdos, só pode... hehehehehehhehehehehehe

Pompermayer
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

O pessoal aqui é muito convencional, essas coisas "muderna" são mal vistas, é como se você quisesse complicar a vida do cabra.

Rapaz, até show grande tem problema com volume muito alto que clipa tudo.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
O pessoal aqui é muito convencional, essas coisas "muderna" são mal vistas, é como se você quisesse complicar a vida do cabra.

Rapaz, qual complicação existe em rodar um botão de pan? Eu dava uns tapas se o cara não aceitasse... hehehehehehe... brincadeira, mas pra mim tecnico de som é que nem pedreiro, se tu pedir na boa ele não faz, tem que chegar na camaradagem pra o cara não se fechr e depois partir pra politica da joelhada, falar grosso e mostrar quem manda.

Tenta pedir prum pedreiro fazer algo por favor, pra ver se ele faz, agora chama ele de feladap*** (predreiro não fala filho, é fii ou fela) e manda ele fazer, pra ver se ele não faz na mesma hora.

Rapaz, até show grande tem problema com volume muito alto que clipa tudo.

Aqui não tem essa, grande, pequeno, médio, eu já toquei em festival pra 10mil pessoas e em show pra 100, se tiver uma mesa, tem um pra deixar o volume clipando.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer


Cara pensei em outra coisa que pode dar essa idéia de stereo sem necessariamente precisar de um Pan. Usar Rotary, como um Uni-Vibe, por exemplo meu Vibe, o que ele faz é o senguinte, em uma das saidas passa o sinal seco da guitarra, no outro o modulado, e juntos eles dão a sensação de ter um falante rodando, tipo indo de um lado pra outro do pan, eles fazem isso até mesmo em Mono e dá essa sensação mais espacial do mesmo jeito, então talvez haja alguma solução pra fazer isso sem a mesa.

Mas não é certeza, e enfmim, ainda acho que rodar o botão de pan, não mata ninguém.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Mas cara, o negócio é a dinâmica.
Isso é muito usado em metalcore e new metal: a música começa com o som de uma guitarra em um dos lados e depois entra a banda toda no meio, assim o técnico de som, sonoplasta ou mesário (=D) teria que, na determinada música, colocar o pan em 70% pra esquerda de um guitarrista em um determinado momento e voltá-lo ao normal em outro. Entende?


Bom, apesar de funcionar muito bem em CDs, usar "hard panning" em shows vai ter o problema de uma parte do público não ouvir bem (ou até não ouvir mesmo) quando algo estiver soando somente em uma caixa.

Se tiver que ficar variando o pan, aí não dá pra usar o técnico de som da casa. Tem que ensaiar com um técnico próprio já.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Pompermayer
Sobre esse AB Box com potenciômetro, a Ernie Ball já inventou faz tempo. Ela tem um pedal de volume que funciona como pedal de pan também.
A desvantagem é ter que ficar regulando isso toda hora.

De qualquer forma, ninguém anda mexendo no pan toda hora. Arrisco a dizer que é o controle que é menos mexido, só é pedir pro técnico de som botar o pan em um certo valor e cabou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Efeitos em estéreo ao vivo