POD X3 Live + Amplificador Valvulado

Autor Mensagem
wsjunior
Veterano
# jun/09


Faz sentido utilizar um amplificador valvulado junto com um POD X3 Live? Vai ter muita diferença de qualidade do som reproduzido se eu utilizar esta pedaleira com um transistorado ou com um valvulado?

Chico Tripa
Veterano
# jun/09
· votar


Vc pode utilizar o X3 em qualquer amplificador desde que "desligue" a simulação de AMP. Daí rola legal, vc usa só os efeitos - amp.

khenshyo
Veterano
# jun/09
· votar


como a x3 tem mais funcionabilidade para simulação de amp e gravação, acho eu que seria um disperdici, a não ser que o amp valvulado citado seja so um power amp valvulado para dar um gás maior no som.

wsjunior
Veterano
# jun/09
· votar


Então qual seria um amplificador indicado para se utilizar em casa e em pequenas apresentações em igrejas junto com o POD X3 Live?

wsjunior
Veterano
# jun/09
· votar


Estou pensando em pegar um Meteoro Jaguar Chorus 200w por R$1200,00 pra usar junto com ela, é uma boa idéia?

Chico Tripa
Veterano
# jun/09
· votar


Então qual seria um amplificador indicado para se utilizar em casa e em pequenas apresentações em igrejas junto com o POD X3 Live?

Vc pode utilizar o X3 em "QUALQUER" amplificador desde que "desligue" a simulação de AMP.

Desde um de R$ 150,00 a até um de R$ 1.500,00, nesse caso tua grana é que vai mandar.... o resto é com o X3!!!

Já vi meu professor fazer misérias com o POD ligado num AMP de 15watts de R$ 150,00. Isso pra vc usar em casa, já lá na igreja liguei direto na mesa/PA, não precisa gastar com o AMP pra esse caso.

Felipe90
Veterano
# jun/09
· votar


não , vai ficar uma porcaria se ligar num valvulado ... desista de comprar

Slash_1989
Veterano
# jun/09
· votar


aproveitando o topico, surgiu uma duvida agora...

simulações sao equalizações certo?
oq tem nas simulações de amps e cabinets que impedem de ligar uma pedaleira num amp com essas simulações ligadas? pq eh melhor desligar o simulamp, ou ligar no loop do amp?
enfim, se as simulações naum passam de equalizações, pq eh necessario desliga-las qdo for usar um amp de verdade?

GuitarHome
Veterano
# jun/09
· votar


pq eh necessario desliga-las qdo for usar um amp de verdade?
Simples uai,
Ex: Pra que alguém vai querer ligar um simulador em um JCM800 original? Pra simular o JCM800 que não é né?
A partir do momento que você tem um desses amps de verdade, voce nem pensa em simulador.

Slash_1989
Veterano
# jun/09
· votar


GuitarHome
mas se o simulador de amp eah apenas um preset com as equalizações necessarias, qual o problema de ligar?
ou to falando bvesteiras? os simulamps tem algo a mais?

janick
Veterano
# jun/09
· votar


wsjunior
Sinceramente velho, esqueça da pedaleira. Eu tenho um All Tube aqui e tava usando uma Tonelab junto com ele, e sinceramente cara, o All Tube é muito melhor sozinho. A Pedaleira, isso com a GT-8 também, e com a X-3, se não usada no loop apenas para modulações, ela acaba que comprimindo demais e alterando a caracteristica do amp. Eu mesmo, vou me desfazer dela porque se é pra modulações, por enquanto uso a G2 que cabe no meu pedalboard, e depois compro um Chorus e um Delay. Mas pra gravações em cara, ligar num SS ou numa Mesa ao vivo?

Pedaleira all the way. Mas All Tube é All Tube cara.

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


Ando pensando o mesmo que o nosso amigo que abriu o tópico. No fórum de amplificadores, eu ressucitei um tópico sobre amplificadores pra usar com pedaleira. Lá as recomendações eram procurar um amplificador transistorizado com bom som limpo e usar a pedaleira ligada no return do loop de efeitos.

Para esclarecer como funciona o loop de efeitos: o caminho do sinal do amplificador é input > pré-amp (isso inclui a EQ do amp) > send do loop > cadeia de efeitos externos > return do loop > efeitos internos ao amp (reverb, chorus, etc) > alto falante(s). Assim, ao ligar a pedaleira no return, você despreza os controles de EQ e de volume do amplificador. Quem passa a controlar o timbre e o volume do som é a pedaleira.

Acho que a grande pergunta que o autor do tópico quer fazer é a seguinte: a pedaleira no amplificador valvulado com som limpo (pra usar as simulações da pedaleira) dá uma diferença legal em relação à pedaleira ligada no transistorizado (seja no input ou no return)?

Além da pergunta anterior, eu adiciono as minhas. O valvulado vai render bem em volumes altos; ou seja, colocando-o em volumes altos ele vai saturar, fudendo com a regulagem? E em volumes baixos, fica legal? Ou a melhor opção mesmo é um transistorizado com som limpo?

janick
Veterano
# jun/09
· votar


Acho que a grande pergunta que o autor do tópico quer fazer é a seguinte: a pedaleira no amplificador valvulado com som limpo (pra usar as simulações da pedaleira) dá uma diferença legal em relação à pedaleira ligada no transistorizado (seja no input ou no return)?

erico.ascencao, engraçado, mas eu acho que perde MUITO menos sinal jogando no loop. E mesmo assim a Eq do meu peavey ainda trabalha quando faço assim. Já no Input, se perdem mais frequencias, mesmo dando off em tudo e deixando apenas as modulações. Por isso prefiro usar o loop mesmo.

O valvulado vai render bem em volumes altos; ou seja, colocando-o em volumes altos ele vai saturar, fudendo com a regulagem?

Então, ai tem um segredo. Se tu quer tocar em casa, põe o level da pedaleira, mais ou menos em 10, pra servir como um atenuador e tal, e dai o volume do amp baixo também, coisa de 1 ou 1,5. Sim, perde a "qualidade" do som nisso.

Ai quando tu vai tocar ao vivo, ou estudio, tenta jogar o level da pedaleira pra 30 ou 50 ou 100 se puder, depende da situação.

(Eu mesmo no estudio tenho que botar no 30 no máximo para poder usar o valvulado no volume 4 ou 5, de ambos canais, senão fica alto demais. Mas nesse caso, já não rola essa perda na qualidade do som, o som já fica beleza!)

Ai nesse caso, eu acho a G2 uma verdadeira mão na roda, porque ela serve tanto pros FX como de Atenuador =P

GuitarHome
Veterano
# jun/09
· votar


mas se o simulador de amp eah apenas um preset com as equalizações necessarias, qual o problema de ligar?
ou to falando bvesteiras? os simulamps tem algo a mais?


Simulador de amp tenta simular o mais perto possivel tal amplificador, eles são bons, mas não chega perto do verdadeiro. Se eu tenho um pedal que simula o JCM800 e ligo esse pedal num verdadeiro JCM800, para que eu vou querer simular uma coisa que eu tenho? Alias, para que eu vou querer apenas SIMULAR se eu posso tocar com o verdadeiro, que vai ter um timbre 100000000000000000x melhor que o simples pedal.

r2s2
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
Acho que a grande pergunta que o autor do tópico quer fazer é a seguinte: a pedaleira no amplificador valvulado com som limpo (pra usar as simulações da pedaleira) dá uma diferença legal em relação à pedaleira ligada no transistorizado (seja no input ou no return)?

É tipo assi. Essas pedaleiras digitais ainda não são totalmente transparentes. Então o sinal entra 100, e sai da pedaleira tipo 90 (só pra exemplificar). Perde-se sinal, pois há conversão analógico/digital na entrada e depois digital/analógico na saída.

Logo, se vc mandar guita>pedaleira>ampli, o sinal que chega ao ampli é só 90 (com o exemplo q dei).

Já no loop do ampli rola o seguinte, o sinal vai 100 da guita pro amp, aí esse sinal vai 100 pros falantes. Além disso, vai 100 pra pedaleira, e volta 90. Mas vc regula o nível do loop, aí acaba que se vc deixar o loop em só 10%, o som será 99 (90 do ampli+9 do loop [100 que sai do ampli, vai pra pedaleira e volta 90, mas como está em 10%, aí fica 9]).

Simplifiquei demais, mas é basicamente isso.

r2s2
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
O valvulado vai render bem em volumes altos; ou seja, colocando-o em volumes altos ele vai saturar, fudendo com a regulagem?

Não fode com a regulagem, ele só amplifica o que recebe. Na verdade, ele faz aparecer mais as falhas da regulagem que em baixos volumes vc não percebeu.

Ou a melhor opção mesmo é um transistorizado com som limpo?

Cara, querendo ou não, o limpo de um ampli nunca é o limpo de verdade. Tem o colorido do falante e do próprio ampli.

O limpo vc só consegue em monitores de referência.

Mas não quer dizer que ficará ruim em um SS. O ideal 'e sempre regular do jeito q vc vai tocar. Se vai sentar volume quando for tocar, regule assim. Não é bom regular no level 1 e tocar depois no 10, vc sempre terá que ajustar desse jeito.

r2s2
Veterano
# jun/09
· votar


Slash_1989
simulações sao equalizações certo?

Não.

erico.ascencao
Veterano
# jun/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


r2s2
janick
Não sei se vocês entenderam como eu imagino a ligação da guitarra no loop. Não estou falando de ligação dos quatro cabos, e sim ligar guitarra > pedaleira > return do amp.

r2s2
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
Não sei se vocês entenderam como eu imagino a ligação da guitarra no loop. Não estou falando de ligação dos quatro cabos, e sim ligar guitarra > pedaleira > return do amp.

Aí eu não sei cara.

janick
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
Não cara. Eu mesmo ligo Guitarra - input

Send - in pedaleira
out pedaleira - return

Dai ela funciona como eu descrevi acima.

r2s2
Veterano
# jun/09
· votar


janick
Não cara. Eu mesmo ligo Guitarra - input

Send - in pedaleira
out pedaleira - return


Faço assim tb.

Victorblues
Veterano
# jun/09
· votar


janick

e aí Janick vendeu a tonelab?? vc me passou o teu msn e acabei não anotando e não me lembro em que tópico vc passou..ahahah

Anota o meu aí conversamos:
jvictoroliver@hotmail.com

Abrax

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


janick
r2s2
No caso, vocês usam apenas os efeitos da POD, certo? Com a ligação que vocês descreveram, o caminho do sinal é o seguinte:
input > pré-amp > send > pedaleira > return > power > falante

Neste caso, vocês devem deixar a simulação da pedaleira desligada, para não sobrepôr com o timbre do amplificador.

r2s2
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
input > pré-amp > send > pedaleira > return > power > falante

No meu caso é guita > cabeçote > send do loop > in da X3 Live > Out da X3 > return do loop do ampli

wsjunior
Veterano
# jun/09
· votar


Eu tinha uma GT-6 antes, e ligava ela em um Marshall AVT 50 com válvula no pré.

Mas não fazia sentido nenhum, foi uma coisa de jumento porque o som só ficava bem mesmo quando eu ligava a pedaleira no return do Marshall, ou seja, a válvula no pré do Marshall era totalmente ignorada.

E isso sim faz sentido, porque a pedaleira em si já é um "pré", e o que eu usava mesmo do Marshall era só o falante a grosso modo.

Por isso que acho que ligar uma pedaleira em um amplificador só com válvula no pré é meio que coisa de jumento e desperdício de dinheiro.

O Erico ilustrou exatamente o que eu estava pensando.

E pelo que percebi das respostas acima a melhor opção para se utilizar com pedaleiras é comprar monitores de áudio, e quando for tocar ao vivo ligar a pedaleira direto na mesa.

Essa é a conclusão do tópico, acredito eu.

Comprar um amplificador para utilizar junto com pedaleira em casa é desperdício de dinheiro, porque no final das contas você só vai usar parte dos recursos que o amplificador oferece.

Isso mesmo, para desfrutar do melhor que a pedaleira pode nos oferecer o idela é montar um home estúdio em casa.
(Já desconfiava disso porque os vídeo-manuais das pedaleiras sempre tem um carinha com a pedaleira e uns monitores de áudio)

E ao vivo é direto na mesa, não tem erro.

O amplificador no caso seria só pro caso de ter que fazer pequenas apresentações fora de casa e fora de algum lugar em que tenha mesa. Aí qualquer um serve, porque de fato a grosso modo a gente só vai utilizar os falantes. Tá aí um critério de escolha pra amplificador para pedaleiras, marca e qualidade dos falantes. Celestion na veia! =D

Que alívio!

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


wsjunior
E pelo que percebi das respostas acima a melhor opção para se utilizar com pedaleiras é comprar monitores de áudio, e quando for tocar ao vivo ligar a pedaleira direto na mesa.
Acho que usar com monitores ou com mesa não é a melhor opção. Os falantes de um amplificador de guitarra devem ajudar a colorir o timbre, o que o deixa com a cara de som de guitarra. Nos monitores, faltaram graves e médios. Eu tenho monitores e já testei usar a pedaleira com eles, mas falta "tesão" no som, principalmente pela falta dos graves e dos médios.

O lance mesmo é achar um amplificador com loop para efeitos que seja "genérico", ou seja, que a seção power não dê características específicas ao timbre.

Tem um modelo da Meteoro, o Meteoro Scorpion, que é justamente um amplificador valvulado sem o pré, ou seja, é um amplificador feito pra ser usado com pedaleiras (inclusive ele vem com um buraco pra encaixar uma V-AMP ou um POD feijão). Mas é meio salgadinho...

Slash_1989
Veterano
# jun/09
· votar


r2s2
Não.

intaum oq são?? qq tem num simulador de amp alem duma EQ proxima ao amp simulado?

p.s.: pergunta seria... sem ironia

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


Slash_1989
Acho que não é bem uma EQ simples. Imagino que os caras gravem o som do amplificador usando diversas guitarras, em diversas combinações possíveis. A partir destas gravações, eles obtêm a resposta em frequência do amplificador, que caracteriza o timbre do amplificador.

Quando eles fazem o software da pedaleira, o sinal captado da guitarra é processado de modo a ressaltar as frequências características de determinado amplificador. Não é uma simples EQ, é algo mais complexo. Acho que nem com um equalizador de 30 bandas você faz este processo "no braço".

r2s2
Veterano
# jun/09
· votar


wsjunior
E pelo que percebi das respostas acima a melhor opção para se utilizar com pedaleiras é comprar monitores de áudio, e quando for tocar ao vivo ligar a pedaleira direto na mesa.

Concordo

r2s2
Veterano
# jun/09
· votar


Slash_1989
intaum oq são?? qq tem num simulador de amp alem duma EQ proxima ao amp simulado?

p.s.: pergunta seria... sem ironia


De boa, respondi sem ironia tb.

Mas simulação não é equalização. É bem mais complexo, não sei o q, mas é bem mais q isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a POD X3 Live + Amplificador Valvulado