POD X3 Live + Amplificador Valvulado

Autor Mensagem
wsjunior
Veterano
# jun/09 · Editado por: wsjunior
· votar

Acho que usar com monitores ou com mesa não é a melhor opção. Os falantes de um amplificador de guitarra devem ajudar a colorir o timbre, o que o deixa com a cara de som de guitarra. Nos monitores, faltaram graves e médios. Eu tenho monitores e já testei usar a pedaleira com eles, mas falta "tesão" no som, principalmente pela falta dos graves e dos médios.

O lance mesmo é achar um amplificador com loop para efeitos que seja "genérico", ou seja, que a seção power não dê características específicas ao timbre.

Não Erico, ledo engano.

Os monitores de áudio foram criados para lhe dar uma resposta flat. Se o seu falta graves ou médios é porque seus monitores são de baixa qualidade ou estão com algum problema, porque a razão da existência dos monitores de áudio é justamente essa, não deixar faltar frequências.

O colorido a que você se refere é a questão que eu mencionei de utilizar um amplificador para pequenas apresentações, aí a questão não é amplificador, e sim características do falante dentro do amplificador, sacou?

Mas sinceramente, esse colorido a própria pedaleira já traz, mesmo que seja um tanto quanto artificial. A pedeleira fazendo a simulação de amps, traz nestas simulações as características do amplificador, e isto inclui o colorido dado pelos falantes.

Agora tenho certeza que quando usamos simulações, é super importante que não haja outras características para embolar o som. Tipo um colorido em cima de outro, entende? Mistura tudo e vira algo que não é aquilo que foi feito pra ser, simples assim.

Tudo isso que você procura, como você mesmo disse, "genérico", você vai encontrar nos monitores de áudio. Pode pesquisar cara, a função deles é essa. Te dar uma resposta, flat, genérica, ou como preferir chamar.. No fim das contas é a mesma coisa ;-)

Abraço!

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar

wsjunior
É uma questão super filosófica este lance de resposta flat. Nós ficamos filosofando quando na berdade tínhamos que pegar dados técnicos pra analisar.

Na minha opinião, deve ser o falante que dá a cara de guitarra para o som. Os monitores de estúdio têm falantes de no máximo 8", então fica extremamente foda de reproduzir aqueles graves de um falante de 12" de guitarra. Até tem uns monitores da Behringer que têm uns graves do cacete, mas são aqueles graves pra música eletRônica, saca? É artifical pra cacete...

Uma saída seria um amplificador full-range, como um de teclado, por exemplo.

wsjunior
Veterano
# jun/09
· votar

Uma saída seria um amplificador full-range, como um de teclado, por exemplo.

Isso é bem verdade, Erico! =D

Olha essa análise dessa nossa dúvida aqui feita por um cara que manja muito! Ele recomenda justamente isso, um amplificador de teclado para pequenas apresentações, mas ele mesmo fala em outros vídeos e posts que em casa usa os monitores e em shows é direto na mesa.

http://glenndelaune.blogspot.com/2009/05/what-type-of-amp-to-use-with- your-gt-10.html

Abraços!

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar

wsjunior
Se eu não me engano é o Bog que tem uma POD X3L, e ele usa um ampzinho da Roland, que é um típico full-range.

Mo7a
Veterano
# jun/09
· votar

erico.ascencao

Qual seria esse amp ?!?

Estou precisando de caixas 2.0 para usar com a pedaleira, pois dual tone em mono não sai bacana! Sabe me indicar alguma barata ?!? pode ser pequena, mas que o som saia legal.

o que seriam Full-range ?!? essas de teclados... seriam 2.0 ?!?

Abraços

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar

Mo7a
Vamos por partes:

Qual seria esse amp ?!?
É um Roland [duas letras que eu não lembro] 30 (e também não tenho certeza deste 30).

o que seriam Full-range ?!?
Caixas full-range são caixas destinadas a reproduzir uma faixa de frequências mais genérica de maneira plana - ou seja, todas as frequências são reproduzidas mais ou menos com a mesma intensidade. Os amplificadores de guitarra não são full-range, pois têm ênfase na resposta das frequências médias.

Estou precisando de caixas 2.0 para usar com a pedaleira, pois dual tone em mono não sai bacana! Sabe me indicar alguma barata ?!? pode ser pequena, mas que o som saia legal. essas de teclados... seriam 2.0 ?!?
Pra você perceber mesmo o efeito stereo, só com caixas separadas. Acho difícil perceber o efeito stereo em amps 2x10, ou 2x12. Portanto, recomendo pra você um par de caixas ativas (ou seja, a potência já está inclusa nela), assim você pode colocá-las uma em cada lado do "palco", o que facilita muito na percepção de efeitos stereo. Porém, ao adotar esta solução, você deve tomar os seguinte cuidados:
- Verificar se é possível/viável/recomendável ligar a pedaleira dieto nas entradas das caixas (nunca ouvi falar que é errado, mas também nunca vi alguém fazer isso). O mais recomendado seria usar uma mesinha de som pra interfacear as coisas a serem tocadas nas caixas e as caixas.
- Verificar a qualidade do som ao usar esta configuração - ou seja, certificar que a pedaleira responda bem sendo ligada em linha.

Mo7a
Veterano
# jun/09
· votar

erico.ascencao
Qual seria esse amp ?!?
É um Roland [duas letras que eu não lembro] 30 (e também não tenho certeza deste 30).

seria o cm 30 ?!? acho que eh isso nao ?!?

Mas estou procurando isso mesmo. Algo como o Scorpion. Pensei em monitores de audio, mas será que algum da baeringher ate uns 700 é bom (2 por 700 total) hehe

A pedaleira seria um pod x3... voce possui uma neh...

Abraços

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar

Mo7a
Eu não recomendo usar monitores de estúdio, pois você não vai ter aquela pressão e resposta sonora de um amplificador de guitarra, por melhor que o monitor seja. Além do mais, por R$700 você não consegue nenhum monitor de estúdio que funcione bem na sua função real.

Se for procurar algo full-range, é "menos pior" procurar um amplificador de violão ou de teclado com falante de 12".

Mo7a
Veterano
# jun/09 · Editado por: Mo7a
· votar

erico.ascencao

Jah estou pensando em trocar meu amplificador por aquelas caixas multi-uso! Será que alguém já testou essas caixas ?!? Acredito que não deve colorir o som nao. São estilo staner, loudvox, wattsom.

Seria uma boa troca para utilizar melhor a pedaleira ?!?

Abraços

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar

Mo7a
Não, estas não, pelo amor que você tem pelo seu timbre!
Tem que ser destas daqui, por exemplo.

Note que a potência é absurda, e poderá ser ainda maior se você for procurar caixas com falante de 12", que devem ser mais apropriados para guitarra. Outro problema é a falta de praticidade pra carregar esta joça.

Se você tem grana pra investir, procura o Roland AC 90, que é pra violão. Deve sair por mais de R$2000.

laemcasa
Veterano
# jun/09
· votar

Mo7a

Estou precisando de caixas 2.0 para usar com a pedaleira, pois dual tone em mono não sai bacana! Sabe me indicar alguma barata ?!

Testa um Behringer GMX 212, tenho uma GT8 e pesquisei muito antes de comprar. Fiz um review aqui no fcc:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/165088/

Basicamente, eu queria uma potência estéreo, com falantes FRFR (full range, flat response), barato e com potência razoável pra fazer shows a afins. Minah intensão era catar algo valvulado tipo o Scorpion da Meteoro, mas nunca consegui achar um pra testar - além do q ficar sem pré no ampli é foda, o GMX212 pelo menos vem com 2 GDIs embutidos e tem uns efeitos até q utilizáveis, dependendo do ensaio/show nem levo a pedaleira). Abraços.

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar

laemcasa
No review você fala que este amplificador tem dois GDIs embutidos, ao invés do conceito de dois canais. Então, pra usar o timbre limpo dele, tenho que usar a simulação do Fender (como no pedalzinho)? Trocando em miúdos: em cada canal você deve escolher entre as simulações do Fender, do Marshall ou do Mesa?

laemcasa
Veterano
# jun/09
· votar

erico.ascencao

em cada canal você deve escolher entre as simulações do Fender, do Marshall ou do Mesa?

Exatamente brother, matou a charada! Se quiser um som limpo, tem q ser necessariamente uma dessas simulações. COmo ele já é meio q um modelador de ampli, os falantes teoricamente teriam q interferir muito pouco no timbre, sem dar aquele timbre macio de guitarra característico, etm q ser neutro e deixar o colorido por conta do seu pré amp mesmo (no meu caso, a gt8). Desses ampli SS até R$2.000
foi o q mais me agradou, testei em um monte e ampli em estudio nenhum dava o punch q o Behringer dá. Abraços.

Mo7a
Veterano
# jun/09
· votar

erico.ascencao
laemcasa

Tambem estou sem saber como seria esses 2 GDIs imbutidos.

Para ser FRFR tudo do amp tem que estar desabilitado. Ele é stereo ?!?

Tive pensando em comprar um Roland Mobile Cube. Porém ele está bem caro por ser somente 5W. Mas é interessante a ideia, para pedaleira em stereo e poder utilizar em qualquer outro lugar. Só não existe muitos lugares que tem ele, gostaria era de testar e poder ver a potência mesmo.

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar

laemcasa
Ah, então você liga a GT-10 no return do ampli, ou seja, usa a GT-10 como pré? Caso você faça isso, me tire umas dúvidas:
1) O volume do som fica no mesmo nível do volume do ampli caso você ligasse a pedaleira no input do ampli?
2) O controle de volume do ampli vai pro saco (ou seja, você tem que controlar o volume pelo maste da pedaleira)?

Mo7a
Se tem dois falantes, é estéreo. Porém, lembre-se de usar cabo P10-P10 estéreo (ou seja, com duas linhas pretas no conector), se não não adianta nada ter os dois falantes...

Mo7a
Veterano
# jun/09 · Editado por: Mo7a
· votar

erico.ascencao

Se tem dois falantes, é estéreo.

Sera?!? Pois eu digo stéreo, é quando tem 2 entradas (L/Mono e R).
Pois ai, pela propria pedaleira você escolhe se o som sairá no lado direito ou esquerdo. Desse jeito que voce esta falando, entrada em stereo já nao tem como voce escolher o lado que irá sair o som.

Ou não seria isso ?!? pq eu acho inviavel algum amplificador de violao guitarra e baixo ser stereo com uma unica entrada!

-x-

Bom então, tenho um MG15CDR 15W, já estou pensando em vender e comprar um Mobile Cube da roland. Porém, onde tem para vender ?!? achei somente na internet, e muito caro, ta 600 reais.

mahler
Membro Novato
# ago/13 · Editado por: mahler
· votar

Olá pessoal,
vou pegar um amp valvulado no final do ano, e queria saber qual das duas pedaleiras (boss me25 e tonelab st) tem efeitos melhores (delay, chorus, compressor, essas coisas) porque fazer um set de pedais é inviável, pelo menos agora. Obviamente não vou usar as simulações de amp, só os efeitos mesmo.
p.s o amp não tem loop :/
Eu queria saber também o quão atrás essas pedaleiras ficam em efeitos se comparadas a pedais como boss super chorus. Agradeço desde já, valeu!

Victorblues
Veterano
# ago/13
· votar

mahler
Teste a as duas e veja quais tem os timbres e simulações de pedais que mais lhe agradam. As pedaleiras Vox tem o ponto forte nas simulações amp com muito bons efeitos, mas a boss tem melhores efeitos.

mahler
Membro Novato
# set/13
· votar

Victorblues
Olá cara, valeu mesmo por ajudar
Com certeza irei testar as duas, já estou até olhando alguns vídeos na internet
agora o que falta saber é o quão atrás essas pedaleiras ficam em relação a efeitos de pedais tipo behringer, boss sd-1, etc
Valeu!

Victorblues
Veterano
# set/13
· votar

mahler

Se comparado com a Behringer, e dependendo do pedal as pedaleiras são superioes ou substitutas no mesmo nível.

boblau
Veterano
# set/13 · Editado por: boblau
· votar

mahler

agora o que falta saber é o quão atrás essas pedaleiras ficam em relação a efeitos de pedais tipo behringer, boss sd-1, etc

Boss sd-1 é um overdrive, vc só iria utilizar ele como complemento de ganho no seu ampli valvulado, caso necessário. E é um dos melhores. Isto no começo de sua cadeia de sinal. Algumas pedaleiras podem dividir o sinal dos efeitos de distorção, wah, boost para ficarem antes do ampli e os efeitos de ambiência como chorus, , flanger, delay, reverb, pitchshifter para ligar no loop do ampli, num sistema que se chama ligação com 4 cabos.

Quanto à qualidade, as pedaleiras têm vantagens e desvantagens em relação a pedais. Na minha opinião, vc nunca vai estar com algo "ruim" escolhendo Boss. Pode não ser excelente, mas ruim não é. Indiscutilvemente existem pedais sensacionais, o que é raro de encontrar em uma pedaleira. Tem gente que não se contenta nem com Fractal.... Em compensação, pedaleiras casam as impedâncias com os amplis em quase qualquer situação, o que não acontece com os pedais, quando ligados no loop do ampli. Fora que pedaleiras não tem cabos internos para ligar um efeito no outro, coisa que acontece nos pedais e degrada muito o sinal, dá mal contato,ara ser bom custa caro, etcetc...

Se vc vai ainda comprar uma pedaleira, a dica é testar com o ampli que vc vai comprar. E teste no método dos 4 cabos, verificando principalmente a mudança no timbre do instrumento com e sem pedaleira e a capacidade dela de equalizador "de voltar" o timbre original.

Espero ter ajudado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a POD X3 Live + Amplificador Valvulado