Estou montando meu SET - ajuda (BLUES)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


SaldanhaPessoa
Concordo em gênero, Número e grau!
Abç

Chico Tripa
Veterano
# mai/09
· votar


Agora resta tocar.....

verdade!!!!!!!!

Essa é a parte difícil. Estou estudando com firmeza já há oito meses. Pode parecer que coloquei o carro na frente dos bois comprando tudo isso mais só aproveitei a oportunidade já que viajo com frequência para os EUA mais não sei se ontinuarei viajando. Como não tenho dúvida alguma com relação ao que quero tocar então resolvi tocar pra frente e comprar meu rig.

Já superei grandes desafios na minha vida, ACREDITE, mais aprender música é de longe o maior deles, sendo como sou, metódico e perfeccionista, isso se forna mais difícil ainda pois meu nível de exigência é alto como pode ver pelos equipamentos que comprei.

O processo de apredizado será lento, porém o farei de forma mais prazeirosa possível. Acho que todo início é mais complicado porque a "produção" é baixa. Demora até sair algo que não agrida aos ouvidos dos outros.

Só não tenho dúvida no que quero... é um sonho que persigo há vinte anos e que estava adiado por motivos "maiores".

Chico Tripa
Veterano
# mai/09
· votar


Saldanha,

Vc está em um nível de "maturação" já.... já tocou o que se aprende com os outros e agora está colocando algo realmente seu nas músicas. Estou muito distante disso mais estou atento a "toques" como este seu.

Realmente é uma das melhores coisas que lí aqui. Outro amigo me fala sempre também para eu escutar "QUEM MEUS ÍDOLOS" escutavam. Por exemplo, ao invés de escutar "Hey, Hey" no Acústico do Clapton, eu escuto esse "Hey, Hey" aqui dos roots do blues.


Estou construindo meu playlist para enraizar os sons no meu ouvido e poder usar isso quando minha técnica estiver preparada.

Obrigado pelas preciosas dicas, sou todo ouvidos a tudo que leio aqui!

SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/09
· votar


Um grande lance no blues é buscar a atmosfera.. buscar entender o contexto histórico e musical.. a mudança na terça e na sétima como forma de protesto às escalas Européias.. uma musicalização instrumental inspirada na extração do q se cantava nas Worksongs.. enfim.

Entender os instrumentos utilizados.. diferente do jazz, o blues nasceu dentro da pobreza.. de gente q se utilizava de meios improvisados para tirar música.

Compreender a trajetória de vida e musical dos pais do blues, os quais inspiraram profundamente bandas consagradas por nós hj (Cream, Rolling Stones, Yardbirds, Led Zeppelin).. bandas q copiaram descaradamente aquela forma de música. Pesquisar sobre Elmore James, Blind Lemon Jefferson, Howlin' Wolf, Robert Johnson (e suas lendas.. sobre encruzilhadas, o Cão, e até sobre mtas vezes tocar de costas pra n mostrar como tocava certas músicas).. enfim, sacar q T-BOne Walker pensava na volta dos soldados da 2ª Grande Guerra ao compor Stormy Monday.. e sacar de que miséria era aquela retrada em Nobody Knows you when you're down and out por Bessie Smith..

Tocar "os blues" é mto mais do q se vidrar num conjunto de licks e escalas.. é ingressar de cabeça num trecho doloroso porém produtivo da História, sobremaneira a Americana. E aí, o "feelin" do blues soa mto mais como uma filosofia do q qualquer outro significado..

"O blues é a verdade, a verdade triste ou a verdade alegre, mas sempre a verdade.." Buddy Guy

abç

Chico Tripa
Veterano
# mai/09
· votar


pessoal, quando fuin na Guitar Center ontem não tinha o MXR Custom Shop overdrive e nem o VOX, daí achei outra loja que tem o VOX mais esse: Ibanez TS9DX. Que acham? Daí ficaria assim:

Blues Junior<-TS9DX<-Compressor MXR<-Vox Wah<-Fender Strato

Algo a acrescentar ou modificar?

Eu vou vender o Loop Station e tirar o SET.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/09
· votar


Chico Tripa

Wah Vox é bem fera..bem controlado. Diferente da brutalidade do meu crybaby.

Quanto ao ts9DX, eu n curto. Acho mto preço e tem acréscimos meio sem utilidade (ao menos pra mim.) Apesar de eu ter o ts9, eu n indico. Pelo menos, n mais. Só pra quem é realmente fixionado pelo som do bixo.. pq a função q ele faz, já tem coisa melhor no mercado.

Se o amigo tiver aberto a sugestões, te sugiro dá uma olhada em 3 drives: Blues Pro da MI Audio (é o q mais indico pra vc), BB preamp da Xotic e o Small Fry da Barber.

Ademais, se vc n comprou ainda o Blues Jr.. Não compre. Pelo preço pedido ele n vale a pena.. acabamento em compensado, além da falta de um Stand By (acredite, fazem mta diferença esses "defeitos"). Se quer fender, é melhor já partir pro Hot Hod.. Apesar de q eu indico q vc pesquise Hand-mades..acabamento bem melhor, além de mais possibilidades no produto final.

abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


Um grande lance no blues é buscar a atmosfera.
SaldanhaPessoa
Esse pedal vende por aí? ;-)
Abs

SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/09 · Editado por: SaldanhaPessoa
· votar


MauricioBahia

hehe me fez lembrar de um blueseiro q fora perguntado sobre qual figurino deveria usar um blues man.. ele disse algo como: "nada especial, ele vai vestido com sua alma."

Tem mta gnt por aí tentando "comprar" os blues.. felizmente os blues não estão a venda, eles são dados de graça.

EDIT: Imagina chegar pro Blind Lemon Jefferson lá no inferno e dizer q o blues é uma fender e um ts9 plugado num ampli valvulado vintage..haha

Chico Tripa
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia

hehe me fez lembrar de um blueseiro q fora perguntado sobre qual figurino deveria usar um blues man.. ele disse algo como: "nada especial, ele vai vestido com sua alma."

Tem mta gnt por aí tentando "comprar" os blues.. felizmente os blues não estão a venda, eles são dados de graça.

EDIT: Imagina chegar pro Blind Lemon Jefferson lá no inferno e dizer q o blues é uma fender e um ts9 plugado num ampli valvulado vintage..haha



Certamente Saldanha.... só que não estou tentando fazer isso. Só estou aproveitando a oportunidade de comprar equipamentos de ponta a preço de banada, ou melhor, preço justo ao que nós pagamos no Brasil.... nada mais, nada mesmo.

lugaque
Veterano
# mai/09
· votar


Acho que falta só: um booster para empurrar o blues driver (sd-1->opção mais barata ou ts-9 -> opção mais cara) e um wah wah. Abraço.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/09
· votar


Chico Tripa

num falei me direcionando indiretamente ao amigo n. Inclusive, acredito q vc esteja no caminho certo.

Dá uma sacada na minha postagem sobre os boost drive.. pedais q vc vai encontrar bem mais em conta lá fora. Olha alguns samples no youtube e tenta achar algum amigo q tenha algum.

;)
Abç

Rubens Harrison
Veterano
# mai/09
· votar


qnd vi o titulo do topico pensei assim: " vende tudo q vc tem e compra uma fender eric clapton e um blues junior q ja ta de bom tamanho"...
mas ai vc humilha a gnt cara....

isso ai vai da um timbrao!!!

Chico Tripa
Veterano
# mai/09
· votar


Pessoal estou voltando pro Brasil hoje FELIZ DA VIDA com o que comprei, muito com a ajuda de vocês. Obrigado mesmo.

Quem sabe daqui a uns 2 anos eu consiga algo bacana pra postar aqui para os amigos ouvirem.

Saudações a todos os que me ajudaram.

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


Pessoal estou voltando pro Brasil hoje FELIZ DA VIDA com o que comprei, muito com a ajuda de vocês. Obrigado mesmo.

Comprou o que afinal?

Abs

Chico Tripa
Veterano
# mai/09
· votar


Já tinha:

- Fender Clapton Blackie Noiseless caps; (2,100 dolares)
- Boss Loop Station; (189 dolares)

Comprei:

- Vox Wah v847; (89 dolares)
- Ibanez Tube Screamer TS9DX; (96 dolares)
- MXR dyna comp (compressor); (69 dolares)

Para completar mês que vem comprarei:

- AMP Fender Blues Junior (700 dolares)

TOTAL DA BRINCADEIRA EM DOLAR:
USD 3,243.00

_deep_
Veterano
# mai/09
· votar


se tiver como procurar o amp c tempo tente o blues jr NOS, q eh uma serie especial c acab em tweed e principalmente com falante jensen

guitarclub
Veterano
# mai/09
· votar


vc sente a falta de algum pedal/efeito no seu som?
caso sim, vá atrás!
caso nao, assim tá ótimo!

abraços!

Van_Lorien
Veterano
# mai/09
· votar


Pois é, por US$700,00 é o Fender Blues Jr. NOS.

Chico Tripa
Veterano
# mai/09
· votar



Pois é, por US$700,00 é o Fender Blues Jr. NOS.



Pois é!

É exatamente esse que vou pegar.
http://www.guitarcenter.com/Fender-Hot-Rod-Series-Blues-Junior-NOS-15W -1x12-Tube-Guitar-Combo-Amp-102321528-i1173592.gc

ogner
Veterano
# mai/09
· votar


Chico Tripa

Vox Wah v847; (89 dolares)
- Ibanez Tube Screamer TS9DX; (96 dolares)
- MXR dyna comp (compressor); (69 dolares)


Puts, eu aproveitaria, claro se o $$$ permitisse, e traria tb mais uma fenderzinha!!!! Pra dar uma variada no timbre!! hehehe..Já que é nos USA, hhehe.

_deep_
Veterano
# mai/09
· votar


Chico Tripa
a galera nunca lembra mas um afinador legal tbem eh importante, aproveite a oportunidade e traga um tu2 ou um planet waves.
abraco

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Chico Tripa
Esse amp é MUITO bom mesmo!
Abç

Chico Tripa
Veterano
# mai/09
· votar


Chico Tripa
a galera nunca lembra mas um afinador legal tbem eh importante, aproveite a oportunidade e traga um tu2 ou um planet waves.
abraco



Tenho um afinador de mão... acho 99 dolares um investimento alto para um afinador.

jigo__
Veterano
# mai/09
· votar


Amigo não compensa pegar um desses não???:

http://www.guitarcenter.com/Fender-Blues-Deluxe-Reissue-40W-1x12--Comb o-Amp-103231874-i1145956.gc

eu axo bem mais jogo q o blues Jr. e é só 200 U$ mais caro, vc vai ter mto mais potencia, mais presença e mais possibilidades com esse amp!!

abç

Chico Tripa
Veterano
# mai/09
· votar


Amigo não compensa pegar um desses não???:

http://www.guitarcenter.com/Fender-Blues-Deluxe-Reissue-40W-1x12--Comb o-Amp-103231874-i1145956.gc

eu axo bem mais jogo q o blues Jr. e é só 200 U$ mais caro, vc vai ter mto mais potencia, mais presença e mais possibilidades com esse amp!!

abç



esse ai já fica ruim pra transporte. ainda mais q/ 200 dolares sao 400 reais...rsrsrs

Chico Tripa
Veterano
# mai/09
· votar


Pessoal, depois de montado agora andei testando e tendo algumas impressoes sobre o meu setup. Gostaria de comentar a respeito do Compressor especificamente (MXR Dyna Comp);

O que reparei é que o compressor "comprime" o som, ou seja deixa os sons baixos mais altos, e os picos mais baixos deixando a coisa mais padronizada. Isso é obvio, sei... o fato é que notei que isso tira bastante da "expressão" do som. Explico, escuto bastante e já fui em um show do Buddy Guy. Acho improvável que, eles, com a característica que tem usasse algum compressor pois o BG toca entre vales de notas bem baixas e notas altas.

Quando ligo o compressor, e tento "deliberadamente" pingar uma nota, ao invés dela sair limpa, baixinha, só para dá um "apareci aqui na música", o Compressor aumenta a nota, deixando-a alta e assim tirando a "interpretação" para a nota. Isso para quem usa do recurso de volume da nota para dar interpretação a música "mata" a parada toda.

Já para um solo contante, algo como um arpejo e compressor vai bem pois deixa as notas uniformes......

LEMBRANDO. Sou aspirante, sem experiência e não toco, só estudo por enquanto mais foi isso que notei.

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


Chico Tripa
Eu odeio compressores pra solar. Tira a dinâmica todinha... É bom pra fazer uma levada na guita base. Mas, mesmo assim é algo dispensável na minha opinião. Tanto que nunca montei meu Orange Squeezer.
Abs

Van_Lorien
Veterano
# mai/09
· votar


Chico Tripa
Concordo com o MauricioBahia, odeio compressores pra solar não só pra solar, pra tudo), eles tiram uma das coisas mais legais do instrumento: a dinâmica.

Chico Tripa
Veterano
# mai/09
· votar


obrigado.... era só pra ver se eu tava certo... vou passar o COMP pra um amigo meu e ao invés disso pegar um Delay.

[]´s

jigo__
Veterano
# mai/09
· votar


Chico Tripa
isso é uma ótima escolha, o efeito delay cabe em qq estilo (com certos limites é claro)

alem do q da pra fazer umas viagens bem legais com ele...

qual marca/modelo vc vai pegar?

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estou montando meu SET - ajuda (BLUES)