Duvida sobre overdrive para o set : crunch box e ocd x direct drive

Autor Mensagem
lugaque
Veterano
# mar/09


Olá pessoal, estou numa tremenda dúvida sobre qual desses pedais devo colocar ao lado do crunch box para usar como overdrive tradicional. Agradeço desde já. Abraço a todos.

lugaque
Veterano
# mar/09
· votar


Obs: qual deles (ocd x dd)"combina" mais com o crunch box.

Alex Vaughan
Veterano
# mar/09
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=0XYi4sEVrD4

markolino
Veterano
# mar/09
· votar


lugaque
se voce fosse pegar 1 só eu pegaria o OCD, baita pedal versatil

agora se for pra ser 2 crunch box distortion e o DD que é um TS , bom pra boost e tem uns graves a mais..


abç

Deji
Veterano
# mar/09
· votar


Velho, pega o DD.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


me aproveitar aqui do tópico do amigo.. num ampli valvulado, alá JCM 800.. qual pedal vcs pegariam pra tirar um som high gain (tipo Steve Morse, por exemplo)?? Agradeço!

lugaque
no seu caso, eu iria de Direct drive.

markolino
Veterano
# mar/09
· votar


SaldanhaPessoa
Java booster

lugaque
Veterano
# mar/09
· votar


Alex Vaughan obrigado pelo link. Mas não acho uma comparação legal, Já que o crunch box ao meu ver se destina a outra praia mais hi gain. Abraço.

markolino
Deji
SaldanhaPessoa

Agradeço muito a vcs galera ! tô quase decidido a pegar o DD mesmo. Abraço.

lugaque
Veterano
# mar/09
· votar


Lembrando: tenho o crunch box, e quero adquirir o ocd ou DD para usar somente como overdrive clássico, já que só uso booster limpo (microamp).

Filcrow
Veterano
# mar/09
· votar


lugaque
Sim... eu tenho o OCD pra uma levada blues... (com pouco ganho)
Tem um boa presença de graves...

Acho que o DD também atende com ganho médio... Acho que dá uma levantada nos médios...fica bem legal

Já o crunch box acho que as regulagens High Gain ficam melhores...

O ideal é ter os 3....rs (G.A.S.)

lugaque
Veterano
# mar/09
· votar


"O ideal é ter os 3....rs (G.A.S.)"

kkkk nem fala isso, do q jeito q gosto de drives... Para vc ter uma noção, lá vai: Gt-2 sansamp, doctor drive, proco rat 2, ds-1, burn box (empower labs), super overdrive (sd-1), blues drive (bd-2), jackhammer e o crunch box. Eita paixão desenfreada hehehe !

Zero Zen
Veterano
# mar/09
· votar


lugaque

Se a sua dúvida consiste em qual pedal adicionar ao MI Audio Crunch Box em seu set, seja ele o Barber DD ou Fulltone OCD, cabe lembrar que:

O Direct Drive é um pedal que trabalha bastante na faixa de médios, bem semelhante ao Crunch Box. Boa compressão.

Já o OCD é um pedal com menos médios e com graves e agudos proeminentes. Menos comprimido.

Como Drive prefiro o Barber DD ao OCD, acho ele mais flexível, de timbre mais agradável e redondo, menos áspero que o OCD nas regulagens de ganho mais alto.

Porém, considerando que você já tem um pedal predominantemente médio, o Crunch Box, acho que o OCD tornará o seu pedalboard mais flexível.

Se você pretende usar algm deles como boost no Crunch Box, como alguns recomendam (eu não, hehehe), o OCD é uma opção melhor, pois não sobrecarregará as médias freqüencias.

Mas o melhor é experimentar !

T+.

Dr Jivago
Veterano
# mar/09
· votar


lugaque

Cara, eu recomendo experimentar o Landscape ODB-1, custa 1/3 do preço desses e tem uma penca de opções de regulagem.

Com o botão de blend (mistura sinal limpo com sinal distorcido) e o controle de médios aposto que tu tira o timbre de qualquer um desses pedais. Seja médios proeminentes ou agudos e graves proeminentes, boost limpo, etc....

SaldanhaPessoa[/b]
Não pegue o OCD, ele não combina muito bem como o drive do amp, para boost é melhor pegar um que tenha menos graves.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


Dr Jivago

anotado.

markolino
Veterano
# abr/09 · Editado por: markolino
· votar


Dr Jivago
e se o AMP do cara tiver poucos graves ?
no caso de ser um marshall ?

pergunto isso pois vi um video de um ocd espetado num plexi e aquilo soou bem d+ !

two
Veterano
# abr/09
· votar


DD

Zeraus
Veterano
# abr/09
· votar


lugaque
Eu uso DD + Crunch Box.
Estou muito satisfeito, embora não tenha tido experiência com o OCD. Os médios eu regulo no amp.

lugaque
Veterano
# abr/09
· votar


"Eu uso DD + Crunch Box"

Legal cara ! gosto demais do crunch box, e estou vendo q a maioria me sugere o direct mesmo. Muito obrigado por postar. Abraço.

Filcrow
Veterano
# dez/09
· votar


***** Ressucitei o tópico para uma pergunta muito simples *****

Barber Direct Drive vs Xotic BB preamp

Entre estes dois, qual vocês acham melhor? (não o mais barato)
Pretendo utilizar em Médio/low gain.

abs.

Zero Zen
Veterano
# dez/09
· votar


Filcrow
Barber Direct Drive vs Xotic BB preamp

Entre estes dois, qual vocês acham melhor? (não o mais barato)
Pretendo utilizar em Médio/low gain.


Nenhum dos dois me parece Medium/Low Gain. Melhores opções seriam o Barber LG, Barber LTD e Xotic AC Booster.

HALzheimer
Veterano
# dez/09
· votar


Barber DD prá médio/low gain?

Tá de brincadeira, não?

Enfim, o Zero Zen já deu as barbadas...

Filcrow
Veterano
# dez/09
· votar


Zero Zen
Obrigado pela resposta.

HALzheimer
Qual seria o problema em usar para médio/low gain???
Sendo que o pedal permite isso. Acho que pra isso existe o controle GAIN, não? Aliás o Barber permite ganho médio... ou não? seria somente FULL.... se for somente FULL onde esta a versatilidade???
Será que fica tão péssimo com menos ganho???
As vezes esse forum não acrescenta nada cara...

enfim... valeu...

HALzheimer
Veterano
# dez/09 · Editado por: HALzheimer
· votar


Filcrow

O problema é q o Barber DD não é um pedal prá médio/low gain...

Zerar o controle de drive não faz milagres...

É por isso q existem pedais de low gain, medium gain e high gain!

Imagine a barbada: eu pego um Klon Centaur, zero o ganho e tenho um boost limpo e transparente... coloco o ganho no meio e tenho uma drive medium gain... e, se eu precisar tirar um som de paredão de rectifier, basta tascar o ganho no máximo. Mas não funciona assim... uma pena.

Falando sério... se o assunto é Barber, pense no LTD, no Small Fry e tb no DDLG.

Filcrow
Veterano
# dez/09
· votar


HALzheimer
Valeu vou dar uma vasculhada nesses pedais pela internet...

Zero Zen
Veterano
# dez/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Filcrow

Qual seria o problema em usar para médio/low gain???
Sendo que o pedal permite isso. Acho que pra isso existe o controle GAIN, não? Aliás o Barber permite ganho médio... ou não? seria somente FULL.... se for somente FULL onde esta a versatilidade???
Será que fica tão péssimo com menos ganho???
As vezes esse forum não acrescenta nada cara...


Bem... Se o próprio fabricante lança o modelo Low Gain (Barber Direct Drive LG), me parece um reconhecimento de que ele pode fazer um drive de baixo ganho melhor, sob a mesma plataforma, o Direct Drive.

Claro que você tem o direito de achar que são apenas pequenas alterações, um tanto de cosmética e muito de ganância.

Acho que não é bem assim. Os pedais tem faixas de atuação e, muito para lá ou para cá, o desempenho já não é mais o mesmo, embora seja satisfatório.

Para meus ouvidos, Drive Low Gain é um pedal que atinge no seu máximo, um "crunch". O DD vai muito além disso, além de médio ganho, inclusive. Mas baixo ganho não é a praia dele !

De qualquer forma, experimente e tire suas próprias conclusões.

T+.

HALzheimer
Veterano
# dez/09
· votar


Filcrow

Desses Barber citados, não tenho ou testei o DDLG, mas o LTD é muito legal prá low gain e o Small Fry é excelente pra medium gain... além de muito flexível... dá pra fazer quase tudo com o SF e um all tube legal.

Filcrow
Veterano
# dez/09
· votar


O mais engraçado é que até no site da Xotic existem reviews de caras que usam o BB preamp com baixo ganho... ninguém é conhecedor de todas as coisas...

So I used the BB Preamp with the gain all the way down. I almost used it as a pre-amp in the sense of just boosting the clean sound a little bit. As a true booster of the tone and the volume. Almost like a compressor without compressing. It's very effective for me...

The BB Preamp is a great sounding soft Distortion and Sustain pedal. It really produces a great fat singing lead tone!

A Xotic só pode estar de brincadeira em colocar isso no site deles.

flw.

Zero Zen
Veterano
# dez/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Filcrow

O mais engraçado é que até no site da Xotic existem reviews de caras que usam o BB preamp com baixo ganho... ninguém é conhecedor de todas as coisas...

So I used the BB Preamp with the gain all the way down. I almost used it as a pre-amp in the sense of just boosting the clean sound a little bit. As a true booster of the tone and the volume. Almost like a compressor without compressing. It's very effective for me...

The BB Preamp is a great sounding soft Distortion and Sustain pedal. It really produces a great fat singing lead tone!

A Xotic só pode estar de brincadeira em colocar isso no site deles.

flw.


Por certo ela não está de brincadeira. Os pedais são flexíveis, mas as vezes exigem uma certa ginástica nos controles do próprio pedal ou do amp. E esta ginástica, às vezes, compromete o desempenho dos demais pedais.

Por exemplo um pedal em que você tira quase todo o ganho: Ele leva consigo o brilho e a articulação das notas. Então você é obrigado a adicionar mais agudo, perdendo o grave.

Ou então você acaba necessitando de mais volume, o que desnivela o volume do efeito e do bypass.

Como afirmado: ninguém é conhecedor de todas as coisas...

Nem o autor do review, nem a Xotic ! Bem ... A Xotic tem uma linha de pedais de drive e o BB Pre Amp é o mais sujo deles, pois o AC Booster e o RC Booster são mais calmos. E entre a opinião deles e a de um usuário desconhecido eu fico com a deles. O mesmo ocorre em relação aos pedais da Barber. Se eu quero modelos Low Gain vou procurar os modelos de baixo ganho na lista de produtos. Simples assim.

Importa observar, que o review indicado se refere ao BB Preamp como soft distortion. No meu livrinho Distortion e Drive são coisas diferentes e nenhum Distortion soará como Drive Low Gain.

Não custa lembrar que tudo depende de combinações, pois se o autor do review gosta de Death Metal From Hell, por certo ele vai achar o Barber DD um pedal de baixo ganho.

Se o usuário atola o volume do pedal de drive no máximo, excitando os estágios de ganho do amp, provocando drive e distorção, os parâmetros todos mudam, Volume, Drive, Equalização e Compressão.

E principalmente o volume de operação do amp (ele faz uma grande diferença) !

A opinião que expus, respondendo ao seu questionamento, foi embasada no fato de possuir alguns dos pedais citados, Barber DD, LTD SR, Small Fry e Xotic AC Booster e ter condição de usar e comparar eles, lado a lado, qualificando-os de acordo com minha visão do que é low, medium e high gain.

Possivelmente soam diferentes para os teus ouvidos. Neste caso o melhor a fazer é comprar o pedal e ver se ele funciona com o teu "set up" e no volume que você pretende (e pode) tocar.

Sempre dá para vender o pedal depois.

T+

Filcrow
Veterano
# dez/09
· votar


Zero Zen
Que eles são pedais high gain não tenho dúvidas, mas é possivel usar em regulagens mais baixas.

Ele leva consigo o brilho e a articulação das notas. Então você é obrigado a adicionar mais agudo, perdendo o grave
A Pro Guitar Shop tem um vídeo no youtube testando o BB em flat e com ganho zero! E não existe alteração nenhuma com ele ligado ou desligado.

Não significa que seja a melhor solução usar ele nesse modo (como um boost "clean"), mas se é possível e ao meu ver correspondeu muito bem de acordo com o vídeo, talvez corresponderia com ganho mais baixo. Perguntei por esses dois pedais por que pintou uma oportunidade de "rolo" (troca).

Acabei pegando um Fulldrive.

Eu costumo testar meus pedais em todos os tipos de regulagens, e as vezes saio dos padrões. O que me importa é um timbre final que me agrade.

Só achei que houve uma especulação para me lançar a fogueira por ser um herege em dizer que usaria o BB para medium/low gain.
O que ao meu ver poderia ser um certo exagero ou um paradigma.

Peço desculpas ao clero, perdoe este insolente plebeu! huahuauha

flw.

Zero Zen
Veterano
# dez/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Filcrow

A Pro Guitar Shop tem um vídeo no youtube testando o BB em flat e com ganho zero! E não existe alteração nenhuma com ele ligado ou desligado.

Não leve tão a sério os vídeos da PGS, pois eles são manipulados depois da gravação. Eles não se permitiriam um video com som ruim, de um produto de venda deles.

E digo isso com certeza, pois pude comparar em alguns pedais que tenho, que se você aumentar o Level/Volume ao máximo, a diferença é muito grande. Já nos filmes da PGS, nos mesmos pedais o nivel de volume do vídeo não varia. Isso ocorre porque eles corrigem e nivelam os volumes e eq. dos vários takes.

Outro detalhe. Você nunca sabe em que condições eles estão utilizando os amps no estúdio. Se aquele maravilhoso 65 Amp Soho está perto do ponto de Break Up ou se ainda tem Headroom para som limpo.

No primeiro caso, o acréscimo de volume no pedal não vai representar acréscimo de volume no amp, mas apenas crunch, drive e compressão.

No segundo, o volume do video promocional iria variar bastante.

Só achei que houve uma especulação para me lançar a fogueira por ser um herege em dizer que usaria o BB para medium/low gain.

Que eu saiba a inquisição terminou faz tempo ! "Torquemada is dead" !

Cada um usa o que quer e como quer. O fato é que você se referiu a um pedal de médio/baixo ganho. Não é o retrato do Barber DD. IMHO.

Essa questão de manipular os controles, especialmente o volume para timbrar pode ser muito bom, mas as vezes os níveis de um ou de outros acabam afetando desfavoravelmente o resto do set.

Cito como exemplo o Catalinbread SCOD, que proporciona um excelente timbre "high gain", mas desde que o volume do pedal esteja ajustado em nível bem maior que o do by pass.

A não ser que você use-o como pedal de solo ou num amp crunchado, a convivência no board, com outros pedais fica complicada.

T+.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Duvida sobre overdrive para o set : crunch box e ocd x direct drive