Reverbs - Como escolher, como analisar e detalhes de alguns modelos.

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# mar/10
· votar


rafael_cpu

Opa, velho..Por mim, não esquenta não...Não falei por mal ter upado o topico, tranquilo!! alias acho ate que vc fez o certo..Daqui a pouco o Fernando aparece ae!! E te fala mais sobre o RV-5

Abço.

Curly
Veterano
# mar/10
· votar


erico.ascencao

Já vi aqui no FCC que este tipo de pedal até existe, porém com o inconveniente de necessitar de uma "bicudinha" no pedal para que as molas se movimentem e o som apareça. Isso é verdade?

que é isso mano, jura que escreveram isso aqui, hehe ?

erico.ascencao
Veterano
# mar/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Curly
Juro... não vou lembrar o tópico, mas procurando no FCC por reverb de mola dá pra achar. A teoria por trás disso era que a vibração do gabinete do amplificador é que fazia "disparar" a mola e assim fazer o reverb soar.

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


uro... não vou lembrar o tópico, mas procurando no FCC por reverb de mola dá pra achar. A teoria por trás disso era que a vibração do gabinete do amplificador é que fazia "disparar" a mola e assim fazer o reverb soar.

Essa está no nível do toco de madeira do EJ. hehe

erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


Curly
Konrad
cara reverb de mola só é bom no amp, pq os pedais voce tem q dar umas batidinhas nele com o pé para as molas vibrarem! nao é como no amp q elas vibram com as vibracoes da madeira gerada pelo falante do amp saca?

megadeth2612
Veterano
# mar/10
· votar


cara reverb de mola só é bom no amp, pq os pedais voce tem q dar umas batidinhas nele com o pé para as molas vibrarem! nao é como no amp q elas vibram com as vibracoes da madeira gerada pelo falante do amp saca?

Putz, quanta merda que esse cara falou... Hahaha Nunca mais vi esse jorgellq por aqui, falou merda e foi embora rsrs

Dizem que o reverb da Danelectro é muito bom, o tal do Spring King, ele é de mola mesmo. A única coisa que não é recomendável fazer com esse pedal é esbarra-lo com força, porque treme as molas todas e faz um som bizarro, ao contrário do nosso amigo jorgellq que disse que o barato é chutar o pedal pra dar som de reverb! Hehehe

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


erico.ascencao

Tem reverbs que não são exatamente um pedal, como o Fender Reverb, mas é caro que dói. É excelente, já toquei num desses, não existe de dar um "bicudinha". Se você quiser, tem esquemas para montar um reverb de molas analógico.
Mas esquece esse reverb movido a bicuda... kkkkkkkk

MaicolBrevia
Veterano
# mar/10
· votar


cara reverb de mola só é bom no amp, pq os pedais voce tem q dar umas batidinhas


ahudhasuhduashduahsudhasudhasuhduashudashudashuhaushudashudhasudhasudh sauhduashudashduahsuhdauheuhuheuheuhea

ri pacas aqui.


Mas:

Uso o reverb do meu Frontman212(mola), acho muito bom o reverb dele, nunca testei reverb de pedal, analogico ou digital.

Mas agora, o que é melhor, reverb no proprio ampli ou um pedal de reverb? O que sai mais em conta?

Ismah
Veterano
# jul/14 · Editado por: Ismah
· votar


Alguém conhece algum outro modelo que não seja o Danelectro Spring King, ou o Fender 63' Reverb na linha do spring reverb propriamente dito???

Ou ao menos um analógico (sem conversão do sinal para digital)???

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Dê uma olhada nesses:
http://vanamps.com/products/

Já analógico mas não de molas (de BBD), esses aqui me agradam bastante:
http://www.maxonfx.com/vintage-series-effects-pedals/ad-999-analog-del ay

Mas, na boa, ambos apresentam 'inconvenientes' que me fazem preferir digitais.

MMI
Veterano
# jul/14 · Editado por: MMI
· votar


Ismah

O Dr. Z é muito bom.

Edit: lembrei, tem o Guyatone também.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Se quer instalar (parece que curte montagens), dê uma olhada nos accutronics também

Soultunes
Membro
# jul/14
· votar


Ismah

Não conheço detalhes sobre a construção (se eh analógico ou digital), na verdade eh algo que não me interessa muito, mas tente dar uma olhada no da alien, o efeito eh muito legal e soa bem natural.

Outros que conheço e acho bacanas, são os da vanamps e o da trex.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock
de BBD

Que vem a ser isso?! Aquele esquema de transistores em paralelo?

Todos

Me interessa o analógico pq quero um som vintage (devia ter nascido em 1935), realmente feito a braço, pq aí em caso de problemas eu mesmo posso concertar e o preconceito é dos grandes.

Os da Vanamps me agradaram MUITO mesmo, pintou um Danelectro por 500 pila, será que vale?

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Aquele esquema de transistores em paralelo?

Capacitores. É bem interessante, inclusive a mudança que gera no timbre das repetições, por isso muita gente curte (outros não), chegando a ser a principal simulação dos pedais digitais (o "Analog Delay"). Tem bom material na net acerca, pode inclusive comprar os MN e montar.
Um mais acessível que o Maxon AD-999 é o famosíssimo MXR Carbon Copy. Embora diferente, utiliza a mesma tecnologia.

Mas o que tem a ver Delay com Reverb? É que configurando da maneira correta, as repetições "somem", gerando um reverb que gosto mais que muitos "reverbs propriamente ditos" do mercado. São bastante usados dessa forma.

Tem vídeos (e músicas) melhores para demonstrar, mas segue uma demo que vi não faz muito tempo e passa por diversas configurações desse uso do BBD:



Sobre querer analógico ao invés de digitais, ao menos em ambiência e modulação, os últimos já superaram os primeiros. Tanto podem fazer ótimas simulações (com regulagem das características que simulam), como podem adicionar modulações, etc., ao reverb.

Fora a qualidade do efeito em si. Segue a demo de um que muitos consideram o melhor pedal reverb do mercado:


Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Mas como saber quem é analog reverb analógico e quem é digital?

Concordo com o que os digitais estão bem acima nas modulações. E nas ambiências nem se compara.

Estou tentado pelo Danelectro King, que é um spring legítimo. Ou ainda acoplar ele dentro do cabeçote.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Ou ainda acoplar ele dentro do cabeçote.
Sugiro olhar os Accutronics, já vem prontos para acoplar e é bastante usado por diversos fabricantes (imagino que sejam bons produtos, também quanto à durabilidade e manutenção)

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Ismah
Estou tentado pelo Danelectro King, que é um spring legítimo. Ou ainda acoplar ele dentro do cabeçote.

Fera, dos pedais de reverb que temos mais fácil acesso, o danelectro king é o único com molas de verdade ... todos os outros pedais de reverb chamados de Spring Reverb são digitais que simulam o timbre do reverb de molas (alguns muito bem simulados diga-se de passagem) ....

O único inconveniente de pedais Spring Reverb com molas de verdade é o tamanho do pedal - são muito grandes....

Foto com o pedal aberto:
http://gomente.blog.so-net.ne.jp/blog/_images/blog/_4b9/gomente/968937 4.jpg

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Fernando de almeida
todos os outros pedais de reverb chamados de Spring Reverb são digitais que simulam o timbre do reverb de molas

Existem outros.

Os VanAmps também são tanques de mola, com a vantagem que possui modelo com o tanque "separado" do pedal:
http://vanamps.com/products/sole-mate-jr/

Modelo com tanque embutido:
http://vanamps.com/products/sole-mate/

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


FBlues_rock
Existem outros.

Tô ligado ... Mas como eu comentei, dos que temos fácil acesso, o da danelectro é o indicado ...

Não tem só os da Vanamps - tens uns Handmades espalhados pelo mundo afora que fazem desse também ... Eu mesmo cogitei fazer um, porém tinha de ser pequeno (tamanho de um boss + ou -) ... porém molas muito pequenas não dão o efeito tão legal, ficaria um reverb magro (da mesma forma que molas muito grandes também não deixam o efeito legal) ...


Dá uma olhada nesse handmade (kkkkkkkkkkkkkkkkk):
http://www.instructables.com/id/DIY-Spring-Reverb/all/?lang=pt

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Dizem que Fender e Marshall usam tanques Accutrinics.

Mas e dos que usam diversos capacitores? Sabe de alguns?

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Fernando de almeida
Dá uma olhada nesse handmade (kkkkkkkkkkkkkkkkk):
C@ralho, sensacional! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quando vi a foto dele pronto e um brinquedo de 5 reais + 1 clip para montar, na hora pensei: "o cara é McGyver total!" kkkkkkk

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock
C@ralho, sensacional! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quando vi a foto dele pronto e um brinquedo de 5 reais + 1 clip para montar, na hora pensei: "o cara é McGyver total!" kkkkkkk


Pode crê ... hehehehe

Materiais principais (dicas):
* Microfone eco de brinquedo: 15,00 > http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-568560014-microfone-eco-infanti l-no-usa-pilhas-divertido-varias-cores-_JM

* Piezo elétrico : 18,00 (pct com 50) > http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-572770658-piezzo-eletrico-27-mm -pacote-com-50-pecas-_JM

* Circuito amplificador (ou préamp): apartir de 23,00 (depende do modelo) > http://lista.mercadolivre.com.br/intrumentos-musicais/circuito-mini-am plificador_OrderId_PRICE

* Jacks, fios, estanho, clips, fero de solda, etc: creio que não gastará 40,00 ...


Agora, mãos a obra ... hehehehehehehehe

paulone
Veterano
# nov/16 · Editado por: paulone
· votar


Tenho um amp valve handmade e na época não incluí um reverb de mola por conta de grana curta, e me arrependi. Gosto do reverb spring tipo fender, giannini true reverb etc...Pergunto : é possível colocar um acutronics externamente? Existe algo pronto ? Se eu estiver cometendo alguma "quebra de regras" do fórum peço desculpas e podem excluir a pergunta.

Obrigado e saudações aos reverbmaníacos de plantão....

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


é possível colocar um acutronics externamente?

Se o amp tem loop (paralelo vai ser ainda melhor) as coisas estão fáceis. Se não é mais abaixo o furo.

O reverb depende de algumas coisas, dá para implantar no amp, com algumas modificações. Basicamente: ver se o trafo suporta fornecer a corrente do reverb e se há espaço físico para o tanque. Geralmente há, pois o trafo é padrão, e os mA são irrelevantes.

Existe algo pronto ?

Existem... DanElectro Spring King (pedal), e diversas "Reverb Units", da Fender, Giannini na série Duovox (bem raro), além dos artesanais etc etc etc...

rsf
Veterano
# nov/16 · Editado por: rsf
· votar


eu sou fã de carteirinha dos produtos keeley
o reverb do meu amp é o suficiente pra mim, mas
se fosse ter um pedal de reverb, teria esse.. (sem falar que ainda vem um puta delay)



Fernando de almeida
Veterano
# nov/16
· votar


rsf
eu sou fã de carteirinha dos produtos keeley
J´tive um drive dele ... é bom mesmo ... top ...

Telecashow
Membro Novato
# abr/17
· votar


pessoal, vcs ja testaram o polara (dgitech) e Flint / Blue sky (Strymont)? estou querendo um reverb bom, porem ja tenho efeito do shimmer do meu ligth year bffx

Fernando de almeida
Veterano
# abr/17
· votar


Telecashow
polara (dgitech)
Já testei ... achei muito legal ... no msmo nível de outros pedais tops do mercado ... Shimmer muito bom ...
Tem os tipos de reverbs mais usados pelos guitarristas (room, hall, plate e spring) mais alguns reverbs "especiais" (Reverse, modulated e Halo - esse último é o shimmer)
Veja mais:



Flint / Blue sky (Strymont)
O Flint e o BlueSky são dois pedais que são top e são desejo da maioria dos guitas que conhecem a qualidade dos pedais Strymon ...
O Flint, além do reverb TOP (com simulação de reverb estilo anos 60, 70 e 80), possui um tremolo de alta qualidade. em quantidade de controles, é bem simples - tanto reverb quanto o tremolo.


O BlueSky já é uma unidade específic de reverb, logo tem mais controles e mais opções de regulagens de reverbs ...



CONCLUSÃO
- É óbvio, mas minha sugestão é que você teste todos e escolha o que melhor te agrada ... Todos são tops ... Todos são de qualidade top ... Todos são desejados pelos guitas que exigem qualidade ... A gente fica até sem parâmetro para indicar um pois até o preço dos Strymons são próximos e o Polara acaba sendo um pouco mais barato ...

- Minha opinião: Por proporcionar mais de um efeito na mesma unidade, eu iria de Flint ...
- Se o seu foco é no reverb, tente escolher entre o Polara e o BlueSky ...
- Se o problema for grana, o Polara atende

Telecashow
Membro Novato
# abr/17
· votar


achei bem legal o polara, porem acho que os strymon mais praticos de operar ao vivo e como ja tenho o efeito shimer do bffx ligth year, então acho que vou de flint, achei os reverbs muito bom alem do tremolo 2 em 1, dai a diferença de preço nao fica tao fora se comparar com o polara ou mesmo o hall of fame da TC.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reverbs - Como escolher, como analisar e detalhes de alguns modelos.