Equalizadores - Como escolher, como analisar e detalhes de alguns modelos.

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# fev/09 · Editado por: Fernando de almeida


Equalizadores - Como escolher, como analisar e detalhes de alguns modelos.

Tenho lido muitas dúvidas sobre equalizadores ...
Qual equalizador se deve usar?
Quais parâmetros deve-se analisar para escolher um equalizador?

Antes de tudo, sugiro que leiam o tópico abaixo para deixar os conceitos sobre efeito esclarecidos e depois vejamos o equalizador mais especificamente:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

Bom, adiantando, sabemos que o equalizador, além de timbrar seu som pode ser usado como boost ... Então pensando em boost logo temos que pensar em Ganho, ou seja, decibéis (dB) ... Abaixo listo os dB's de vários pedais equalizadores ...

Tanto baixo como guitarra pode usar o equalizador feito para o outro – embora os equipamentos tenham sidos fabricados com parâmetros que atendem mais especificamente a cada instrumento ... Mas vamos ver os pontos que se diferem esses equipos:

Num Bass Equalizer, o salto de freqüência de um fader para outro é maior que os saltos de um fader a outro de um Guitar Equalizer .... Logo, mesmo que numa range menor, vc pode fazer um controle mais preciso das freqüências num Guitar Equalizer ...

Se vc for observar, temos:
- Boss GE-7: 100/200/400/800/1.6k/3.2k/6.4k Hz com +-15dB
- Boss GEB-7: 50/120/400/500/800/4.5k/10k Hz com +-15bB

Note a diferença entre uma freqüência e outra e veja o salto grande que tem num Bass equalizer. Por exemplo, no GEB7 depois da freqüência de 800Hz já vem a de 4.5kHz e vc não terá precisão no controle das freqüência intermediárias a essas ... Já no Ge7, depois da freqüência de 800Hz tem a de 1.6kHz, depois tem a de 3.2kHz aí vem a de 6.4kHz, ou seja, mais precisão nas freqüências ...

Então:
- Bass Equalizer = Maior Range de freqüências com menos precisão ....
- Guitar Equalizer = Menor Range de freqüências, porém com mais precisão no controle das freq.

Uma solução legal para se ter uma grande Range de freqüências e ao mesmo tem ter precisão, é adquirir os equalizer de 10 Bandas que têm uma range maior (de 30 a 12.8kHZ no Boss EQ-20 e de 31,25 a 16kHz no MXR 10 Band - mesmo o MXR tendo maior range, o ganho é menor, o Boss tem +-15dB e o MXR tem +-12dB) e vc terá acesso a freqüências até a mais que um Bass Equalizer, porém com a precisão de um Guitar Equalizer.

Logo, grande Range e boa precisão:
- Boss EQ-20: 30/60/120/200/400/800/1.6k/3.2k/6.4k/12.8k com +- 15dB
- MXR 10 band: 31,25/62,5/125/250/500/1k/2k/4k/8k/16k com +-12dB

Já que falamos de ganho, tem um MXR que a range de freqüências dele é pequena porém o ganho dele é maior ... Enquanto a maioria dos equalizadores do mercado oferecem ganhos de +-12 a +-15dB, esse outro oferece +-18dB.
- MXR 6 band: 100/200/400/800/1.6k/3.2k com +-18dB.

E tem mais:
Antes a Boss tinha:
>> GE-6: 100, 200, 400, 800, 1600 e 3200 Hz com +- 15dB;
>> PQ-3B: 3 bandas, graves (de 25Hz a 400Hz), médios (de 160Hz a 2.5kHz) e agudo (de 1kHz a 16kHz) com +- 18dB;
>> PQ-4: Com controle de graves e presença (não sei as freq), Médios-grave (100Hz a 1.6 KHZ) , e High médios-agudo (de 500HZ a 8KHZ) com +- 18dB.
>> Existiu o GE7B (isso mesmo tem o GEB7 e tinha o GE7B) ... era de baixo também e trabalhava em freqüências próximas (mas diferentes) ao GEB7...

Falando sobre os dB's notamos que vão de +-12dB à +- 18dB ... Se for pensar em usar o equalizador como boost, procure os com mais dB's (embora os tradicionais 15dB's já dão conta do recado) ...

______________________________________________________________________ _____
RESUMO
Sei que existe o fator financeiro, mas em termo de equipamentos temos:

- Boost: vão de +-12dB à +- 18dB.

- Tibragem:
a) Boa Range: pode-se ter uma grande Range de frequencia, porém com menor precisão entre elas;
b) Boa Precisão: pode-se ter uma grande precisão de controle das frequencia, porém com menor Range;
c) Boa Range e Precisão: Com os equalizadores de 10 bandas se tem ambas ...

- Necessidade: Nem sempre é necessário muitos fatores ...
a) Pode ser que vc tenha seu timbre desejado tendo boa Range sem muita precisão entre as freq .....
b) Pode ser que mesmo numa Range menor, a precisão entre os fader te proporcione seu timbre ....
c) E se com boa range e precisão vc não chegar no seu timbre, o problema pode estar nos seus outros equipos (guita, ampli, outros pedais, cabos, etc).
______________________________________________________________________ _____


CURIOSIDADE: Que eu saiba, não existe nenhum equalizador que tenha todos os fatores máximos de mercado, que seria: Boa Range + Boa Precisão + Máximo Boost (ganho) ... Ou seja, nunca vi um equalizer de 10 bandas de range 30Hz a 16kHz com +-18dBs ...

Ps. Me restringi aos equalisadores gráficos pois são os mais usados ... Mas sei dos equalizadores de outros tipos, com curvas e respostas em frequencias diferentes (ex. shellving, paramétricos, etc)...

QQ dúvida pode postar que eu tentarei esclarecer.
ABR
Fernando de Almeida

Faca na Caveira
Veterano
# fev/09
· votar


Belo tópico, cara! Vai me ajudar muito a escolher meu equalizador!

Fernando, vc disse no outro tópico que vc tem um EQ20, correto? Eu tava muito a fim de comprar ele, mas andei pesquisando mais a fundo sobre os recursos dele e descobri duas coisas que me deixaram com um pé atrás. Queria que vc me confirmasse isso...

1) ele é digital?
2) ele salva até 9 presets, mas só dá pra usar 2 simultaneamente? Se for isso mesmo, não vejo grande vantagem em relação a um GE7...

Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# fev/09
· votar


Fernando de almeida
Tópico show de bola mais uma vez! Obrigado!

Fernando de almeida
Veterano
# fev/09
· votar


Dos pedais de mercado temos (alguns já sairam de linha e são difíceis de se achar):

Behringer Beq-700 Equalizer
Boss GE-7 Equalizer
Boss GEB-7 Equalizer
Boss GE-7B Equalizer
Boss GE-6 Equalizer
Boss PQ-3B Equalizer
Boss PQ-4 Parametric Equalizer
DOD FX-40B Equalizer
Danelectro Fish & Chips
Groovin BEQ 200 Bass Equalizer
Groovin EQ 400 Equalizer
Landscape Triexf Bass (trabalha com freq um pouco abaixo do GEB7)
Landscape Triexf Overtone(trabalha com freq um pouco abaixo do GE7)
Maxon GE601 Graphic Equalizer
MXR 10 Band Equalizer
MXR 6 Band Equalizer
MXR KFK-1 Kerry King Ten Band Equalizer
Oliver GE-70

Ps. os pedasi Groovin e Behringer usam as mesmas freq dos pedais da Boss GE7 e GEB7.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/09
· votar


Faca na Caveira
Fernando, vc disse no outro tópico que vc tem um EQ20, correto?
SIM ...

1) ele é digital?
Sim, assim como a maioria dos pedais do mercado atual ...

2) ele salva até 9 presets, mas só dá pra usar 2 simultaneamente? Se for isso mesmo, não vejo grande vantagem em relação a um GE7...
Bom, no Ge7 vc usa somente 1 regulagem por vez e a Range de freq é bem menor ... Eu já tive o MXR 10 band, Boss GE-7 e não me arrependo de trocá-los pelo EQ-20 .... Mas seja como for, vá à uma loja e teste ambos ....

Fernando de almeida
Veterano
# fev/09
· votar


MauricioBahia
Tópico show de bola mais uma vez! Obrigado!
VAlew ...

markolino
Veterano
# fev/09
· votar


Fernando de almeida
cara, eu nao sei usar equalizador !
admito

mecho e fica sempre pior do que desligado..
fogo..

edalko
Veterano
# fev/09
· votar


Pra mim o equalizador tinha que ter apenas uma frequencia: 120hz

edalko
Veterano
# fev/09
· votar


Pra mim o equalizador tinha que ter apenas uma frequencia: 120hz

Fernando de almeida
Veterano
# fev/09
· votar


markolino
cara, eu nao sei usar equalizador !
admito
mecho e fica sempre pior do que desligado..

Já tive esse problema ... mas coloca todos os controles no meio e altere um a um para vc ouvir as diferenças ...


edalko
Pra mim o equalizador tinha que ter apenas uma frequencia: 120hz
Essa freq. é legal para dar uma engoradada no som, muito legal ...
O pessoal curte entre100hZ a 125Hz para engordar o som ...

Fernando de almeida
Veterano
# fev/09
· votar


Mas para quem quiser MUITA PRECISÃO e MUITA RANGE (de 20Hz à 20kHz) pode pegar um equalizer de 31 bandas tipo esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88352268-equalizador-31-bandas- grafico-gpa-estereo-super-promoco-_JM

Brincadeira hehehe ... não é muito aplicável ... Esse nível de range e precisão é mais interessante em estúdio ... ao vivo nem pensar ...

MauricioBahia
Moderador
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fernando de almeida
Eu tenho um Behringer EQ-700. Funciona legal. Mas se vc espirrar próximo desregula tudo né... Não sei se posso chamar isso de sensibilidade ou ruindade hehe. Pininhos infernais! Eu tenho que colocar um durex por cima deles para fixar. Terrível gambiarra! Não sei se todos os modelos de equalizadores da Behringer são assim, mas o meu é!
Abs

Fernando de almeida
Veterano
# fev/09
· votar


MauricioBahia
Terrível gambiarra!
Gambi total .... heheheheeeee ....

marcioguita
Veterano
# fev/09
· votar


Bom Tópico, valeu pesquisador! :)

makumbator
Moderador
# fev/09
· votar


Fernando de almeida
Mas para quem quiser MUITA PRECISÃO e MUITA RANGE (de 20Hz à 20kHz) pode pegar um equalizer de 31 bandas

Eu tenho um SoundTech Q310(mono de 31 bandas), e uso ao vivo e em gravações, e é bem mais preciso. Além dos faders de 20Hz a 20Khz, tem filtro High pass.

http://www.towerlighting.com/st/zeq.html

A verdade é que sempre que não posso levá-lo para tocar, sinto muito falta!

Fernando de almeida
Veterano
# fev/09
· votar


marcioguita
Bom Tópico, valeu pesquisador! :)
Valew ...

makumbator
Eu tenho um SoundTech Q310(mono de 31 bandas), e uso ao vivo e em gravações, e é bem mais preciso. Além dos faders de 20Hz a 20Khz, tem filtro High pass.
Caramba ... doidera ... Vc deixa o equalizer ligado direto???? Ou tem algum esuqema de liga/desliga????

makumbator
Moderador
# fev/09
· votar


Fernando de almeida

Deixo ligado direto, normalmente minhas equalizações não são muito agressivas, mas mesmo assim, faz muita diferença no som final...acabei ficando dependente de equalizador, para dar aquela polida e arredondada no som...hsahhsa!!!!

Fernando de almeida
Veterano
# fev/09
· votar


makumbator
Deixo ligado direto, normalmente minhas equalizações não são muito agressivas,
É ... se vc fosse quere usar algo muuuuuuito agressivo, talvez os +-12dB não dessem conta ...

PageFan
Veterano
# fev/09
· votar


Alguem ai conhece Pedal Artec SEGEQ??? eu vi ele, tem 8 banda, é afinador tbm, e está cerca de 50 reais mais barato que o Boss GE-7.. será que compensa???

Fernando de almeida
Veterano
# fev/09
· votar


Alguem ai conhece Pedal Artec SEGEQ??? eu vi ele, tem 8 banda, é afinador tbm, e está cerca de 50 reais mais barato que o Boss GE-7.. será que compensa???


Caramba, a RANGE dele é até pouca (100Hz à 5kHz) mas a PRECISÃO dele é bem legal ... A range é menor que a do GE-7 porém com 1 fader a mais, proporciona uma excelente precisão na faixa de atuação ...

PageFan
Veterano
# fev/09
· votar


compensa pegar ele apenas pra dar regulagem na distorção, e não para usar como booster??

Fernando de almeida
Veterano
# fev/09
· votar


PageFan
compensa pegar ele apenas pra dar regulagem na distorção, e não para usar como booster??
Sim ... com certeza ...

Fernando de almeida
Veterano
# mar/09
· votar


PageFan
compensa pegar ele apenas pra dar regulagem na distorção, e não para usar como booster??
Só para complementar, vc pode usa-lo para ambas funções ... De um modo ou de outro vc o equalizer vai atuar como booster, porém de frequencias distintas e em diferentes níveis de boost em cada frequencia ...

Fernando de almeida
Veterano
# mar/09
· votar


Galera,

Além do tópico geralzão sobre efeitos e desse específico de equalizadores, escrevi o de Reverbs também.

Guita Ibanez
Veterano
# mar/09
· votar


Fernando de almeida

Dei um lida nos dois( equalização e reverbs), estão massa !!!

Fernando de almeida
Veterano
# mar/09
· votar


Guita Ibanez
Dei um lida nos dois( equalização e reverbs), estão massa !!!

Valew

Fernando de almeida
Veterano
# jul/09
· votar


PageFan
compensa pegar ele apenas pra dar regulagem na distorção, e não para usar como booster??
E aí cara, pegou o equlizador da Artec (SEGEQ)?????

Paludo756
Membro Novato
# out/17
· votar


Fernando de almeida
Não sei se você saberia me responder isso, mas se tratando do EQ-10 da MXR, qual a diferença dele trabalhando em nove e trabalhando em dezoito volts?

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Em tese... Ganho, damping factor, output amplitude...

Fernando de almeida
Veterano
# out/17
· votar


Paludo756
Não sei se você saberia me responder isso, mas se tratando do EQ-10 da MXR, qual a diferença dele trabalhando em nove e trabalhando em dezoito volts?
Ganho, damping factor, output amplitude... Principalmente maior headroom na saída se você usar tensão maior...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equalizadores - Como escolher, como analisar e detalhes de alguns modelos.