Fonte 9V Estabilizada Hand-Made (site handmades)

Autor Mensagem
MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


DotCom

beleza cara, eu ia fazer essa ligação mesmo, só que como a coisa é com corrente maior, prefiro nao ficar na duvida para evitar problemas com o transformador.

aahhh, e remodelei o CI dela, reposicionei o led logo após o regulador e antes dos capacitores, filtrando algum suposto ruido, deixei as trilhas maiores tb.

E quanto aquele diodo que fica perto do regulador, qual a função dele ali, pq ele está polarizado inversamente?

Abç.

Guilherme Rauber
Veterano
# out/09
· votar


Olá pessoal!

Estou pensando em fazer uma também!

Usando um trafo de 12 + 12 com 1A dah pra fazer tranquilo né?

E da pra usa um capacitor de 10000uF? Eu tenho um aki de 50v
Acho q eh muuuito exagero né xD


Abraço!

shoyoninja
Veterano
# out/09
· votar


Vou ser meio mala...

Eu não acho uma boa idéia fazer fontes de alimentação, sejam do tipo que for, sem entender perfeitamente o funcionamento delas. E, pelas perguntas feitas, não é o caso.

É bastante perigoso. E se você fizer uma bobagem suficientemente grande pode morrer e até matar. (choque elétrico e incêndio)

felippecg
Veterano
# out/09 · Editado por: felippecg
· votar


Guilherme Rauber
amigo já fiz essa fonte mas com algumas modificações..

dá sim cara quanto maior for a capacitância mais energia você vai ter tornando um fonte mais estável sem queda de tensões mas acredito que esteja fora de corgitação pois já vai ter os reguladores e o trafo aguenta legal, mas pode usar esse capacitores.

MaicolBrevia
Serve para evitar sobretensões na saida do regulador fazendo com que a tensão passe de volta para a entrada do regulador ou seja jogada ao GND.. tou explicando ignorantemente mas talves você entenda assim.

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


E quanto aquele diodo que fica perto do regulador, qual a função dele ali, pq ele está polarizado inversamente?
Ah, aquele diodo pode servir para o caso de a fonte alimentar cargas indutivas, pra prevenir picos de tensão na saída do regulador.
Não vejo motivo pra usar ele, já que pedais de guitarra não tem essas características.

E da pra usa um capacitor de 10000uF? Eu tenho um aki de 50v
Eu acho exagerado, e em fontes de maior potência os capacitores de filtragem devem ser pensados com bastante cuidado, pra não torrar o trafo (não é balela, acontece mesmo!).
Se tiver capacitores de 4400, use. Vai aumentar a vida útil do seu trafo.

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


Eu não acho uma boa idéia fazer fontes de alimentação, sejam do tipo que for, sem entender perfeitamente o funcionamento delas.

É verdade que para fazer qualquer montagem de equipamentos eletrônicos é bom ter um certo conhecimento na área, pra saber o que está fazendo... Mas fonte pra pedal é quase receitinha de bolo, no máximo o cara toma um choque. Pra quem quer montar alguma coisa, a fonte seria a primeira coisa que eu recomendaria.

Henrique S.
Veterano
# out/09
· votar


shoyoninja

a real é que o ideal é entender no minimo o basico do circuito para prever possiveis erros (nao digo que o cara tenha que ter phd em analise de circuitos, só o basicao) mas particularmente eu acho que uma fonte é mais facil que um pedal por exemplo...

a menos que o nivel de desatenção do cara seja tamanha a ponto de ligar capacitores virados, ai é uma bomba caseira hehehhe

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


felippecg
DotCom

beleza, entendi sim, bem simples...

shoyoninja

em certa parte tens razão, mas o cara tem que estar ciente que vai tá lidando com uma tensão alta, ou seja, nada agradavel se levar um choque 110 ou 220, e claro, prestando atençao nas polaridades dos diodos, capacitores, regulador, trafo, inclusive nas saida 9v cuidando pra nao inverter a polaridade que vai para o pedal. Atenção e paciencia moram juntos nessa hora.

Abraço

shoyoninja
Veterano
# out/09
· votar


Henrique S.
DotCom
Bom, eu sei que a maioria é bem simples. Só que exatamente por ser simples, se o cidadão não entende o circuito, será que é uma boa idéia ele construir algo que envolve a rede de energia?

Uma falha no isolamento pode causar choque elétrico e fogo.

Eu falei mais pelo que o criador do tópico escreveu, sobre só saber seguir o esquema. Não é uma idéia muito saudável.

Na minha opinião é uma das coisas onde ter um pouco de medo é sempre bom para a saúde :P. Eu tenho.

Guilherme Rauber
Veterano
# out/09
· votar


felippecg

Quais modificações você fez?


DotCom

Vou usar capacitores de 4400uF mesmo.

Mas irei fazê-la em um futuro não muito distante. Por inquanto estou querendo fazer True Bypass no meu crybaby (noto uma pequena perda no sinal que acaba por me irritar), um Blues Breaker e um Phase 90. Aí sim eu farei a fonte.

Abraço!

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


Uma falha no isolamento pode causar choque elétrico e fogo.
Calma cara... A única falha que pode haver aí é no isolamento do trafo, mas aí nem mesmo alguém com experiência vai prever isso.

E ninguém liga a fonte na tomada segurando na placa de circuito...

Você tem razão em falar que há de se tomar cuidado, mexer com energia da tomada nunca deve ser tomado como coisa segura. Mas também não há porque criar pânico...

Guilherme Rauber
Por inquanto estou querendo fazer True Bypass no meu crybaby (noto uma pequena perda no sinal que acaba por me irritar), um Blues Breaker e um Phase 90. Aí sim eu farei a fonte.

Legal. Ainda vai servir pra melhorar suas habilidades com a solda (supondo que você já não tenha...)

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


shoyoninja

fonte 9v handmade não é um projeto tão facil pra iniciantes, ao menos pra mim, não acho tão facil não, tanto que estou fazendo sem pressa ela, a recém eu fiz a placa, com trilhas maiores, reposicionei o led que estava no final do circuito, mas não fiz por conta não, foi pesquisando no FCC e handmades.com, bastante paciencia para entender algumas ligações, como que é o funcionamento dela, enfim, sem pressa.

quanto ao seguir somente o esquema, sem conhecer o basico, fica complicado mesmo..


abraço

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


Caramba, se fonte 9v não é fácil, o que é? kkkk

Guilherme Rauber
Veterano
# out/09
· votar


DotCom

Já fiz 4 pedais e a mod do Keleey no meu DS-1 (por sinal MUITO boa! Recomendo para quem não curte muito o som do pedal mas tem ele)

Fiz um MXR+ (primero), um booster do tonepad (que no momento não esta em uso), e dois RAT (um vendi para um amigo e o outro está com problemas de fiação).

Mesmo assim, quanto mais experiencia melhor!

Já estou com a placa do Blues Breaker pronta! Falta só corroer. Provavelmente este fim de semana estarei fazendo ele.


Sobre a fonte de 9v, achei um circuito muito simples e vejo muitíssimos poucos riscos quanto a fazê-la, pois ninguém aqui seria tolo o bastante para ligála na tomada com a mão na placa ou em algum fio desencapado do Trafo.

Um lembrete que serve para quem vai fazê-la: TOMEM CUIDADO para não deixar nada encostar no dissipador (se estiverem usando um), pois ele vai conectado ao terra, e pode acabar queimando alguma coisa.

Abraço!

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


Guilherme Rauber
Já fiz 4 pedais e a mod do Keleey no meu DS-1
Tá melhor que eu... Só efetivamente montei 1 pedal, desanimei de fazer os outros por causa da caixinha...

Você faz as placas pelo método termico ou usa a canetinha mesmo?

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


Caramba, se fonte 9v não é fácil, o que é? kkkk


ahsduhaushduashduhsa

Guilherme Rauber
Veterano
# out/09 · Editado por: Guilherme Rauber
· votar


DotCom

Eu faço com a canetinha mesmo. geralmente alguma trilha fica meio falhada, mas nada comprometedor, e nada que um pingo de solda bem espalhado não resolva.

Também tenho problemas com a caixinha. Os dois únicos que blindei foram os RATs, um pois foi para venda (ganhei 45 dinheiros e gastei 20 e poucos sem a caixinha) e o outro porque era minha distorção ativa.

Mas acho que vou tentar usar a transferência térmica para os próximos pedais, pois a placa fica mais bonita e mais SIMÉTRICA. xD

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fonte 9V Estabilizada Hand-Made (site handmades)