***Projeto: Fonte estabilizada para alimentação de vários pedais!!!***

Autor Mensagem
Rowashburn
Veterano
# ago/05


E aí galera!!!!

Olha só, tô procurando uma fonte estabilizada pra alimentar vários pedais de 9V, mas não sei qual é a indicada.

Achei essa AQUI...

...e essa daqui... ( lá embaixo, é o último produto, onde diz:
POWER PLANT 2A ------------------------------- POWER PLANT GUITAR TUNING TEAM
Essa brilhando em azul, custa 450R$!!!!!! A que está brilhando em vermelho eu nem quis perguntar.

Então, mas eu andei falando com o Baruch_Kata, e ele me disse que ambas ( incluindo a do Mercado Livre ) estão muito caras, pois é um projeto relativamente barato de se fazer...

...o que eu quero é uma fonte pra ligar vários pedais ( pedais Boss, Wahwah, Whammy...) e que não cause aquele HHUUUMMM que fontes comuns costumam causar...

...alguém aí conhece o projeto, ou já montou alguma?!?

Aquela do Mercado Livre parece simples, e é estabilizada.

Falow jovens!!!!

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


up!!!!!!!

...nossa, peguei o tópico no último momento!!!!!!!! auhauhauha

UP NELE!!!

silvio_rp
Veterano
# ago/05
· votar


Entao. Uma vez eu comprei uma no ML por 30 reais. Ela tinha 5 saidas, 110/220 para 9V, e o cara fazia para ser usada com pedais mesmo, sem hum. O porém foi que eu liguei ela no 220 e nao tava ajustada (nao mudei a chave) e queimou o trafo. Ele está sendo reenrolado. Assim que ficar pronto eu posso passar o esquema dela aqui . Pelo que me lembro, o circuito que tinha era bem simples, ponto a ponto mesmo, e iam 4 diodos, um capacitor e um transistor.

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


silvio_rp

Legal cara, mas eu precisava pra pelo menos 6 pedais...acho que tem algo a ver com a amperagem...sei lá

UP NISSO!!!

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


Rowashburn
Você em primeiro lugar tem que pegar as especificações dos pedais que vai ligar.
Todos são de 9V? Negativo fora ou dentro?
Qual corrente de cada pedal. Se não achar, fazemos de 2A como a do anúncio, e se quiser ignorância fazemos de 3A.
Você é cara de pau, de perguntar pro cara do anuncio como se faz essa fonte, rí muito...
Vamos fazer uma bem simples para não confundir vc que ainda não está acostumado com eletrônica...
Podemos começar?

everson
Veterano
# ago/05
· votar


pode! eheheheheh. entrei de gaiato na conversa.eheheh. to com o mesmo problema.vlw

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
Você é cara de pau, de perguntar pro cara do anuncio como se faz essa fonte, rí muito...

AUHAUHAUHAUHAUHAUHUAHAUHAUHA

Pô cara, ele entende de eletrônica tbm oras, o que custa dar uma ajudinha?!?!

Ele passou um esquema legal, mas eu não entendo muito bem...uhauhauha

Olha só, o Crybaby e os pedais Boss são todos 9V, com o negativo dentro...
...minha única dúvida é o Whammy, eu ainda não tô com ele, tá pra chegar semana que vem....

Dá uma olhada no que o cara do Mercado Livre me passou:

http://www.geofex.com/FX_images/pedalbd.gif

Tem até o desenho da CI, mas eu acho que tá muito grande...hehehehe

Bom, up nisso tudo!!!!!!!

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


up!!!!

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


UUUUUUUUUPPPPPPPPPP

baruch_kata
Veterano
# ago/05 · Editado por: baruch_kata
· votar


Rowashburn
Hoje dei uma pesquisada e achei duas possibilidades:
Uma simples com baixo consumo usando integrado. Proteçao do integrado contra curto-circuito.
Uma elaborada, maior consumo, transistorizada, maior tolerância para ignorâncias como curto circuito, picos de corrente, menor estabilização, garantia que funciona e alta durabilidade.
Qual preferem? A montagem pode ser em placa de circuito ou em ponte de terminais. A placa requer kit, a ponte só o ferro de solda...
Então?

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
Qualquer uma, desde que funcione:)

Uma elaborada, maior consumo, transistorizada, maior tolerância para ignorâncias como curto circuito, picos de corrente, menor estabilização, garantia que funciona e alta durabilidade.

Menor estabilização?! Como assim?? Não estabiliza tanto?! Acho que você quis dizer MELHOR estabilização certo?!

Vamos nessa mais elaborada :)

E quanto a ser PCI ou ponte, diga você qual é a melhor, eu estou disposto a montar qualquer uma. ;)

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


Rowashburn
É mesmo, peguei a minha mais elaborada, e estou eleborando mais, claro que o consumo é um pouco maior, mas vai valer a pena fazer algo decente.
O melhor e aparencia mais profissional é em placa, mas caso tenha que comprar um kit só pra fazer isso é melhor fazer em ponte mesmo, e colocar numa caixinha para esconder a macarronada. A caixinha poderá servir de dissipador, mas caso queirra colocar um pedaço alumínio adicional melhor. Sem caixinha é obrigatório o uso de um bom dissipador de alumínio.

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
legal legal legal!!!!! :)

Vou dar um up disfarçado, só pra ver se a gente arruma mais alguém com idéias!!!!!

E aí galera, vamos colaborar!!! Futuramente isso pode servir pra todos!!!

Thyago Almeida
Veterano
# ago/05
· votar


Eu tenho uma boa fonte aki q meu socio faz. Ela eh pequenininha, estabilizada, e aguenta 1 A de boa

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


Thyago Almeida

então...eu não manjo esse esquema de 1A, 2A, 3A...o que é isso?!

Só quero uma fonte pra ligar 8 pedais. :P

tad4heads25
Veterano
# ago/05
· votar


Rowashburn
quanto mais A mais pedais vc liga nela e ela menos esquenta........

só pra te ajudar a dar up........
se cada um tivesse um numero limitado de ups vc ia ta devendo hehhehe

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


tad4heads25
auhauhauhauhauahuah

( up disfarçado :P )

tom_delonge182
Veterano
# ago/05
· votar


pq num compra duas dakelas fontes q ligam 5 pedais cada?? sai ateh mais barato!!!

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


Rowashburn
A unidade padrão de corrente elétrica é o Ampére (A).
Quando você diz que o pedal é 9V, não fala nem a potência nem a corrente que ele precisa, mas se estiver escrito que ele precisa de 120mA (miliampére, milésima parte de um ampére), então você pode deduzir que a potência dele é 9 x 0,120 = 1,08 W (Watts, unidade de potência). Noutro caso se você souber que o aparelho tem 3 W e trabalha com 9 V, então logicamente a corrente puxada é 3 / 9 = 333 mA.
Significa que se você tiver 8 pedais de 160mA cada precisa ter uma fonte de 1,28 A, ou 11,52 W.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amp%C3%A8re
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_el%C3%A9trica
http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_T01.asp
http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/index12.asp

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


tom_delonge182
pq num compra duas dakelas fontes q ligam 5 pedais cada?? sai ateh mais barato!!!

Poxa vida, gostei da idéia, muito brilhante e original, pode fazer um tópico: "Como comprar com classe e categoria", "Gênios compram, cretinos fazem", "Projeto para comprar uma fonte"

Nunca tinha pensado nisso, aliás, acho que vou falar pro Rowashburn parar de fazer modificações no pedal dele e também pro MClasta que ele não deve ficar imitando um Marshall, afinal é só ir na loja e comprar, é claro, o benefício é muito melhor.

Valeu :(

R1C4RD5
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
Lembra que vc me ajudou a montar uma?
Montei duas fontes de 9V uma pra mim e outra para meu irmão.
A minha é de 2A e a outra é de 1A, ambas para 5 pedais.
Usei somente os diodos retificadores, capacitores, um Tip41, um resistor e um zener. Só com isto as fontes ficaram boas. Ainda pensei em colocar um integrado para estabilizar melhor mas não achei necessário.
Com isto reduzi bastante o custo. Valeu pela ajuda cara!

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
Poxa vida, gostei da idéia, muito brilhante e original, pode fazer um tópico: "Como comprar com classe e categoria", "Gênios compram, cretinos fazem", "Projeto para comprar uma fonte"

UAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAHUAUHAUAH

UP!

oldmonkey
Veterano
# ago/05
· votar


essa power plant me lembrou o meu avo quando quiz construir uma laje sobre um quarto de empregada (antes era telha) mas nao tinha calculo de nada, fez uma laje macica com 25 cm de espessura, provavelmente vai durar por uns 200 anos se nao cair com o peso dela propria.
Se pensarem e raciocinarem um pouco descobrirao que quanto maior a amperagem, maior o trafo, quanto maior o trafo maior a chance de ter ruido huummm na fonte pois o trafo eh o maior responsavel por este ruido, eh claro que tambem envolve a qualidade deste em si e nao so o tamanho.
para uma fonte de pedais (muitos) escolham um trafo pequeno e pesado, espesso em quantidades de placa de metal de uns 500 mA com tap central (usa so dois diodos sendo melhor que fonte com 4), um cap de 1000 uF , um zenner, um resistor, um transistor (nao precisa tanta potencia quanto um tip41, pode ser menor), ou entao facam como a laje do meu avo.

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar


oldmonkey
Hahaha, pela foto o cara usou um 2N3055 (monstro) ou um integrado estabilizador de mesmo porte.
A fonte do R1C4RD5 era o que eu tinha pensado no começo, mas agora já quero partir para a próxima, uma fonte que seja bem estabilizada (mesmo com maior consumo) e que possa prover mais de 2A.

oldmonkey
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
so nao entendo a razao de 2 amperes pra pedais ou mesmo para uma pedaleira digital. e tambem tenho minhas duvidas sobre CI estabilizadores, prefiro os circuitos discretos com transistores, so nao precisam ser monstros.

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


up nisso tudo ( que eu não entendo:P ) AUHAUHAUHUAH

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


up up up

Thyago Almeida
Veterano
# ago/05
· votar


Rowashburn
O q vc n tah entendendo, meu filho???

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


Thyago Almeida
Cara, tô dando up pra ver se aparecem mais idéias, se alguém que tenha feito uma pra si mesmo se manifeste, pra que se alguém tenha um esquema legal, ou alguém que tenha comprado a fonte do ML, ou alguém que use aquela da Hayonik pra 5 pedais, sei lá poxa, o que vc quer?? Que eu feche o tópico?!

Quanto mais informações melhor.

Rowashburn
Veterano
# ago/05
· votar


e up de novo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ***Projeto: Fonte estabilizada para alimentação de vários pedais!!!***