Fonte 9V Estabilizada Hand-Made (site handmades)

Autor Mensagem
Sgt_Bugera
Veterano
# fev/09


http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 49&Itemid=27

pretendo fazê-la em breve...
gostaria de saber se rola uma dicas de alguém que já tenha feito ou que manje do assunto

o transformador do projeto não tem indicação... seria apenas procurar por um "110/220 de 1A, 12+12"?

e boiei totalmente no esquema da retificação (diodos). O dele tem 3 fios e usou 2 diodos, se o trafo q eu comprar tiver 4 não saberei como realizar a alteração na placa, visto que só sei seguir o gabarito =/

Sgt_Bugera
Veterano
# fev/09
· votar


outra... se eu desejar colocar um outro trafo com 1,5A... teria q modificar algo da placa? ou daria na mesma?

macaco veio
Veterano
# fev/09
· votar


geralmente a especificacao eh essa mesmo, a amperagem nao precisa ser em cima da risca, pode usar 750 miliamperes, 900 , 1000 ( 1 A) , ou mais. 750 ja cobre uma porcao de pedais, o normal em fontes eh entre 300 e 500 miliAmp (pra pedais).
os trafos com tres fios (usando dois diodos) sao melhores (menos sujeitos a ruido Hum no final). Se o trafo tiver 4 fios, na realidade ele eh igual a um de 3 fios (os fios do meio estao juntos internamente).
eh complicado criticar projetos dos outros mas nessa fonte o led foi colocado na saida ja estabilizada do circuito. o ideal seria coloca-lo antes dos diodos ainda na voltagem AC. isto eliminaria qualquer possiblidade de ruido Hum. tambem o tracado da placa esta fino demais, poderia ser mais grosso principalmente no filete negativo. no mais eh uma fonte como outra qualquer. funcional.

Sgt_Bugera
Veterano
# fev/09
· votar


vlw macaco, será q encontro outro projeto, com menos possibilidades de ruidos?

macaco veio
Veterano
# fev/09
· votar


nao devera dar ruido nenhum pois o projeto que ai esta nao eh ruim. a possibilidade de ruido Hum eh muito remota mas pode acontecer devido a colocacao do led em paralelo como esta, depende muito do circuito que vier na frente, um circuito chulo, mal projetado ou muito simplificado de um distorcedor por exemplo o led pode afetar.
apenas sugiro engrossar as linhas de cobre antes de colocar no percloreto, ficam mais resistente pra soldar, a carga (amperagem) passa por mais espaco de cobre e onde o cobre for carga negativa blinda melhor todo o conjunto.
boa sorte.

Sgt_Bugera
Veterano
# fev/09 · Editado por: Sgt_Bugera
· votar


sakei... será q rola tirar o led? não haverá necessidade.

Sgt_Bugera
Veterano
# fev/09
· votar


up =/

macaco veio
Veterano
# fev/09
· votar


pode tirar

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


Ressuscitando!

Vou fazer uma dessas para mim, bem no capricho, andei lendo os comentarios do macaco veio, achei muito interessantes, tanto que estou esperando o site Handmade voltar ao normal(por causa da troca de servidor) para perguntar algumas coisas sobre a posição correta dos diodos, sobre colocar o Led na CA(antes dos diodos) e se o layout está correto.

Andei vendo as fonte da landscape, acho um preço absurdo, mais de 150R$ em uma fonte para 10 pedais ou mais sendo que eu mesmo posso fazer uma com mais calma e garantindo a qualidade dela, quanto aos plugs, vou fazer como nas fontes da landscape, a fonte fica separada dos plugs, quando vc quiser transporta-la, é so desencaixar os plugs e pronto, muito mais facil de transportar.

Alguem mais pode falar alguma coisa sobre ela?

Alguém daqui chegou a fazer uma dessas?

Valeu a pena?

E quanto as minhas perguntas?

Abraço!

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


MaicolBrevia
Pode fazer, funciona tranquilo.
Quantos pedais você vai alimentar? Se não for alimentar MUITOS pedais, pode diminuir um pouco a especificação do transformador pra deixar a fonte menor e mais leve.

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


DotCom


cara, quero ver se faço para no maximo 10 - 12 pedais, até estava pensando em botar um transformador de 2A e colocar mais entradas.

É pra nunca mais me incomodar com fonte.

Com 2A pode gerar ruido se eu colocar neste circuito, ou não faz diferença se aumentar ou diminuir a amperagem?

Henrique S.
Veterano
# out/09
· votar


MaicolBrevia

esse regulador LM7809 tem como corrente maxima 1.2A

voce pode colocar o trafo que desejar, mas se o seu conjunto de pedais "puxar" mais que isso, o regulador vai dar um belo estouro hahhah

mas na boa cara, 1A é coisa pra cacete, a maioria dos pedais consome menos de 50mA tirando aqueles duplos da boss e outros digitais

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


Henrique S.

Opa!

tem razão mesmo, 1A, é bastante mesmo, hehehehhehe

eu tenho o DD-20 da boss, o maldito me consome 200mA, o resto é poquinha coisa, de 10mA a 20mA no máximo.

Quando eu terminar ela, vou botar umas fotos, passo a passo, pra quem quiser conferir e se interessar em fazer uma, pq no meu ver, vale muito a pena. Muito mais barato e a satisfação de ter sido feito por ti mesmo.

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


MaicolBrevia
Entenda uma coisa, a corrente que o transformador fornece não quer dizer que a fonte vá fornecer exatamente a mesma corrente (trafo de 1A não quer dizer fonte de 1A).

Uma dica: Aumente aquele capacitor de 2200 uF para 4400.

Com 2A pode gerar ruido se eu colocar neste circuito, ou não faz diferença se aumentar ou diminuir a amperagem?
Sobre o ruído, não faz diferença.

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


DotCom

Sim sim, entendi.

Uma dica: Aumente aquele capacitor de 2200 uF para 4400.

Por qual motivo?

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


MaicolBrevia
Por qual motivo?
Você ganha uma imunidade maior a ruídos de 120 hz.

pedico
Veterano
# out/09
· votar


Deesculpem-me mais o q é handmade ? Dá pra mim comprar alguns pedais pelo site ?

se tiveer alguem me flem por favor

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


pedico
Hand Made, traduzindo, é Feito à Mão.
Portanto, é pra você fazer, e não pra comprar...

pedico
Veterano
# out/09
· votar


vlw'

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


Você ganha uma imunidade maior a ruídos de 120 hz.

hmm, entendi.

Valeu DotCom

TFHG
Veterano
# out/09 · Editado por: TFHG
· votar


O led pode ser simplesmente montado logo após o trafo, no lugar de ser montado já na saida estabilizada? Nesse caso os componente seriam os mesmos?

abraços

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


TFHG

creio que sim, só que o resistor terá de ser com um valor um pouco mais alto.

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


TFHG
Logo após o trafo não, pois você ainda tem AC ali.
O melhor é justamente depois do regulador, pois ele indica se os pedais estão sendo alimentados.

Pode também ser colocado antes do regulador (depois da retificação e filtragem), mas aí se o regulador queimar, o LED vai ficar aceso, e você pode ter a impressão que a fonte está OK quando na verdade ela não está funcionando.

TFHG
Veterano
# out/09 · Editado por: TFHG
· votar


Humm..., então o led não é apenas para indicar se exite energia nela, mas também se ela está funcionando adequadamente!

No site Beavis Audio tem um eliminador de ruídos para fontes. Será que isso já está presente nesse projeto do site Handmades ou pode ser incorporado ao mesmo?

Abraços

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


DotCom

é uma boa ideia, logo apos o regulador!

pq vai ser antes do 2º capacitor eletro e o de poliester, ja que eles ajudam a filtrar ruidos. Correto?

e quanto ao capacitor de 2200 ser trocado por um de valor maior, sai mais em conta aumenta-lo ou deixar o de 2200, realmente compensaria?


Valeuu

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


Tenho uma duvida!

Alguem sabe dizer se é bom isolar a caixa plástica onde irá ficar os componentes com papel aluminio para evitar interferencias?

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


TFHG
Humm..., então o led não é apenas para indicar se exite energia nela, mas também se ela está funcionando adequadamente!
É, tudo depende de onde for colocado e do que você quer que faça...

MaicolBrevia
pq vai ser antes do 2º capacitor eletro e o de poliester, ja que eles ajudam a filtrar ruidos. Correto?
É isso aí. Apesar de que normalmente eu nem uso os de poliester e não tenho problemas com ruídos não. Mas como o próprio datasheet do regulador recomenda, mal não vai fazer.

e quanto ao capacitor de 2200 ser trocado por um de valor maior, sai mais em conta aumenta-lo ou deixar o de 2200, realmente compensaria?
Não sei dizer exatamente valores. Se você já tem sua placa pronta, colocar o de 4400 é melhor porque não precisa fazer mais furos.
Mas mesmo que precise fazer uma placa, não vejo por que usar o de 2200, a menos que a caixinha seja muito baixa e o de 4400 não caiba.

Alguem sabe dizer se é bom isolar a caixa plástica onde irá ficar os componentes com papel aluminio para evitar interferencias?
Acho que não é necessário... Minha fonte é feita numa caixinha plástica, sem os capacitores de poliester (só usei o eletrolítico mesmo), e não dá nada de ruído.

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


Valeu!!

Vou colocar o de 4400, mas vou comprar o de 2200 para previnir, quanto a caixa, vou comprar primeiro os componentes e vou monta-los, para depois ver o tamanho da caixa, mais prático, acho que vou isolar do mesmo jeito com papel aluminio, vai fica 100%. hehehehehehe

Obrigado pelas dicas DotCom

Abraço!

MaicolBrevia
Veterano
# out/09
· votar


Bom... voltando ao tópico!

Tenho uma duvida a respeito do transformador, bem...

Ele tem 4 fios no enrolamento primario(2 para 110 e 2 para 220), caso for usar ele em 110v é so utilizar os fios para 110 e isolar os 220v e vice-versa.

Até ai tudo bem, caso eu quiser utilizar uma chave HH 6 pinos para alternar a entrada entre 110v ou 220v? Qual seria a ligação correta?

Eu encontrei este esquema aqui.

Alguem pode me ajudar?

Abç.

DotCom
Veterano
# out/09
· votar


MaicolBrevia
Essa ligação que você pegou está correta.
Se não achar necessário, pode sumir com F1 e S1 (F1 é um fusível, e S1 é uma chave liga/desliga).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fonte 9V Estabilizada Hand-Made (site handmades)