Handmades de qualidade TOP (exemplo Keeley) a preços populares (máx. 300,00), é possível?

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jan/09 · Editado por: Fernando de almeida


Handmades de qualidade TOP (exemplo Keeley) a preço popular(máx. 300,00 qualquer efeito), é possível????

Seria possível, no Brasil, um Handmaker fabricar pedais TOP (projeto TOP, componentes TOP, tudo TOP)????

Estava vendo os pedais e preços do Robert Keeley e ao mesmo tempo que ficava encantado com os pedais, os preços não encantavam tanto ...

Aí fui ver um Handmaker brasileiro ... Fui ver os efeitos do Pedrone. .. Novamente, excelentes equipos a preços não tanto populares ...

É possível um handmade TOP (exemplo Keely e Pedrone) a preços populares????




Qto ($$$) vcs acham que deveria custar (ou até qto vcs pagariam) um pedal TOP (considerem os elementos - elaboração/design/montagem/usabilidade/componentes/produção/documentaç ão/impostos/ garantia/atendimento ao cliente/pós-venda/manter o cliente fiel - todos os itens TOPS) ???????

Fernando de almeida
Veterano
# jan/09
· votar


Preços dos pedais Robert Keeley no Brasil (só para referencia):

http://www.dodoaudrin.com.br/loja/index.php?manufacturers_id=21

two
Veterano
# jan/09
· votar


Fernando de almeida
Creio que sim! No entanto se o preço e muito popular neguinho já pensa que é porcaria! Acho que este é o grande problema.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Seria possível, no Brasil, um Handmaker fabricar pedais TOP (projeto TOP, componentes TOP, tudo TOP)????
Fernando de almeida
A questão é projetar o pedal (design/montagem/usabilidade), produzir, testar, elaborar documentação, garantir bom funcionamento (garantia) e atender o cliente, inclusive no pós-venda e manter o cliente fiel! Ufa! Tudo isso tem um custo.

Olha, acho que seria preciso elaborar um plano de negócios pra saber se é possível ou não, pois a realidade aqui no Brasil é outra!!!!!!! Lá fora tem tudo de qualidade, aqui quase sempre só lixão... :-(

Resumindo: não sei! hehe

Abs

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


Fernando de almeida
Desculpa a sinceridade, mas acho que não da, pq aqui falta tudo e é um cu. Agora aqui é bom pra produzir bananas, prostitutas, mas componentes eletronicos....
E nem é tanto culpa dos empresarios, mas é muito complicado manter uma fabrica no brasil... os caras chegam nos prefeitos das cidades e dizem: estamos pensando em montar uma fabrica na sua cidade....
Os profeitos acabam com os impostos municipais por 5 anos, e dps disso? a empresa tem que sair, e assim vai.... É bem melhor quando a empresa tem um lugar fixo e talz, pode investir pesado e talz....
Pessoal tá espantado que a keeley tem só 15 funcionarios, e as empresas brasileiras, tem quantos???????

Podem me chamar de chato mas..... não temos nenhuma keeley por aqui, e nem é possivel isso se os produtos não tiverem um preço astronomico.

wppereira
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel
não temos nenhuma keeley por aqui, e nem é possivel isso se os produtos não tiverem um preço astronomico

Tenho q discordar! Temos bons handmakers de pedais no Brasil sim. Um bom exemplo é a MG que faz pedais realmente muito bons (tão bons ou até melhores que Keeleys) e custam na média de 300 a 400 paus! Os pedais da MG custam o dobro dos Keeleys nos EUA...

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


wppereira
Opa, infelizmente não conheço os MG's. Mas quanto aos outros, nunca vi nenhum chegar perto (em termos de qualidade de componentes) da keeley.
Se for verdade o que vc diz, os MG's devem ser otimos, vou dar uma procurada. Adoraria ter um otimo pedal, sem ser assaltado por emrpesas brasileiras sacanas, e nem dando dinheiro pra americano, e sim para uma empresa brasileira que gosta do que faz.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


wppereira
Porra, gostei do que vi. Mas pra conquistar minha confiançar.... só depois que eu examinar um "ao vivo". Será que eles tem outros projetos alem daqueles do site?

wppereira
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel
O Marcelo, da MG, é um cara gente fina e manja muito de efeitos e de rock 'n roll... Manda um e-mail perguntando...

Tô pra ir testar o envelope filter deles. Parece ser muito bom!

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


wppereira
Será que ele é bem "flexivel"? hehehe
Tipo, se eu mandar um email e pedir um pedal diferente daqueles da linha, ou um de linha mas com modificações, ele faz? Seria muito rox isso heim \o/ G.A.S. livel 7 aqui.

Henrique S.
Veterano
# jan/09 · Editado por: Henrique S.
· votar


sim, é possivel.

edit, agora vi

efeitos como chorus, delay entre outros, seja mais complicado fazer a 300 pila pq precisam de componentes que sao um pouco mais caros

wppereira
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel
Acho q um pedal totalmente diferente ele não faz não...mas ele é bem aberto para modificações nos pedais dele...conversa com o maluco!

Fernando de almeida
Veterano
# jan/09
· votar


two
No entanto se o preço e muito popular neguinho já pensa que é porcaria!
É ... Já notei isso tb ... o pessoal é fogo ...

MauricioBahia
projetar o pedal (design/montagem/usabilidade), produzir, testar, elaborar documentação, garantir bom funcionamento (garantia) e atender o cliente, inclusive no pós-venda e manter o cliente fiel! Ufa! Tudo isso tem um custo.
Qdo falei TOP, quis dizer em tudo isso tb ... o único treta é o custo disso tudo ...

wppereira
Dark Fallen Angel
Um bom exemplo é a MG
O Marcelão é bom mesmo ... Só que ele não divulga tanto (ao menos no Brasil) ....

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


Fernando de almeida

Uma das graças do pedal TOP é que nem todo mundo pode ter um.

Além disso, trata-se de um trabalho completamente artesanal, e isso é caro, bem caro.

Zero Zen
Veterano
# jan/09
· votar


Henrique S.
wppereira
Fernando de almeida

Possível é ! Competência não falta, haja vista Hobbertt, Guitartech, T.Miranda e outros.

Um Boss barato custa cerca de U$ 30,00, ou seja, R$ 70,00.

Pedais de Boutique, como o Barber Direct Drive ou MI Audio Crunch Box custam lá cerca de U$ 120,00 Aqui deveriam custar cerca de R$ 280,00.

Isso para não lembrar que a mão de obra brasileirra tem de ser mais barata, pois somos terceiro mundo, deveriamos ter custos de terceiro mundo.

Só que a gente esbarra na ganância governamental e nos próprios fabricantes que querem por um preço lá nas alturas como forma de valorizar o produto. Daí fabricam pouco, tem que ganhar mais em cada unidade, o que faz subir o preço da peça fabricada.

T+.

Faca na Caveira
Veterano
# jan/09 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


two
Ponto pra vc, na minha opinião vc matou a charada e respondeu da melhor forma.

Muitas empresas (não só as de instrumentos musicais) adotam uma estratégia de preço bem interessante. Por muitas vezes, calculando o custo de produção e a margem de lucro da empresa, pode-se até cobrar mais barato. Mas não fazem isso pq simplesmente não querem ser comparados às marcas mais populares. E nesse caso, não ser popular é a vantagem competitiva, elitizar o seu produto e elitizar, por conseguinte o seu usuário. Em outras palavras, o que eu quero dizer é que, mercadologicamente, alguns handmakers preferem trabalhar com estratégia de diferenciação, trabalhando seu nome (sua marca) em uma faixa de preço estupidamente alta, simplesmente com o objetivo de chamar a atenção do mercado e reduzir a desconfiança típica de pedais handmade.

Por mais que se fale sobre custos empregados em pesquisa (desculpa esfarrapada da tech 21 e da digitech), componentes tops (desculpa esfarrapada dos pedais da Line 6) e processo produtivo de alta tecnologia (desculpa esfarrapada dos handmakers em geral), eu não consigo aceitar que um pedal top, bem feito, bem construído, com componentes da melhor qualidade, custe mais do que 500 reais. E isso vale pra qualquer efeito. Na realidade, preço, é mais uma questão de imagem de marca, do que efetivamente custo de produção.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fernando de almeida
Vc tenta procurar uns knobs legais, de tamanhos diferentes, coloridos e tal e não acha por aqui! Lá tem 300 sites com centenas de variedades de knobs e tudo mais. Tem megastores que só vendem coisas específicas. Não me adminiraria se existir uma mega loja só de knobs por exemplo.

Quem já morou nos EUA (outros países "desenvolvidos") sabe que a qualidade do plástico, do leite, do palito de fósforo é melhor!!! Sim do palito de fósforo!
É impressionante essa disparidade. Parece que só fazemos ou recebemos as sobras... Assim, imagino que componentes eletrônicos que são feitos o vendidos para os EUA sejam mais duráveis e tudo mais.

Então, lá fora é mais fácil ter acesso a qualidade, o que abre espaço para investir no Homem. Aqui, vc tem que pensar se vai receber as peças, se chegarão no prazo, testar pois algumas vem com defeito.. Olha o tempo gasto!! O desgaste é imenso.

Abs

ps. e isso era pior há 20 anos atrás...

Faca na Caveira
Veterano
# jan/09
· votar


Eu fico puto, pq os handmakers deveriam trabalhar pra desbancar as marcas que cobram pelo que não valem. No entanto, o que acontece é justamente o processo inverso, os handmakers querem aproveitar que tem gente besta q gasta uma fortuna pra ter um timbre 0,00001% melhor, daí eles metem a faca também.

Não estou colocando em questão a qualidade, de nenhum pedal top, handmaker ou não, estou apenas sugerindo que coloquem no papel todo o custo de produção de um pedal e analisem a margem de lucro das marcas, das importadoras, e das lojas.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/09 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


two
MauricioBahia
Dark Fallen Angel
wppereira
Raizen
Zero Zen
Faca na Caveira

Caras, qto ($$$) vcs acham que deveria custar um pedal TOP (considerem os elementos - elaboração/design/montagem/usabilidade/componentes/produção/documentaç ão/impostos/ garantia/atendimento ao cliente/pós-venda/manter o cliente fiel - todos os itens TOPS) ???????

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


sugerindo que coloquem no papel todo o custo de produção de um pedal e analisem a margem de lucro das marcas
Faca na Caveira
Perfeito!
É por isso que falei acima que seria preciso fazer um Plano de Negócios para avaliar isso. Alias, dá um trabalhinho fazer um Plano.

Uma coisa que eu acho dos handmades é que esses pedais tem certo "apelo emocional"... eles são acima de tudo maneiros, exóticos, sei lá! Eu vejo uns handmades que eu fico maluuuco... Muito mais que qualquer pedal ou pedaleira de marca.

Os da EFXPedais eu acho super legais. Tenho só o VIBE, mas já abri e vi a qualidade. Vi também que os jacks são frágeis...

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Caras, qto ($$$) vcs acham que deveria custar um pedal TOP (considerem os elementos - elaboração/design/montagem/usabilidade/componentes/produção/documentaç ão/impostos/ garantia/atendimento ao cliente/pós-venda/manter o cliente fiel - todos os itens TOPS) ???????

Só fazendo o famoso Plano de Negócios!

Abs

ps. tem até um curso grátis, on-line no Sebrae. Eu até fiz há uns 5 anos atrás...

Faca na Caveira
Veterano
# jan/09 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


Fernando de almeida
Eu já +- q respondi isso. A depender do pedal, 500 reais já seria um preço com uma margem de lucro boa pra qq pedal. Com certeza deve ser muito mais fácil montar um pedal top do que montar uma geladeira top. O preço não pode ser o mesmo.

Faca na Caveira
Veterano
# jan/09 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


Isso necessariamente não significa que eu não pagaria mais do que isso em um pedal. Eu sou um dos bestas que eu mesmo citei. Mas eu pago pq não tenho opção.

edalko
Veterano
# jan/09 · Editado por: edalko
· votar


Olha, minha opinião é a seguinte: quer comprar um pedal TAL, compre o original.

Muito embora haja quem diga que os famosos Mike Fuller, David Barber e outros não façam seleção dos componentes como eles prórpios dizem (o que discordo, pois vários modelos da Fulltone pararam de ser fabricados por ausência de componentes de qualidade, como o CHoralflange) eu creio que, por ser o mercado americano mais exigente, e ter vários sites e foruns especializados lá fora em achar "merdas" nesses equipos (como alguns que descobriram que o tal Analogman é uma farsa, um embusteiro...), a manutenção da qualidade dos pedais contruídos lá fora é mantida.

Aqui, o que se vê é um monte de gente indo no Bonde do mercado hand-made sem qualquer conhecimento, pegando componentes a rodo sem saber a distinção entre os modelos existentes no mercado e sua alteração no timbre final.

Quando questionei várias pessoas entendidas se um "cópia" soa identico ao original, a resposta foi unânime: PARECIDO!

Recentemente, um amigo meu, fissurado por pedais top, que tinha um Hobbertt GT-2, comprou nos EUA um GT-2 original e me disse: o cara que fala que esses clones do GT-2 são iguais nunca tocou no da Tech21, porque não tem nada a ver...

Então, na minha modesta opinião, não arrisco comprar um clone. Se quero um pedal TOP compro o original.

Depois, é importante esclarecer que, se forem usados componentes de qualidade, não tem como um pedal custar barato.
Uma chave bos 3PDT custa 30,00... a caixinha mais uns 20,00...
Se for fazer um delay analógico no estilo vintage, o pedal, só de peças, custa uns 400,00 segundo me informaram...

O Keeley, como fraz mod nos pedais de outros fabricantes, creio que ele deve ter um controle de qualidade fudido, porque o resultado final é a "marca" dele. Se colocar componentes fajutos é sua reputação que está indo pro brejo, pois justamente a função do seu trabalho é melhorar os pedais colocando componentes de alta qualidade...

Por fim, uando o hand-maker fica bom e conhecido os preços sobem... ou senão faz como muitos conhecidos aqui no FCC que dão o calote ou começam a distribuir pedais de qualidade nojenta para poder atender a demanda.

Resumindo: qualidade custa!

edalko
Veterano
# jan/09 · Editado por: edalko
· votar


pd

Henrique S.
Veterano
# jan/09 · Editado por: Henrique S.
· votar


Zero Zen

mas ai tem outro problema: consumidor ignorante

eu mesmo ja pensei em fazer algumas vezes umas "series esporadicas" de pedais

(tipo, faço uns 10 e vendo, ai quando sobra tempo, faço de novo e tal) mais pelo gosto que tenho em montar...

tudo coisa fina, PCI em fibra de vidro, envernizada, nivel profissional mesmo, componentes coisa fina, jacks Neutrik, pots alpha, semicondutores Vishay etc...

e venderia por um preço que me cobrisse os gastos com componentes, os gastos "nao calculados" (luz do soldador, solda, ferramentas em geral etc) e lucro no maximo pra eu poder ir até o correio buscar os componentes heheh

mas ai eu ponho no mercado livre, com um preço bacana e tal ai neguinho ignorante olha (nao conhece) e sai espalhando em forum "deve ser porcaria, pq um keeley custa XX dolares la pq usa só componentes bons, esse, pra custar esse preço, deve ser só coisa lixo"

ai ja viu, o desanimo pega..

edit:

luz do soldador? wtf auahuhuahuahuahua o gasto em energia elétrica utilizando o soldador, luminária de mesa etc..

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


two

No entanto se o preço e muito popular neguinho já pensa que é porcaria!

Putz, que mentalidade tosca! Se for assim, todo mundo acha cort uma grande porcaria, pq os preços são muito bons!!

Não sei se dá pra fazer pedais baratos e com qualidade mas acredito que sim, componente é barato!!

wppereira
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD
O problema é q existem componentes E componentes...

Não adianta o cara tentar fazer um clone de um Box of Rock e colocar um monte de capacitor ching-ling se o original só usa Sprague...o som nunca vai ficar tão bom...

Mas mesmo usando componentes TOPS acredito que é possível fabricar pedais com preços muito mais acessíveis!

Igor Fediczko
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel

não rola muita alteração nos pedais da mg não.. é bem em série mesmo..

o delay, por exemplo, tem duas saídas... uma para o ampli e outra para o cabo óptico... eu pedi para trocar os jacks, colocar o do ampli no óptico e o óptico no ampli, e não rolou...

rola bastante modificações nos amplis, mas nos pedais é aquilo mesmo

e tem MUITO pedal que não tá no site.. tem um delay duplo (space city), wah wah (stax rox), vibe duplo (mono multiação), fuzz wah, synth filter e mais algumas coisas que sei/não lembro

abraços

two
Veterano
# jan/09
· votar


Fernando de almeida
Faca na Caveira
Falar de preço para pedais é complicado, pois desenvolver um produto do zero é muito caro, pois se perde muito tempo e dinheiro nesta fase. Se o cara for montar pedais baseados em pedais já existentes muda muita coisam reduz muito o custo e o tempo para desenvolvar. Outra coisa depois de um tempo no mercado, quando os custos de desenvolvimento já tiverem sido pagos, pode-se pensar em abaixar os preços, no entando cai no que eu disse, preço baixo o fregues já desconfia.
Um exemplo, para se montar um TS9, se gasta uns R$30,00 comprando tudo do mais caro, inclusive a caixinha (sem ser lata de sardinha), o cara spo copiou, mas ele pode acrescentar umas chaves que fazer o som ser simétrico ou assimétrico, ter mais ganho ou não etc, vamos aumentar ai + R$15,00 num total de R$45,00 (isso jogando os valores bem para cima), ai colocamos + R$45,00 de lucro e + uns R$20,00 de frete dando um total de R$110,00, e porque esse pedal não poderia ser considerado um pedal de ótima qualidade, porque ele custa 1/3 dos outros, sei-lá não concordo muito com isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Handmades de qualidade TOP (exemplo Keeley) a preços populares (máx. 300,00), é possível?