Autor |
Mensagem |
MauricioBahia Moderador |
# jul/09
· votar
GugaLeitao Se não me engano os capacitores atuam no timbre apenas. O volume é coisa do potenciômetro. Tenta trocar o POT de volume pra testar pra ver se ele é o vilão. Abs
|
ogner Veterano
|
# jul/09
· votar
se tiver um multimetro ajuda bastante!
Ja comprou o seu Mauricio??
|
# jul/09
· votar
Ja comprou o seu Mauricio?? ogner Meu pai tem um aqui, mas eu não sei usar direito pq não tem manual. Na verdade me deu preguiça de fuxicar e pegar algum tutorial.. heheh
|
ogner Veterano
|
# jul/09
· votar
u2bãoe google, velho...é uma mão na roda viu!! Pra testar componentes, passando sinal pela trilha, a "voltagem" que esta chegando nos componentes..bem bacana...não to 100% familiarizado com o bicho ainda não mas ja fuço bastante..Encontrei o pot estragado no projeto do Fuzz com ele, se não tivesse ele sei lá, teria desmontado o pedal todo!! hehehe
|
# jul/09
· votar
ogner Esse aqui deve ter uns 20 anos... Nem sei se funciona legal. Acho que vou comprar um pelo E-bay! hehe. Brincadeira, qual a marca do seu multímetro? Abs
|
ogner Veterano
|
# jul/09
· votar
MauricioBahia
Brasfort, acho q foi baratinho mas nao me lembro o valor...
Multimetro
|
# jul/09
· votar
ogner Valeu véio. Resolvi fazer um topicuzinho sobre multímetros. Obrigado!!!!!!
|
GugaLeitao Veterano |
# jul/09
· votar
olha eu tenho multimetro e jah testei.... inclusive troquei o potenciometro. Salvo engano o volume do pedal é máximo quando o potenciometro marca 0 ohm de resistência. Neste caso o meu POT chega a zero sim... ele tah dando de 0 a 105kohm oq teoricamente é normal pra um pot de 100k. não sei realmente onde possa estar o problema! =( alguem tem alguma idéia?
o de vocês vcs conseguem deixar o volume mais alto do que o volume com ele desligado?
|
ogner Veterano
|
# jul/09
· votar
GugaLeitao É o Pot esta bom sim. O volume do meu é normal como de todos os pedais. Quando no máximo, fica bem mais alto que o bypass.
Não tenho idéia do problema velho. O negocio é revisar com o multímetro os componentes e as trilhas.
Tem 2 capacitores eletrolíticos com polaridade, eles estão coretos?
|
GugaLeitao Veterano |
# jul/09
· votar
uma alteração que fiz e me deu um volume bem mais alto foi em relação ao ganho do segundo estágio. No caso pelo circuito o ganho do segundo estágio é 1.... (1kohm / 1kohm ) oq fiz foi trocar o resistor de realimentação de 1kom para um potenciometro de 10k. Realmente com o aumento do potenciometro o volume aumentou consideravelmente chegando a ficar levemente mais alto que o volume de bypass. Foi uma solução engenhosa e não senti alterações no timbre. oq vc acham dessa solução?
|
GugaLeitao Veterano |
# jul/09
· votar
antes que perguntem... sou eng de computação e tenho conhecimentos em eletronica.
|
ogner Veterano
|
# jul/09 · Editado por: ogner
· votar
GugaLeitao
Cara, seguinte. Se vc usou o esquema da tonepad/Handades, não tem que fazer alteração no projeto, seu pedal ESTA com problemas, é só identificar onde esta e trocar/retificar/consertar. Sacou??
O projeto funciona. Eu tenho um aqui e o volume dele é normal. Isso se vc usou esse esquema: http://img35.imageshack.us/i/lauoutelgritton.pdf/
Alias já montei 3 desses. Quanta a solução foi engenhosa até, mas se modificou o timbre ae já não sei, se vc gostou tá valendo!!!
|
GugaLeitao Veterano |
# jul/09
· votar
ogner vc está certo! eu vou remontar todo o meu pedal... estou esperando chegar algumas peças novinhas, a caixinha, a chave dpdt etc. porém aproveitei esse que jah está montado pra fazer estes testes.
Eu usei exatamente este projeto que vc passou!! vou checar peça por peça na nova montagem e se o erro persistir aih jah sei a solução. :P Quanto ao timbre não mudou nadinha. Digo isso por que regulei inicialmente o potenciometro para 1k, ou seja, mesmo valor do original de projeto. Só depois de decorar bem o timbre fui variando o potenciometro e sentindo o aumento de volume... e a unica coisa que percebi foi aumento de volume, realmente.
|
Rikrdo Veterano |
# jul/09
· votar
O que acontece se eu usar capacitores de 1uF eletroliticos comuns no lugar dos 1uF NP (não polarizados)? Altera em alguma coisa o som/funcionamento do pedal?
|
ogner Veterano
|
# jul/09
· votar
Rikrdo
Cara, acho que todo eletrolitico tem polaridade!! Não?? Não sei os de alta capacitancia
Mas esses que vc mencionou, nesse projeto não são eletroliticos!! São poliester de plastico, sem polaridade..
Foto dos capacitores mencionados.
|
GugaLeitao Veterano |
# jul/09
· votar
Rikrdo Eu usei eletroliticos não polares (sim existe!). deu tudo certo. A não ser que seja este o problema do meu volume um pouco baixo.. hehehe
Se especificarem que são Não polares, só tem sentido se for realmente eletrolítico. Porém a maioria das pessoas, montou com capacitores de poliéster onde realmente não se tem polaridade.
|
ogner Veterano
|
# jul/09
· votar
GugaLeitao
É, até pq, eletroliticos com polaridade são apenas aqueles 2 ali da foto (os pretinhos) 47uF e 10uf
|
Rikrdo Veterano |
# jul/09
· votar
GugaLeitao Poisé kra eu já conheço esses eletroliticos sem polaridade mas no momento só disponho de eletroliticos comuns. Queria saber se posso usar eles mesmo sem ter problemas.
|
# jul/09
· votar
Eu usei eletroliticos não polares (sim existe!). deu tudo certo. A não ser que seja este o problema do meu volume um pouco baixo.. hehehe
GugaLeitao Caraca, olha as chances de problema subindo! Eu li que vc entende de eletrônica, mas, mudar o projeto é sempre um fator de possíveis falhas. Abs
|
GugaLeitao Veterano |
# jul/09
· votar
MauricioBahia eu nao mudei o projeto! heheh no projeto tem capacitor 1uF NP. Como disse, só tem sentido ele especificar NP se for do tipo eletrolítico. POr que todos os outros, com excessão dos de tantalo, são não polares. Logo, ele teria que especificar todos os outros capacitores não polares como sendo NP. sacou? Mas por via das duvidas acabei comprando poliester e vou trocar para ver se esse meu problema. Caso seja eu posto por aki! Mas to começando a achar que pode ser alguma solda fria....
Rikrdo não sei te dizer. vc pode juntar dois capacitores, em paralelo, de 0,5uF polares invertendo a polaridade de um com o outro. Isso sim teoricamente funcionaria. Mas é mais fácil vc conseguir os de 1uF de poliester msm :P qq loja de eletrônica tem.
|
leo2505 Veterano |
# jul/09
· votar
A tctech vende só o Ci avulso? e qual é mesmo o nome, aquelas letrinhas miúdas nele é ruim de lê, e eu vo tenta ressucitar meu TS... Alias nunca chegou a funcionar realmente hahaha
|
# jul/09
· votar
A tctech vende só o Ci avulso? leo2505 A Tctech tá um confusão danada pra entregar hein... Melhor ver na SoldaFria
O CI que veio no meu foi o RC4558P
Abs
|
leo2505 Veterano |
# jul/09
· votar
MauricioBahia hmm valeu, mas eu reolhando agora sem aquela (angústia, raiva, desespero, pressa, agonia) descobri que parece que meu Jack Stéreo foi soldado errado os fios... amanhã de tarde eu posto uma foto bemm detalhada.
|
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
parece que meu Jack Stéreo foi soldado errado os fios... amanhã de tarde eu posto uma foto bemm detalhada. leo2505 Esse jack é o seguinte: a ponta é responsável pelo áudio que entra no IN da placa. O resto é terra! Abs
|
leo2505 Veterano |
# jul/09
· votar
RC4558P .... essa por#@ tá centavos, mas o frete faz ficar super caro...
|
leo2505 Veterano |
# jul/09 · Editado por: leo2505
· votar
MauricioBahia Esse jack é o seguinte: a ponta é responsável pelo áudio que entra no IN da placa. O resto é terra! Abs
Na ponta que tem uma chapinha atrás, tá ligado 3 fios, um que vai pro adaptador da fonte, outro que vai pro outro jack, e outro que vai para a placa, o fio preto do adaptador da pbateria ta na outra ponta sem a chapinha do estéreo.
Vc tem certeza que essa imagem que vc fez realmente está certa? http://img50.imageshack.us/img50/71/ligacarplugestereominifug1.jpg
Porque naquele manual em PDF sobre ligações externas diz que no Input Jack Ring vai o fio preto da bateria e não os 3 fios!!?
|
· votar
Esse fio preto (seta preta) só serve pra cortar a energia da bateria quando vc despluga o plug da guitarra. Os 3 fios terra ficam na parte mais central do jack e o azul é a ponta (tip), por onde passa o áudio.
Porque naquele manual em PDF sobre ligações externas diz que no Input Jack Ring vai o fio preto da bateria e não os 3 fios!!?
Tem sim. Veja o Offboard Wiring 2, na página 2.
Os 3 fios azuis são terra. Um da placa do TS, outro que vem do jack mono e o outro do jack de energia.
Abs
|
Rikrdo Veterano |
# jul/09
· votar
GugaLeitao
Só pra constar, usei os capacitores comuns eletrolíticos polarizados no lugar dos de 1uF NP(não polarizados) e não houveram problemas quanto ao funcionamento ou som do pedal.
Abraços.
|
· votar
Rikrdo Os valores dos caps que colocou são equivalentes, certo? Abs
|
leo2505 Veterano |
# jul/09
· votar
MauricioBahia Tem sim. Veja o Offboard Wiring 2, na página 2.
Foi exatamente ali qu eu vi ;D Mas acho que agora não funciona mais porque o CI desde a primeira vez deve ter ido pro saco mesmo...
|