Phase 90 - qual zener usar?

Autor Mensagem
fuzatto guitar
Veterano
# fev/09
· votar


Henrique S.
Então irmão, os furos vazios no centro da placa, é de um resistor de 22k que o macaco veio recomendou retirá-lo para realizar testes. Inclusive algumas pessoas que fizeram este phaser obtiveram melhores resultados sem este resistor.

Quanto aos transistores, hoje comprei o MPF102, segunda feira irei testá-los e ver no que dá.

Esse picasa é igual ao imagestack?

agradeço muito sua atenção velho. Este pedal já virou uma questão pessoal pra mim...hehehe...enquanto não o fizer funcionar não desisto.

fuzatto guitar
Veterano
# fev/09
· votar


Aleluia!Aleluia!Aleluia!Aleluia!

Finalmente o danado funcionou. O problema era o fet mesmo. Comprei o MPF102 e funcinou na hora.

Só achei que o efeito ficou um tanto fraco, é normal? eu nunca toquei com o original pra comparar. Vc só começa a sentir o efeito do meio do potenciômetro pro fim; e com ele todo aberto, fica tipo um vibrato.

Existe alguma modificação que eu possa fazer para deixar o efeito mais forte?

Bem , gostaria de deixar registrado meus agradecimentos a todos que coloboram para a solução desta "novela" hehehe, em especial ao mano Macaco Veio que desde o início sempre deu a maior atenção. Valeu pessoal.

Ah, macaco veio, já vai se preparando que agora que eu resolvi o problema do phaser, tenho que arrumar o old monkey delay que tá rachando um pouco o som , lembra? hehehe. A novela continua. Abços.

fuzatto guitar
Veterano
# mar/09
· votar


Ontem toquei em um mxr phaser 90 original pra comparar. O efeito do original é bem mais acentuado, mais expresivo.
O meu até que ficou razoável, obviamente eu não esperava que ficaria igual ao original, porém acho que ainda da pra melhora alguma coisa.

Aquele esquema de casar os fets, muda oque precisamente?

Henrique S.
Veterano
# mar/09 · Editado por: Henrique S.
· votar


fuzatto guitar

bom, provavelmente o efeito esta fraco porque os Fets nao estao casados, esse é o "problema" desse pedal rss

vai ver foi por isso que até hj eu nao montei esse phaser, muito detalhe hehheh

macaco veio
Veterano
# mar/09
· votar


casar os fets eh encontrar aqueles que variam da minima resistencia ate a maxima resistencia interna deles quando aplicados uma variacao de voltagem (na mesma proporcao de variacao em todos eles). Seria possivel que todos variassem em igualdade dessa resistencia porem aplicando variacoes de voltagens diferentes (nesse circuito a variacao eh igual). O que vou afirmar agora eh achometro pois nunca fiz o teste por isso nao afirmo com certeza, mas acho que depende dos fets em si (nao so casa-los), pois um determinado modelo de fet poderia ter sua resistencia interna digamos variando de 100 ohms a 1M e outro ter de 100 a 10Megas, neste caso este ultimo seria melhor em circuitos de phaser.
digo isso porque ja montei phaser usado LDR no lugar dos fets e phaser que usavam integrados (tipo LM3094) variando a resistencia e dao um phaser muito mais acentuado (porem mais caros pra montar.

fuzatto guitar
Veterano
# mar/09
· votar


Henrique S.
Hehe, pode crê. O pedalzinho enjoado.
Na verdade se eu não tivesse ouvido o som do original, o meu estaria ótimo. Mas agora que eu ouvi, danou-se...hehehe...mó timbrão o mxr.

fuzatto guitar
Veterano
# mar/09
· votar


macaco veio
Pois é irmão, acredito que os fets usados também influênciam bastante. Hoje liguei em varias lojas de SP procurando os 2n5952 mas são mais raros que cabeça de bacalhau. Um amigo meu me disse que por causa desse problema dos fets, ele montava o phaser com um varistor, se eu não me engano o phaser 100 usa esse esquema.
Enfim, o pedal ficou bacana, neste fim de semana no ensaio da banda eu o utilizei e gostei do timbre.
Vou continuar testando fets e ver qual fica melhor, vou postando os resultados.
Esta semana vou voltar a mexer no oldmonkey delay, preciso de um delay urgente.
Abços e muito obrigado irmão

fuzatto guitar
Veterano
# mar/09
· votar


Fala povo. Estou postando novamente pois consegui encontrar os abençoados 2N5952.

Bem, comprei 12. A principio quando cloquei o primeiro quarteto, senti um pouco mais de ganho, uma certa melhora no timbre e um pouco mais de intensidade no efeito, mas nada que fosse assim tão fantastico.

Aí coloquei outros 4, nesses pude notar uma diferença bastante plausivel na intensidade do efeito. Ficou muito bom.

Conclusão:
Pra quem estiver afim de montar este pedal, não basta apenas encontrar os feets 2n5952, aquele esquema de casá-los acredito ser muito importante, principalmente para a intensidade do efeito.

Ainda não consegui montar aquele circuito para casá-los pois meus conhecimentos de eletrônica são um tanto limitados. Se alguém puder me arrumar lay-out dele (como aqueles que encontramos de pedais do tonpad, etc) ou um tutorial em português, ficaria muito grato. Tudo oque encontrei até agora foi um tutorial em inglês e o esquema do circuito, mas eu não sei interpretá-lo.

Abços e meus agradecimentos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Phase 90 - qual zener usar?