Usar Guitar Rig em shows?

Autor Mensagem
Sioux
Veterano
# out/08 · Editado por: Sioux


Saudações amigos.

Bem acredito que a maiioria aqui já conhece o Guitar Rig correto?!
Pois bem pra conhece "bem" e já teve alguma experiência parecida ou está pensando mais ou menos em fazer o que pretendo este é seu tópico...

Sem meias palavras, gosto pacas do Guitar Rig, estou usando a versão 3, tenho pc mediano que quase não tem atraso pra tocar, estou precisando muito de um novo set de pedais ou uma pedaleira das boas mas estou pensando ultimamente na experiência de levar o GR pro palco e ligar num ampli ou em linha.

Vi alguns caras que estão fazendo isso, mas não consegui entrar em contato com eles... pois bem, será que vale a pena investir em um bom notebook com uma Interface USB de áudio e usar este bixo in live?

To pensando em levar pro estúdio e ensaiar com ele pra testar mas o duror é levar cpu, monitor aff... ai teria que ser mesmo o um notebook...

Abraço galera.

pr0view
Veterano
# out/08
· votar


vale a pena investir em um bom notebook com uma Interface USB e usar este bixo in live?

Nao!

Sioux
Veterano
# out/08
· votar


Nao!
pr0view

Olá amigo, gostaria de uma resposta mais consistente, tipo:

Porque não?
Já usou ele ao vivo?
quais os prós e os contras? Vantagens e desvantagens?

Abrs!

almy
Veterano
# out/08
· votar


rapaz....já usei pra tocar em casa e curti muito...ligando ele em um amp...o original comprado em loja ate vem com o pedal pra vc usar e tal ..rig control o nome.... mas acho q seria legal usar notebook msm...carregar torre....monitor..so o tempo q leva pra montar...nuss...ja levei controlador e note pro ensaio...eh bem bacana experiencia...mas msm assim vc ainda perde uns 5...6 minutos pra ligar tudo q nao perderia normalmente

DotCom
Veterano
# out/08
· votar


Sioux
Não vale.
Motivo: Notebook custa 1.500 reais.
Uma XT Live, menos que isso...

E notebook é bem mais visado.

ogaitnas
Veterano
# out/08 · Editado por: ogaitnas
· votar


notebook decente no mínimo, uma interface usb ou firewire boa, um fcb1010
e vc terá uma pedaleira bem animal com o GR3, mas como disseram alguns,
sai meio caro...
e o gr3 soa melhor ligado em pa ou algo do tipo do que em amplis convencionais.

pedaleiras tipo gt10, x3 live, tonelab, te dão recursos semelhantes e custam
menos do que todo o conjunto, notebook, placa de som e controlador.

eu tenho os 2 casos em casa, acho a pedaleira mais direta pq não depende
de boot e tem menos cabos pendurados, mas para gravar tem que ligar o note,
então já não fica tão mais prático assim, eu acabo usado um pouco de cada
equipo :D

almy
Veterano
# out/08
· votar


eh....dependendo d caso a floor pod plus ja t atende(s a ideia eh tocar ao vivo so)e sai bem mais barata q 1500 ...e notebook d 1500 reais so s for cce ou tabajara ,pq um acer bacana ja eh algo em torno d uns 1700 a config mais basica

Sioux
Veterano
# out/08
· votar


rapaz....já usei pra tocar em casa e curti muito...ligando ele em um amp...o original comprado em loja ate vem com o pedal pra vc usar e tal ..rig control o nome.... mas acho q seria legal usar notebook msm...carregar torre....monitor..so o tempo q leva pra montar...nuss...ja levei controlador e note pro ensaio...eh bem bacana experiencia...mas msm assim vc ainda perde uns 5...6 minutos pra ligar tudo q nao perderia normalmente
almy

Bacana, conheço o rig controll, mas eu penso na fcb1010 da behringer que já se acha num preço bacana.

Não vale.
Motivo: Notebook custa 1.500 reais.
Uma XT Live, menos que isso...
E notebook é bem mais visado.

DotCom

notebook decente no mínimo, uma interface usb ou firewire boa, um fcb1010
e vc terá uma pedaleira bem animal com o GR3, mas como disseram alguns,
sai meio caro...
e o gr3 soa melhor ligado em pa ou algo do tipo do que em amplis convencionais.

pedaleiras tipo gt10, x3 live, tonelab, te dão recursos semelhantes e custam
menos do que todo o conjunto, notebook, placa de som e controlador.

eu tenho os 2 casos em casa, acho a pedaleira mais direta pq não depende
de boot e tem menos cabos pendurados, mas para gravar tem que ligar o note,
então já não fica tão mais prático assim, eu acabo usado um pouco de cada
equipo :D

ogaitnas

Então pondo na ponta do lápis pode ser que fique a mesma coisa do que comprar uma boa pedaleira ou pedais, realmente.
Porém os timbres do amps citrus e hi white que consigo no guitar rig ainda não consegui com nenhum equipamento e pelo que li e ouvi das pedaleiras top ainda não achei nada semelhante....

Enfim, estou analisando as opiniões =P valeu por responder pessoal

Sioux
Veterano
# out/08
· votar


eh....dependendo d caso a floor pod plus ja t atende(s a ideia eh tocar ao vivo so)e sai bem mais barata q 1500 ...e notebook d 1500 reais so s for cce ou tabajara ,pq um acer bacana ja eh algo em torno d uns 1700 a config mais basica
almy

Então,

Meu computador é médio:

AM2 5200+ @ 3.0Ghz (core2)
4GB ram DDR 800Mhz
HD3850 Overclocker
Som Onboard Realteck ALC888
Som Offboard Soundblaster live 4.1 (das antigas live platinum). CT4870
HD250GB sata II

Com este micro pego 7ms com Asio for All no som Onboard da realteck mas tocando não percebo atraso nenhum, o problema é que quando abro o media player junto percebo uns estalos, uns pequeninos cortes que claro atrapalham e muito.

Por isso penso em um note com uma interface m-audio ou outra...

mum
Veterano
# out/08
· votar


Cara, nao adiante ter um core 99999 dez 9999,999 ghz, com 999 de ram.
o que mais conta é a interface que vai converter o sinal do baixo pra digital pra processar.
digo isso pq tenho um sempro 1,8 com 1 gb de ram e consigo tocar sem latencia na boa com GR, amplitube e ampegSVX graças à minha interface ozone. E ainda uso o notebook para gravações caseiras (ótima qualidade, diga-se de passagem).
Claro, o conjunto importa, bastante memória ajuda, mas acaba nao sendo o principal.

Sioux
Veterano
# out/08
· votar


Cara, nao adiante ter um core 99999 dez 9999,999 ghz, com 999 de ram.
o que mais conta é a interface que vai converter o sinal do baixo pra digital pra processar.
digo isso pq tenho um sempro 1,8 com 1 gb de ram e consigo tocar sem latencia na boa com GR, amplitube e ampegSVX graças à minha interface ozone. E ainda uso o notebook para gravações caseiras (ótima qualidade, diga-se de passagem).
Claro, o conjunto importa, bastante memória ajuda, mas acaba nao sendo o principal.

mum

Olá mum

Acho que não me compreendeu, eu não disse que vou comprar um note igual o micro que tenho (ver acima) não rsss eu disse que seria um notebook legal com uma boa interface USB de áudio, sacou? A citação do micro acima foi só pra salientar que toco de boa com minha confiuguração acima sem qualquer atraso no som.

abrs

Diino
Veterano
# out/08
· votar


Com este micro pego 7ms
mais do que o ouvido consegue distinguir.
7ms ta MAIS que bom.

-

eu ando pensando em usar notebook ao vivo, mas nao pra guitar rig e sim pra fruity loops e ejay, ando misturando rave com rock, mas mais alem. esse micro que vc tem é fuderoso.

abç!

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


DotCom

Falou tudo! simples assim.

ogaitnas
Veterano
# out/08
· votar


Sioux

só pelo preço, o setup com notebook e etc sai provavelmente mais caro que uma
pedaleira top, mas realmente tem simulações que são muito, mas acho que tudo
é se acostumar a explorar melhor o que cada equipamente te disponibiliza...

mum
Veterano
# out/08
· votar


Sioux
eu te entendi. é quie vira e mexe no forum de HS aparece neguinho dando configuração de note perguntando se o core 999 duo dele serve pra gravar guitarra no cubase, sendo que o que realmente importa é a interface. Mas pelo visto vc ta por dentro do assunto, ótimo hehehe

abraçao!

Fellipe Quirino
Veterano
# out/08
· votar


Sioux

como alguns comentaram pode sair mais caro q uma pedaleira... porem.. ainda nao vi timbre de pedaleira nenhuma bater Guitar Rig, Amplitube ou Revalver... vc com certeza terá mais opçoes de timbres com varios programas diferentes.. e em vez de comprar uma pedadeila da proxima geração vc apenas vai baixar a proxima versão do software em questao.. :P .. ai vai até onde o note aguentar. sem contar em recursos de gravação bla bla bla!!

CaioPrimo
Veterano
# out/08
· votar


Sioux
é vantajoso, porem nao sei em que lugares voce costuma tocar, sinceramente não é nada prático, tem uns lugares que não cabe nem a banda no palco isso atrapalharia 1 pouco, eu ainda optaria por 1 pedaleira top vc tera diversos efeitos, e quem sabe comprar 1 pc legal pra fazer gravações com o GR

yue-lemoned
Veterano
# out/08
· votar


Cara, você já chegou a ver alguns preços dos notebooks?

Eu chuto que uma configuração parecida com o do seu pc, não sai por menos de R$2,500.


E o seu PC é um top, deve rodar todos os jogos lançados fácil, fácil.

E você acha que o seu PC é médio?
Puff....

almy
Veterano
# out/08
· votar


Sioux
Cara a x3 tem orange sim,e tenho quase certeza q o white tb,essa questão de timbre não ter em nenhuma pedaleira é relativa,a maioria das pessoas usa o preset de fabrica e ja fala que a pedaleira não tem som bom,sem ao menos futucar,tentar configurar e tal.Eu por exemplo no Guitar Rig3 ,nunca uso o preset exatamente do jeito q vem "de fabrica",eu sempre pego o preset e dou uma mexida,diminuo um reverb aqui ,aumento o ganho ali,o preset nunca ta 100% o que eu quero....acho que o ideal é vc pegar emprestada uma pedaleira e dar uma futucada antes de tomar a decisão final....

João_Luiz
Veterano
# out/08
· votar


Sioux e galera que tem postado.

Eu fiz umas gravações com o Guitar Rig 3 e fiquei muito bem impressionado com o resultado, tanto clean quanto com drives.

Antes usava somente para simular os gabinetes, extraindo os sons de pedaleiras ou amplificador.

Eu sinceramente acho que a coisa pode caminhar rapidamente para o uso com Notebooks sim, inclusive há alguns meses havia uma grande reportagem com gente muito conhecida do meio da guitarra que estava pensando em migrar para o mundo virtual.

Ainda falta tempo e exemplos convincentes e de nível profissional para termos segurança, mas acho que para quem usa pedaleira a migração pode ser bem mais fácil... quem gosta de analógico - claro, não vai mesmo!

Dá uma conferida nas duas primeiras músicas do meu palco: "SOMBRAS DE UM PASSADO e ESTRELAS DE METAL", tocadas TOTALMENTE com o guitar Rig3, inclusive o baixo.

As outras são usados drives da GT8, ME50 e ainda do Fender Hot Rod Deluxe: LINK para gravações com Guitar Rig 3

Abraço!

PGilbert
Veterano
# out/08
· votar


Sioux
Cara, eu sigo a seguinte filosofia: Se você realmente curte o som do Guitar Rig e tem grana pra investir num note, então faça e seja feliz.

Abração

Jim Marshall
Veterano
# out/08 · Editado por: Jim Marshall
· votar


Sioux


Como você vai fazer na hora das trocas de efeitos? Possui o footswitch do GR3?

Se tiver até acho legal...acho muito bacana esses softwares, mesmo sendo adepto dos pedais analógicos.

Abraço,

See ya!

ogaitnas
Veterano
# out/08
· votar


Jim Marshall

se ele usar um fcb1010 (ou algum controlador midi parecido), comandar o gr3
fica moleza, como ter uma pedaleira convencional só que é o gr3 comandado
por ali, se vcs derem uma lida no forum da native-instruments.com verão que
lá fora tem até bastante gente que usa esse tipo de setup ao vivo :)

Jim Marshall
Veterano
# out/08
· votar


ogaitnas

então, foi por isso que perguntei. Porque tocar e mexer no mouse requer certa "prática'...rs....e esteticamente eu não acho legal.

Já vi o footswitch do GR3, ai ficaria muito legal...
Eu tenho a versão Full do programa, apenas não funciona por causa da placa onboard que é fraquinha, mas vou adquirir uma UX1 da Line 6 ai já Elvis...rs


Abraços,

See ya!

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pessoal,

Divagando sobre o assunto...

Trabalho com tecnologia há mais de 20 anos e tenho música com hobby desde os 15 anos (tenho 39).

Os Guitar Rigs, GTRs, Amplitudes, PODs, Zooms GXs, Boss GTXs, etc são sistemas digitais que "falam" a língua dos bits. O que muda é o algoritmo (lógica do software, incluindo sistema operacional) e a facilidade de uso (usabilidade).

Uma pedaleira, por sí só, já é um computador, com chips até mais poderosos e circuitos otimizados do que so de um notebook pois foram chips produzidos especificamente para áudio.

Atualmente, acredito que um notebook pode ser uma ferramenta de apoio para instrumentos como teclados, que vc fica paradinho, protegido lá no canto do palco e para uso com guitarra ou baixo indoor (casa ou estúdio). O notebook é um equipamento frágil e caro, instável, que exige manutenção periódica e suscetível a travamentos. Portanto não é confiável. Usar um Guitar Rig por 2 horas seguidas pode funcionar, mas amnhã poderá não acontecer o mesmo após ter instalado um novo plugin. Um anti-virus pode entrar em ação no instante de um solo por exemplo e simplesmente fazer com que o computador trave por alguns segundos. Notebook não foram feitos para este fim. O que estamos fazendo é, na verdade, simular uma pedaleira. É uma linda gambiarra, que impressiona.

Eu aposto que daqui a pouco haverá a pedaleira Guitar Rig com o nome de Floor Guitar Rig ou até o Zoom Rig (ZR1). É só uma questão de estratégia de marketing.

Será o Guitar Rig (exemplo) embalado em uma caixinha produzida pela Zoom. Aquele software que a gente instala no micro já extirará embutido neste equipamento, o que chamamos de "firmware" e terá atualização via internet.

Em suma, eu acho que não dá pra "fazer ao vivo" com softwares desenvolvidos para uso caseiro. Funciona muito bem assim, na sua mesa, com tempo de sobra para refazer algum operação que deu errado e paciência quando o micro fica lento.

Em breve veremos o hipotético Zoom Rig Live (ZRL) e memória de 1 terabyte para gravar o show inteiro. Ah, os patches poderão ser trocados na mão por um pequeno dipositivo na guitarra. Para isso bastará adquirir, por alguns dólares a mais, o "EZ Patch Changer"...


Abs

ps. além do preço do poderoso notebook para shows, o correto é comprar os programas... O GuitarRig, por exemplo, sai por algo em torno de U$340,00

Sioux
Veterano
# out/08 · Editado por: Sioux
· votar


Olá pessoal pô bacana li todas as opiniões, não vou "cotar" todas as respostas senão meu "post vai ficar enorme".

É notório a migração de muitos músicos para a era digital sim e o Guitar Rig está incluso nesta era. Vi vários músicos utilizando deste sistema ao vivo com resultado final ótimo.

Concordo na verdade com todas as opiniões, eu acho que a melhor resposta seria:

Tenta, faz um teste!

Eu estive falando ontem no ensaio com dono do estúdio falava justamente sobre este assunto, ele me disse que tem o GR no pc dele e que muitos músicos estão levando note e alguns até mesmo CPU pro estúdio pra usar estes softwares de simulação.

Eu tenho uma opinião meio radical em relação a simulação, pra mim todo pedal seja ele analógico ou não, pedaleiras etc enfim, todos usam placas, componentes, capacitores e etc, portanto eu prefiro seguir o meu ouvido! Deixo sempre que meus ouvidos julguem o que é bom e não sigo mitos ou lendas.

tenho tocado em alguns equipamentos estes dias porém não consegui ainda encontrar um timbre que me agrade mais que o GR até agora, vou continuar testando, quem sabe uma GT-8, Tonelab da vida possam me satisfazer mas são equipamento eletronicos frágeis e que tb podem lhe deixar na mão em um show.

Sou técnico em informática tenho amplo conhecimento em configuração e manutenção de micros, não teria dificuldades com notebook.

Eu vou testar, vou levar minha cpu no ensaio e ver como vai soar ligando no ampli, no caso a ligação não tem segredo seria saída de som do micro no input do ampli ou loop correto?

Se o ensaio foi daqueles que dão tesão mesmo ai amigos... terei que investir rsss Eu vou postar o resultado!

Obrigado pelos coments amigos

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


Sioux

Ensaio é ensaio. Show é show... ;-)

Dependendo do palco, nem vai ter lugar pra apoiar o note com segurança.

Eu acho que o notebook pode virar um elefante branco.

Boa sorte nos testes!!!

Abs

Sioux
Veterano
# out/08
· votar


Ensaio é ensaio. Show é show... ;-)
MauricioBahia

Não sim com ctz, vc tem razão no que diz...
Pode ser que eu tb não curta o timbre dele no ampli, preciso testar mesmo e só depois terei uma noção.

Quanto ao trabalheira se eu decidir seguir por este caminho sei que vou precisar de ajuda pra carregar a parafernália quando for tocar, mas eu acho que vale tudo pelo timbre ideal que gostamos, vamos ver...

Rapaz se eu achasse um cara que colocasse o guitar rig do jeito que é dentro de uma pedalaeira ............ hahaha nossa ia ser demais!

abraço

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


Rapaz se eu achasse um cara que colocasse o guitar rig do jeito que é dentro de uma pedalaeira ............ hahaha nossa ia ser demais!

heheheh

Não vai demorar pra lançarem o Zoom Rig Live (ZRL) hein...

Abs

ogaitnas
Veterano
# out/08
· votar


Sioux

liga no return do ampli, no input, o som passa pelo pré do ampli que vai
mudar o som, apesar de que às vezes ligando no input no canal clean do lv
que eu tinha, ficava melhor que pelo return.

quanto a usar o note no palco, acho que é bem fácil fazer um case protegido para
deixar o note fora do alcance de pancadas e coisas assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Usar Guitar Rig em shows?