True by-pass: Bom ou ruim?

Autor Mensagem
brunobergesch
Veterano
# set/08


Bom, gostaria de levantar esta discussão aqui pois estou com uma dúvida que apenas pessoas que possuem, ou ja possuiram, tanto pedais com true by-pass, quanto sem, podem me responder.

É um tópico grande, porém acredito que contenha uma boa gama de informações.

Vou logo dizendo que sou LEIGO no assunto, e estou apenas iniciando a discussão com um texto publicado na página do Pete Cornish, famoso 'hand-maker' britânico que já fez pedais para o David Gilmour, Jimmy Page, Eric Clapton, Pete Townshed e muitos outros grandes nomes por aí, e todos, especialmente o David Gilmour que usa o seu trabalho até hoje, parece que aprovaram o seu trabalho.


Bom, então, pra começo de conversa, o Pete Cornish publicou um texto dizendo "NÃO AO TRUE BY-PASS!", mas por que?

A teoria dele consiste em que:

(exemplificando)Em um sistema com o cabo da guitarra até os pedais de 5m, e com cabos de 0,5m entre os pedais, e com um cabo de 9m até o amplificador, o total seria, 18,5m de cabo.
(este valor pode variar grotescamente para mais ou para menos, depende do sistema da pessoa, mas é apenas um exemplo)

(Continuando) Porém, se todos os pedais estivessem com o by-pass ligado, este valor seria exatamente 18,5. Caso apenas um estivesse ligado, e, caso o pedal tiver alta impedância no input (e normalmente impedância baixa no output), ele vai dar um 'buffer' (impulso) no sinal de todos os cabos, e o sinal vai crescer e abaixar este valor de 18,5m para aproximadamente 5m.

Entretanto, a equalização também vai mudar com isto, e o seu timbre e o volume não vão ser os mesmos de antes. Se caso este pedal ligado fosse um chorus ou delay, o sinal dele, junto com o timbre, iria variar a cada vez que um pedal novo fosse ligado, ou desligado.


Então, qual a 'solução Cornish' para este problema?
Ele explica em seu site:

Alguns pedais tem uma impedância no input MUITO distante de ser considerada alta. Por exemplo, a impedância no input de um amplificador é de 1 Megaohm (um milhão de ohms), e há poucos pedais que se aproximam desta impedância. Uma carga de menos de 1MOhm no sinal da guitarra reduz o volume e as altas frequencias, dando as constantes queixas: "este pedal perde timbre/volume".

O sistema dele, consiste em fixar o sinal da guitarra em um input de alta impedância, idêntica ao input do amplificador, e então destribuir este sinal pelos pedais com baixa impedância. Isto daria um sinal constante e não afetaria o seu timbre ao adicionar efeitos, ou retirar.

É claro que o velhinho Pete Cornish não deve ter dado toda banana pra gente assim de cara, os componentes dos pedais dele devem ser de extrema qualidade também, mas acredito que, renomado do jeito que é, e como também disponibiliza os esquemas de seus pedais, ele esteja falando a verdade e também, dando uma bela dica.

Mas então galera, o que vocês acham disso? Tiveram boas experiencias com true by-pass em sets de pedais GRANDES? Isto é verdade mesmo? Possiveis soluções além desta?

Abraços

Johnny Favorite
Veterano
# set/08
· votar


vixe O_o

brunobergesch
Veterano
# set/08
· votar


Hehehe, sei que o tópico é um pouco grande, mas achei um assunto legal, principalmente pra galera que está atras de timbre "X" e que reclama de perda de sinal e etc.

Dark Fallen Angel
Veterano
# set/08
· votar


Ah, compra logo uma pedaleira e rosolve o "probrema"

brunobergesch
Veterano
# set/08
· votar


Dark Fallen Angel

Resolve este, mas ai vem outras dezenas de problemas.

hehehe

Dark Fallen Angel
Veterano
# set/08
· votar


brunobergesch
o placebo eh o principal deles hhehehehehe ateh pq pedalzinho tah na moda.

Minow
Veterano
# set/08
· votar


Ótimo tópico, nem que seja pra acabar com aquela neurose que eu leio por aqui de "não compro se não for TBP" , "se não é TBP é ruim" e "vai roubar muito sinal do meu set de 4 pedais".
Típico achismo que me incomoda, igual pessoal dizendo que amp SS é um lixo sendo que nunca tocou em all tube.

/desabafo

Dark Fallen Angel
Veterano
# set/08
· votar


Minow
Bem nessa, o cara liga tudo com cabo vagabundo e num warm music esgualepado e fala que o pedal ibanez tah comendo sinal...

brunobergesch
Veterano
# set/08
· votar


Dark Fallen Angel
Pode até ta na moda, mas que um pedalzinho dá um timbre muito melhor do que de uma pedaleira, top ou não, ahh dá sim! hehe

Minow
Valeu cara, e isso é real mesmo, mas não culpo as pessoas, realmente é bastante informação pra quem as vezes, não tem muito tempo pra se informar do assunto.

Dark Fallen Angel
Inclusive tem uma história do Cornish, em que ele manda 4 pares de cabos para não me lembro quem, e este liga de volta:
"Você botou um circuito dentro destes cabos?"
"Não, agora você está escutando o verdadeiro som da guitarra."
"Ok, me mande mais uma dúzia destes."

Dark Fallen Angel
Veterano
# set/08
· votar


brunobergesch
uhAUHauhAUHauhAUHahuA otimos esses seus 3 ultimos comentarios!!!

Mt bom esse topico, vai longe \o/

GuitarHome
Veterano
# set/08
· votar


Depois disso vai vir nego falando, não, meu cry baby não é true bypass \o!

brunobergesch
Veterano
# set/08 · Editado por: brunobergesch
· votar


Dark Fallen Angel
Hehe, valeu cara. (embora não tenha identificado se foi um comentário sincero ou tinha um pouco de sarcasmo ai.)

Bom, continuamos na espera de alguém devidamente introsado no assunto pra discutir isto ai.

GuitarHome
To vendo que meu tópico vai virar hospedeiro de piadinhas, uhahuahua.

abraços

Dark Fallen Angel
Veterano
# set/08
· votar


brunobergesch
Eu tava falando serio hehehehe

Bom, continuamos na espera de alguém devidamente introsado no assunto pra discutir isto ai.

Cara, isso ñ tem lah mt que discutir sabe.... cada opção tem seus prós e contras. Quem jah pesquisou um pouco mais a fundo isso sabe que existem varios tipos de bypass diferentes, e ñ da pra dizer qual o melhor.
Eu por exemplo to pensando nisso a uns dias e to quase louco.

markolino
Veterano
# set/08
· votar


é cara, mas o crybaby mesmo tendo set de poucos pedais
sente a mordida que ele da no sinal

assim que puder e se for viavel vou mandar o meu para ficar true..

brunobergesch
otimo topico !

brunobergesch
Veterano
# set/08
· votar


Dark Fallen Angel
Bom, isso é verdade. Tem uma grande variedade de by-passes e também não é apenas isto que influência. Não adianta ter um sistema planejado como o Pete Cornish e ter componentes ruins, soldas ruins, cabos ruins etc.

Estava apenas esperando algum técnico, ou alguém que está realmente dentro do assunto, para esclarecer essa teoria do Pete Cornish, ou se há alguma outra solução para o grande problema da perda de sinal.

markolino
Valeu cara!

Eu ando pesquisando isso bastante na internet, adquiri minha Fender e em Novembro chega meu valvulado com o Pedrone, e vou adquirir um set de pedais com uns R$1500,00, e também to enlouquecendo! hehe

abraços

markolino
Veterano
# set/08
· votar


lindo investimento cara !
que modelo de amp voce pegou?

brunobergesch
Veterano
# set/08
· votar


Mandei ele fazer uma cópia de um Hiwatt DR-103, acompanhado de uma caixa 4x12 com falantes Eminence Red Coat (queria por Fane Crescendo, só que ia ser R$1.200,00 mais caro, mas ficaria muito salgado pra mim). As válvulas são Mullard EL34 no power e Mullard ECC83 no pré-amp. (ou ao contrario, se não me engano)

A Fender, alias, é uma Classic Player 50's, que pretendo trocar os captadores em breve.

Mal consigo esperar pelo amp! hehehe

brunobergesch
Veterano
# set/08
· votar


Sei que menos de um dia é pouco para se ter boas respostas mas achei que o tópico renderia mais do que está, acredito que é um assunto muito relevante para nós que estamos a procura do timbre 'perfeito'.

GuitarHome
Veterano
# set/08
· votar


é cara, mas o crybaby mesmo tendo set de poucos pedais
sente a mordida que ele da no sinal


Mordida? como assim?
O meu não acontece nada disso não, explica direito isso ae :D!

brunobergesch
Veterano
# set/08
· votar


Acho que ele disse no sentido de comer sinal.

markolino
Veterano
# set/08
· votar


GuitarHome
to dizendo que o crybaby come muito sinal cara

só nao percebe quem não quer..

de boa, eu toco por hobbie, e procuro sempre melhorar meu timbre e pa

estou cada vez mais "chato " pra isso

mas isso vai de cada um , é apenas gosto saca..
o importante é estar satisfeito

abç

Dark Fallen Angel
Veterano
# set/08
· votar


markolino
Cara, poderia me dizer umas coisinhas?

-Vc acha que o crybaby come mais sinal que um cabo de 5 metros da santo angelo por exemplo? (o crybaby eh true bypass neh?)

-Quantos pedais vc tem?

-Quantos usa?

-Quantos gostaria de ter?

-Quais são os principais problemas num set para vc? (tipow, falta de praticidade, tamanho...)

Desculpa, mas se puder responde ai, na sinceridade. To tentando bolar uma solução para essas paradas, omo eu jah disse ali em cima. Eu tava ateh pensando em abrir um topico com um questionario e fazer uma pesquisa.
Vlw

Gasoline
Veterano
# set/08
· votar


Dark Fallen Angel
Solução para quais "paradas" ?
Pq já existe soluções para isso.
Carl Martin Combinator, GCX Ground Control, sistemas do Cornish e do Bob Bradshaw, entre outros.
Para resolver o problema de bypass/sinal e de praticidade de sets menores, extensos, e etc.

A não ser que tu consiga fazer isso com qualidade por um custo micro (ou nano), ai tu tem um bom negócio em mãos.

GuitarHome
Veterano
# set/08
· votar


markolino
Nossa estranho cara, aqui não come sinal não, alias pode até comer mais nada significante.. Tudo bem que eu uso apenas ele + o v-amp.. Já ouvi falar de pessoas que sentem essa perda de sinal e pessoas que não, caso do JoeCruzGuitar que também não percebia!

Eu li um dia do 535Q que a dunlop fez um circuito próprio pra comer menos sinal possivel.. E não é tdb!
Bom, cada um com seus problemas né xD!

brunobergesch
Veterano
# set/08
· votar


Falando em praticidade e tamanho do set, alguém sabe algum hand-maker que faça pedalboards em chapas de madeira? Tipo, só com o circuito dentro, com varios pedais dentro de uma chapa de madeira, estilo o do Gilmour. Acho muito pratico aquilo

markolino
Veterano
# set/08 · Editado por: markolino
· votar


Dark Fallen Angel
opa, no que puder ajudar ...

Vc acha que o crybaby come mais sinal que um cabo de 5 metros da santo angelo por exemplo? (o crybaby eh true bypass neh?)

depende, voce diz guitarra - cabo - amp apenas ?
o meu cry baby não é true by pass

da pra perceber bem (a perca de sinal) colocando ou tirando ele da cadeia ..

-Quantos pedais vc tem?

-Quantos usa?

-Quantos gostaria de ter?


tenho 8
uso um case de 80x40 se nao me engano ehehehe
nem lembro a medida..

e estão todos os pedais ali fixados com uma fonte da landscape e o controlador do amp..

cara, depois que eu vi um forista dizendo que tem um cara na harmony central que tem 85 pedais eu nem ligo pro tamanho

o problema é que nao curto muito efeito
apenas reverb e delay
então mais pra frente vou querer sem duvida algum rack da TC eletronics..

no mais os pedais vou procurar substituir aos poucos por pedais de qualidade top (boutique)

comecei esse mes adquirindo um OCD da Fulltone

mas no set assim não mais que 12 pedais (fonte eheheh)

-Quais são os principais problemas num set para vc? (tipow, falta de praticidade, tamanho...)


cara, como te falei , eu sou bem exigente comigo mesmo
sempre to procurando timbres melhores e etc..

só que não adianta..

timbre vem do AMP e da GUITARRA

os quais sao os mais caros
ehehehe

então eu sei que vou ter que investir num cabeçote de 25 kg
numa 4x12 e numa Gibson..

só que será mais pra frente, eu ainda sou novo e preciso me estabelecer profissionalmente e etc..

então a minha proposta mesmo tendo banda e tocando por ai não é praticidade, claro , sempre ajuda uma coisinha ali e uma aqui..
mas não deixo de comprar um rack por isso..

eu adoro montar meu set, e ve a galera toda olhando e perguntando tal, é legal e sempre troco informações legais com o pessoal..

espero ter ajudado , meu set é legal, mas tem gente no forum que concerteza pode contribuir mais para a sua pesquisa..

e a solução a qual voce se refere não é a que o GASOLINE comentou?

abç

markolino
Veterano
# set/08
· votar


GuitarHome
cara eu tenho 8 pedais , o wah é o primeiro
mesmo sem os outros eu sinto a diferença , o bixinho é comedor de sinal MESMO

mas o meu é um Gcb-95

valeu !

CaioPrimo
Veterano
# set/08
· votar


brunobergesch
caraco bixo, soh de ver o topico ja deu preguiça de ler, mais enfim, tenho 1 Wha Shelter, eh Tbp, tenho 1 Prodrive tbm eh trueBypass, tenho 1 boost tbm eh Tbp, e tenho 1 flanger da boss que não eh tbp, sinceramente nao vejo perda de sinal, agora depende dos componentes do pedal, agora se eu ja ligo 1 delay behringer, eh extremamente perceptivo a mudança do timbre e a perda de sinal, tudo é relativo o grande lance, eh ter o necessario no seu set

brunobergesch
Veterano
# set/08 · Editado por: brunobergesch
· votar


markolino
Parabéns pelo set ae cara!

CaioPrimo
É, quando eu postei e vi o tamanho do tópico, eu mesmo fiquei com preguiça de reler, mas não tem como falar disso mais resumidamente do que ja ta ali.
E...bom, o problema é quando o seu 'necessario' é grande, tipo uns 10 pedais.

markolino
Veterano
# set/08
· votar


caralho, desculpe pelo post enorme e cheio de quebra de linha, estou tentando me curar desse vicio ..

brunobergesch
Obrigado cara !
assim que chegar o OCD vou tirar umas fotos

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a True by-pass: Bom ou ruim?