True by-pass: Bom ou ruim?

Autor Mensagem
GuitarHome
Veterano
# set/08
· votar


markolino
Então pode ser que seja isso =)!
O meu eu não percebo nada nada nada =)!

Dark Fallen Angel
Veterano
# set/08
· votar


markolino
Vlw cara, eh mt bom saber a tua opnião. Afinal, vc eh usuario (de pedais), e eh isso que vale.

Quanto ao que o Gasoline falou, dei uma olhada é não por ai o meu projeto. É algo mt mais amplo, complexo, mas mesmo assim mais pratico, funcional, dinamico e limpo.

Vlw gente

markolino
Veterano
# set/08
· votar


Dark Fallen Angel
opa

saquei, voce meche com eletronica, pretende seguir carreira nisso?

abç

brunobergesch
Veterano
# jan/09
· votar


revivi pois acho que o tópico ainda tem mais o que render.

abraços

henrique.marin
Veterano
# jan/09
· votar


brunobergesch
Também acho que o tópico tem o que render!
primeiramente, parabéns pela discussão. Eu era uma das pessoas céticas em relação a comprar pedais apenas true by pass. Mas vc levantou um ponto que é de se pensar.

Primeiro: para o meu set não tenho tantos problemas pois tenho apenas 4 pedais, sendo 3 true by pass (V847a, Jackhammer, e booster handmade) e 1 que não é (digidelay x-series digitech).

acho que alem do by pass, temos que levar em consideração a qualidade do equipamento. Isso é fator determinante para que, mesmo com alguma perca de sinal, seu timbre continue agradável.

Se um pedal não é true by pass, não significa que ele é ruim. O meu da digitech vc jura que é true by pass, o som fica exatamente o mesmo ligando guitarra>amp ou guitarra>pedal>amp. mas quando ligo o pedal sem fonte ou bateria não passa o sinal.

As vezes a solução para o seu timbre não está em comprar mais pedais, noise supressors, etc.. as vezes um bom cabo resolve seu problema.

Eu sou defensor do true by pass por experiências próprias. Antes usava pedaleira digital e não me dava bem com ela, até que voltei a usar apenas a guitarra no ampli. Quando troquei meu set para pedais analógicos (mesmo tendo um digital no meio) meu timbre melhorou e muito!!
mas é questão pessoal, talvez se eu tivesse comprado uma pedaleira melhor ao invés de pedais analogicos eu tb teria um timbre melhor.

No meu caso esta questão de ter 18m de cabo até a entrada do amp não é problema (até por que uso menos). Eu não trocaria meu set por conta disso, mesmo por que não sinto perda de sinal significante comparado a quando ligo a guitarra com um cabo de 3 metros direto no amlpi. Mas a questão levantada é de se pensar realmente, nunca tinha olhado por esta ótica.

brunobergesch
Veterano
# jan/09
· votar


Eu realmente acredito nessa teoria. Pete Cornish é um altíssimo renomado handmaker da Inglaterra, VÁRIOS artistas, e não só o Gilmour fizeram pedalboards e outros sistemas com ele. E realmente faz sentido.

Eu ao montar meu set, com certeza irei prestar atenção nestas coisas. Pena que um pedalboard do Pete Cornish sai mais caro que um carro...

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


brunobergesch
Mas ele vende um trequinho (acho que um buffer) que vc bota entre a guitarra e o primeiro pedal, e dai casa as inpedancias e resolve esse problema. Pelo que eu entendi é isso, utilizar um buffer pra cada pedal e exagero...

Naloxone
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel

Dias atrás mandei um email pro Cornish perguntando qual seria a solução para quem tem grandes sets de pedais TBP e longos cabos. Aí ele me sugeriu esse treco dele:

http://www.petecornish.co.uk/SAELD-2.html

Perguntei ainda se eu poderia usar quantos pedais eu quizesse após esse produto dele. Ele me disse que eu teria que experimentar. E me disse que se meu "trajeto" de sinal fosse muito longo e os pedais tivessem impedancia de saida alta poderia haver perda mesmo assim. Seria o caso então de colocar tantos "drivers" no trajeto do sinal quantos forem necessários, por experimentação individual de cada guitarrista lógico. Cada qual com seu set e seus cabos.

Esse treco que ele vende nada mais é que um pré-amp/booster com elevada impedancia de entrada (1 MOhms) e baixa impedancia de saída, que portanto acaba sendo um excelente buffer. O dele é muito caro.
Existe um pedal da Barber, o Launch Pad, que é quase que a mesma proposta desse pré-amp do Cornish. Tenho um pedal desses aqui e nunca nem me liguei nisso. Ele tava aqui guardado. Pesquisei e pesquisei. Hoje uso o meu Launch Pad como primeiro pedal na cadeia. Ele tem 2 outputs. Em um ligo os demais pedais até o amp e no outro apenas o afinador.

http://www.barberelectronics.com/LaunchPad.htm

Uso ainda um Catalinbread SCP (comprei nos EUA) no final de tudo pra dar uma reforçada. Deixo todos os dois (o Launch PAD e o SCP) ligados o tempo todo e com o ganho no mínimo (o que eles chamam de "unity gain").

Quando comprei o SCP a minha idéia era usá-lo para solos como booster de volume. Acabei percebendo que nunco uso boosters para isso e ele acabou encostado aqui até eu pegá-lo novamente. Não sei o porquê, mas sempre gostei de boosters, mas nunca soube como usá-los... hauhauhuhua... achei uma boa função para eles.

O Catalinbread SCP tem impedancia de entrada de 10 MOhms, segundo o fabricante (eles me responderam por email). É muito alta. E impedancia de saida bem baixa. O que faz dele um excelente buffer.
Mas existem outros também excelentes. O Keeley Katana, o MIAudio Boost 'n' Buff e qualquer outro clean booster, desde que tenha alta impedancia de entrada e o mais baixo possivel de saida. O MIAudio tem 5 MOhms de imput. É excelente também. Mas, como o próprios Cornish já explicou no site dele, 1 MOhms já é o suficiente, pois essa é a impedancia de imput da maioria dos amps.
Acho essas informação importantes. No tempo do meu colegial, quando eu estudava física, eu manjava isso bem demais. Eu sabia muita física. Já se foram 20 anos... não lembro de quase nada mais. Não saberia explicar o porque de essa coisa de impedancia de imput alta e de output baixa manter "forte" o sinal da guitarra.
Se alguém quiser explicar... às ordens.

THRASH3R
Veterano
# set/09
· votar


Naloxone

Cara, excelente explicação. Gostaria de saber se esse pedal que possuo, ehx lpb-1, com as seguintes especificações pode me ajudar:

Input Jack is 43 kohms. The output impedance at the Output Jack is 10 kohms

Pelo que eu entendi, deve ser pouco 43 kohms.


O meu set é todo true by-pass, alguns pedais de boutique inclusive, mais a perda de sinal eh gritante. Perde brilho o som da guitarra, quase nao se ouve os harmonicos, o som fica oco.

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


THRASH3R

Quantos pedais tem no seu pboard? Já verificou os cabos? O EFX Buffer é uma boa pedida caso não seja cabo. O treco funciona!

Abs

THRASH3R
Veterano
# set/09 · Editado por: THRASH3R
· votar


tenho 7 pedais

Gibson explorer ligada assim:

Dunlop dime wah custom - fulldrive mosfet 2 - electro harmonix holy stain - electro harmonix lpb-1

no loop - electro harmonix small clone - mxr phase 90 - boss dd-6

todos estão interligados com os cabos para pedais da santo angelo, cabos da minha guitarra e os que ligam no ampli, todos santo angelo pro, aqueles com o conector dourado, dos mais caros.

Gastei muito em cabos, e tenho certeza que são de qualidade. Acredito que o meu problema seja oque o Peter Cornish explicou, o sinal vai ficando longo e perdendo brilho e volume. A diferença é gritante.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


THRASH3R

Eu tenho 7 também, uso Sto. Ângelo e não tenho perda assim com vc, tão braba... Sinistro. Bom tu sabe que o bypass das Boss é meia boca né?

Abs

ps. o bypass da Boss ainda funciona como bufffer... mas eu acho um merda!

THRASH3R
Veterano
# set/09
· votar


Bom tu sabe que os bypass dos Boss são meia boca né?



Mas é apenas 1 pedal da boss, e mesmo desligando ele, continua a mesma merda.

Perde muito brilho, um pouco de volume, e os harmonicos ficam muito dificil de sair de uma forma clara e brilhante

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


THRASH3R: Mas é apenas 1 pedal da boss, e mesmo desligando ele, continua a mesma merda.

Desligando vc diz, tirando da cadeia né? Acho que o MXR também não é TBP!

Abs

THRASH3R
Veterano
# set/09
· votar


Desligando vc diz, tirando da cadeia né? Acho que o MXR também não é TBP!


sim, tirando ele

o mxr eh true by pass sim, segundo o fabricante

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


THRASH3R: o mxr eh true by pass sim, segundo o fabricante

Cara, me desculpe insistir, mas creio que não seja TBP e ainda por cima é um "comedor de sinal". Olha esse tópico (especialmente em 03-05-2008, 03:11 PM ) e nos outros posts.

http://acapella.harmony-central.com/showthread.php?t=1911335

Talvez o "vilão" seja o MXR.

O negócio é avaliar 1 de cada vez pra saber...

Abs

THRASH3R
Veterano
# set/09
· votar


Pode ser que ele esteja ajudando sim, porem, como lhe disse, ligo o chorus, phase e delay no loop de efeitos, e ja testei a ligação sem esses pedais, apenas os drives e o wah, e nao ouve melhora consideravel.

acredito que o problema seja o seguinte, cada pedal tem sua impedancia diferente e, mesmo sendo true by-pass, essas diferenças de impedancias quebram o som. Acho que pra ficar perfeito teria que levar os pedais em um tecnico e deixa-los com os mesmos circuitos de inputs e outputs, sendo eles com a mesma inpedancia na entrada e na saida. Acho que deve ser o unico jeito.

Pedaleiras profissionais nao roubam nada de sinal? ja estou desanimando

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


THRASH3R

uhahauha. É foda.. Se eu colocar 1 pedal TPB entre a guitarra e o amp, já sinto perda de timbre, com vc mencionou. Sou "chato" com isso.
O EFX Buffer se propõe contornar este problema de impedância etc...

http://www.efxpedais.com/buffer.html

O Buffer pode ter muitas utilidades em um pedalboard. Uma delas é corrigir as imperfeições do sinal através do casamento das impedâncias. A alta impedância e baixa capacitância na entrada do buffer é ideal para casar a impedância com os captadores da guitarra, o que minimiza a degradação do sinal pelo cabo, facilitando a transferência de sinal. O Buffer tem tambem baixa impedância de saída, o que facilita a transmissão do sinal em cabos mais longos. Quando os pedais estão em bypass (true bypass), o comprimento total dos cabos entre a guitarra e o ampli é muito grande, o que acarreta uma perda de sinal maior devido a capacitância total dos cabos (inclusive entre os pedais), exigindo-se assim uma regulagem no amplificador com maior ênfase nos agudos. Quando se aciona algum pedal, o sinal volta a ser bufferizado, aumentando os ruídos em alta frequência. Para solucionar isso, adiciona-se um buffer na entrada do pedal board. A impedância será constante mesmo com os pedais em bypass, minimizando-se as perdas existentes nas interligações de pedais true bypass, bem como a ligação do cabo com o amplificador. Portanto o ideal é possuír 2 buffers, um na entrada e um na saída do pedal board, e ter todos os pedais true bypass.

Abs e boa sorte!

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


THRASH3R
43 kohms é bem pouco como impedância de entrada, se você for plugar a guitarra diretamente nele.

Eu diria que começa a ficar aceitável a partir de 250k, e com 500k você já não tem mais problemas com isso (visto que quase ninguém reclama do buffer do TS, que tem por volta de 500k de impedância de entrada).

Acho que os Boss não chegam a valores tão elevados, mas no meu caso, usá-los antes de uma entrada de baixa impedância resgatou o brilho do meu instrumento.

Pedaleiras profissionais nao roubam nada de sinal? ja estou desanimando
Não desanime. O que faz a música legal são as imperfeições. Se todo mundo gostasse de tudo perfeito, os sintetizadores já teriam dominado.

Vamos aos fatos:
Cabo rouba sinal, jack rouba sinal, pedal tbp rouba sinal, buffer rouba sinal, enfim... Tudo rouba sinal. Quanto mais longo o caminho (não só fisicamente, mas quanto mais pedais), mais o sinal vai sendo deteriorado.

Mas só fica paranóico com isso quem quer.

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


DotCom: Não desanime. O que faz a música legal são as imperfeições.

Viva o imperfeito! ;-)

Abs

erdnaxela
Veterano
# set/09
· votar


o que importa é manter o timbre original da guitarra, agora uma coisa que notei é que mesmo os pedais true bypass ele mudam algumas frequencias sim mas não mudam o timbre não sei se me fiz entender , mas ja reparei que quando ativo o true bypass, o som da guitarra fica um pouco mais encorpado do que quando ligo a guitarra direto no ampli, ah os pedais eu mesmo fiz: um overdrive
( distortion + com alguns mod ), mini fuzz, tubescreamer , o procorat que deu pau no pot mas ja vou consertar e botar na caixinha e o proximo é o ocd. to na duvida ainda se compro ou não o argos da wave box poia preciso de uma distorção mais melodica e com muito sustain não sei se vou consguir com os pedais que fiz, ehehe

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


o que importa é manter o timbre original da guitarra
Então não tem motivo porque usar pedais, já que eles só servem pra alterar esse timbre.

quando ativo o true bypass, o som da guitarra fica um pouco mais encorpado
Cara, se você falasse que fica mais choco, mais fraco, eu entendia, mas encorpado é o único jeito que um som não conseguiu ficar após passar por um TBP (que é basicamente passar por um cabo mais longo)

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Cara, se você falasse que fica mais choco, mais fraco, eu entendia, mas encorpado é o único jeito que um som não conseguiu ficar após passar por um TBP (que é basicamente passar por um cabo mais longo) (2)

THRASH3R
Veterano
# set/09
· votar


Não desanime. O que faz a música legal são as imperfeições

A questao nao eh ser perfeito, mais a minha guitarra tem um som lindo cara, cristalino, os harmonicos gritam com clareza, e o meu set ta tirando isso, deixando o som oco, chocho

THRASH3R
Veterano
# set/09
· votar


O problema são os cabos

esses cabos santo angelo tem bons conectores, porem o cabo em si é um lixo. Testei o meu set agora pouco com um luthier e com os cabos dele o som voltou ao normal.....

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


THRASH3R: O problema são os cabos

Caraca... Será que são os mesmo que uso?

http://img190.imageshack.us/img190/8055/santoangelo.jpg

Abs

ps. e vc falou que não era os cabo hein... Mordeu a língua! hehe

[edit] vou até verificar no multímetro...

THRASH3R
Veterano
# set/09 · Editado por: THRASH3R
· votar


o meu eh igual o seu, porém preto


eu nao queria acreditar que gastei tanto com essas merdas e justamenta elas serem o meu problema....

assumo erro, mais nao tinha como testa-los, ja que soh tenho esses, hehehe

THRASH3R
Veterano
# set/09
· votar


soh pra constar, os cabos do luthier são george l´s e monster cable, hehehe

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


THRASH3R

Essa foto é de um preto mesmo! Vou testar os FDP dos cabinho com um multímetro. Segundo meus ouvidos, eles estão ok!

Cara, vai ver que só tem 1 cabinho com problema hein...

Abs

ps. se não passar nos testes vou pensar seriamente em comprar novos cabos ou mesmo fazê-los.

THRASH3R
Veterano
# set/09
· votar


Cara, esse luthier que levei meu set chama-se victor rodrigues, ele trabalha com o seize tagima, ja foi colunista da cover guitarra e trabalha tambem em uma distribuidora de instrumentos, alem de ser musico. Acredito que ele seja uma pessoa que tenha alguma base no que fala, alem do meu ouvido ter entendido o mesmo, segunto ele, nenhum cabo santo angelo presta, se vc realmente for enjuado com a questao de timbre. Tem excelentes conectores, mais os cabos em si são uma merda.

Me deu alguns exemplos la e tals, tirou todos os meus cabos, e ligou os cabos dele, depois com os meus denovo, ea diferença foi gritante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a True by-pass: Bom ou ruim?