Ok, mais um que montou o Mini Fuzz

Autor Mensagem
Invalid User
Veterano
# jan/09
· votar


Quase certeza agora que o POT tá zoado... fiz tudo bem certinho. Raios.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Invalid User
Pô, mano, tá de zuação comigo, é? hehe!
Ué, tá no seu perfil!!!
hehe

(sobre os capacitores, a perna maior é a positiva, não?)
Sim, perna maior positiva e repare que tem marcação na lateral informando.

Cara, dá uma olhada se as soldas estão em curto!

Abs

Invalid User
Veterano
# jan/09 · Editado por: Invalid User
· votar


MauricioBahia

Não, as soldas tão certinhas, mas que se dane... Desisti dele... Vou tentar o TS de uma vez. Tá tá tá, eu sei que é loucura, maaas... to indo lá postar no seu tópico do TS agora.

EDIT: No perfil tá 100 anos e o cabelo é comprido, porém sou guri! Pode notar que o prfil de mulher o cabelo não é o mesmo!

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


EDIT: No perfil tá 100 anos e o cabelo é comprido, porém sou guri! Pode notar que o prfil de mulher o cabelo não é o mesmo!
hahuauhahu. Sacanagem minha cara! uhauhahua
Abs

fabãorenato
Veterano
# jan/09 · Editado por: fabãorenato
· votar


Ae...tá sinistro.....
Eu imprimi a imagem que o MauricioBahia postou e como o jack stereo que está no mini fuzz é diferente fui seguindo a imagem e com o multimetro fui "descobrindo" onde soldar os fios.
Bom depois de solda´-los, liguei e......Não funcionou....como fiz ontem a noite e estava sem tempo eu n quiz ficar mexendo no pedal....daí eu vou verificar tudo no dom ingo ou na segunda pq n trabalho e então posto aqui o resultado....estou com o ts8 quase pronto tb...mas só vou terminar quando o minifuzz for termindo....mas é um tanto FRUZZtante...

Ah! uma outra questão(já escrevi lá no meu tópico, mas como esse meu tópico n é nada muito importante, vai ter gente que n vai ler, então como o assunto é distorção, permitam escrever aqui)....eu escrevi uma mudança que eu fiz no meu amplizinho Atomic drive 20...daí eu consegui diodos de germânio...então o que eu fiz? coloquei diodos de germânio nele...a princípio coloquei para cada led que tinha 2 diodos em série. depois em coloquei 3 em sére e o outro continuou com 2. Bom a mudança foi em nítida...o som ficou bem vintage, muito legal, mas o volume ficou muito mais alto...acho que sem exagero dobrou, ou bem perto disso. Lembro que para estudar eu o deixava no 3 ou no máximo 4...daí, com a mudança...o som sai do zero para o volume de estudo perto do 2!!!!
A questão é: isso pode ferrar com o ampli...
N verifiquei a saída do ampli para verificar se continuam os 8 ohms, ou se diminuiu. Mas é normal o sinal ficar maior assim, aumentando os diodos?
Ei tinha colocados aos pares primeiro, pois li uma informação do Bertola, que dizia que a voltagem desse diodo (germânio) era menor, e portanto, tinha-se que colocar em dobro...

iiiihhhh!!!...lembrei agora...era para colocar em paralelo...n em série...puts erro primário!!!!
Mas fiquei curioso com o fato do volume ter aumentado!!! Pq aumentou?

Li agora no fórum que colocar diodos em série aumenta o sinal sim...isso pode danificar o ampli?

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Eu imprimi a imagem que o MauricioBahia postou
fabãorenato
Aquela com a setas?

Não funcionou....como fiz ontem a noite e estava sem tempo eu n quiz ficar mexendo no pedal.
Mas vai funcionar!

Abs

fabãorenato
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia

Funcionou!!!!!

Estava invertido...mas mesmo depois de refeito as ligações seguindo a foto (das setas) o pedal não funcionou....eu mexi no potenciômetro e o pot estava ferrado...o substitui e funcionou legal....só achei o som muito mais para um Distortion que para um Fuzz.....a princípio tinha feito com as mudanças para usar o LED, mas como refiz tudo, fiz ele sem as mudanças...depois mantive o diodo de silício e coloquei os outros capacitores....ficou legal...ficou meio drive....mas tá muito legal gostei muito.
Vou montar agora o TS-8...
Onde eu encontro o Layout do minifuzz com controle de ganho?

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


ó achei o som muito mais para um Distortion que para um Fuzz.
fabãorenato
Só tem um pot de volume, mas o segredo (dito pelo Bertola mesmo) é mesclar com o volume da guita, diminuindo-o. Ele ainda fala sobre substituir um componente por um LED para que possa ter menos drive no pedal. Mas isso, diminui o volume na guita!! O SuperFuzz tem estes controles de drive... mas aí é outro pedal!
Abs

fabãorenato
Veterano
# jan/09
· votar


Sim eu estou fazendo isso...eu vou colocar o led....só que a dinâmica fica meio comprometida ao fato de que ao desligar a distorção tem que aumentar o volume novamente...e dependendo da música tem qu aumentar como um desesperado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


fabãorenato
Cara, a forma de "ajuste" é simples: Basta vc ajustar o volume do pedal extamente igual ao da guitarra "limpa", depois reduzir o volume no pot da guitarra. Assim, vc poderá usar esse "volume mais baixo, tanto "limpo", quanto "sujo", e, em caso de solo (tanto com o pedal igado quanto desligado), apenas girar o pot de volume (para mais), vc perceberá que, ao levar o pot ao máximo, a distorção aumentará. teste e verás, logo logo vc pega "a manha"!
Abç

fabãorenato
Veterano
# jan/09 · Editado por: fabãorenato
· votar


É entendi...eu já tinha pensado nisso...serve até para fugir do "convencional"....
Muito obrigado Bertola....e obrigado pelo pedal!!!! Muito bom, gostei mesmo!!! Que mal lhe pergunte: se eu associar um diodo de Germânio(ou silício) com o led em série n dará nenhum problema certo? Acho que só vai aumentar o volume como aconteceu com o ampli e a distorção ficará mais drive.
Eu tinha a princípio colocado 2 diodos de germ em paralelo (vc tinha falado em outro tópico q a voltagem do 1n60 é menor q o de silício, por isso colocar eles em paralelo) mas a dist n ficou bem definida.
Hoje está com um diodo de silício.

Ah! Bertola...vc já viu o site da Golden? Acho que eles querem perder a má fama dê uma olhada lá...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


fabãorenato
Nunca fiz essa experiência não.....
Pois é, vou dar uma olhada.
Abç

fabãorenato
Veterano
# jan/09
· votar


Coloquei 2 diodos 1n60 em série....ficou muito legal! Um fuzz daqueles bem Jimi mesmo, lembrou a distorção de Crosstown Trafic!!!
Eu devo fazer também um super fuzz! É aquele pedal de alumínio que vc ligou a minha guitarra quando fui pegá-la depois de regulada certo?
Este eu achei muito bom também!!!!

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Coloquei 2 diodos 1n60 em série
fabãorenato
Hummm. Como faz pra modificar?
Abs

fabãorenato
Veterano
# jan/09
· votar


No lugar de um diodo, eu coloquei 2...
é só pegar doi diodos e soldar um no outro em sequência...pegue a perninha de um e solde na perninha do outro, mas preste atenção par an soldar invertido.
Na plaquinha, deacordo com o desenho do layout a faixa preta do diodo fica para cima, é só soltar a perninha de baixo (a que n tem faixa) e soldar um outro diodo, NA MESMA POSIÇÃO, nessa perninha q vc soltou, e a outra, soldar na placa.

Olhando a placa de cima para baixo, de acordo com o layout, vem a sequência


solda na placa-----------[listrapreta(ou azul)______(polo sem listra)]--------solda---------[polo com listra_____polo sem listra]-----placa.

placa----[| ]------solda(fora da placa)----[| ]-----placa

fabãorenato
Veterano
# jan/09 · Editado por: fabãorenato
· votar


Desculpe 2 posts iguais, mas é pq ara mim n tinha ido o primeiro...tinha dado pau aqui na net...

É só colocar mais um diodo!
Solde a parte positiva de um na negativa do outro diodo...é como aparelhos que usam pilhas...a parte positiva (com o pininho) se encaixa na parte "lisa" das pilhas...isso é ligar em série.
Se vc quizer, experimente colocar mais um diodo idêntico ao que está na placa...vc só precisa SOLTAR uma perninha do que está na placa, soldar nessa a perninha do outro diodo, e depois, a do novo diodo na placa.
Lembre-se que tem que ser como pilha!!!

olhando o layout da placa para ser impresso, o diodo fica com a faixa preta para cima certo? Solte a perninha de baixo, solde na perninha que esta solta a perninha da faixa preta do outro diodo, e a outra perninha solde na placa....vai ficar uma ponta de solda para cima.....aí os diodos estão em série

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


fabãorenato
Saquei!!! Legal, vou tentar implemetar uma chavinha pra isso!
Valeu!!!
Abs

fabãorenato
Veterano
# jan/09
· votar


é mesmo....depois me passa!!!!

fabãorenato
Veterano
# jan/09
· votar


eu gostei assim pq quando o volume fica baixo vem um drivezinho muito legal....eu tinha feito com as mudanças que o bertola sugeriu...troquei os capacitores por valores menores....mas n coloquei led...e sim os germânio em série!!!

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


fabãorenato
Eu vou adaptar esse MOD do TS, pro MiniFuzz:
http://www.handmades.com.br/images/stories/Modificacao_de_Projetos/Tub e_Screamer/Distorcao_Simetrica_Assimetrica/chave_TS.pdf
Abs

fabãorenato
Veterano
# jan/09
· votar


Eu instalei um 2n3904 no lugar do bc517...nas cordas graves o som saía, mas n tinha sustentação...e era bem fuzz mesmo....nas cordas agudas o som saía picotado...eu sei que este transístor entra na placa diferentemente em relação ao bc517....o que se pode azer para o 2n3904 funcionar legal

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


fabãorenato
Cara, a taxe de Hfe desse transístor é muito baixa se comparada ao BC517. Não vai funcionar. Talvez funcione se vc usar um transístor mais potente (BC 549 ou 109C, etc) e reduzir o valor do resistor.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


fabãorenato
Cara, a taxe de Hfe desse transístor é muito baixa se comparada ao BC517. Não vai funcionar. Talvez funcione se vc usar um transístor mais potente (BC 549 ou 109C, etc) e reduzir o valor do resistor.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


fabãorenato
Cara, a taxe de Hfe desse transístor é muito baixa se comparada ao BC517. Não vai funcionar. Talvez funcione se vc usar um transístor mais potente (BC 549 ou 109C, etc) e reduzir o valor do resistor.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
3 postss iguais!
Esses novatos... hehe

fabãorenato
Veterano
# jan/09 · Editado por: fabãorenato
· votar


Eu já suspeitava...
eu gostei muito do pedal Bertola, e fiz isso por experiência mesmo.

Sei que tudo influencia num circuito, mas há alguma alteração que vc já tenha feito para o mini fuzz em relação ao bc517? O 2n3904 ficou falhando, mas quando funcionava dava um som legal de fuzz mesmo...será que eu baixando um pouco, colocando um transístor com a taxa de hfe um pouco menor que o bc517 o mini bomba?

Eu gostei do pedal q vc tem, acho que é o superfuzz (um com a carcaça em alumínio), eu devo montá-lo, mas a princípio gostaria de aproximar o minifuzz do supperfuzz em termos de som

fabãorenato
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

fabãorenato
Veterano
# fev/09
· votar


Galera só para constar...eu montei o minifuzz mas com as mudanças que o próprio Bertola sugeriu...mas além do led para clipagem coloquei um diodo(1n60) em série com ele e instalei o pot de 1mk para controle de ganho...o pedal está muito bom!!! e com o ganho no mínimo ele n distorce quase nada (a não ser que na dinâmica largue a mão na guitarra) servindo como booster....

fabãorenato
Veterano
# fev/09
· votar


ae derrepente se colocar 3 diodos em série tem-se um bom booster que pouco irá distrcer...bom isso é outra pesquisa...
eu sei eu sei que estou atrasado, já tem gente aí se duvidar montando amplis valvulados de 500w, mas eu ainda estou no minifuzz...vou montar outros depois...mas fiz o minifuzz plus, e acontece que o potenciômetro de ganho n funcionou, oumelhor...ficou muito limitado, onde só numa pequena região dele o som saía...se mexesse no potenciômetro o bixo n funfava....daí montei seguindo as mudanças do proprio bertola para os capacitores e o led...e aí funcionou.

Com led o som fica bem agrecivo e bem crunch...com o diodo 1n60 fica muito legal, bem driver mesmo...com o 1n4148 n experimentei.

Nycolas
Veterano
# fev/09
· votar


To querendo montar o SuperFuzz, é muito complicado pra primeiro projeto?? Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ok, mais um que montou o Mini Fuzz