vox ToneLab simula de verdade fender e vox?

Autor Mensagem
procurador
Veterano
# set/08
· votar


Douglas_
o segundo, como a maioria falou, não curti, mas o primeiro pareceu legal sim! Plugou em ampli ampli??? Como seria o som da tonelab plugado num valvulado de som inglês (laney lc 30 II). Saberia dizer??? Ah, falando nisso, já testou o amplug ac30? Será que para plugar num outro valvulado convertendo-o num vox, ficaria satisfatório? Abraços.

Bog
Veterano
# set/08
· votar


procurador

Heheh, então, esse Amplug é um brinquedinho muito bacana! Estou muito satisfeito com o meu, e se quebrar, eu compro outro. Outro dia, eu liguei ele num monitor full range aqui, e me surpreendi com a qualidade: o som ficou ótimo, embora esteja mais para "com sabor de Vox" do que "igual a um AC-30" propriamente dito (mas também, o AmPlug custa 30 dólares, o AC30 custa 1500...).

Existe também um produto novo, da Tech21: o SansAmp Character Series Liverpool. Esse é um pedal com simulação analógica, e parece já ser coisa de gente grande, não um mero brinquedinho.

Mas infelizmente, essas opções provavelmente não servem para o que você quer. O problema é que a saída deles já vem com simulação de gabinete embutida. Esse tipo de simulação atenua agudos e médio-graves. Ao passar por um amp que não seja full range, a tendência é ter ainda mais atenuação nessas áreas. O resultado: um som sem presença e meio "encaixotado" (tipo som de alguém falando num megafone).

Antes de se decidir, você pode fazer um teste: grave uma trilha de guitarra, de modo a fazer ela soar exatamente como uma guitarra "de verdade" passando por um amp (não o som cru da guitarra). Depois, passe esse áudio gravado pelo amp. Tente variar a equalização, tente ligar direto no "return" do loop, enfim, tente fazer isso soar novamente como a guitarra que você gravou. Se você não conseguir de jeito nenhum, provavelmente simulação nenhuma vai te agradar. Uma sugestão é você usar algum programa como o Guitar Rig, e fazer o teste com e sem simulação de gabinetes, para ver se pelo menos sem elas o som fica melhor no amp.

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Bog
REalmente, o brinquedinho apesar de convidativo não deve se aplicar para o que pretendo fazer (simular vox no amplificador). Lembrei que amplificando um mini marshall ms 4, no meu laney, não obtive exito, pois o som ficou meio achatado e esquisito. Só não entendi o teste que me sugeriu fazer, mas como não manjo de gravação (gosto de tocar, leia-se brincar sozinho no ampli mesmo) e não sei tocar quase nada, o que não me isenta de ser bastante exigente quanto ao timbre, razão pela qual decidi ter ao menos três amplis profissionais: fender, marshall e agora um vox, para substituir meu laney. Só ressalvo que pelo fato de o laney ser novo e com um bom tamanho, gostaria de tentar algum pedal/pedaleira nele que simulasse o som do vox. já a simulação do twin reverb, desisti de tê-la, pois pretendo encomendar a confecção de um handmade clone do twin com 50W. Por isso, apesar de estar meio cético em relação à tonelab (temo que dê aos meus ouvidos um som meio digital), estou querendo conferi-la, plugada num ampli como o meu. Mas para isso tenho que viajar até sampa e de buzão (não me aventuro de carro em São Paulo), já que aqui não tem os ligeiros trens de primeiro mundo como ai. hehehe. Abraços.

Bog
Veterano
# set/08
· votar


procurador

Hheheh, nem ouse comparar o AmPlug com esses Marshalzinhos! =P Mas o som ficaria mesmo esquisito, pela razão que eu dei acima - a simulação de gabinete passando por outro gabinete.

O teste é simples: tentar produzir um som similar àquele que sairia de um simulador, e jogar esse som no amp. Se você não conseguir fazer soar decente de jeito nenhum, provavelmente não vai ser feliz com um simulador NESTE AMP. Na verdade, cada vez mais me convenço que lugar de simulador é ao lado de monitores full range. Liguei a minha pedaleira aqui em um desses e, caramba, é outro nível mesmo.

Não acho que a Tonelab vá "soar digital" - eu até acho esquisito quando falam nisso, porque não existe algo que caracterize especificamente um som "digital" aos nossos ouvidos, e na maior parte das vezes, as reclamações não tem qualquer relação com o fato de o som ser digital, e sim com algoritmos ruins. Mas é possível produzir som ruim com transistor, válvula, diodos, bits ou seja lá o que for.

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Bog
Eu acho que estou mais voltado a adquirir, com os proveitos oriundos da venda de mue fender transistor e de mue laney lc 30 (este confesso que tenh odó de vender, tal qual o fender; mas o fender será substituído por um clone do twin, com sucesso espero), um combo vox valvulado. Estou pensando no AC30CC1, que é asiático diferentemente do AC 30 inglês e vem com valantes celestion comuns e não de alnico. Com relação aos falantes ACHO que até prefiro os falantes ceramic, mas no que toca ao ampli em si será que bom? Conhece os Ac30 asiáticos? Já testou eles ao lado do AC 30 inglês? É claro que se for mesmo realizar a compra pretendo testá-lo fartamente de modo sistemático (junto com o modelo inglês e ao lado da tolelab, etc), mas informações a respeito são bem vindas. Eu por exemplo, neste lance de testar sistematicamente, conheço de modo objetico a diferença entre as fenders mexicanas e americanas (das mais simples, passando pela am. series e std que tenho uma até às deluxe, custom shop, master). Conheço também comparativamente as gibsons (studio, standard, custom e as SGs). Acho isso fundamental antes de comprar um equipo (caro) para saber exatamente o que se está adquirindo. Eu por exemplo achava que fender am. std (apesar de ser um baaaaaita instrumento, era o que existia de melhor (não acreditava que as que custam o olhos da cara fossem mesmo melhores. Mas nos últimos meses, após testar umas guitarras de colecionador, pude constatar que existe toda uma diferença... Por isso que considero muito opiniões de pessoas como você que testou o valvetronic ao lado do AC inglês... Abraços.

Bog
Veterano
# set/08
· votar


procurador

O AC30 que eu testei, pelo preço, era o asiático. Só testei esse, uma única vez, e pelo que me lembro, acho ótimo. Acho legal a gente se preocupar com o timbre e tudo mais, e eu também gosto de comparar as coisas lado a lado antes de desembolsar um bom dinheiro. Mas procuro tomar cuidado para não exagerar no preciosismo, ouvindo diferenças abismais onde elas na verdade são tão pequenas que nenhum ouvido normal seria capaz de detectá-las. Não sei você, mas eu não sou nenhum "ouvido de ouro", heheh.

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Bog
Eu já sou meio xarope de ouvido. rsrsrsrs percebo diferenças pequenas, mas tais diferenças são mais notáveis quando toco em casa sozinho com a guitarra de frente para o ampli. Tocando em conjunto, diferenças pequenas percebidas em casa (como altura de captadores por exemplo) não são tão visíveis assim. Mas como gosto de tocar (brincar) mais em casa, sozinho mesmo, acabo ficando meio perfeccionista com o timbre. (coisa de quem não sabe tocar hehehe). Mas voltando ao vox, realmente o ac 30 asiático parece fantástico e não está tãããão caro assim (na gangmusic se consegue um precinho melhor), ou seja, com o valor do meu laney, mais o valor de uma tonelab LE eu consigo comprar um vox ac30 CC1. Embora não seja nada barato, não chega a ser inascessível. vendendo meu laney e meu fender transistor eu consigo comprar um vox novo. Resta agora (oportunamente na verdade) fazer os testes para decidir sobre a compra. Grande abraço e muito obrigado pelas idéias e informações. Sucesso na tua empreitada! Até mais!!!

procurador
Veterano
# set/08 · Editado por: procurador
· votar


T E S T E I A T O N E L A B !

Com pretendo vender meu lc 30 meu fender deluxe (transistor) com o intento de adquirir um vox ac 30, resolvi dar um pulo (de quase 400Km) pra são paulo e conferir os produtos que tinha interesse da vox. Em síntese e sem o propósito de esgotar o assunto e nem de convencer ou atrapalhar ninguém, vamos lá:

Vox AD 50VT: testei pouco, pois achei que mesmo tendo um som interessante pelo seu preço, ainda parecia estar um pouco distante de um ampli valvulado, apesar de ter um som bacana quando simulava os ac 15 e ac30, porém com som notadamente transistor, como não poderia deixar de ser aos ouvidos mais exigentes. Seguramente compensa mais um valvulado semi-novo (um lc 30 da laney por exemplo), disponde de apenas um pouco mais de dinheiro (30%).

Tonelab LE: pedaleira bonita, bem construída, com vários recursos e simulações (se comparado a um set de pedais). Contudo, mesmo plugada em um valv. (lc 30 como o meu) notei que o som contunua sende de uma pedaleira. Tive pouco tempo de mexer nela, mas pude notar claramente que o som dela é de fato diferente do som de pedais analógicos (TS, fulltones, etc...). O som com uma configuração chamada "blues" dela pareceu muito bom, mas em geral ela, segundo o que pude notar com 15 min. de teste, não atenderia minhas necessidades, isto é, simular satisfatoria e organicamente o som de vox valvulado! Com todo o respeito aos que gostam e dela retiram o melhor proveito, pra mim não serviria. Apesar de não saber tocar decentemente, eu tiro sons dos dedos (direitos) e isso um valvulado com bons pedais analógicos, parece que ainda é insuperável, pelo menos por enquanto.

Vox AC30 CC1: Apesar de não ter os famosos alnico blue possui um som MARAVILHOSO!!! E acho que os seus falantes neo dogs são de alnico também... Liguei ele logo após testar o AD50vt e diferença foi RADICAL!!! Digo isso porque meu fender deluxe 112 plus, que já testei lado a lado com o fender hor rod deluxe, não teve tanta diferença para o valvulado, diferença essa que notei do volvetronic para o ac 30 valvulado! Som super articulado, estalado lembrando um pouco o bassmam (por isso acho que os falantes são de alnico, e pelo que pude ver também). Som super projetado. Liguei ele do lado do laney lc 30 e do fender HRD (o modelo blues) e estes ficaram com um som preso e notadamente menos potente que o ac 30 (apesar de este ter apenas 30W). Som bastante definido, limpo e ao mesmo tempo meio "roco" como é próprio dos vox. Achei ele em timbre, projeção e denifição visivelmente melhor que o laney e que o fender HRD, que testei lado a lado. É seguramente um senhor amplificador!!!

Disso tudo tirei um conclusão (que já conhecia anteriormente, mas que ainda resistia): o som de valvulados é definitivamente superior e tais amplis requerem, se se necessitar de efeitos, PEDAIS AO INVÉS DE PEDALEIRAS! Eu inclusive sou defensor de pedaleira, dada a sua versatilidade, mas ainda ontem tocando na igreja (onde toco com uma pegada meio R&R e rock pop, por conta da influencia musical dos irmãos) eu resolvi deixar a pedaleira de lado (uma boss ME8) e tocar com meus poucos pedais (tube screamer, OCD fulltone e boss equalizer) e o som ficou BEM MAIS ORGÂNICO!!! Pluguei eles com minha fender japonesa em resewood em meu laney lc30. Eu, é claro já sabia que o som ficaria mais real, visto que em casa só toco com o ampli plugado direto ou no máximo com um pedal de cada vez (em casa só brinco e faço testes...) mas fiquei realmente surpreso com o som quente e orgânico que saiu do ampli com os pedais. Numa levada blues, funk e sobretudo R&B, o som ficou bem mais legal que ante com a pedaleira. Muito mais prazer em tocar!!! Quando tocava vinha na minha cabeça, sons profissionais de grandes guitarristas (adaptados à ocasião). Daí então, alguém pode dizer: eu nunca mais vou usar a pedaleira então??? Resposta: não posso abandonar a mesma!!! Os pedais, apesar de tudo, são mais difíceis de usar. lembrando que só tenho três, além de um cry baby que raramente uso (que em casa sobram para brincar), mas na igreja, onde necessido de versatilidade, acaba sendo poucos. Precisaria de um bom chorus, um delay, etc. Além do que dar até quatro ou cinco pisadas para simplesmente mudar de um drive forte pra solo para um clean com chorus (o que é comum em músicas de igreja) me deixa perdido. hehehehe. POde ser falta de costume, mas realmente aquele monte de pedal causa certa confusão. rsrsrsrs, razão pela qual há uns 7 anos desisti de comprar um set enorme de pedais (o case personalizado e gigante ainda tenho comigo pra vender) para dar lugar à tão criticada pedaleira (que já usava na igreja há anos). O que tenho feito é ligar o OCD (que é super quente) ao lado da pedaleira pra dar um calor a mais no som (o OCD neste caso fica ligado sem drive), mas mesmo assim pude concluir que a pedaleira, "atrapalha" um pouco o som do ampli, apesar de sua grande utilidade.

VALEU A TODOS!!!

Bendsup
Veterano
# set/08
· votar


é claro que os pedais ganham e os amplis valvulados ganham... agora a praticidade de se ter tudo numa pedaleira é o diferencial, que no meu caso vale muito a pena, não só pelo valor mas por ligar direto em linha e não carregar ampli e uma porrada de pedais.. mas é isso aí!! abraço!

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Bendsup
pois é.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a vox ToneLab simula de verdade fender e vox?