vox ToneLab simula de verdade fender e vox?

Autor Mensagem
procurador
Veterano
# set/08


Olá a todos. Eu já tenho alguns amplis valvulados (um jcm 600, um jcm 2000 - este uso fora de casa, e um laney lc30, que é menos potente e não destrói tanto os ouvidos). Estou vendendo um fender transistor, com a intenção de fazer um handmade cópia do twin com 50W, quando então venderei um jcm para levantar a grana. Em suma, gostaria de ter os três grandes timbres clássicos (fender, marshall e vox) e estou caminhando pra isso, com exceção do vox que custa uma fortuna o modelo inglês... Cheguei a pensar em um vox híbrido AD50vt, quando me deparei com a pedaleira vox tonelab (que até então não conhecia). Eu uso pedais (ts e fulltone ocd e o som deles sobretudo nos valvulados gera um som de verdade). Porém pensei na tal da tonelab para, ligando em um valvulado ter além do timbre vox, o som do vender twin também e porque não do bassman, etc, etc. ELA FUNCIONA SATISFATORIAMENTE COMO SIMULADORA DOS FAMOSOS AMPLIS: FENDER, VOX E MARSHALL???

procurador
Veterano
# set/08 · Editado por: procurador
· votar


RESUMINDO: Com a tal da ToneLab LE eu consigo, usando meu laney valv. lc 30, II e meu jcm reproduzir fielmente (ou ao menos de modo convincente) o som do vox inglês e do twin reverb??? Lembrando que iria sempre ligá-la num valvulado, seja grande ou médio, com falante celestion... É que se isso funcionasse, nem precisaria dizer que resolveria todos os meus "problemas". hehehehe.

procurador
Veterano
# set/08
· votar


ACHEI ESSE COMENTÁRO AQUI NO FÓRUM:
"Steve Van Halen
Membro # Enviado: 8/dez/06 10:43
Citar Votar Denunciar

Outro sim, dizem que as simulações do Tonelab são muito mais "naturais"(2)

mas ela eh mto limitadora
Ela eh assim
Faz poca coiusa, mas oq faz, faz mto bem"

EU GOSTO DE SIMPLICIDADE E SOM ORGÂNICO E CLÁSSICO. Parece uma boa opção a tonelab então.

Bendsup
Veterano
# set/08
· votar


procurador

eu gravei alguns sons plugado direto em linha no pc, ... tambem tenho dois cubos valvulados e só estou carreagando a tonelab pra tocar por aí..

vou dar um up no outro tópico pra vc dar uma olhada! falou!

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Bendsup
beleza! no aguardo!

procurador
Veterano
# set/08
· votar


procurador
ela simula "convincentemente" o twin reverb, o vox ac30 e o jcm 800, se plugada num laney lc 30, ou num jcm 600, ou 2000??????

georginho_gallagher
Veterano
# set/08
· votar


procurador

po vc tem um jcm 2000 tb? e aqueles outros tópicos que vc queria um outro valvulado? agora me perdi... mas tb tenho essa dúvida sobre a tonelab, se rolar legal no jcm só para a simulação de vox já ta valendo!

procurador
Veterano
# set/08
· votar


georginho_gallagher
estou com dois jcm. comprei um jcm 600 meio apressado e não curti muito o som dele... depois, como vendi um jazz chorus, comprei o jcm 2000 tsl, me comprometendo a vender o jcm 600 depois, mas posteriormente mandei revisar o jcm 600 e instalei nele umas valv. novas e o som ficou bem legal (som de pura valvula, que o jcm 2000 não dá). daí fiquei com dó de vender ele. hehehehe. e por enquanto continuo com os dois. sobre o outro valv. que queria pegar que vc lembrou, trata-se de um fender handmade clone do twin, que pretendo adquirir futuramente, quando vender um dos jcms... mas a idéia da simulação com a pedaleira pode me dispensar de comprar um ampli fender. porém confesso que não acredito muito que uma pedaleira possa simular bem um som fender, haja vista que nem os pedais simuladores da boss fbm e o fender 65, são tão bons assim. apesar de que o primeiro simula bem até. Mas taí o tópico para colher informações. Valeu.

Bog
Veterano
# set/08
· votar


procurador

Cara, não saberia te dizer se as simulações são "convincentes". Mas os timbres são muito bons, os melhores que eu já ouvi na área "ganho baixo ou moderado" vindo de uma pedaleira. Só é preciso ter em mente que o som que sai da pedaleira é uma simulação, mas se você ligar ela num amp, o som final vai ser o da simulação MAIS a coloração característica do amp.

Agora, só uma coisinha... Os amps da família Valvetronix, do qual faz parte o AD50VT mencionado, não são híbridos no sentido tradicional. Na verdade, eles usam exatamente a mesma tecnologia da Tonelab para as simulações. É como se fosse um power transistorado de 50w, uma caixa com falante de 12", e uma Tonelab simplificada, que faz menos coisas - mas o que faz, faz direito.

Quando comprei o meu AD30VT (que vendi HOJE), testei junto de um Vox AC30. Como as simulações do Valvetronix são muito parecidas com as da Tonelab, posso dizer que esta pedaleira simula razoavelmente bem o Vox AC30. Pelo menos foi o que eu senti quanto toquei num volume baixo - os dois amps eram bem parecidos, apesar do AC30 custar umas 10 vezes mais que o outro. Agora, conforme o volume ia aumentando, o abismo ia ficando mais largo...

Podemos colocar aí duas "regrinhas":

1. Em volumes moderados, simulações como as da Tonelab ou dos amps ADxxVT se saem muito bem...

2. ... mas não dá para esperar que um equipamento de 400 dólares simule "perfeitamente" uma coleção de amps que, somados, custariam 40.000 dólares.

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Bog
muito boa sua explanação. talvez você seja o membro com opniões mais claras, objetivas e elucidativas deste fórum. você, se não for, tinha que ser professor/instrutor, pois tem uma excelente didática e capacidade de elucidação...
Bem quanto à tonelab, eu realmente tenho interesse nela para simular o som do vox. Pretendo ligá-la em meu laney sobretudo. Ocorre que o valvetronic deve simular melhor o ac30 ingês do que ela plugada num outro ampli (laney, marshall, etc), pois os ad30, 50, etc, já contam de certa forma com um som "vox" e com o recurso de simulação chegam devem mesmo aproximar do som do original (exceto no caso de maior vol. como vc sabiamente ponderou). Então não sei se compensa (para simular bem o som do vox) plugar uma tonelab no meu laney, ou marshall. O laney vale para revenda uns 2.000 reais, a tonelab uns 1.500 usada, ou seja, 3.500,00 no total, sendo que um ad50vt custa 1.500 novo e ainda com um bom falante (um vintage 30 por ex.) pode servir de gabinete para ligar meu jcm... Eu teria mesmo que ligar a tonelab num lc 30 ao lado do AD50vt e se possível ao lado do ac30 original, pra fazer todos os testes. Mas como moro no interior, teria que viajar pra sampa e fazer os testes (o que já fiz algumas vezes em outras ocasiões)...
Por fim (eu não encontrei nenhuma informação ainda), será que a tonelab simula o twin reverb? o faz bem, tal como simula o ac30?
Abraços e obrigado pela contribuição!!

Bog
Veterano
# set/08
· votar


procurador

Heheh, obrigado pelo elogio. Eu estou seguindo a carreira de pesquisador, e pretendo ser professor universitário num futuro não tão distante.

Pretendo ligá-la em meu laney sobretudo.

Se o Laney tiver loop de efeitos E um falante muito bom, eu usaria sem medo, pulando o preamp dele. Ainda deve ter alguma coloração (da caixa, do falante), mas bem menos do que passando a simulação pelo pré dele - afinal de contas, a Tonelab já é um preamp.

Talvez não soe exatamente como um Twin Reverb 1962, mas sejamos francos, nem um Twin Reverb 2007 soa como um Twin Reverb 1962. Se no final soar bem e tiver "sabor Twin Reverb", deve estar mais do que bom.

Infelizmente, só tem como saber se os equipamentos têm "sinergia" testando. Já aconteceu de eu gostar de uma guitarra ou pedal num amp e depois tudo soar bem pior em outro.

Em TESE, a Tonelab simula sim Twin Reverb. Como a Vox não gosta de colocar nomes de produtos de outros fabricantes - o que no fim das contas também isenta ela de qualquer simulação imprecisa, já que eles nunca disseram que estavam simulando nada (exceto por AC15 e AC30) - você usa a simulação "Black 2x12". É para ser parecido com um Twin Reverb. No AD30VT, eu gostava desse timbre, embora não seja o meu predileto. Já toquei no Twin Reverb algumas vezes, e minha impressão é a de que o original é bem mais "macio" - provavelmente, devido à dinâmica e compressão das válvulas, que a valvulinha solitária do valve reactor não chega a simular perfeitamente.

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Bog
oK. oK.
então aquela simulação com a rubrica (2X12) é a simulação do twin reverb???
Eu precurei uns vídeos da tonelab no youtube e confesso que em nenhuma, achei o som dela quente e sobretudo orgânico como o verdadeiro vox, mesmo em relação aos vox asiáticos (vox ac30CC1...). Mas, não se sabe em que amplis ela foi plugada e de fato um pedal ou pedaleira pode se casar legal com um determinado ampli e em outro não rolar...
Preciso mesmo dar uma boa conferida na tal da tonelab, ao lado do vox original de preferência. Mas eu insisto ainda em pesquisar sobre os simuladores. Veja este vídeo de um cara com uma fender plugada num simulador (eu acho), que toca junto (em duelo) com um outro guitarrista que usa um classic 30. É bem legal:
http://br.youtube.com/watch?v=uylbGrZsn5M

Bog
Veterano
# set/08
· votar


procurador

Olha, acho que é bem comum cada marca - ou ao menos cada linha de produtos de uma marca - ter uma "assinatura sonora", uma característica própria. Até onde eu pude notar, a característica das simulações DIGITAIS da Vox (incluindo as que usam o valve reactor) é uma quantidade generosa de agudos somada a uma certa "dureza". Essa dureza não é necessariamente ruim - o Roland Jazz Chorus também tem essa característica, e muita gente ama. Por outro lado, diferente de algumas outras marcas, os overdrives - especialmente os mais discretos - são bem definidos e granulados. Note que isso é uma OPINIÃO, uma impressão pessoal, não um fato comprovado.

Eu particularmente sou adepto das simulações, por conta do preço e da praticidade. Mas é só. Tinha um AD30VT, achava super bacana, mas mesmo um valvuladinho pequeno (ex: o Blues Junior) tem um clean com uma dinâmica que NENHUMA das simulações do AD30VT reproduz com precisão. Mas isso é algo que aparece muito mais na hora que você toca, porque tem a ver com a sensação de estar tocando, sentindo a "maciez" ou a "dinâmica". Só de ouvido, tenho que admitir que sou incapaz de diferenciar numa gravação uma boa simulação bem configurada de um valvulado.

Por essas e outras é que eu cada vez mais deixo as simulações digitais para gravações e prática com fones de ouvido, enquanto procuro alternativas mais "tradicionais" (e simples!) para tocar só de brincadeira.

procurador
Veterano
# set/08 · Editado por: procurador
· votar


Bog
novamente seu poder de síntese e de elucidação se destacou. Concordo plenamente! Só pra constar até um mês atrás eu tinha um jazz chorus também. O som dele é meio duro mesmo.
Bem, de fato, há diferenças que só na palhetada podemos sentí-las. A dinâmica, o calor e o som orgânico de um valvulado parece mesmo insuperável. Eu, diante disso, estou quase vendendo meu fender e meu laney para comprar um vox ac 30 dos mais baratos. Têm (acho que esse "tem" é com acento hein) uns vídeos interessante dele no youtube (e o som, como eu disse, parece convencer). Já até testei uma vez um deles anos atrás, mas pouco conhecia sobre valvulados e foi bem rápido também... Você conhece algum dos vox ac30 CC? A impressão que tive através dos samples que vi, é que ele é menos clean e menos cristalino que o AD50VT, não? Tem um no ML semi-novo que por 2.800,00 o cara fecha, sendo que na loja custa 4.000,00 a vista... Nessas horas (aliás em várias outras também) dá vontade de morar aí do outro lado. hehehehehe. Abraços.

Douglas_
Veterano
# set/08 · Editado por: Douglas_
· votar


procurador

Sou proprietário de um Tonelab LE, já testei vários simuladores, e posso dizer que em questão de prazer ao tocar a Tonelab e os Revalver mkII e mkIII(VST) não têm igual, pelo menos nessa faixa de preço.

Se vc está procurando o melhor simulador (dizem melhor até do que ter o ampli real) e tem $$$ disponível, existe um rack chamado AXE-FX, o fabricante é a Fractal Audio.

Link do Fabricante:
http://www.fractalaudio.com/


Link do Ebay:
http://cgi.ebay.com/Fractal-Audio-Axe-FX-ULTRA-version-BRAND-NEW_W0QQi temZ230291806171QQihZ013QQcategoryZ41784QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZV iewItem

Esse eu não tive o prazer de testar, até pq não vende no Brasil,mas de acordo com depoimentos na internet e demonstrações de áudio, atualmente esse é o mais próximo que se pode chegar do real. Sem contar que o fabricante está sempre corrigindo falhas e adicionando novas "features" ao produto.

Além das simulações, ainda têm os efeitos que são de qualidade igual ou superior aos racks TC Electronics e Eventide.

Pode parecer propaganda de TV, mas não tenho nenhuma ligação com o produto ou com o fabricante, só estou expondo a vc uma opção diferente e, quem sabe, "definitiva". Pena que o preço deste produto é muito superior ao que a maioria dos Brasileiros pode pagar.

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Douglas_
Que caro esse fractual!!! Pelo preço deve ser bom mesmo. hehehe.

Bem, quanto à sua vox? em que ampli vc pluga ela???

já plugou ela num laney lc30???

ela simulasatisfatoriamente o ac 30???
simula também o twin reverb?? como fica??

Bendsup
Veterano
# set/08
· votar


procurador

o timbre do pré da pedaleira comparado ao pré valvulado é um pouco inferior... um pouco... compensa pois vc tem um monte de prés na pedaleira, além de poder ligar direto em linha e ter uma porrada de efeitos!

agora não sei se vc ouviu os testes que gravei no outro tópico... já gravei muita guitarra microfonada em estúdio que perderam pra esses timbres aí...

abraço.

Bendsup
Veterano
# set/08
· votar


procurador

um dos que eu gravei é o ac30 lead... na pagina 3 acho...

Bendsup
Veterano
# set/08
· votar


procurador

em relaçao ao twin reverb, por este ser (na minha opinião) o melhor ampli do mundo, ele até parece, mas não consigo pensar em algum outro equipamento, sendo ampli valvulado ou simulador que chegue nesse nível... mesmo porque não envolve só o pré e sim a acustica e tudo mais são muito foda... mas até que engana.

Johnny Favorite
Veterano
# set/08
· votar


Bendsup
agora não sei se vc ouviu os testes que gravei no outro tópico... já gravei muita guitarra microfonada em estúdio que perderam pra esses timbres aí...

onde isso?

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


procurador
Que caro esse fractual!!! Pelo preço deve ser bom mesmo. hehehe.

Olha, as vezes dá vontade de vender todo meu equipamento e comprar esse AXE-FX... mas mesmo vendendo tudo ainda não chega no preço... calculando com o Dólar a R$1,60 e com imposto de 60% da mais de R$6000,00... se não fosse o imposto até daria pra pensar no caso.


Bem, quanto à sua vox? em que ampli vc pluga ela???

já plugou ela num laney lc30???

ela simulasatisfatoriamente o ac 30???
simula também o twin reverb?? como fica??


Eu só toco no meu Home-Studio, eu tinha um Laney TF-200, vendi pq não dava pra passar do volume 1 que já tinha reclamação. Agora estou "ampless"... meu amplificador é minha gravadora ligada num Porta-Pro.

Como nunca testei um AC30 e nem um Twin(na verdade nunca toquei em valvulado) portanto fica dificil dizer... mas vou tentar gravar algo simples e postar aqui. Vou timbrar com todos os knobs na posição neutra, no caso dos AC30 vou ver como fica melhor, com o Treble Cut em 100 ou em 0.

abç.

Bendsup
Veterano
# set/08
· votar


Johnny Favorite

o tópico de review tonelab...

B.Frusciante
Veterano
# set/08
· votar


calculando com o Dólar a R$1,60
Douglas_

O dólar tá 1,90

Douglas_
Veterano
# set/08 · Editado por: Douglas_
· votar


B.Frusciante
calculando com o Dólar a R$1,60
Eu tava tentando ser bonzinho... hauhaua


procurador
Hoje deu tempo de gravar o do Blackface:

Gain: 3
VR Gain: 10
Treble: 5
Middle: 7.3
Bass: 5

Tá bem simples... uma sequência de acordes que se repete uma vez para cada posição de captador, começando com o da ponte.

http://www.4shared.com/file/63533946/217b8e5c/Tonelab_-_Blackface_2x12 .html

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Douglas_
ficou legal. este som é da tonelab simulando um fender (blackface)??? valeu-se de qual ampli para plugá-la? qual guitarra usou?

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Douglas_
onde confiro as demais gravações suas com a tonelab?

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


procurador
icou legal. este som é da tonelab simulando um fender (blackface)??? valeu-se de qual ampli para plugá-la? qual guitarra usou?

Simulação de Fender Twin Reverb 2x12, conhecido como Blackface. Eu sempre gravo em linha, direto pra gravadora, lembra que eu disse que estou sem amp? Usei minha Ibanez com captadores Evolution na Ponte e no Braço e HS-3 no meio.

Pensando depois, eu poderia ter gravado algo que demonstrasse um pouco da dinâmica da simulação, pois talvez te ajudasse mais.

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


procurador
onde confiro as demais gravações suas com a tonelab?

Tem esses tópicos:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/194429/ -> nesse a simulação que eu disse que era Plexi, na verdade é de Mesa Dual.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/194552/

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Douglas_
beleza. mais tarde em casa vou conferir. abraços!

procurador
Veterano
# set/08
· votar


Bog
Olá Bog, pesquisando sobresimulações vox, me deparei com comentários seus sobre o amplug ac30:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/175966/
Acredito que seja mesmo uma boa pra quebrar um galho e tocar com fone, mas será que ficaria legal se fosse amplificado num laney lc 30??? É que embora tenha possibilidade de vender um fender transistor meu e meu laney lc30 pra pegar um vox ac 30 CC1 (asiático) fico com pena de me desfazer do laney que é um ampli legal com certeza e com um tamanho bom. Mas é que gostaria mesmo de ter o som do vox. Será que o amplug ac30 nele daria um som de vox??? Confesso que em relação à tonelab (que ainda não conheço pessoalmente) não estou botando muita fé devido ao lance digital. pode ser meio pré-conceito, mas não fiquei muito animado com ela nos vídeos do you tube. Achei o som dos ad30 e 50vt melhores parece (isso tudo no youtube, cendo certo que na hora de tocar de verdade acabo mudando minha opnião...). Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a vox ToneLab simula de verdade fender e vox?