Desmistificando cabos e fontes top de linha

Autor Mensagem
DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


markolino
Faz um orçamento pra ver... Vai depender do tamanho do trafo (quanto mais potente, maior).

edalko
Veterano
# jun/08 · Editado por: edalko
· votar


Aproveitando esse tópico excelente, um que finalmente há uma discussão sadia, aproveito para expor um problema e a simples solução para quem tem, ou deseja adquirir um Line 6 Modeler (DL4, MM4, etc).

Segundo o fabricante, esses pedais necessitam de fonte 9V AC 1200mA.

Fui atrás dessa fonte (mín 1,5A) e não encontrei... Consegui apenas uma Hayonic de 1A.

Alguns lojistas se propuseram a fabricar uma para mim ao custo de 45 reais.

Ocorre, no entanto, que conversando com os vendedores eles me informaram que bastaria eu apenas comprar um trafo de 9V e ligar o plugue de tomada e o plugue para o pedal, e só!

Fiz isso: comprei um trafo Hayonic de 9V 2A (15,00), instalei uma tomada na entrada do trafo (fios preto e azul - o vermelho é 220V)
e um plugue na saída. ALiás, é bom informar que os plugues da Line6 requerem um diâmetro um pouco maior dentro e o centro é (+), ao contrário do padrão Boss (centro negativo).

ps: Muito embora o pedal funcione com fonte 9V DC, inclusive com 250mA, assim como, com fontes AC de amperagem menor do que a especificada pelo fabricante, pode haver alteração de timbre, o pedal pode não funcionar adequadamente, pode ficar desligando a qualquer momento... Ou seja: se há especificação do fabricante, melhor segui-la!

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
otimo relato !

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
Se o pedal falou 9V AC, então a "fonte" é basicamente um transformador mesmo.

E se for AC, não faz muito sentido falar em plug positivo ou negativo. Se inverter não vai queimar o pedal.

shoyoninja
Veterano
# jun/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


edalko
Eh impossivel seu pedal estar funcionando soh com o trafo. Deve ter algo mais ai.

Edit: vi agora que era ac. Funciona sim.

edalko
Veterano
# jun/08
· votar


DotCom

Realmente, com fonte AC desimporta a polaridade do plugue. Contudo, como o pedal tbém funciona em fonte DC, nesse caso, o plugue é invertido em relação ao padrão Boss (mas não aconselho a usar assim, pois o pedal pode não funcionar direito).

edalko
Veterano
# jun/08
· votar


Aproveitando o conhecimento elétrico/eletrônico de muitos, estou com o seguinte problema.

Lá em casa, tem um ruído que vai e volta.
Noto isso, principalmente no televisor, nas caixas do micro, e, infelizmente, no amplificador.

É como se fose algo na rede elétrica que liga e desliga...

Na TV faz um barulho infernal como se tivesse fritando algo dentro do televisor.
Não consigo identificar se o barulho é só ocasionado nos falantes, ou se tem componentes eletrônicos que estão gerando esse ruído causado por-sei-lá-o-que.

Alguém pode me dizer o que pode ser??

Não notei alguma correlação do barulho com nenhum outro aparelho doméstico, como microondas, geladeira, secadora, etc.
Por perto, ou seja, nas imediações não há nenhuma fábrica...

Há, no entanto, uma torre próxima, de telefonia celular.... pode ser ela???

tem como eu minimizar ou remover esse ruído???

Abraços

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/08 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


edalko

Na TV faz um barulho infernal como se tivesse fritando algo dentro do televisor.
Não consigo identificar se o barulho é só ocasionado nos falantes, ou se tem componentes eletrônicos que estão gerando esse ruído causado por-sei-lá-o-que


verifique se nas proximidades de tua residência existem pequenas empresas das quais utilizam máquinas que geram ruídos (prensas, eletro-erosão, solda ponto, etc) pois talvez esses ruídos que vão e vem seja interferência por rede elétrica gerado por este tipo de equipamento.

abrax!

edit: correção de erros de português (os que sei :o )

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
tem aparelhos que "sujam" a alimentação, inserindo ruídos.
se a rede for monofásica então, fudeu (ou se seu equipamento sensível estiver ligado na mesma fase do "sujador")

Aqui em casa é o liquidificador, ligo ele e a TV fica cheia de ruídos.
Um BOM filtro de linha pode minimizar esses problemas.

edalko
Veterano
# jun/08
· votar


DotCom

Tanto a TV como o micro e amp de guita estão ligados em estabilizador e mesmo assim o tal ruído não sumiu.

Um simples filtro de linha resolveria???
Contudo, li algumas matérias que esses ditos filtros de linhas vendidos aí a rodo nos mercados nao filtram porcaria nenhuma, servindo apenas como extensão de tomadas...

O que fazer????

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


edalko
por isso que falei um BOM filtro, não essas porcarias de 15 conto.
o pior é que os estabilizadores também se dizem filtros de linha...

GuitarHome
Veterano
# ago/08
· votar


Ae galera, para não criar mais um tópico repetido vim perguntar aquí, a minha fonte (hayonik para 5 ou 4 pedais) quebrou, está toda zuada, vou comprar outra apenas para ligar meu wah wah (um Dunlop Cry baby 535Q), gostaria de uma fonte boa e barata para não gastar muito, quero apenas ligar o cry baby!
Vou comprar na made in brazil, alguém sabe a marca ou modelo de alguma fonte para usar no cry baby?

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


GuitarHome
alguém sabe a marca ou modelo de alguma fonte para usar no cry baby?

Compra a hayonic de uma saida só!

Inté!

GuitarHome
Veterano
# ago/08
· votar


BaNdAiD
Mas eles servem no cry baby normalmente?

Deve custar uns 30 reais ??

abraço

DotCom
Veterano
# ago/08
· votar


GuitarHome
Servem, só cheque a polaridade e a tensão.
Se forem iguais, serve.

GuitarHome
Veterano
# ago/08
· votar


DotCom
Mas tipo, dentro desse modelo da hayonic de uma saída só existem de caratéristicas diferente ou é tudo a mesma coisa?
Digo esse negócio de polaridade e tal!

DotCom
Veterano
# ago/08
· votar


GuitarHome
Não conheço todas as fontes da Hayonic, nem sei se ela faz só fontes para pedais.

Deve ter modelos com as 2 polaridades, e com tensões de saída diferentes.

Junae
Veterano
# ago/08 · Editado por: Junae
· votar


Galera, não tive tempo de ler tudo. Mas estou com meu setup pronto e ouvi falar dos cabos evidence. Dizem que é melhor que o george l's. Alguém pode me falar sobre eles? O que me diz ZERAUS?

http://img231.imageshack.us/img231/9233/pedaleiraatualjr1om2.jpg

Zeraus
Veterano
# ago/08
· votar


Junae
Galera, não tive tempo de ler tudo. Mas estou com meu setup pronto e ouvi falar dos cabos evidence. Dizem que é melhor que o george l's. Alguém pode me falar sobre eles? O que me diz ZERAUS?

Eu já li muito bem a respeito dos Evidence. São respeitadíssimos. Não duvido de que sejam melhores do que os George L´s. É até bem provável. É o tal negócio, a partir de certo padrão não há cabo ruim... Evidence Audio, Lava, Klotz, Mogami, George L´s, Monster...

Seu setup é maravilhoso e direto, meus parabéns. Mas acho que vc ta precisando mesmo sabe do que?
Tirar esse TU-2 daí e colocar um Pitchblack ou Strobostomp :P

geovannivm
Veterano
# ago/08
· votar


Bom, eu já usei algumas marcas de cabos... realmente alguns dão diferença no timbre e reduzem um pouco o ruído... mas o que realmente me interessa é a durabilidade... no monta desmonta, pluga despluga das guitars, por mais cuidado que se tenha, um cabo ruim sempre abre o bico

Junae
Veterano
# set/08 · Editado por: Junae
· votar


Zeraus, tô pensando em adquirir um TC eletronics nova delay. A questão é: Ele é 12V. A fonte voodoo labs tem entrada para pedais 12v? Tô indo nos EUA e vou aproveitar pra trazer uns cabos George L s tb. Valeu.

ivan.picchi
Veterano
# out/08
· votar


mas isso é regra, guitarra é gastação de dinheiro sem fim


é, verdade seja dita =~~

eu peguei uma ps-12 da landscape, mto boa ela! diminui os ruidos sim (comparando com a fonte sebosa q eu usava de 20 reais)

bateria é um inferno, os pedais engolem ela =~

Junae
Veterano
# ago/09
· votar


Zeraus e galera que ainda estiverem por aqui.
Vou comprar os cabos George L's para substituir os cabos da minha pedaleira. Minha dúvida é:
Existem duas medidas:
155 e 255.
QUal a diferença entre as duas? Pelo que vi, entre os pedais, devo comprar o 155, estou certo?
Grato a quem puder informar.
Entrando na mais devastadora, terrível e se God quiser, última GAS.
De volta ao EUA...guitarcenter...ai meu bolso...rs

Junae
Veterano
# ago/09
· votar


achei resposta no tópico para guitarra


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/157950/

salomano
Veterano
# nov/09 · Editado por: salomano
· votar


alguem ai sabe me dizer se uma fonte Estabilizada 9V AC 2000ma com 3 saidas, aguentaria alimentar ao mesmo tempo o LINE 6 DL4 (1200mA) e mais um TS9 e um Cry baby Dunlop?
To usando 3 fontes e queria saber se mandando fazer uma só, nessas especificaçoes, resolveria o problema.
Valeu!

nichendrix
Veterano
# nov/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Zeraus

Eu acho que todo o seu post e as aquisições partiram de uma concepção errada que é a de que o ruido só vem da ponte e dos cabos. Embora eu ache que fez a escolha correta de equipamentos.

Pedais de drive geram ruido, single coils geram ruidos, até alguns humbuckers de algum nível de ruido.

Nenhuma fonte ou cabo vai cancelar esses ruidos vindos de captador ou de pedais. Eles protegem contra ruidos gerados nessas partes do set ou contra ruidos por ocilação no campo eletromagnético a sua volta.

Isso é muito difícil perceber me casa ou em palco pequeno, mas em palcos maiores, onde existem dezenas de fontes, falantes, instrumentos, luzes, holofores e a quantidade de energia circulando em diversos tipos de cabo é enorme. Há uma tendência do campo eletro-magnético dessas variáveis externas afetar os cabos ou a fonte, piorando o hum existente nessas partes do sistema, dependendo do campo, até os captadores e pedais são afetados, é só ver o quanto pedal de fuzz de germanium pode variar o som de palco pra palco seja pelas diferenças de temperatura, seja pela sensibilidade à tais variações no campo eletro-magnético a sua volta.

É pra essas situações que foram feitos tais cabos e fontes, não pra fazer milagre e cortar o hum proveniente de outras partes do sistema como pedais, caps, amps, etc.

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


edalko
Alguém pode me dizer o que pode ser??

Cara com certeza é vem de fora da sua casa. Por exemplo eu moro perto tanto de torre de celular de uma oficina mecânica e de uma subestação da cia de energia, isso aqui ocorre toda hora, essas interferências de campo eletro-magnético aqui em casa provém de fora e muitas vezes vem em horarios regulares.

Há, no entanto, uma torre próxima, de telefonia celular.... pode ser ela???

Poder até pode, mas ela sozinha dificilmente faria isso, creio que teria que ter mais coisa sobrecarregando a rede das imediações da sua casa.

tem como eu minimizar ou remover esse ruído???

Rapaz, existem formas de minimizar tais influências, como ter a corrente da casa inteira estabilizada e filtrada, mas via de regra é caro pra dedel, mas um filtro de linha com estabilizador de tensão, via de regra já ajuda bastante.

rsf
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix

interessante..
como vc sabe, sou guitarrista de quarto e sala...no quarto ouço rádio quando aciono um determinado pedal de drive..já na sala, o mesmo pedal só dá um ruido com o ganho alto....o que é normal... mas nada de rádio, nada de interferencia...se eu morasse em uma mansão e tivesse que percorrer um longo caminho do quarto até chegar na sala, até entenderia...
mas, no meu caso, se vc tropeçar no quarto, cai na sala..hehehehehe

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix
Num apartamento antigo que morei, tinha um amplificador que dependendo do dia, pegava uma por** de rádio evangélica. Eu ligava o ampli e saía exorcizando capetas! kkkkkkkkk

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


rsf
MMI
interessante..
como vc sabe, sou guitarrista de quarto e sala...no quarto ouço rádio quando aciono um determinado pedal de drive..já na sala, o mesmo pedal só dá um ruido com o ganho alto....o que é normal... mas nada de rádio, nada de interferencia...se eu morasse em uma mansão e tivesse que percorrer um longo caminho do quarto até chegar na sala, até entenderia...
mas, no meu caso, se vc tropeçar no quarto, cai na sala..hehehehehe


Num apartamento antigo que morei, tinha um amplificador que dependendo do dia, pegava uma por** de rádio evangélica. Eu ligava o ampli e saía exorcizando capetas! kkkkkkkkk

Isso é normal, não é tanto uma função do tamanho, digamos que uma onda de radio se espalha em todas as direções a partir da antena trasmissora, ao longo do caminho ela encontra obstaculos, alguns consegue suplantar outros não, a própria distância é um obstaculo, o ar é um obstáculo, tudo que não seja um vácuo é.

Da mesma forma cada obstáculo é feito de um material, que pode ser neutro, refletir ou absorver tais ondas de rádio. Portanto é perfeitamente possível essas ondas penetrarem uma parede e não a outra, ou penetrarem uma parede e não conseguirem sair até se dissipar.

Não é só os materiais que levam a este tipo de fenomeno, outros tipos de ondas, campos eletromagnéticos etc, isso tudo pode influênciar esse processo. Por isso as vezes tu está embaixo da antena de celular e ele não pega, as vezes está num lugar sem cobertura e ele pega, por isso que numa parte do shopping pega normal e na outra não, por isso que num quarto o amp vira edir macedo falando xô satanás e na sala ele só sabe fazer zoada se vc tocar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desmistificando cabos e fontes top de linha