Pedaleiras top de linha - qual a melhor pra tocar Metal?

    Autor Mensagem
    NMLEIGO
    Veterano
    # nov/06


    To querndo comprar uma pedaleira top de linha, gostaria de uma pedaleira com baos distorcoes q me de liberdade de tocar desde Iron Maiden Ate Testament com a mesma guitarra...qual é a mais recomendada???

    Midgard
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Midgard
    · votar


    acredito q a PODXT live, a gt 8 e a Zoom sao as top de linhas :)
    resta vc testar =/

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bom, primeiro você precisa saber se uma pedaleira "top" de linha é o que você precisa mesmo, né? Acho que as mais "proeminentes" (por assim dizer) são:

    Boss GT-8
    Pod XT Live
    Digitech GNX3000
    Zoom G9.2tt
    Vox Tonelab SE

    Existem também aquelas que costumavam ser top de linha, que muita gente ainda considera melhor que as novas novidades, como a Zoom GFX-8 e a Boss GT-6.

    Depois, existem outras que não são top de linha. Mas aí vem uma coisa a se considerar: muitas dessas possuem MENOS recursos que as citadas acima, mas não necessariamente esses recursos são PIORES. Incluiria aí, por exemplo:

    Pod XT
    Zoom G7.1ut
    Korg Toneworks AX3000G
    Vox Tonelab

    Dessas todas, eu acho que as únicas que não são lá muito voltadas para o metal são as da Vox, que possuem muito poucas opções de alto ganho. No mais, as qualidades de todas essas pedaleiras, vantagens e desvantagens, já foram discutidas ad nauseum aqui no fórum. GT-8 e sua complicação (mas com a maior flexibilidade imaginável), Pod XT Live com seus model packs e zilhões de simulações de amps, GNX3000 com seu som um pouco diferente, G9.2tt com suas válvulas...

    Testei algumas dessas recentemente, tendo em mente que testar presets de uma pedaleira dessas numa loja nunca vai dizer exatamente até onde se pode chegar com ela. Achei interessante essa coisa das válvulas na G9.2tt, dá um som bem estourado, parece mesmo que você está com um amp no talo - na verdade, com o dialzinho no máximo, a impressão que dava era que o amp estava prestes a explodir, com o som exageradamente distorcido. As da Vox também têm válvula, gostei da resposta (testei também um amp que usa a mesma tecnologia, o Valvetronix). No final, fiquei meio "assim", porque nenhuma delas no seu "estado natural" me agradou de verdade. Mas é óbvio, precisa de regulagem, né... Aí eu fiz um "minha-mãe-mandou-eu-escolher-esta-daqui" e acabei ficando com a GNX3000.

    Agora estou arpendendo a usar ainda... mas achei uma coisa MUITO legal, que é a possibilidade de pegar 2 amps e caixas e "misturar" o som. O mais doido é que depois você pode pegar esse som misturado e misturar de novo, e de novo, e de novo - ou seja, dá para misturar uns 10 amps diferentes e fazer um som totalmente novo. Hehhehe, mas eu não duvido que você possa fazer isso com a GT-8, também, já que essa é ultraflexível.

    Sinceramente? Se você não tem muita paciência / experiência e quer tirar um som bacana sem precisar de 1 mês de fuçação, vá de Pod XT Live. Aí você só vai precisar de 2 semanas de fuçação. =) A quantidade de modelos de amps que ela simula (juntando o model pack para tocadores de metal) é absurda!!!

    NMLEIGO
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    a Zoom G7.1ut tb e valvulada, ja testou??? Sou o mesmo cara q tava querendo comprar um Gt2 clone +G2.u1 + amp lembra?? To indo pros eua.. como em pricipio vou tocar em casa, to pensando se naum vale mais apena eu comprar uma pedaleira fodona do q tudo isso...

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bom, depende muito do que você quer fazer. O problema de comprar um amp dos bons é carregar isso para o Brasil depois. Sinceramente, não sei se vale mais a pena para o teu caso uma pedaleira grande. Depende do que você quer... Eu particularmente acho que dá para fazer um som MUITO melhor com uma pedaleira dessas do que com uma G2.1u, um clone de GT-2 e um amp aleatório. Com um amp bom, o papo já é outro, mas aí você precisaria se virar para trazer o trambolho na bagagem.

    Para mim, pedaleira é muito bom simplesmente porque eu moro num cubículo, e mesmo que conseguisse encontrar um canto para um amp grande, não ia poder usar de verdade, por causa dos meus vizinhos. Além disso, eu quero fazer gravações (devagar e sempre). A pedaleira faz papel de amp e pedais analógicos (eu tenho alguns de distorção, e não vou me livrar deles).

    Sinceramente? Se você é tão leigo quanto o teu nome diz (hehehe), é melhor você não pegar uma coisa das mais complicadas, como a GT-8. Seria pura frustração. Lembre-se também que as pedaleiras de 2a. linha muitas vezes têm um som MUITO próximo ao das tops. Não testei a G7, mas imagino que não seja TÃO diferente assim da G9, apesar de ter uma válvula a menos. Procure por um review feito pelo Rodrigo Yoshida uns tempos atrás que você vai ver como uma pedaleira dessas pode enganar MUITO bem (até onde eu me lembro, quase ninguém conseguiu diferenciar a pedaleira do amp de verdade).

    deco_superego
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    pra começar qual é seu amplificador e qual é sua guitarra?tem quanto pra gastar?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    NMLEIGO

    Pela descrição que voce colocou no seu primeiro post, eu iria de PODXT Live sem duvida nenhuma.

    NMLEIGO
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    deco_superego
    meu ampli nem pode ser considerado um ampli....é um Staner kute 16, porm se eu deixar pra comprar um ampli aki, fica mais barato do q deixar pra comprar a pedaleira aki entende?? dizem tb q rola complicação pra trazer o amp pra cá....foi nesse ponto q decidi q talvez seria melhor gastar a grana q iria gastar com um amp melhor + Uma pedaleira razoavel com uma pedaleira fodona. Minha guita apesar de não ser muito famosa eu acho boazona, gosto muito do timbre dela pro tipo de suom q toco. è uma HYundai sl-series.


    JoeCruzGuitar
    Eu consigo com uma mesma guitarra, numa mesma afinação tirar de Power Slave a Low com essa pedaleira???

    Bog
    Valheu pelas dicas.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Se você é tão leigo quanto o teu nome diz (hehehe), é melhor você não pegar uma coisa das mais complicadas, como a GT-8. Seria pura frustração.

    (2)

    Snakepit
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    NMLEIGO

    Cara, nao existe melhor... isso é subjetivo. Cada um tem diz que uma é melhor que a outra. Escolha a pedaleira pelas caracteristicas tecnicas.

    Exemplo:

    A POD XT Live tem tecnologia superior, pode ligar pela USB e fazer gravações por direto no computador, alem de poder atualizar o Firmware dela sem dificuldade nenhuma, baixar patches prontos da internet, e configurar todos parametros dela com o mouse no computador.

    Já a GT8 nao tem essas coisas, é bem mais complicada de atualizar (precisa de cabo MIDI e alem de caro acho q é meio complicado), é bem dificil de regular, mas possue loop de efeitos, o q é a grande vantagem, e mto importante, mas nao indispensavel, pra quem quer comprar um amp fodao no futuro.

    rafaelbretas
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    NMLEIGO

    Se você for tocar essas coisas mais novas que exigem VARIAS afinações diferentes ao vivo pode sair mais barato voce comprar uma VG-88 que uma pedaleira "normal" top MAIS uma ou 2 guitarras. Com ela você tem mudança de Pitch individual de cada corda, podendo criar qualquer afinação sem sequer toca nas tarraxas.

    Eu nunca toquei em uma GT-8, nem XT live, mas já ouvi as duas ao vivo e acho que a VG-88 se iguala perfeitamente à GT-8, já o XT eu não gostei, pra mim ele é bem inferior, mas pode ser má regulagem mesmo.

    e mais uma coisa, a VG é da Roland, que é dona da BOSS. Creio que só lançaram com a marca Roland mesmo por ser um produto bastante diferente do comum, uma tecnologia MUITO nova (a primeira versao dela só saiu no final dos anos 90 eu ACHO).

    Procure ouvir uns samples, o som é realmente ótimo!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    NMLEIGO
    JoeCruzGuitar
    Eu consigo com uma mesma guitarra, numa mesma afinação tirar de Power Slave a Low com essa pedaleira???


    Sim, e com timbres muito bons.

    NMLEIGO
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    rafaelbretas
    Guitarra tb é complicado pra trazer...

    JoeCruzGuitar
    O problema da POD XT LIVE é o preço, ta 100 dolares a mais do que o tanto q eu pretendo gastar com essas parafernalhas. Tu sabe de alguma outra pedaleira fodona q esteja na faixa de U$ 300 e me de os resultados q preciso??? Existe a POD XT, que no visual lembra um VAMP, nem sei se vem com foot...vc conhece?? Tem tb a Zoom G7.1ut q vem com valvula e tudo mais... aki em bsb naum consigo achar nenhuma dessas nas lojas pra testar... to pensando em pegar uma pedaleira daquelas que o Bog Falow... a maioria ta na faixa de preço q eu posso gastar...

    Pod XT
    Zoom G7.1ut
    Korg Toneworks AX3000G
    Vox Tonelab

    Alguem pode me dizer qual dessas é a melhor pra o q eu to querendo tocar????

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    NMLEIGO

    Para metal, eu não iria de Vox Tonelab. Quanto às demais, acho que já devo ter falado delas. Ah, e alguém fez recentemente um reviewzão bem legal da AX3000G aqui no fórum.

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Pra mim, a única coisa q pode deixar na dúvida entre a GT-8 e a XTL é o "loop x USB".
    No mais, é só questão de regulagem.
    A Tonelab Se tb é uma ótima pedaleira. Mas, como o Bog falou, talvez não se saia muito bem com distorções mais pesadas. Digo talvez pq testei ela muito pouco, mas senti isso. Juntando ao fato de ela ser muito focada à produtos Vox.
    É até meio óbvio isso, mas pra mim é voto contra.

    Já as novas Zoom, Korg e Digitech eu não cheguei a testar. Não posso falar nada.
    Mas a Digitech me interessa saber tb pq ela tem entrada até pra microfone! hehehehehe
    Só não gostei muito do design dela...

    Midgard
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface

    vc sabe mais ou menos quanto ta em dollars uma gt 8 aih no nihon??

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Midgard
    Na média de 385 dólares.
    A Digitech está na mesma base... a XTL é uns 50 dólares masi barato. A Korga sai por metade desse preço, e a Zoom é uns 250.

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface

    A GNX3000 é como um micro (micro mesmo) mixer. Você tem entrada de microfone, de linha e guitarra. Pode controlar o volume de entrada do microfone, mas não achei um jeito de fazer isso para a entrada de linha. O sinal do microfone e da linha pode passar direto, por todos os efeitos do patch, ou apenas pelo delay e reverb do patch (mas fica tudo igual, para a guitarra, para a voz e para a linha). E tem uns efeitos que usam o microfone, mas eu não sei como ficam porque ainda não tenho um cabo com aquele formato!

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bog
    Putz, isso é muito interessante!
    Bem multi uso mesmo.
    Esses dias passei aperto pq a mesa de som do local q eu tava tocando não tinha phantom power.
    Contra ela só pesam o preço (justo, mas salgado) e o design mesmo! hehehehe

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface

    Heheeh, mas na verdade eu não imagino que vá usar tão cedo essas características dela. Até porque eu só toco ao vivo no esquema "gaijin tocando violão e cantando músicas em um idioma esquisito que ninguém entende" (i.e. eu só toco música brasileira para japa ouvir, hahaha).

    Quanto ao preço é parecido com o da GT-8 e o do Pod XT Live, mas é mais difícil de encontrar com desconto simplesmente porque tem bem menos unidades desse tipo por aqui. Quanto ao design, eu na verdade gostei, porque não é tão grande, e tem um menuzinho colorido cheio de coisas escritas. No começo, achei meio esqiusito, mas aquilo é muito útil: você nem precisa ficar grudado no manual para ajustar as coisas!

    Agora só falta aprender a usar, hahahahaahahah

    NMLEIGO
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ok, não vou de vox tonelab, mas minha duvida com relação ao POD XT permanece... Com ela eu consigo a mesma sonoridade q conseguiria com a POD XT LIVE???? Tem foot??? só pra trocar de banco ou de patch???

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    NMLEIGO

    Olha, eu nunca usei, mas tté onde eu sei, o Pod XT soa exatamente como o XTL, mas vem com menos efeitos e simulações. Você precisa comprar o footswitch separadamente. E depois você pode também comprar o model pack Metal Shop, para curtir todo o metalismo da criança. Já a G7 e a AX3000G tiveram ótimos reviews feitos por usuários do fórum recentemente. Manda ver na busca!

    ESP
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Uso um POD XT Live no loop da GT-8

    NMLEIGO
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bog

    Cara sei q line 6(pelo q li) da coro bonito na zoom, porem se eu comprar um pod xt e tiver que comprar footswish acho q vai sair pelo mesmo preço q a PODXT LIVE e eu naum posso gastar toda essa grana com equipamento...:( Então estou entre G7 e a AX3000G. Gostaria de saber qual das duas é melhor pra tocar metal. Acho q posso conseguir bons resultados com qualquer uma das duas né??? Essas 2 São pedaleiras do tipo q posso casar com elas, ficar a vida toda???

    Bog
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Bog
    · votar


    NMLEIGO

    Não confunda marca com modelo. Se fosse para optar entre um Pod 2.0 e uma G9.2tt, iria na Zoom, sem dúvida. Entre um Pod XT Live e uma G2, obviamente iria de Pod. Entre o Pod XT Live e a G9.2tt, eu ficaria na dúvida e não seria capaz de decidir. E eu li MUITA coisa a respeito dessas pedaleiras todas, porque estava procurando uma para mim. E depois fiquei brincando com algumas delas numa loja aqui em Tokyo.

    Quanto à G7 e à AX3000G, procure pelos reviews recentes. Da G7, o Rodrigo Yoshida colocou até um testezinho divertido, no qual quase ninguém foi capaz de diferenciar a simulação do amp original. Acho que as duas são boas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedaleiras top de linha - qual a melhor pra tocar Metal?