Desmistificando cabos e fontes top de linha

Autor Mensagem
markolino
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen
bom , primeramente

obrigado pela AULA..

mas entao


eu gosto do som de single só no clean mesmo

eu uso um Hotrails e um virtual vintage..

alias..
muito pouco se acha sobre esse cap
e suas caracteristicas

e vi que voce entende..

o que voce acha deles, alias..

me fala um pouco sobre eles..
eu particularmente

AMEI esse cap, é o Virtual vintage 2.2 da Dimarzio

quero um humbucker com caracteristicas semelhantes sabe..


valeu !

abç

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


markolino

Que aula, que nada ! É só um pouco de informação, bom senso e alguma experiência.

Quanto aos caps que você mencionou, não posso dizer muita coisa, pois nunca os usei, mas são bem conceituados, de marcas reconhecidas no mercado pela fabricação de bons produtos.

Também não sou a fonte mais recomendada para falar sobre caps e troca deles, quais os mais adequados e coisa e tal.

Acho que um captador só muda alguma coisa quando você está usando um equipo top, um bom valvulado no talo. De outra forma não faz muita diferença, principalmente se você vai usar pedais.

A não ser no caso de seus pickups apitarem com distorção, morrerem ou, como no seu caso, pretender usar muita saturação numa strato. Então não adianta, humbucker ou stack na bichinha.

Como dica posso te remeter ao Harmony-Central, nos reviews dos usuários. Lá você encontra bastante informação e opiniões sobre equipamentos, captadores também. Basta saber um pouco de inglês.

Voce pode, também dar uma catada no Google, pois tem muita informação na internet. Mesmo aqui no Fórum.

Ou então posta um tópico pedindo opiniões e espera as respostas.

Saudações.

SK8Boy
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
Rapah, q bom q vc conhece os serviços desse kra...to pra pegar uns dois cabos com ele emborrachados com neutrik, mas tenho umas dúvidas sobre a qualidade dessa marca(jah ouvi falar bem ateh), tipo, ela é boa msm? Melhor q planet waves(akeles de 80 conto), ou q a linha advanced da santo angelo(essa tah por volta de 50,60 pilas)?

SK8Boy
Veterano
# mai/08
· votar


PARA TODOS

PARA TODOS

Outra coisa q merece ser discutida no geral, esse cabo vem com a indicação de espessura de 24 AWG(padrão americano jah ultrapassado ateh onde sei), q tranposto para mm ao quadrado, dah aprox. 0,21 mm quadrados. A questão é a seguinte: os cabos santo angelo mais vagabos tem essa espessura de condutor...a serie advanced tem por volta de 0,50 mm quad.
Aí está minha dúvida: ateh qdo a bitola(secção transversal) do condutor do cabo influencia numa boa transmissão do sinal do instrumento?
Lembrando q a maioria dos planet waves tbm tem o msm 24 AWG
abç

sobrevivente
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
Valeu man, com certeza darei uma olhada.

Mais alguém tem alguma sugestão de cabos entre pedais?
Quais vocês usam?

Zeraus
Veterano
# mai/08
· votar


SK8Boy
Aí está minha dúvida: ateh qdo a bitola(secção transversal) do condutor do cabo influencia numa boa transmissão do sinal do instrumento? Lembrando q a maioria dos planet waves tbm tem o msm 24 AWG

Não sei.
Mas acho que vc não deveria se preocupar com isso.
Afinal, a razão desse tópico existir é o fato de que, pela experiência que tive, percebi que não é arrasadora a diferença de timbre entre um cabo comum e o melhor do mundo (ou um dos melhores). Compre um cabo de uma marca conhecida e que tenha alguma qualidade que tá tudo certo.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/08
· votar


Penta_Blues

Quanto tempo hein, meu camarada?!
pois é bixo!! lembra que lhe falei que estaria enrolado caso aquela idéia não desse certo?pois eh .. facul eh pesaado demais!

Cara, por acaso é vc que tá com os pedais Maverick lá no ML?
bixo ... eu até vi o anúncio ... e confesso que quando o vi logo me veio a frustração do tempo "perdido", mas depois vi que nada mais é que um clone do GT2 ... e o meu era outro naipe!!! hehe

Com relação às fontes, acho que vc tinha um projeto bem legal de fonte estabilizada para pedais né?
quanto a fontes, eu fiz mesmo algumas loucuras para ter um humbucker total ... mas sabe quando falta tempo para dar mais "molho" na idéia? pois eh .. infelizmente andei pisando na bola com uma pessoa que confiou em meu compromisso e por diversos motivos não cumpri a minha parte, decidi que vou fazer algo para certa divulgação qto tiver mais tempo, que hoje talvez seja o maior dos meus problemas!! mas é assim .. tenho 2 aqui ... se quiser testar!! soh avisar!

abrax!

Fernando de almeida

Sim, só citei para dizer sobre o cuidado para dimensionamento dessas etapas ...
sim entendi, mas para tentar dar um certo "conteúdo" ao tópico fiz esse comentário ...

Outra, o que pode ser acrescentado para termos uma fonte top de linha????
é um pouco relativo distinguir top de linha, como muito influencia no resultado la na saida da fonte não adianta você ter o melhor trafo, o mais completo circuito com monitoramento de tensão e corrigindo até os cabelos do sovaco do Zacarias!!
Mas uma coisa que talvez seja uma das mais importantes é um bom filtro de ruídos antes do trafo.Estes sim eliminam por completo qualquer ruído proveniente da rede elétrica e dae para frente acredito que de um modo geral as fontes terão uma qualidade diferenciada.

abrax!

SK8Boy
Veterano
# mai/08
· votar


Zeraus
Legal, mto boas essas dicas aí.
Mta gente acaba criando mitos, msm sem ter tido experiencia com o equip. em questão.
Abç

markolino
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen
heeheh
é , na verdade eles nao apitam , funcionam bem com distorcao, eu gosto do timbre !

o meu problema no momento é ruido..

fatos:

-rede elétrica meia boca, e nao tenho uma tomada ATERRADA pra ligar o set..

-moro em SC ou seja 220v , equips todos 110v, uso um estabilizador de pc , o mais simples de 50 conto, ja ouvi que sao a pior coisa que tem pra audio..

meu drive é o PRODRIVE 2 , nunca vi ninguem falando de ruido com ele..

eu uso MESA e MARSHALL no HI GAIN com ganho na metade pra menos..

ou seja, nao é distorcao pra TANTO RUIDO..

e tem cabos e etc, porem , meus cabos creio que nao sejam

e vi um cara que passou uma dica que era mais ou menos assim:

toque de pé no chao, se ao tirar o pé do chao o ruido diminuir , é aterramento..

e é meu caso..

queria te perguntar
se eu comprar a FAMOSA fonte da LADSCAPE...

ela limpa a energia e etc etc..
e tem saida AUX

que bom , dae posso ligar os pedais e o amp nela..

a pergunta é

esse chiado vai sair ???

lembrando que o chiado nao é forte, mas se eu for tocar Highway to Hell que tem umas pausas, fica aquele chiado saca..

OBS: quando toco em tomada aterrada, as vezes o chiado é "ZERO", mas as vezes o chiado é o mesmo de quando a tomada nao é aterrada..

ehauaehaeuhae

o que voce diz??


abraço

ogaitnas
Veterano
# mai/08
· votar


markolino

enquanto vc não tiver uma tomada aterrada para ligar seu equipo,
não tem fonte que suma com o ruído, corrija o aterramento 1o e aí
corra atrás de uma fonte boa :)

markolino
Veterano
# mai/08
· votar


ogaitnas
OBS: quando toco em tomada aterrada, as vezes o chiado é "ZERO", mas as vezes o chiado é o mesmo de quando a tomada nao é aterrada..

voce leu essa parte ??

eheheh

abç

DENNYSRENGIER
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida
A fonte é a do pedalboard com 9v de 500ma
Cara o chiado do seu dan echo pode ser por causa da fonte caso a somat'oria das cargas dos painéis ultrapasse a capacidade da fonte ...
Teste o Dan echo sozinho na fonte eveja se dá o mesmo problema ....

Sim ele dá o mesmo chiado e na mesma intensidade...

Outra coisa, a sua rede elétrica pode ter ruído e instabilidade e derrepente o DanEcho é mais sensível que os outros pedais a ponto de ter o chiado ...
Pois é, imaginei o mesmo, mas toco em vários lugares diferentes e tenho o mesmo problema...
Será que o fato de ter uma amperagem acima do especificado faz isto?
Obrigado pelas respostas anteriores!

DotCom
Veterano
# mai/08
· votar


Será que o fato de ter uma amperagem acima do especificado faz isto?
Não. Fontes de maior capacidade tendem a ter menos ruídos.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/08
· votar


DENNYSRENGIER

derrepente o DanEcho é mais sensível que os outros pedais a ponto de ter o chiado ...

bixo .. eu tenho dois Danelectro Talkbox, e os dois roncavam, essa de ronco nos Danelectro não vejo q seja problema com ripple nas fontes, pois até com bateria isso acontece. Talvez seja uma "falha" na montagem, blindagem ou sei lah o que no circuito do pedal.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


DENNYSRENGIER
Cara, deve ser alguma coisa no pedal então ... Se é só com ele que acontece isso ... Sugiro que vc compre um bateria recarregável para usar com esse pedal, pois se mandar pra assistencia técnica só pra ver isso vão te cobrar caro ....

Abr.

DENNYSRENGIER
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida
Pois é... não imaginava que fosse dar isto, alguns colegas já me sugeriram usar uma fonte de 300ma para solucionar, mas gastar com uma fonte se tenho este da landscape? a melhor solução é a que voçê comentou mesmo... acredito que não é um problema do pedal, mesmo porque no manual e no pedal especifica 300ma max..só que as outras marcas também especificam algo assim, mas toleram bem amperagem acima...Lembrei de pedais (tipo guitartech) que nem entrada para fonte deixam usar! somente bateria!! já viu algum pedal assim?

_BLACKMORE_
Estes fab tone dão estes problemas mesmo! percebí que os componentes destes pedais trabalham em regime de amperagem máxima, não são como os outros pedais que se comportam bem com amperagens acima do especificado, (Boss, EHX, MXR etc) fica o aviso para a galera, com danelectro tem que considerar a miliamperagem máxima!Senão...tome ronco!
Obrigado pelas respostas (sérias e competentes)

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


markolino

O testemunho que eu posso te dar é o seguinte:

Eu uso a fonte da Landscape, acho que a PB+1s, aquela com patch bay. E tem problema de terra.

Onde eu toco tem equipamentos demais e tomadas de menos, além do acesso difícil (quase impossível) às tomadas. Então eu uso um regulador de voltagem de 1200 Watts para computador, para tornar as tomadas acessíves.

Embora a tomada em que este regulador de voltagem esteja ligado possua aterramento no pátio, eu tenho problemas de terra. com um ruído bem persistente.

Detalhe: A tomada da fonte Landscape é dois pinos, logo não possui aterramento.

Não creio que seja problema da fonte ou dos pedais, mas só quando eu tiver mais espaço vou poder isolar o problema.

Sei que estes reguladores de PC não são muito recomendados e que podem ser a causa do ruído, com muita probabilidade.

Por isso já me muni de um novo regulador de voltagem de dois amperes, para equipamento mais pesado (hehe) pois segundo informações que colhi ele é de núcleo saturado, logo, melhor para ligar valvulados, inclusive.

Só o tempo dirá.

Quanto à fonte da Landscape, tenho duas e não tenho reclamações.

T +.

markolino
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen
pois é cara , eu te juro que nao entendi mto oq tu falou..
pelo que vi a tomada da fonte que vai na energia é aterrada..

mas a da saida aux nao ..

é isso ?

teria problemas com ruido ???
ia mudar alguma coisa ?

Zero Zen
Veterano
# mai/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


markolino

Simplificando:

Tomadas com aterramento, são aquelas com três pinos, ao estilo americano. Creio que você conhece.

O Plug da fonte Landscape, assim como das duas tomadas auxiliares que a minha tem, possuem apenas dois pinos. Isto pode ser um problema. Não tenho certeza, pois o padrão brasileiro é assim, logo, deveria funcionar satisfatoriamente.

Afirmei que tenho problemas de aterramento, mas não atribuo à fonte Landscape, mas sim ao Regulador de Voltagem que utilizo, pois ele é o tipo usado para PCs, o que não é muito recomendado em termos de ruído e utilização em áudio.

Faço esta gambiarra (hheheheh) pois tenho poucas tomadas acessíveis, e usando este equipamento (reg. de voltagem), consigo ampliar o número de tomadas.

Ficou mais claro ?

markolino
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen
claro, ficou !

putz
mas to cabreiro com o seguinte

ele é 2 pinos..

ou seja

vou tocar sempre sem aterramento

ou seja

= chiado???


pq tanta gente tem ela entao ?

abç

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Zero Zen

O padrão está para ser mudado por nova norma da ABNT(deveria ter sido implantada em 2008, mas foi adiada para 2010). Serão 3 pinos também no Brasil, além de diversas outras mudanças na área elétrica

rsf
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen
markolino

eu ligo a fonte (landscape), que o plugue é de dois pinos, naquela "extensão" que tem tanto o plugue femea quanto o que vai na tomada com três pinos, se não me engano o nome é " force line"...não sei se adianta alguma coisa quanto ao aterramento...mas....

markolino
Veterano
# mai/08
· votar


rsf
hmm
é cara

eaaehuaehuea
é uma ideia

talvez funcione

voce tem algum ruido ??

rsf
Veterano
# mai/08 · Editado por: rsf
· votar


markolino

voce tem algum ruido ??

nenhum ruído....essas extensões vc compra em supermercado..eu não entendo nada de elétrica, nem sei se adianta alguma coisa. moro em um prédio novo, com todas tomadas aterradas. Porém, sou meio eric jonhson para ruídos..hehehe...então comprei duas dessas extensões - uma para o ampli (não precisaria já que ele possui três pinos, mas sou exagerado mesmo, hehehe), e outra para os pedais... O problema é que eu não entendo nada de elétrica e eletrônica, portanto corro um sério risco dessa "solução" ser inútil, mas psicologicamente faz bem.hehehehe


especificação: Filtro de Linha + Protetor Contra Surtos + Adaptador; Design moderno; Arrojado; Compacto; Fácil de instalar; Gabinete em plástico ABS; Com suporte para fixação; Fusível de proteção; Led sinalizador de funcionamento.

A parte "fusível de proteção" é a que mais gosto nessa extensão,hehahuauae

DotCom
Veterano
# mai/08
· votar


rsf
só uma coisa... o fusível basicamente protege a régua, não o equipamento.

markolino
Veterano
# mai/08
· votar


rsf
eaheahae
entendo cara

mas é
acho que assim voce consegue tocar com a fonte ligada numa "energia" aterrada

descupe se estiver falando merda
mas eu tbem nao entendo nada de eletronica..

rsf
Veterano
# mai/08
· votar


DotCom

só uma coisa... o fusível basicamente protege a régua, não o equipamento.

mas se uma sobrecarga queimar o fusível da régua não estará, por consequência, protegendo o que estiver ligado nela?
essa foi a minha lógica, hehehehe.....

markolino
o foda é que essa régua não é tão barata assim, principalmente se eu estiver errado, heheheh... não lembro mais o valor, mas é meio carinho....

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


markolino
rsf

A régua não protege muita coisa. É apenas um meio prático e barato de obter mais tomadas. Os fusíveis só queimam com uma sobrecarga muito séria. Neste caso os equipos já eram.

É melhor que nada e é pratico. Mas elas também não reduzem a tensão, de 127 V (Valor Nominal) para 114-115 V ( Valor Real para PC).

Como tenho um pedal da Carl Martin que já tem fonte embutida, e ele funciona em 115 V prefiro usar o regulador de voltagem, pois a minha rede maravilhosa alcança picos de 135V.

Prefiro um pouco de ruído a um pedal queimado.

Outra solução é usar um Power Regulator & Conditioner da Furman, mais neste o caso o buraco é muito mais em baixo.

T +.

DotCom
Veterano
# mai/08
· votar


rsf
O Zero Zen falou tudo =D

Zero Zen
Se você usar fontes estabilizadas, esses picos de 135v não devem assustar não, pois os reguladores de tensão (7809 e afins) seguram bem essas oscilações. Ahh, e se der um pico de energia MUITO grande, eles queimam =D

rsf
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen
DotCom

e quanto ao aterramento? essas réguas possuem tomadas com três pinos, ligando a fonte nele pode-se dizer que a fonte esta aterrada? Acho que essa era a dúvida mais contudente do Markolino...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desmistificando cabos e fontes top de linha