Boss GT-10 ou Pod X3 live

Autor Mensagem
Leonardo Castro
Veterano
# nov/08
· votar


Poxa, Masc!

Você até fez um "review" legal, mas, nas próximas vezes, tente ser mais conciso.

Esse negócio de ter que ficar lendo texto grande é um saco!

Rs... brincadeira, hein!

No outro dia, ouvi um cara tocando com uma Tonelab em um "shopping" e fiquei maravilhado com os timbres (se não me engano, já falei isso aqui também). Realmente, a próxima geração da VOX será matadora mesmo!

Um grande abraço,

Leonardo.

Serek
Veterano
# nov/08
· votar


Bom galera intaum eu li algumas coisas eh que 16 paginas eh osso...
Eu curto um estilo mais pesado, tipo metal, melodico, death, progressivo
-ex(geral, nao de um estilo):
-Trivium
-Ozzy (Principalmente com RR)
-Petrucci
-Steve Vai
-Satriani
-Killswitch Engaged
-Iron

Mais eu tb gosto bagarai d faze uns presets meus, mais puxado pra um estilo Petrucci, tipo uma dist, chorus, wah, Delay, Compressor, sei lah axo q eh isso , eh isso q coloquei no meu g2 pra toca Surrounded do DT, o que vcs aconcelham?
Gt-10, Pod x3 ou pesquisa mais e compra uns pedais Analogicos?
(vo pro states no meio do ano q vem posso gasta uns 700 dolares)
agradeco des de ja...

Serek
Veterano
# nov/08 · Editado por: Serek
· votar


Esqueci de fala
-Uso um Laney Lv100
-Fender Strato (American Series)
-Jackson Randy Rhoads
-Finch LP

-e meu pedal atual é um G2.1u da Zoom

alexromachado
Veterano
# nov/08
· votar


Então Serek

Guitarras muito legais,
Amp bacana

e agora pensa nos efeitos né?... Ok

Em primeiro lugar sua pergunta é muito subjetiva. Penso que com qualquer das opções você terá possibilidade de um timbrão à la Petrucci.

O lance seria pesquisar (inclusive nas 16 páginas deste fórum) sobre os prós e contras de cada equipo. Duas postagens antes da sua o Masc relata um review em que ele testou GT-10, X3 e tonelab.

Como tenho a GT-10, posso apenas disponibilizar aqui duas "tentativas" de timbre rectfier. Agora, se elas são próximas à sua expectativa, só vc poderá dizer.
Rectifier Jam
Recto
Grande abraço,
Alex

alexromachado
Veterano
# nov/08 · Editado por: alexromachado
· votar


Só para variar, posto mais timbres da gt-10

posts atrás eu já comentei da dica de uso da eq antifizz e o resonator para um timbre bacana na GT-10

Andei um tempo sem botar o eq antifizz pra ter um som mais "aberto", mais "vivo", mais "live", como postei anteriormente. Daí, sempre que ouvia as simulações da x3 (a maioria de samples do Leonardo, aqui do fórum), eu achava o som da POD mais "macio".

BEm, voltei a usar a eq antifizz mas mudei a distância do mic para 4cm e botei os preamps em flat (só o bass que botei 53) e presence zerado.

Resultado: Ao meus ouvidos, ficou mais macio e com presença...
Gostaria da opinião da galera, sobretudo dakeles que têm/já testaram a x3...

Obs.: em todos os samples eu inicio com o eq antifizz desligado e o ligo a seguir.
http://www.4shared.com/file/70144362/509311ad/_AF_Vox__Ts808__mic4_res o3.html
http://www.4shared.com/file/70144884/2b2676f7/_AF_5150__Ts808__mic4_re so3.html
http://www.4shared.com/file/70146125/3165def/_AF_JCM__Ts808__mic4_reso 3.html(da metade pra frente é um Rectifier Vintage)
http://www.4shared.com/file/70146638/61f30696/_AF_SLO__Ts808__mic4_res o3.html
http://www.4shared.com/file/70147311/946e793e/_AF_Tweed__Ts808__mic4_r eso3.html
http://www.4shared.com/file/70147571/c6b9a20a/_AF_Vox__FX__mic4_reso3. html
http://www.4shared.com/file/70149908/19e1023e/_AF_Ms59__Ts808__mic4_re so3.html

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


OBS: A DÚVIDA ABAIXO É MUUUUITO IMPORTANTE.

Galera, eu tenho uma dúvida referente à GT-8/GT-10, e estou queimando a cabeça com ela, pois não acho as respostas em lugar algum.

Tipo, essa é a definição de um futuro setup:

www.kadapters.com/set

De acordo com o Rachmaninoff, o 4CM faz com que a GT-8/GT-10 use o meu pré-amp valvulado como se fosse um dos seus módulos. Como eu uso dois pré-amp (o de dois canais do meu amp, e um 56inc) eu pus um A/B depois do send da GT-8, para que o Return da GT-8/GT-10 possa reconhecer ambos os meus pré-amps.

O que acham desse esquema, é funcional?

Otra coisa, se eu usar esse 4CM, tem como eu incluir além do meu pré amp, incluir o foot control no setuo, podendo escolher qual canal do amp usar?

EX:
Banco 1: (A/B/Y no A - Pre ch1) > Chorus
Banco 2: (A/B/Y no A - Pre ch2) > Delay > Phaser
Banco 3: (A/B/Y no B - 56inc) > Compressor > EQ
Banco 4: (A/B/Y no Y - 56inc + Pre ch1) > Chorus > Flanger
Banco 5: (A/B/Y no Y - 56inc + Pre ch2) > Delay > Whammy

Eu sei que, pra isso funcionar, além de trocar de banco, eu terei que pisar no A/B/Y pra funcionar corretamente... né?

Grato a todos pela ajuda.

Abraços.

Douglas_
Veterano
# nov/08 · Editado por: Douglas_
· votar


Falando em Panama by Van Halen, achei esse video, o cara tá usando uma Tonelab SE.

O cara começa com um pedaçinho de Ain't Talk about love, mas depois começa a Panama.




Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/08
· votar


Galera vou colocar o link pro meu tópico com minhas 1as gravações de POD, se quiserem leiam a história q é engraçada...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/197875/

Leonardo Castro
Veterano
# nov/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Galera,

Acredito que estamos tentando avaliar os sons de forma equivocada.

Não tenho a menor dúvida de que a grande maioria do pessoal aqui do fórum (e eu me incluía nela) tenta obter um som o mais próximo possível da faixa de seu artista predileto, certo? Até aí, tudo bem. O problema é que os caras, além de ter acesso a diversos recursos e a profissionais de gravação, ainda registram suas linhas (em sua maioria também) com a chamada "técnica de dobras".

Claro que essa técnica não deve ser novidade para quase ninguém aqui (mas, para mim, foi uma surpresa conhecê-la).

Para os ignorantes (como eu), ela, basicamente, consiste no seguinte: o guitarrista grava o mesmo som com diferentes amplificadores e efeitos. Muitas vezes, os caras usam até guitarras diferentes, para realçar mais brilho, médios ou agudos, por exemplo. Neguinho faz dobra até com violões de aço e de "nylon" para que o som fique mais encorpado... (para quem duvidar, é só ler as palavras do John 5, do Paul Gilbert e do Kiko Loureiro para a "Guitar Player". As do Kiko constam na última folha da edição de novembro de 2008).

Por exemplo. Vocês lembram daquele "link" que eu coloquei com o pessoal tocando umas músicas gravadas só com a POD X3 Live? Pois é, achei que o som ficou do caralho (mas, no fórum da Line 6, eles mesmos admitem que gravaram com OITO dobras)!

Ou seja, será muito difícil (para não dizer impossível) conseguir um som idêntico ao do seu ídolo apenas com uma única configuração de amps e de efeitos (mesmo com o DUAL TONE). Eu já desisti desta tarefa e, ultimamente, venho é me surpreendendo cada vez mais com os "patches" de fábrica do POD FARM, que, segundo o próprio Line6Miller, são mais bem regulados do que os originais da pedaleira.

Pelo menos, 90% deles são de utilização imediata e sem necessidade de qualquer tipo de alteração: uma verdadeira mão na roda para quem não quer ficar perdendo tempo regulando pedaleira. Claro, se o cara quiser um som perfeito, vai ter que regular alguma coisa (mais aí, ele já saiu com 99% do caminho andado...).

Fico imaginando o AlexMachado com uma X3L e com o POD FARM: ele iria fazer miséria, mole mole...

Mudando de assunto:

O POD X3 PRO, segundo as palavras do Line6Miller, já foi encaminhado, na última sexta-feira (dia 08 de novembro) para as lojas (e para as pessoas que o tinham encomendado há meses):

http://line6.com/support/thread.jspa?threadID=44658&tstart=0

Já saiu a versão 3.70 do GearBox (a anterior era a 3.64).

Em poucos dias, deverá ser lançada uma nova versão do Firmware (por causa daquele problema que muitos usuários apresentaram com a entrada USB):

http://line6.com/support/thread.jspa?threadID=22266&tstart=0

Ou seja, ao menos aparentemente, a Line 6 está começando a se mover (e, em alguns fóruns, os próprios representantes da marca indicam o "link" para que os usuários enviem sugestões para as futuras modelagens de amps e de efeitos).

Quanto ao som da "Panama" com a TONELAB, naquele vídeo do You Tube, ficou excelente. Só não se pode é compará-lo com o áudio que eu postei com o preset homônimo, pois, no meu caso, utilizei 100% das configurações de fábrica e é de se supor que alguém que poste um vídeo no You Tube vai regular melhor a pedaleira para a guitarra utilizada (eu, no lugar dele, teria feito isso com certeza).

Contudo, mesmo excelente o som da Tonelab, vocês podem perceber que ele não é igual ao da gravação original do Van Halen (e aí eu volto para aquela história da gravação em camadas e, no caso específico do Van Halen, para as modificações que ele mesmo faz nos equipamentos).

Revirando minhas revistas antigas, achei uma Guitar Player (de novembro de 1997) onde há uma propaganda da pedaleira DIGITECH RP-20. No comercial, menciona-se que era a primeira e (até então) a única utilizar uma válvula no pré-amplificador. Gostaria de saber se a Digitech continuou, nas linhas futuras, lançando mão da válvula ou abandonou a tecnologia.

Há também, na última "Guitar Player" (novembro de 2008), um "review" do Jaques Molina sobre a ZOOM G9.2TT. Ele diz que as válvulas dela podem ser "facas de dois gumes", mas muito úteis se usadas com parcimônia. Não será por isso que o som do colega ficou embolado com ela?

Não entendo nada de válvulas, mas a própria Line 6 vem lançando amplificadores híbridos (com válvula e modelagem), o que dá a impressão de que só a modelagem não é suficiente para ficar 100% igual ao original. Sinceramente, não sei se isso é realidade ou apenas questão de "marketing" (já que aqueles mais "vintage" não se sentiriam tão desconfortáveis em tocar com uma pedaleira "valvulada"...). Contudo, sendo ou não necessária a válvula, esse parce ser o inevitável caminho das futuras pedaleiras.

Há alguns dias, fiquei maravilhado com o som da Tonelab (e achando a POD X3 Live uma droga). Aí, vieram o POD FARM e os novos presets que me deixaram entusiasmado, de novo, com a X3 Live.

Acho que o meu problema com a X3 Live era a preguiça de ficar regulando parâmetro por parâmetro até achar um som legal (e os parâmetros de fábrica dela, segundo o Line6Miller, não são lá grande coisa...). Ainda bem que chegou o POD FARM! Agora, preocupo-me apenas em tocar as lições! No futuro, quando estiver mais "tarimbado", volto a postar novos sons e, quem sabe, até novos timbres desenvolvidos por mim!

Um grande abraço a todos,

Leonardo.

Douglas_
Veterano
# nov/08
· votar


Leonardo Castro
Contudo, mesmo excelente o som da Tonelab, vocês podem perceber que ele não é igual ao da gravação original do Van Halen (e aí eu volto para aquela história da gravação em camadas e, no caso específico do Van Halen, para as modificações que ele mesmo faz nos equipamentos).

Bom que vc gostou do timbre do cara, acredito que não tem simulador melhor ou pior, acredito que há o melhor pra vc e o melhor pra mim.

Timbre igualzinho ao do Van Halen só o próprio (talvez nem ele hahaha) e mesmo assim só em Studio.

Abraço.

Leonardo Castro
Veterano
# nov/08
· votar


É isso aí!

Abraços,

Leonardo.

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


Up!

Será que alguém poderia me ajudar com minha dúvida?

Vou tentar simplificar:

É possível salvar em um banco o send e o amp control, podendo colocalos em diferentes posições na cadeia?

Abraços.

Lipe Amador
Veterano
# nov/08
· votar


kairi

Cara, vou tentar te ajudar....

Nunca fiz nada parecido o drive do meu amp é uma merda..
Mas vamos lá..

Otra coisa, se eu usar esse 4CM, tem como eu incluir além do meu pré amp, incluir o foot control no setup, podendo escolher qual canal do amp usar?


Pelo que entendi vc quer utilizar o send/return da pedaleira. Isso é simples..

Mas vc quer tambem utilizar o foot control.
Não sei o que é um foot control mas pelo que entendi é algo que muda o caminho do sinal, uma espécie de interruptor.
Isso vai permitir que vc escolha qual efeito será ativado no send/return. certo?

Se for isso acho que está ok, vai funcionar...


A outra coisa é trocar de canal do amplificador pela pedaleira, o tal do amp control
Isto é possível.
Até onde sei isso aqui não interfere no send return.


obs.: vc deve dar uma olhada no manual da gt-10 para conferir se a função amp control é compatível com o seu amplificador...

Boa parte que vc quer já está ok.

Agora o que fiquei na dúvida é como vc vai ligar o 56inc e o send do amp no return da pedaleira ao mesmo tempo.. Acho que vc vai precisar de mais um foot ou fazer um cabo esquisito....

Eu sei que, pra isso funcionar, além de trocar de banco, eu terei que pisar no A/B/Y pra funcionar corretamente... né?

se o foot for o que estou pensando sim...

É possível salvar em um banco o send e o amp control, podendo colocalos em diferentes posições na cadeia?

O send eu tenho certeza que sim, inclusive já usei para utilizar duas guitarra na gt-10, vc pode colocar em qualquer lugar.

Mas o amp control não é uma função para mudar de canal do amp.. não seria uma coisa separada? como assim colocá-lo em diferente posição na cadeia?

Não sei se confundi ou ajudei..rsrssr..
No final de semana vou tentar usar o amp control no meu amp e ver o que é possível.

abraço..

Styller
Veterano
# nov/08
· votar


alexromachado


humm, legal

o as gravações.. \o

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


Lipe Amador
O Amp control é uma função que troca os canais do meu amp, através de um cabo ligado diretamente no "FOOTSWITCH" do amp.

O que escolhe se eu vou usar o 56inc ou o meu AMP no return, é um cabo A/B/Y na saida do send da GT e um cabo de bifurção (que junta dois e leva pra um) antes do retorno.

A minha dúvida é essa ai mesmo, se além de poder usar o que entra no send da GT em qualquer lugar do banco, eu poderei salvar também no banco como o amp control ta aberto ou fechado. No FAQ do site da Boss/Roland diz que sim, mas eu não entendi muito bem como ele salva, já que tem o lance do botão CTL. Por isso perguntei aqui, pois talvez a galera que tem os pedais e utiliza eles no dia-a-dia poderia me dar uma resposta melhor.

Mas valeu a ajuda cara. o/

Abraços.

Lipe Amador
Veterano
# nov/08 · Editado por: Lipe Amador
· votar


Leonardo Castro

Acredito que estamos tentando avaliar os sons de forma equivocada.


Há alguns dias, fiquei maravilhado com o som da Tonelab (e achando a POD X3 Live uma droga). Aí, vieram o POD FARM e os novos presets que me deixaram entusiasmado, de novo, com a X3 Live.

Alguma vez já te disseram que vc é um "pouquinho" exagerado?rsrssr

Sobre a questão das gravações,

O lembrete é relevante, alias para perceber as maestrias de studios é legal assitir uma série chamada "Classic Albuns" passa ou pelo menos passava a pouco tempo no History Channel. Mas é fácil de encontra-la em DVD, e são bem baratos..

Há comentários (com os próprios caras e produtores) de como foram gravados albuns como Number of the beast(iron maidem), Black (Metallica), Machine Head (Deep purple), Dark Side (Pinck Floyd) e outros. Sem contar as divertidas históris do Rock...

Vale a pena conferir!

Quanto aos patchs de fábrica...
Acho muito complicado, pois uma simples mudança de captadores pode alterar o timbre dastricamente...

O tipo da guitarra também...

Usando uma variax, que até onde entendo tem menos ou nenhuma influencia das características físicas da guitarra, deve-se ter uma resposta melhor...

Abraço..

Lipe Amador
Veterano
# nov/08 · Editado por: Lipe Amador
· votar


alexromachado

Gosteu muito dos sons que vc tirou..
Principalmente o Rectifier Vintage...
Só posso opinar sobre o gosto msm, nunca ouvi valvulados ou pod, mas na questão gosto minha nota é 10...

Posta mais ai que a galera agradece...

Vamos lá pessoal d a X3 vamos aumentar o forum..

Abraço

alexromachado
Veterano
# nov/08
· votar


Bem, galera esse lance de timbrar, gravar, etc, é mesmo viciante...

Gravei um mini (bem mini) tema.

Aproveitei pra usar o wah e o whammy (pedal bend) da pedaleira, que comentamos anteriormente mas jamais eu havia postado aqui.

Na gravação, tudo no mesmo esquema, comp, rectifier, resonator 3, eq antifizz e reverb.

Gravei no Sonar e usei a ferramenta wavehammer do soundforge pra comprimir e normalizar a mix final.

Aos meus ouvidos, ficou bem pesado: GT10_RECT_JAM_RES3_AF.mp3

Lipe Amador
Veterano
# nov/08 · Editado por: Lipe Amador
· votar


alexromachado

Muito bom!!

Espero daqui a uns oito anos tá fazendo isso com a gt-10!!

Abraço..

Lipe Amador
Veterano
# nov/08
· votar


Achei um amigo do leonardo no youtube!

http://www.youtube.com/watch?v=9cif-aViNtA

rssrssr...

Lipe Amador
Veterano
# nov/08 · Editado por: Lipe Amador
· votar


kairi

eu poderei salvar também no banco como o amp control ta aberto ou fechado?

Sim pode, acabei de testar..

É surpreendente não sei como isso acontece, mas é assim.

Por exemplo,
no meu amplificador não importa o que eu faça, sempre que o amp control está na posição on é o canal limpo e quando está na posição off é o canal sujo..

eu tentei tudo que veio a minha cabeça como deligar o amp em canais diferentes, trocar manualmente o canal do amp, desplugar trocar de canal sem o plug no amp e quando conecto de volta nada muda...

também salvei dois patchs um com o canal limpo e outro com o canal sujo.

mesmo trocando o canal em um, quando vc passa para o outro, vale a configuração que vc salvou..

Há.. tambem da para fazer a mudança de canal pela força da paletada.. tipo canal sujo quando tocar forte e limpo quando tocar fraco.. ou pisando mesmo...

é.... para quem tem um bom amplificador isto é bem útil, realmente o amp fica dentro da pedaleira..

abraço

Leonardo Castro
Veterano
# nov/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Há.. tambem da para fazer a mudança de canal pela força da paletada.. tipo canal sujo quando tocar forte e limpo quando tocar fraco.. ou pisando mesmo...

Caramba! Pela força da palhetada?!? E funciona mesmo? Não há risco do processador não reconhecer direito e embolar uma apresentação ao vivo? Se não embolar, neguinho da BOSS é foda mesmo, hein!

O som do alexromachado, para variar, está foderoso. Estou quase o contratando só para regular a minha pedaleira também... rs...

O vídeo do You Tube eu ainda não vi (aqui no trabalho, o link fica bloqueado). Depois eu digo qual foi a impressão que tive do "meu amigo" (já vi que lá vem sacanagem... rs....).

Um grande abraço a todos,

Leonardo.

tigonakao
Veterano
# nov/08
· votar


alexromachado

Amanhã eu pego minha GT-10. Caraca, tá foda esperar.
Bom, qual programa você utilizou para fazer estas bases??

Abs

Leonardo Castro
Veterano
# nov/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Achei um amigo do leonardo no youtube!
Lipe Amador

-x-

Muito boa!!! O japa é malandro!!!
Se a Line 6 não lançar mais modelos de efeitos (o que eu acho muito pouco provável), vou acabar virando amigo dele mesmo!!! O conselho mais sábio que eu já vi aqui no fórum!!!

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# nov/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Tem um pessoal lá no fórum da Line 6 dizendo que esse processador de efeitos é foda: http://www.fractalaudio.com/

Para ver a discussão: http://line6.com/support/thread.jspa?threadID=45088&tstart=0

Custa mais do que o dobro da POD X3...

Já ouviram falar dele???

Um detalhe muito interessante: ele diz qual é a velocidade de processamento (coisa que nenhum outro fez até agora...).

Os sons dele podem ser ouvidos em: http://www.fractalaudio.com/sounds.html

Parece ser foda mesmo. Diz que processa o som de forma dinâmica, enquanto os algoritmos das outras pedaleiras o fazem de forma estática. Alguém sabe se isso procede????

Leonardo Castro
Veterano
# nov/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Olha só o preço da bichinha: US$ 1.799,95. Na promoção sai só a US$ 1.449,95... (http://store.fractalaudio.com/axefx.html)

Do "japa" aí do vídeo acima posso até ficar amigo, mas, de quem tem uma dessas, ainda não (imaginem quanto vai sair aqui no Brasil).

Sinceramente, achei os sons dela bem legais, mas nada superior àqueles encontrados nas páginas da Line 6 ou da BOSS (embora o fabricante dela ressalte que os sons não têm qualquer tipo de pós-produção - outra coisa que nenhum outro faz...).

Mesmo que sejam superiores (o que eu ainda não percebo), acredito que não justifique o investimento (custa três vezes mais do que uma X3L ou do que uma GT-10 nos Estados Unidos).

O que vocês acharam?

Um grande abraço,

Leonardo.

alexromachado
Veterano
# nov/08
· votar


Leonardo

Ouvi os samples. Concordo em gênero, número e grau com vc.

a proposta é revoluiconária, mas o timbre parece altamente alcançável com a x3 e a gt-10.

Putz, 1.500 doletas em liquidação é foda...
Dá pra comprar um pedaleira e ainda sobra muita grana pra comprar uma guitarra foda...

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


Lipe Amador
Cara, brigadão mesmo. o/

Agora falta só verificar se o whammy é REALMENTE bom.

Mas, uma dúvida aqui... Se eu ligar a guita diretamente no amp, eu terei a saturação do amp... mas se eu ligar o amp no retorno da GT-10, será que a saturação será a mesma? Até porque, o sinal que sai do amp passará por dentro dos circuitos dela.

Abraços.

Lipe Amador
Veterano
# nov/08
· votar


kairi

cara ai eu num tenho como avaliar pq meu amp não tem send return.

Mas pelo que entendo o resultado seria o mesmo de vc ligar a guitarra no input e colocar um delay no loop de efeitos do amp.
O que até os profissionais fazem..

A pedaleira não vai mecher com a saturação, a não ser que a você
queira.

Então acho que não tem problema não..

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


Lipe Amador
Delícia, então.

Outra coisa, será que da pra usar a pedaleira pra EMPURRAR o amp? Tipo, eu tenho um JCM800, e uso uma das simulações da GT-10 pra deixar o meu JCM800 o mais próximo possível do Dual Recto?

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boss GT-10 ou Pod X3 live