Boss GT-10 ou Pod X3 live

Autor Mensagem
alexromachado
Veterano
# set/09
· votar


Leonardo, só pra te incomodar, estou fazendo uns experimentos aki em casa com o compressor, preamp, e EQ da GT, visando aproximar suas dinâmicas e timbres à da X3...

masc073
Veterano
# set/09
· votar


alexromachado
Você também está convocado a dizer qual a melhor e arriscar quem é quem hehehehehe!!!
Lembre-se, utilizei a equalização anti-fizz na simulação da GT-10.

Abraços.

masc073
Veterano
# set/09 · Editado por: masc073
· votar


Leonardo Castro
Tem nada não rapaz. Vou fazer um teste cego com distorções em cima do Ac-30, hehehehe!!! E outra coisa, a simulação do X3 não é ruim não rapaz! Aos meus ouvidos eu realmente prefiro a da Tech21. Mas depois comento sobre isso porque não quero influenciar os resultados hehehehe!

Aí depois espero partir para uma simulação de marshall. Não pode ser nada muito complicado porque o V-AMP é limitadinho mesmo hehehehe!
Já sabem que está saindo um novo V-AMP 3? Agora ele vai ter USB e tem quatro simulações novas! Os efeitos é que continuam os mesmos :(

Quase esqueci. Gostei daquela simulação no country. Ficou legal mesmo!

andregui7
Veterano
# set/09
· votar


Leonardo Castro
Gravação "country"

Parabéns pelo som, ótimo country!

andregui7
Veterano
# set/09
· votar


masc073
Lembre-se, utilizei a equalização anti-fizz na simulação da GT-10.

ei, não vale, como o cara vai adivinhar?

masc073
Veterano
# set/09
· votar


andregui7
Hehehe. Pois é. No meu de tantas opções, como ele vai saber que tem anti-fizz ali? hahahaha!!!

masc073
Veterano
# set/09 · Editado por: masc073
· votar


André, vc vendeu a GT-10 e optou por ela como melhor simulação hehehehe!!! Defaz o rolo rapaz! Abraços!

Resultado do Teste Cego

Resultado
A1 - Behringer V-AMP 2 (15 votos - 66%)
A2 - POD X3 Live (1 voto - 4%)
A3 - Boss GT-10 (5 votos - 22%)
A4 - Tech21 Liverpool (2 votos - 8%)

Resumindo: A maioria das pessoas que ouviu os samples considerou que o melhor som, no teste cego, foi o do V-AMP (66%).
Em segundo lugar, mas bem atrás, tivemos o Boss GT-10 (22%).
Em terceiro e mais atrás ainda, o Tech21 Liverpool (8%).
Finalmente, na laterna temos o POD X3, com apenas 1 voto (4%)

Agora pare e pense: Se este não fosse um teste cego, você optaria pelo V-AMP?
Pense mais um pouco: Alguns disseram que não gostam da GT e do V-AMP e optaram por ambos como os dois melhores sons.
Outros ainda elogiaram o POD e optaram pelo V-AMP.

Se estivéssemos no programa "Caçadores de Mito", ao final desse teste cego, a dupla diria:
"POD X3, o melhor simulador"... "Mito DETONADO" hehehe. Brincadeiras à parte, o POD é muito bom mesmo.
Mas o que este teste cego diz? Ele é conclusivo? Claro que não! Mas ele diz algo.

Primeiro: não podemos ter preconceitos com equipamentos. O mais simples e barato simulador do quarteto foi o preferido da maioria.
Ele realmente tem um controle de Presence mais ativo que os controles da GT-10 e da X3. As regulagens desses três equipamentos foram muito semelhantes. Pus o presence alto, algo em torno de 70%. Os agudos de todos os três também estava alto. Então porque tantas diferenças?
No meu ponto de vista, o POD tem um som mais grave, mais fechado. Se eu abrir (no X3) o presence em 100% e o agudo também, talvez ainda não fique como no V-AMP. A GT-10 é mais aguda que o X3, mas ainda sim é mais grave que o V-AMP.

O Liverpool é um simulador de que eu gosto muito, mas ele não tem controle de Presence. Isso resulta de cara em um som mais fechado. Mas ele tenta ser fiel ao original, visto que o AC-30 não possui controle de Presence!

Finalmente, a minha opnião: Diferente da maioria, o meu sample favorito foi o da GT-10, que acabou ficando em segundo lugar. Mas que considerei o mais equilibrado dos quatro. Em segundo, o V-AMP; seguido pelo Liverpool.

Mais uma vez obrigado a todos que opinaram!


masc073
Veterano
# set/09
· votar


E, só para não perder a oportunidade: V-AMP MATA A PAU!!! hahahaha!!!

erdnaxela
Veterano
# set/09
· votar


masc073 Todas as gravações que fiz com vamp2 ficaram boas o problema do vamp2 é que ao vivo ele nao é tão fiel , mas pra gravar ele é bom mesmo por isso te falei não sei se voce leu que não achie o vamp2 inferior a gt10 não em relação as simulações.

ERREI FEIO, CRUZ CREDO. AINDA BEM QUE NÃO VENDI O MEU VOU USAR PRA GRAVAR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

masc073
Veterano
# set/09 · Editado por: masc073
· votar


O VAMP tem um lag insuportável na mudança de patchs. Ao vivo, isso é muito ruim. Mas para gravar, isso não faz diferença alguma. É fato que ele tem poucos efeitos, mas sempre é possível adicionar um bom chorus ou reverb após a gravação estar pronta.

Olha, eu realmente fiquei surpreso com o resultado do teste. Uma coisa é tocar. Outra coisa é gravar e ouvir. Ao tocar, minha impressão era sempre que o Liverpool era o melhor simulador de AC-30. Talvez pela maior sensibilidade ao toque que ele possui.

Mas, ao ouvir, cheguei à conclusão que outros soaram melhores. Na verdade, o Liverpool soou melhor apenas que o X3 aos meus ouvidos. Vou tentar regulá-lo posteriormente para tentar obter um som mais próximo ao som do V-AMP hehehehe!

alexromachado
Veterano
# set/09 · Editado por: alexromachado
· votar


Mas Masc, o lance pra resolver o lag do V-amp é mais velho que andar pra frente... basta usar a mesma sim de falantes...

Qdo eu tinha um, preparava os bancos por amps, com base limpa, crunch, solo e efeitos com o mesmo amp...

Usei por muito tempo ao vivo e jamais tive problemas com lags...

Como a banda era de funk/blues/rock, eu não precisava sair de uma base num twin para um solo em um rectifier...

De qualquer forma, depois de um tempo, eu praticamente usava o cabinet 10 para todos os amps, mas por quest!ao de gosto mesmo... e isso permitiria as trocas de preamps

alexromachado
Veterano
# set/09 · Editado por: alexromachado
· votar


Bem, para não deixar a galera esfriar do teste cego, seguem três amostras dos novos experimentos que venho fazendo com a GT.

Nos samples a ordem das configurações é sempre a mesma, cabe a galera descobrir:

- Qual o timbre com com incrementos de compressor, cab custom e nova Eq que estou testando
- Qual o timbre original do amp da GT (fácil)
- Qual o timbre com incrementos de compressor, cab custom e Eq antifizz

Aqui o link para o playlist

Obs.: Na simulação do vox faço uma base comparando com os caps tradicionais e defasados

andregui7
Veterano
# set/09
· votar


masc073
André, vc vendeu a GT-10 e optou por ela como melhor simulação hehehehe!!! Defaz o rolo rapaz! Abraços!

Ptz, vou hoje mesmo desfazer o rolo que fiz! huauhauhauha.

Deixa eu fazer um teste cego tbém, com certeza vc vai escolher minha XTL.

andregui7
Veterano
# set/09
· votar


masc073
Se estivéssemos no programa "Caçadores de Mito", ao final desse teste cego, a dupla diria:
"POD X3, o melhor simulador"... "Mito DETONADO" hehehe


Ei, eu assisto caçadores de mitos e eles são super rigorosos nos testes que fazem. Acho que o teste ficou meio confuso, pelo que entendi, vc queria fazer dois testes:

1º Qual é qual, ou seja, qual som é de qual pedaleira?

Como isso poderia ser feito se em uma das pedaleiras vc utiliza um equalizador? Imagine eu fazendo um teste cego e utilizando um equalizer na X3 pra colocar mais graves e agudos no A2? Ninguém reconheceria qual é a X3, acho que nem os técnicos da Line6.

Acredito que nesse teste as configurações deveriam ser de fábrica e sem equalizer, sem mexer em nada.

2º Qual simula melhor o respectivo amp?

Outra vez cito o equalizer, descaracteriza a pedaleira. E nesse caso eu não conheço o som original do amp que vc utilizou pra teste, nisso nem tinha como eu falar quem simula melhor.

3º Possível teste pra saber qual é o melhor timbre.

Aí sim eu utilizaria o equalizer e o escambal pra deixar cada pedaleira com um timbre que eu achasse legal pra cada uma e o povo escolheria qual é o melhor timbre, mas nesse caso é complicado. Você pode regular de um geito não muito legal e outra pessoa pode deixar o timbre melhor ainda.

Lipe Amador
Veterano
# set/09 · Editado por: Lipe Amador
· votar


Como isso poderia ser feito se em uma das pedaleiras vc utiliza um equalizador? Imagine eu fazendo um teste cego e utilizando um equalizer na X3 pra colocar mais graves e agudos no A2? Ninguém reconheceria qual é a X3, acho que nem os técnicos da Line6.

Mas, os equalizadores são das próprias pedaleiras... então mechendo no eq dela ainda vais ser o som característico dela..
. Se a gente colocar tudo flat nem o amp original vai soar bem!!
E olha que eu já vi um jcm900 soar que nem zoom505 como postei a um tempo atras...

Eu acho que o interessante é avaliar o produto final das pedaleiras utilizando o máximo de recursos delas...

Alias é pra isso que elas servem...

Pelo menos para mim o som da pedaleira não é somente em flat ou somente o a simulação do amp... Todo som q vc tirar com a pedaleira é o som dela....

assim como o amp original... o som dele é tanto o som imortalizado pelos grandes guitarristas como o som grotesco dele mal regulado ou mal gravado por um amador...

outra coisa temos que tomar cuidado com o volume nos testes...pois faz toda a diferença...

Acredito que nesse teste as configurações deveriam ser de fábrica e sem equalizer, sem mexer em nada.

Sei não acho que os presets de fábrica foram pensados para uma guitarra específica....
Num amp original acho q vc não deve usar a mesma configuração para uma estrato e uma les paul por exemplo...
Afinal acho que ninguém usar um equipaqmento sem regular? usa?

E acho que é unanimidade que a X3 de longe é mt plug and play sem teste cego....

Você pode regular de um geito não muito legal e outra pessoa pode deixar o timbre melhor ainda

Sei lá acho que essa é a graça msm... até pq o timbre depende muito mais da execução e da regulagem do que do equipaqmento em si...

Acho q eu to meio polêmico hoje...

Abraços

masc073
Veterano
# set/09 · Editado por: masc073
· votar


Para quem leu o resultado do teste, já deve saber que eu equalizei as três, GT-10, X3 e V-AMP de forma praticamente igual. Digo praticamente porque a GT-10 e a X3 possuem percentagens. Aí fica até fácil. O V-AMP não, tem que ser no olho.
Repito: na minha opnião o melhor som foi o da GT-10, mas a grande maioria achou o V-AMP melhor!
Procurei tirar um som brilhante com as três. Já o Liverpool, que não tem controle de Presence (e que é até mais fiel ao original), é mais grave e encorpado mesmo. Mas eu acho o som do V-AMP agudo de mais!

andregui7
Veterano
# set/09
· votar


Lipe Amador
Eu acho que o interessante é avaliar o produto final das pedaleiras utilizando o máximo de recursos delas...

Bom, se foi usado o máximo de recursos dela, ai eu não sei. Só sei que é complicado dizer qual é a melhor dessa forma. Eu posso regular bem ou mal essas pedaleiras. Posso inclusive pegar o que vem de fábrica e piorar.

Pelo menos para mim o som da pedaleira não é somente em flat ou somente o a simulação do amp... Todo som q vc tirar com a pedaleira é o som dela....


Claro que não, mas tenho que ter uma métrica de comparação. Não necessariamente deixando tudo em flat, mas utilizando o que vem de fábrica.

Sei não acho que os presets de fábrica foram pensados para uma guitarra específica....
Num amp original acho q vc não deve usar a mesma configuração para uma estrato e uma les paul por exemplo...
Afinal acho que ninguém usar um equipaqmento sem regular? usa?


Mas tem que ter uma métrica, ainda mais pra saber quem é quem. Não usar os presets, mas um amp sem equalizer.

masc073

Pra mim vc soubre regular bem a GT usando o antifizz e muito mal a X3L. O som tava ruim e poderia ser corrigido como vc fez com a GT, afinal já que no teste valia corrigir com equalizador, poderia ter feito com a X3L tbém. Agora, sobre quem é a melhor, com certeza as POD são as melhores em simuladores e não sou só eu que digo isso não aqui no forum e não digo de graça tbém não, eu já tive GT, troquei pela XT e não volto mais.

masc073
Veterano
# set/09 · Editado por: masc073
· votar


andregui7
Pra mim vc soubre regular bem a GT usando o antifizz e muito mal a X3L. O som tava ruim e poderia ser corrigido como vc fez com a GT, afinal já que no teste valia corrigir com equalizador, poderia ter feito com a X3L tbém. Agora, sobre quem é a melhor, com certeza as POD são as melhores em simuladores e não sou só eu que digo isso não aqui no forum e não digo de graça tbém não, eu já tive GT, troquei pela XT e não volto mais.

André, não precisa ficar com remorço porque trocou a GT-10 pela XT hehehe!

Eu utilizei o anti-fizz do GT-10 para tirar o fizz, só isso. Ele não realça frequências - ele apenas corta agudos (o excesso da GT).

Já a X3 tem a característica que vc ouviu sim. E eu equalizei o X3 bastante - pus o presence lá em cima, pus os agudos lá em cima, não realcei os graves. Ele não tem fizz (tal como a Gt pelo menos) - não tinha o que corrigir. O som dele é daquele jeito mesmo. Mais fechado! No final das contas, a X3 é a que mais parece, depois de ouvir bem, com a simulação do Liverpool! Fazer o que? Talvez sejam as mais fiéis, mas foram as que as pessoas menos gostaram.

O V-AMP é a ironia das ironias. Eu pensei: "é, vou fazer um teste cego e por esse aqui no teste também!". Até o povo que ouviu as 4 gravações (sem saber de teste cego nem nada) optou pelo V-AMP. Fiz isso em casa e no trabalho! Aí todo mundo dizendo: a A1 é melhor... A1... A1. E eu "!?!?!?!?!"

Mas eu ouvi várias vezes, curti mais o som da GT-10. Mas reconheço: o som do V-AMP, tem mais agudos que um AMP real. É um som "mais alegre". E, por incrivel que pareça, ficou bom! Cara, vc não tem idéia de como é difícil domar o V-AMP. O controle de ganho dele é MUITO mais forte que o controle de ganho da X3 e GT-10. É muito diferente de um canal clean do AC-30 - apesar de simular o AC-30...

Você e o Leonardo podem esmurrar as cadeiras que quiserem hehehe... O Alex está com o consultório aberto para vocês!!! hehehehe! Brincadeira pessoal!!!

Enfim, iniciei o teste pensando. Vai dar Liverpool em primeiro, em segundo X3, terceiro GT-10 e último V-AMP. No final... deu o contrário do que eu imaginei!

Enfim, vamos aceitar os fatos. Independente de nossas preferências pessoais, o vencedor foi V-AMP.David venceu Golias. Ou David venceu Os Golias. Você conhece o ditado: "a voz do povo"... E vem aí o V-AMP 3. V-AMP mata a PAU Forever hehehehehehe

masc073
Veterano
# set/09 · Editado por: masc073
· votar


Só para completar, André. E agora falo sério (pelo menos vou tentar hehehe).

O teste não é conclusivo - mas ele derruba mitos. O primeiro é que as pessoas, quando dizem que o POD é melhor, não sabem (de modo geral) o que estão falando. teve gente que disse que o V-AMP era horrível e votou no V-AMP. Teve gente que disse que o POD era The Best e falou que a simulação do POD era a pior. Essas pessoas conhecem bem o X3 ou só ouviram falar?. Elas conhecem bem o V-AMP, ou só ouviram falar?

E veja, se eu regulei bem o V-AMP (um simulador que não usava há muito tempo), como posso ter regulado tão mal a X3? Teria eu tanta deficiência em regular a X3? E visto que é um simulador que considero muito superior e uso bem mais? E que as pessoas dizem a vento e popa que é fácil de regular? Hum...

Enfim, a X3 é massa. Tem as melhores simulações hi gain de todos os simuladores que já toquei. Espero que essa impressão fique depois de eu gravar e ouvir os samples várias vezes.

Ops, eu dizia isso também do Liverpool hehehehe! "É a simulação Vox mais fiel ao original"... hushushahaha

Abraços.

Lipe Amador
Veterano
# set/09
· votar


Só sei que é complicado dizer qual é a melhor dessa forma.

Dizer qual é a melhor tem que ser complicado... aliais 100 páginas... pq depende do uso... Na realidade não existe melhor absolutamente....

E ter o melhor ou pior equipamento não significa tirar o melhor ou pior som...

O que adianta plugar em um valvulado e tirar o som pior que a famigerada 505? Isso faz o amp ser pior?

Pq os pacth de fábrica são um parâmetro bom? Num é uma das inúmeras configurações que o equipamento pode realizar?

pode-se piorar, mas não continua sendo o som do equipamento? Pode se escolher avaliar o equipo pelo melhor som tirado dele, ou pelo pior ou pela maioria dos sons vindo deles...

Resta saber em cada caso qual avaliação é mais interessante..

Mas tem que ter uma métrica, ainda mais pra saber quem é quem. Não usar os presets, mas um amp sem equalizer.

Precisa fazer teste pra isso??? A X3 ganha de longe...

Alias se colocar high gain gt sem eq apanha de qualquer equipo...

Abraço

andregui7
Veterano
# set/09
· votar


masc073
pus o presence lá em cima, pus os agudos lá em cima

Cara, quase não acreditei quando li isso, huauhahua.. mas se vc tá dizendo.

Enfim, vamos aceitar os fatos. Independente de nossas preferências pessoais, o vencedor foi V-AMP.David venceu Golias. Ou David venceu Os Golias. Você conhece o ditado: "a voz do povo"... E vem aí o V-AMP 3. V-AMP mata a PAU Forever hehehehehehe

Tudo bem, pra gravação a V-AMP 3 ganhou então.. eu achava a GT uma maravilha quando liguei aqui no meu quarto, fiquei muito impressionado mesmo, mas no meu caso, preciso tocar com a banda, ao vivo.


E veja, se eu regulei bem o V-AMP (um simulador que não usava há muito tempo), como posso ter regulado tão mal a X3? Teria eu tanta deficiência em regular a X3?


Claro que não, só achei que faltou som aberto aí que poderia ter acontecido, já que poderia regular as frequências.

Lipe Amador

Precisa fazer teste pra isso??? A X3 ganha de longe...

É o que eu to tentando dizer, uhahuahuauh

kairi
Veterano
# set/09 · Editado por: kairi
· votar


Fiz o teste me baseando no trecho 0:14~0:19.

A1 - V-AMP - Como o rapaz disse, teve que diminuir o ganho, mas ainda tem muito. E está ótimo!
A2 - POD X3 Live (Flat, culpa do EQ "menor" da X3L)
A3 - Boss GT-10, essa é a mais bem produzida, só pode ser GT-10 que tem controle de tudo, eq de 8 bandas, antifizz, resonator, etc etc etc...
A4 - Tech21 Liverpool sobrou na eliminação...

Só que eu acho as duas últimas muito parecidas, talvez a GT-10... chutei a 3ª por causa que a 4ª parece ser apenas um pré-amp em linha.

Abraços.

Edit: O que eu mais gostei foi a A3, e o que eu menos gostei foi a A2. Acho que essa é a V-amp. :P hahahahah

Se bem que um amigo meu tem uma X-Vamp que é um troço muito bom!

Abraços.

kairi
Veterano
# set/09 · Editado por: kairi
· votar


Spider Valve MKII

http://www.vettaville.net/SV/Spider-Valve-MkII-HD100-Vet.jpg

Eu estava pensando isso um dia... pegar o esquema de um Recto de 3ch e ao invés de encher de Relês ou LDR nas ligações tacar uma saída P10 usando um buffer e tacar em um multi-pista com interface USB. Que doideira hahahaha

Mas não deixa de ser interessante, fazer a amplificação pelas válvulas e deixando as outras simulações para os processadores. O grande problema que eu vi (até agora o único) é não ter válvulas para o Loop, o que vai causar uma perda absurda de brilho e definição.

Entendi que eles quiseram tornar o amp bem completo, colocando no power 1xEL34, 1x6L6GC, 1xEL84. Mas acho que isso não vai fornecer muita potência, coisa de ~20w. (a não ser que eles usem as válvulas em conjunto, o que eu duvído muito)

Agora a questão é entender essa engenharia deles e descobrir como um amp como esse pode ser chamado de "classe A/B". Alguém da Line6 cometeu algum erro ai.

masc073
Veterano
# set/09
· votar


Pessoal, gravei um tem de 45 segundos com simulação do SLO 100.
Os equipamentos utilizados são os mesmos, exceto o Liverpool (claro).

Espero comentários de todos. E que arrisquem novamente em dizer quem é quem hehehe!

mvmarquezini
Veterano
# set/09
· votar


As diferençsa que "vi" são apenas de equalização.

mvmarquezini
Veterano
# set/09
· votar


Estava fazendo alguns testes com minha GT-10 ontem ligado no método 4 cable. Estava fazendo as configurações de regulagens conforme a Alex coloca no blog e consegui resultados interessante apesar da minha guitarra ter captadores single coil, logo o som ficou com menos médios.

Resolvi fazer mais alguns testes com a pedaleira e percebi que se colocarmos o output como phone ele joga a simulação de falantes e microfones para a entrada do loop.

Para simulações de Retified e marshall ficaram ótimas, com bem mais peso e sustentação, quando jogava para loop o som ficava mais magro e sem definição. Mas em conpensação os ruídos e o fiz também aumentaram absurdamente.

O som limpo ficou terrível com a saída para line. (estalado e com rúidos estranhos).

Alex descobri também que o reverb em spring na GT-10 com a regulagem sugerida por vc também está fazendo um ruido bem estranho. Vou ver se gravo os ruídos para o pessoal sacar do que estou falando.

masc073
Veterano
# set/09 · Editado por: masc073
· votar


mvmarquezini
Está usando o 4 CM? Desligue as simulações de pré e falantes.
Você está ligando dois prés e dois falantes simultaneamente. Não fica legal.

Lipe Amador
Veterano
# set/09
· votar


soldano acho q ficou fácil....
s1 Vamp
s2 gt
s3 x3

alexromachado
Veterano
# set/09
· votar


mvmarquezini
O ruído é uma tentativa da boss de simular os ruídos de um tanque de molas... de acordo com a força aplicada vem esse som horrível de bolhas...uhauhahuhuahuahuahua

Para resolver, basta mudar o display mode e ir à última opção, zerando a sensibilidade...

masc073
Veterano
# set/09
· votar


soldano acho q ficou fácil....
s1 Vamp
s2 gt
s3 x3

soldano acho q ficou fácil....
s1 Vamp
s2 gt
s3 x3


Valeu, Lipe!. Já saiu o resultado!
Dá uma olhada na sessão resultado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boss GT-10 ou Pod X3 live