Que tipo de booster vocês usam?

Autor Mensagem
zacaoamargo
Veterano
# dez/07 · Editado por: zacaoamargo


Para aquele momento de solo aos shows ou ensaios, em que vcs pretendem que o solo se sobressaia, o que vcs usam?
Clean booster ou um booster sujo?
Fat boost ou treble boost?
Antes ou depois do overdrive/distorção?

Igor Fediczko
Veterano
# dez/07
· votar


palhetada mais forte... volume da guitarra... pedal de drive...

se nada disso adianta, e for usar booster, depois da distorção... booster sujo.

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Bom dia!!!

zacaoamargo
Gosto de usar um booster limpo, que consigo usando um pedal da Meteoro chamado Radded Pickup.
Valeu!!!

bluesband
Veterano
# dez/07
· votar


Uso um pedal de booster normal, só tem controle de ganho mesmo.
Uso depois da distorção.

Marcel MSL
Veterano
# dez/07
· votar


GE-7 depois da distorção.

HYBRID PRS
Veterano
# dez/07
· votar


como o cara falou ai em cima... um Equalizer depois da distorção!!!

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/07
· votar


No meu amp, não uso porque tem um canal separado pra solo.. Mas quando preciso usar boost, é o meu velhinho e deficiente SD-1 com tone em 12 horas, drive em 8 ou 9 horas e level no talo \o\

edalko
Veterano
# dez/07
· votar


Uso o PD-01 da Zoom com pouquíssimo ganho, mas em voume mais alto, ele dá uma leve aumentada no som, sustain e ganho, facilitando harmônicos.

Agora comprei o Argos, que além de ter 30 bancos de memória customizáveis, em cada banco vc tem dois canais, de modo que regulo no canal A o som de base, e no B deixo ele um pouco mais alto para os solos. Um pedal excelente...!!

Não costumo usar boost no final da cadeia de pedais.

luis alexandre
Veterano
# dez/07
· votar


Eu uso um marshall bluesbraker depois da dist...altera um pouco o timbre ou um dunlop highgain volume pedal ao final da cadeia.

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa tarde!!!
Até onde eu sei, equalizador pra ser usado como booster tem que ser colocado antes do Drive. Depois do Drive o efeito de equalizador serve mais pra ajustar frequências que eventualmente não estejam interessantes quando o sinal é distorcido.
Valeu!!!

Blackus
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
Mas o EQ tem um slide lá de volume, é só ele por pra mais da metade que aumenta.

JC_Junior
Veterano
# dez/07 · Editado por: JC_Junior
· votar


Penta_Blues

Boa tarde!!!
Até onde eu sei, equalizador pra ser usado como booster tem que ser colocado antes do Drive. Depois do Drive o efeito de equalizador serve mais pra ajustar frequências que eventualmente não estejam interessantes quando o sinal é distorcido.
Valeu!!!


pra boost de volume o eq eh melhor depois da distorção!

se usar o eq antes da distorção e aumentar o volume do eq, so vai aumentar o sinal de saida da guitarra, dando mais ganho na distorção........ agora, depois da distorção vc pode usar uma equalização diferente na hora do solo (ou nao, deixando o eq em flat) e aumentar o volume do eq, que vai aumentar o volume na hora do solo!!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa tarde!!!

JC_Junior
se usar o eq antes da distorção e aumentar o volume do eq, so vai aumentar o sinal de saida da guitarra, dando mais ganho na distorção
Concordo com vc até certo ponto, pois vc pode ter um aumento de volume sem necessariamente chegar ao ponto de saturar o ampli.

depois da distorção vc pode usar uma equalização diferente na hora do solo
Fazendo isso, perde-se a finalidade do "boost", que na minha opinião é apenas destacar e não alterar o timbre

(ou nao, deixando o eq em flat)
Particularmente não gosto disso, pois perde-se a finalidade principal de um Eq colocado após o Drive que é o controle de frequências e a eliminação de feedback's indesejados, mas vc tem razão em dizer que se aumentaria apenas o volume nesta situação.

Valeu!!!

Acid Rain
Veterano
# dez/07
· votar


Zoom PD-01 no Hyper Lead! Simples...

zacaoamargo
Veterano
# dez/07 · Editado por: zacaoamargo
· votar


Penta_Blues
Fazendo isso, perde-se a finalidade do "boost", que na minha opinião é apenas destacar e não alterar o timbre

Mas existem boosters e boosters. Existem booster limpos e boosters sujos. Limpos como o RC booster da Xotic, por exemplo, e sujos como o AC booster, também da xotic. Booster sujos são normalmente overdrives low gain.
Sem me prolongar.
Né isso?
Não são todos os guitarristas que sabem manusear bem volume. Parece simples, mas não são todos os guitarristas que sabem manusear bem volume. Existem caras por aí com muita estrada e experiência, mas que não sabem mesmo manusear e regular os diversos controles de volume por onde pssa o sinal, desde o volume da guitarra até o master do amp.
Se eu quero, por exemplo, apenas um boost limpo (clean boost) de volume durante um solo (flat, fat, mid ou treble boost, dependendo da equalização), acho que seria mais conveniente este pedal estar por último na cadeia, após inclusive as modulações, pois vc estará apenas aumentando o volume de todo o sinal já moldado por seus pedais a seu gosto. Se o aumento de volume for antes de algum pedal da cadeia não se conseguiria o aumento de volume desejado. E pior...estaria também aumentando o sinal de entrada na modulações e drives, distorcendo o sinal.
Por isso quando se deseja dar um gás na distorção, usa-se um boost antes dela, seja clean ou sujo.
Bom, acho que é isso!
Acho esse assunto interessante e deveria ser mais debatido por aqui, pois não é tão simples à primeira conversa.

Uma coisa que tem me deixado encucado é o papel do tal do "buffer" e de sua importancia numa sequencia de pedais true bypass. Até abri um tópico ante-ontem sobre isso...
quem quiser passar por lá, agradeço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
99% das vezes, usa-se o booster (qualquer que seja), DEPOIS da distorção. Mas se vc gosta antes, tá limpo!!!
Abç

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa tarde!!!

zacaoamargo
Parece simples, mas não são todos os guitarristas que sabem manusear bem volume.
Concordo com vc, meu camarada. E sou capaz de arriscar ir além...
Poucos sabem como manusear bem um gain, um drive, um tone, etc.
Mas valeu pelos diferentes pontos de vista aqui apresentados!

Mauricio Luiz Bertola
99% das vezes, usa-se o booster (qualquer que seja), DEPOIS da distorção.
Não arriscaria um percentual tão grande assim. Como exemplo, posso citar o uso de um compressor como booster, o que certamente o colocaria antes dos Drives. Se não me engano, a própria Boss recomenda seus equalizadores antes dos drives quando são usados como booster's e depois se a intenção for a de controle tonal.
Mas, como vc disse, questão de gosto...
Valeu!!!

zacaoamargo
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues

Penta, concordo em parte.
Pois nem tudo depende do gosto. Existe uma lógica em colocar antes ou depois.
Se o cara quer um boost limpo, nunca ele pode colocá-lo antes da distorção e das modulações pois fatalmente vai comprometer (não necessariamente piorar) o timbre dele. em que ser depois. Mesmo no caso do uso de um comprassor, pois nesse caso ele colocaria o sustain bem baixo e aproveitaria apenas o knob de volume... e mais uma vez: antes da distorção para boost de ganho e depois das distorções e demais pedais no caso de clean boost.
Concorda?

B r u t u S
Veterano
# dez/07
· votar


uso um sd-1 dps do simulamp com o tone em 14h o drive no 0 e o level com suficiente pra gerar mais volume q o simulamp. pra mim fechou 100%. qdo ligo o sd-1 alem do ganho de volume q ele da, a um aumento de médios q tem como caracteristica nesse pedal e pros solos, resolveu meus problemas. e antes do simulamp e do sd-1, como segundo pedal do set apos o wahwah, uso um baby booster da hobbert q eh um boost limpo apenas pra saturar a entrada de sinal do simulamp ou do sd-1.

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

zacaoamargo
Vc tocou num aspecto bem interessante, meu camarada e concordo contigo: Boost de quê? No ganho? No volume?
Mas ainda discordo com relação a se ter clean boost apenas se posicionar o booster depois dos Drives, pois vc pode tocar num volume que, mesmo se dando o boost este seja tal que ainda assim não sature o som, o que resultará no mesmo clean boost.
Com o compressor, não acho que apenas o knob de volume seja aproveitado já que existem resultados bem interessantes caso vc varie também o attack e o tone.

nunca ele pode colocá-lo antes da distorção e das modulações pois fatalmente vai comprometer
Isso eu já não entendi bem, mas o que vc quis dizer é que ele também alteraria as modulações?
Se for isso eu vou pedir licença pra discordar de vc pois efeitos de modulação e ambiência não sofrem alteração de acordo com o volume do sinal. Vc não tem mais eco só porque grita mais alto...

Valeu!!!

zacaoamargo
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues

Isso eu já não entendi bem, mas o que vc quis dizer é que ele também alteraria as modulações?

Chorus e delay analógicos podem saturar e distorcer... não sei se acontece o mesmo com digitais...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
Para comprimir o som, o Compressor deve vir antes dos drives, mas para servir como booster (pedais de compresão não são bons para isso pois alteram a dinâmica), deve vir depois.
Quanto a sua afirmação sobre os ecos, também não concordo, pois certos delays ou ecos (caso dos Danelectros, Echoplex e Eletro-Harmonix), alteram sim a atuação conforme o volume ou o "ataque" das cordas.
Como sempre, essas opiniões são subjetivas.
99% realmente é um percentual alto, fui superlativo, o certo seria 80%.
Abç

B.Frusciante
Veterano
# dez/07
· votar


O pior é que os boosters não foram exatamente 'inventados' para aumentar o sinal da guitarra para a hora dos solos ou para dar destaque na banda, mas sim para sobressaturar as válvulas dos amplificadores!
O pedal que faz realmente o destaque de volume na guitarra é o Pedal de Volume colocado no Loop dos amplificadores, isso quando se usa o drive do amp, se não usar o mesmo se usa o pedal de volume após os pedais de saturação/drive/distortion do set.
Já algumas pessoas usam o pedal de volume ANTES das distorções, o que faz o mesmo papel do pot de volume da guitarra e eu acho isso(colocar um pedal de volume antes dos drives) inútil, principalmente porque já existe o pot de volume na guitarra para isto. Além de ficar uma confusão nos drives..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante
O problema é que pedais de volume NÃO são boosters, mas pedais de "corte", ou seja, eles só DIMINUEM o volume quando não estão no máximo (daí estão em "by-pass"), e a maioria deles "comem" sinal e timbre.
Abç

B.Frusciante
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
To ligado Bertola, mas minha idéia seria de aumentar o volume do amplificador e colocar o pedal de volume mais ou menos em 3/4, aí para solar abiria por completo o pedal. Não valeria a pena esse esquema? Ele come tanto sinal assim?
Vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante
"Come" sim, principalmente deixam o timbre "opaco".
Abç

zakk wylde
Veterano
# dez/07
· votar


pra usar o drive do amp o único jeito é colocar o boost no loop? eu uso assim, mas dá mto trabalho colocar o boost no loop e os outros pedais em linha...

flw

Penta_Blues
Moderador
# dez/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Mauricio Luiz Bertola
mas para servir como booster (pedais de compresão não são bons para isso pois alteram a dinâmica), deve vir depois.

Concordo plenamente com vc sobre a subjetividade do assunto e, sendo assim, peço que não encare este post como se fosse um "bate boca" de réplicas, tréplicas, etc, mas como uma outra sugestão a ser acrescentada no tópico, pois independente dos percentuais, me contento em saber que só eu, a Boss e mais alguns pensam assim...rs
Vamos lá: O manual da Boss em seu capítulo "Boost Tips" dá uma série de exemplos de conexão de pedais para Boost, entre eles o que usa o equalizador ou o compressor. Na figura desta conexão, estes pedais estão antes do Drive. Outro exemplo interessante é a Guitarra Fender Eric Clapton que possui um Mid Booster Ativo. Convenhamos que é impossível este Booster estar depois dos Drives, não é mesmo?
Ainda sou da opinião que é possível se dar Booster antes do Drive mantendo o som limpo, mas tenho que admitir que realmente a principal função de um Booster antes do Drive é a de incrementar a distorção. Particularmente acho que equalizador só como booster no final da cadeia, como sugerido, seria sub-utilizar o efeito, pois este ao meu ver se presta mais para moldar o som em suas frequências do que simplesmente aumentar o mesmo. Se tivesse que colocar um equalizador depois, acho que seria imediatamente após o Drive para além de incrementar o som, ainda poder controlar frequências e feedbacks. Além disso, como "99%" das vezes o Echoplex não é usado numa cadeia de pedais, não vai ser por culpa do equalizador que o delay alterará o sinal.
Valeu!!!

Dr Jivago
Veterano
# dez/07
· votar


Eu pesquisei muito sobre isso uma época e pelas minhas conclusões, o boost quando ele faz parte do seu timbre é usado antes das distorções, . Por exemplo quando você tasca um Tube Screamer na frente de um Marshal Plexi no máximo, nesse caso o maior destaque nos solos vem do controle do volume da guitarra. De fato, pode se chegar a um clean quase totalmente limpo com o boost desligado e o volume da guitarra bem baixo.

megadeth2612
Veterano
# dez/07
· votar


zacaoamargo

Eu uso um CS-3 como clean booster (antes dos drives), deixo todos os controles de forma que não altere o som e aumento só o level.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Que tipo de booster vocês usam?