Que tipo de booster vocês usam?

Autor Mensagem
Echo Delta
Veterano
# dez/07
· votar


zacaoamargo

Sim, o compressor pode ser utilizado, atochando no controle de compensação de ganho. Deixa o threshold bem perto do pico, e o ratio em 2x1, no máximo. Assim, é possível usar sem ferrar d+ a dinâmica. O problema é q os pedais não costumam ter esses recursos de regulagem. Aí, prá dar boost, vai ter q aturar o efeito secundário, nem sempre desejável, q é a perda de dinâmica e articulação.

Pode usar um eq, como o Boss GE-7, já citado pelo Marcel MSL. A vantagem está em poder escolher as freqs. q serão + ou - salientadas. Por uns R$ 250, compra um Made in Taiwan zerado q é + barato e faz menos ruído q o Made in Japan. Se não vai usar muito o eq, vai pelo bluesband. Vale + comprar um pedal de booster, bem simples, barato e eficiente, com chave on/off (by-pass) e controle de ganho. Tem Made in Brazil de bom preço e qualidade q faz o serviço com perfeição.

Tb é comum utilizar os pedais de overdrive, através do controle de ganha de saída, zerando o efeito (od) e balanceando o controle de eq para ter a quantidade de transparência desejada. O problema aqui é "transparência". Geralmente, nota-se um aumento considerável de médios, um "colorido" característico de cada od/dist. As vezes, o q se quer é, exatamente, esse som colorido e levemente + distorcido. No entanto, o melhor - na minha opinião - é ter o máximo de transparência, deixando o colorido para a maior saturação das válvulas do amp. O edalko já deu a excelente dica do PD-01, q tem um booster "limpo" muito bom, overdrive e flexibilidade de 2 controles/eq, tudo no mesmo pedal.

O pedal de volume, como já bem explicou o Mauricio Luiz Bertola, não é muito indicado.

Enfim, as opções são variadas e, portanto, o melhor a fazer é testar. Pega a tralha emprestada e testa com o teu equipamento. O q serve para um, não serve para outro.

cocomaluko
Veterano
# dez/07
· votar


qual pedal pra boost ficaria melhor pra usar no overdrive de um marshall valvstate (tranzistorado)

boss sd-1?
ou
boss ds-1?

e qual seria a diferenca?

megadeth2612
Veterano
# dez/07
· votar


zacaoamargo

Olha, ta aqui uma gravação rapidinha e básica de como eu uso o booster. A primeira vez que eu toco está sem o booster, a segunda ta com o booster. Ai vai depender da música que eu vou ativar o booster para solo ou só ligar o delay para dar mais corpo. Valeu.

http://www.4shared.com/file/32216558/684efd44/som.html

Pablo
Veterano
# dez/07
· votar


gostaria na verdade de compartilhar a duvida do meu colega quando fala sobre a utilização do booster quando se usa o drive do amp. Já ouvi dizer que para conseguir um booster de volume no drive do amp eu teria que ligar o pedal no loop. essa informação procede?! se sim, como é feita a ligação de pedais no loop!?

megadeth2612
Veterano
# dez/07
· votar


Pablo

Procede sim, usando booster só para aumentar o volume. Você pode ligar no final da cadeia de efeitos, mas não é regra.

Marcel MSL
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
Particularmente não gosto disso, pois perde-se a finalidade principal de um Eq colocado após o Drive que é o controle de frequências e a eliminação de feedback's indesejados, mas vc tem razão em dizer que se aumentaria apenas o volume nesta situação.

por isso dissemos que usamos como boost(flat) e não como equalizador...

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Bom dia!!!

Marcel MSL
por isso dissemos que usamos como boost(flat) e não como equalizador...
Por isso eu disse que o equalizador é sub-utilizado nesta situação...

Pablo
eu teria que ligar o pedal no loop. essa informação procede?! se sim, como é feita a ligação de pedais no loop!?
Neste caso, é como se o drive do ampli fosse um "pedal". Como o loop sob um certo ponto de vista está "depois" do drive, esta ligação que vc imagina é possível. Basta um cabo no "Send" do Ampli ligado ao "In" do pedal e um outro cabo no "Out" do pedal ligado ao "Return" do Ampli.

Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
Não é "bate-bôca", mas debate...
A minha opinião (e experiência própria, e que não é verdade absoluta) é de que boosters, para atuarem como tal, devem vir depois da distorção, posto que antes atuam com "incrementadores de sinal", o que alterará a resposta da distorção.
Tenho um amigo que usa um compressor com essa finalidade, alterar o "escopo" da distorção obtida (no caso um GT-2); para isso, ele usa esse pedal antes.
Abçs

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa tarde!!!

Mauricio Luiz Bertola
Cara, obrigado por compreender meu ponto de vista discordante e, principalmente, muito obrigado por engrandecer meu conhecimento com a apresentação do assunto sob sua ótica e a dos demais amigos daqui do FCC. Esteja certo que acrescentei mais ao que sabia e praticava.
Valeu!!!

zacaoamargo
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Penta_Blues

Na verdade, tudo depende de que tipo de booster e pra que objetivo se usa. Sabendo disso, aí é que você vai escolher se vai ficar antes ou depois.
Não é pelo gosto, mas por princípios lógicos.
:)

Marcel MSL
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
é de que boosters, para atuarem como tal, devem vir depois da distorção, posto que antes atuam com "incrementadores de sinal", o que alterará a resposta da distorção.

é exatamente o que o Mauricio Luiz Bertola falou, quero apenas volume, na verdade para mim não faria diferença utilzar um pedal prório como um clean boost, uso o ge-7 porque tá "sobrando", não quero modificar ou incrementar meu som, apenas um pouco mais de volume no "meu momento".

zacaoamargo
Veterano
# dez/07
· votar


Marcel MSL
Pronto... É isso. Para essa função que você quer, ele deve ser colocado por último na cadeia, necessariamente.
Tudo depende dos objetivos nesse caso dos boosters.
Depende do que você quer, que objetivo vc almeja.

Acho que antes de decidir que tipo de booster se vai usar ou mesmo em que local da cadeia será colocado deve-se saber que objetivos se quer.
Boost limpo? Boost sujo? Aumentar apenas o volume? Equalizar aumentando agudos, médios ou graves? Ou mesmo não mudar a equalização (flat)? Aumento de ganho da distorção?
Tudo é relativo.
Mas tudo é lógico e não depende de gosto mesmo.
Depende de uma lógica.

:)

Pablo
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
quando vc fala que essa opção eh possivel, vc quer dizer que existe outra forma de conseguir o boost de volume utilizando o drive do amp!?

Cadarn
Veterano
# dez/07
· votar


Oque é um 'boost' galera? '-'

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


zacaoamargo
Marcel MSL
Segundo meus parcos conhecimentos o booster deve vir depois das distorções mas ANTES dos pedais de modulação e delay.
Penta_Blues
Eu é que agradeço a sua contribuição pois as opiniões de todos devem ser ouvidas e servir como parâmetros para mudar-mos, se necessário.
Abç

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa tarde!!!

zacaoamargo
Acho que antes de decidir que tipo de booster se vai usar ou mesmo em que local da cadeia será colocado deve-se saber que objetivos se quer.
Boost limpo? Boost sujo? Aumentar apenas o volume? Equalizar aumentando agudos, médios ou graves? Ou mesmo não mudar a equalização (flat)? Aumento de ganho da distorção?
Tudo é relativo.

Perfeito cara!

Marcel MSL
posto que antes atuam com "incrementadores de sinal", o que alterará a resposta da distorção.
Só pra deixar mais claro meu ponto de vista: nem sempre...
Distorção só acontece quando há saturação de sinal. Caso vc tenha um boost num volume tal que não sature o que vem pela frente, vc não alterará esta resposta da distorção simplesmente porque não haverá distorção uma vez que não há saturação; apenas boost....

Cadarn
Digamos que seja "um gás a mais"...rs

Pablo
vc quer dizer que existe outra forma de conseguir o boost de volume utilizando o drive do amp!?
Não. O boost é dado no ampli, ou seja, através de uma fonte externa, pois o ampli não dá boost; leva boost...rs

Valeu!!!

fabguitar
Veterano
# dez/07
· votar


Eu uso no final da cadeia de pedais uma Digitech RP50 (pra alguns efeitos), pra hora do solo, eu uso um outro preset com as mesmas caracteristicas que eu estou usando, apenas com o volume maior

Marcel MSL
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Segundo meus parcos conhecimentos o booster deve vir depois das distorções mas ANTES dos pedais de modulação e delay.
Exatamente!

Penta_Blues
vc não alterará esta resposta da distorção simplesmente porque não haverá distorção uma vez que não há saturação; apenas boost....
Acredito que haverá saturação seja de válvulas(amp) ou transistores(pedal).

os volumes dos pedais quando usados antes da distorção, são usados com o mesmo volume"volume knob" do boost usado após a distorção?

Penta_Blues
Moderador
# dez/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Marcel MSL
O que parece é que eu não estou me fazendo claro e em consequência alguns não estão enxergando que volume satura em qualquer parte.
Muitos defendem que boost antes do drive satura. Eu digo que não necessariamente, pois depende do ajuste.
Muitos, em contrapartida, são categóricos em afirmar que boost depois do drive só aumenta o volume e não altera a distorção. E outra vez eu digo que não necessariamente pois, de novo, depende do ajuste.
Perceba que o boost depois do drive não aumentará a distorção deste drive, mas repare que o sinal ainda seguirá seu trajeto rumo ao ampli e então... Tá dáááá... Vai saturar o mesmo e já era clean boost caso o volume seja tal que provoque esta saturação.
Resumindo: pedal de boost depois do drive não garante clean boost, assim como pedal de boost antes do drive não garante saturação...
Então, respondendo à sua questão, na minha opinião dependendo do local no set os volumes não são os mesmos para se obter os mesmos resultados.
Valeu!!!

Marcel MSL
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
Então, respondendo à sua questão, na minha opinião dependendo do local no set os volumes não são os mesmos para se obter os mesmos resultados.

é a que me refiro, tente colocar um pedal de boost antes da distorção com o volume no 1, teoricamente terá que ser superior ao volume do drive..... o prorio ge-7 sendo boost tem que ser usado em volumes diferentes antes ou depois do drive...

de qualquer forma, pra finalizar, para MEU uso, o GE-7 flat depois do drive atende minha necessidade!
abraço.

jtz
Veterano
# dez/07
· votar


pessoal queria saber se é mais recomendado usar em amplificadores transistorados, um ts808 como booster ou um booster clean (ex.: microamp)

abraços !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


jtz
Cara, o ideal para transistorizados é vc usar o TS808 como pedal de drive e um "clone" do MXR Microamp ou do EH LPB-2 como booster.
O uso de overdrivers (ou Tube Screamers, dá no mesmo pois a engenharia dos dois é quase igual) para boosters só é mais eficaz (tomando como base os parâmetros estabelecidos por SRV) em amps valvulados.
Penta_Blues
Vc tem razão em sua observação acima, mas queria também colocar para a discussão a questão do amp, pois transistorizados e valvulados atuam de forma diferente, daí os resultados serem diferentes também.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


jtz
Cara, o ideal para transistorizados é vc usar o TS808 como pedal de drive e um "clone" do MXR Microamp ou do EH LPB-2 como booster.
O uso de overdrivers (ou Tube Screamers, dá no mesmo pois a engenharia dos dois é quase igual) para boosters só é mais eficaz (tomando como base os parâmetros estabelecidos por SRV) em amps valvulados.
Penta_Blues
Vc tem razão em sua observação acima, mas queria também colocar para a discussão a questão do amp, pois transistorizados e valvulados atuam de forma diferente, daí os resultados serem diferentes também.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


jtz
Cara, o ideal para transistorizados é vc usar o TS808 como pedal de drive e um "clone" do MXR Microamp ou do EH LPB-2 como booster.
O uso de overdrivers (ou Tube Screamers, dá no mesmo pois a engenharia dos dois é quase igual) para boosters só é mais eficaz (tomando como base os parâmetros estabelecidos por SRV) em amps valvulados.
Penta_Blues
Vc tem razão em sua observação acima, mas queria também colocar para a discussão a questão do amp, pois transistorizados e valvulados atuam de forma diferente, daí os resultados serem diferentes também.
Abçs

jtz
Veterano
# dez/07
· votar


beleza Bertola

valeu mesmo, abraços !

Pablo
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
acho q nao fui claro...minha pergunta é se existe outra forma de ligar um pedal pra dar booster de volume no amp (quando estou utilizando o drive do mesmo) que nao seja conectar o pedal no loop. existe alguma forma de fazer isso ligando em linha?!

polaroid_
Veterano
# dez/07
· votar


booster limpo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Pablo
Mas é "em linha" que se ligam boosters.
Abç

jtz
Veterano
# dez/07
· votar


se eu ligar o booster antes da distorção, ele aumenta o volume ?

ou é melhor usar depois da distorção ?

Pablo
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
nao seria no loop do amp!?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Que tipo de booster vocês usam?