Analógicos e Digitais - Mitos

Autor Mensagem
Fábio Goll
Veterano
# dez/07 · Editado por: Fábio Goll
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
guitarfusion
é e uma coisa é que é verdade também é que sets analógicos dependem do ampli em que você está tocando, porque ter um set todo analógico e ligar num amp trans não resolve muita coisa

Errado... não necessariamente.


Tudo depende do amp x pedal.

Por exemplo, eu tenho um amp q o pré puxa muito pro agudo e com pedal de drive, pende muito pro drive abelha.

Se eu pegar um pedal q não tem equalização de no mínimo 3 bandas, fica difícil de timbrar sem um equalizer, e não tem o que fazer.

E o pior, os EQs do amp muitas vezes não atuam nas frequencias que vc precisa cortar/boostar.

Ex.:
Pedal Boss MD-2 + Crate GX-80 = enxame de abelhas
Pedal Boss MD-2 + Meteoro Falcon = muito bom

Por isso afirmo, tem pedal q é chato, só timbra bem em alguns amps. Arrisco a dizer, q alguns pedais foram feitos para utilização em amps valvulados... =P

Eu digo isso, pq já tive coisa pacas, guitars, amps, pedais.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Goll

Tudo depende do amp x pedal.

Não.

O Stein timbra fudido com um Merdeoro e o Prodrive II dele. Eu conseguia bons timbres com um Distortion Boss e um amp Brabu´s... um amigo meu que tinha um Brabu´s véio tirava um timbre de blues invejável.

Timbre abelha é desculpa de nêgo preguiçoso ou que usa ZOOM 505.

Tb já tive de tudo quanto é coisa que você possa imaginar... comecei a tocar em 1986 com um violão com captador e pedal handmade ligado no aparelho de som.

Minha primeira guitarra foi uma Dolphin (da primeira leva que saiu), modelo Strato com corpo um pouco menor, 2 pedais Boss (Distortion e Equalizer)... hoje a guitarra está com meu filho de 10 anos.

Fábio Goll
Veterano
# dez/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

O Stein timbra fudido com um Merdeoro e o Prodrive II dele. Eu conseguia bons timbres com um Distortion Boss e um amp Brabu´s... um amigo meu que tinha um Brabu´s véio tirava um timbre de blues invejável.


Cara, tua comparação não é válida...eu me refiro a pedal + amp sem equalizer e coisas a mais.

TEM CERTOS PEDAIS Q DEPENDEM DO AMP...é só isso que eu to querendo dizer.

Com um equalizer dah pra resolver tudo o q é problema de frequencia (quase tudo.. rs).

Me refiro a certas restrições de alguns pedais com alguns amps.
Pq neguinho mete pau no pedal, mas só usou no amp dele, sacou? Nunca testou em outro pra ver.

É o caso do MD-2 q eu citei, não fica bom no crate, no meteoro ficava e no Werm Music do meu amigo fica bom também.

E tem gente q malha o pau nele mais q o Metalzone.

O prodrive já tem um timbre bom... vai ser difícil achar um amp ruim pra estragar ele...rs

A não ser q não saiba timbrar....rsrsrs

guitarfusion
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Goll

Entendi Sua Colocação mas da mesma maneira que vc tá analizando um pedal analógico x amp vou analizar uma digital se vc tiver uma ligue o drive dela e corte o equalizer que vem nela pra vc vê a bosta que vai ficar digo isso pq já tive algumas então resumindo da mesma maneira que vc tá dizendo que certos pedais
dependem do amp as pedaleiras tbm

na minha opinião não é so certos pedais mas sim os pedais e pedaleiras dependem do amp e muito + de quem tá Tocando

tomarock
Veterano
# dez/07
· votar


enfim .... no fim .... tudo vai depender do amp nao adianta!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Goll

Claro que é válida.

Eu disse no final que usava um equalizer (EU) e não com os amps Brabu´s. Você é que se perdeu no assunto... leia de novo.

Essa de amp é desculpa de aleijado.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


tomarock

enfim .... no fim .... tudo vai depender do amp nao adianta!


Errado tb.

catselidis
Veterano
# dez/07
· votar


eu tenho um pouco de cada coisa - digital e analógico...
tudo fica uma merda se não se empenhar em regular direitinho...
menos o POCKET POD que vc liga e sai tocando e fica um sonzão da peste - êta baixinho fodão!!!
abraço!

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Cara não estou entendendo exatamente o que você está querendo dizer. Você está dizendo que qualquer amp soa igualmente bem, é isso?

(não estou te contrariando, estou realmente tentando entender o que você está querendo dizer)

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


Bog

Leia desde o início.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


catselidis

Sim... as pessoas confundem saber regular um analógico ou um digital com som do amp.

Se eu regulo bem um analógico, zero o amp e mando bala. Que regulagem do amp que eu estou usando? Nenhuma.

Como os exemplos que eu citei do Brabu´s... são casos de 1 em 1 milhão... eu mesmo hoje em dia não pegaria um desses, mas o que manda é a paciência em timbrar bem.

Já vi nêgo usando Marshall e Fender com som abelhudo igual ZOOM 505... lógico que um bom amp é essencial, mas não é o principal como disseram acima.

Quando comecei a usar o POD 2.0 todo mundo curtia os timbres que eu tirava e não sabiam como já que os ajustes sem midi dele são limitados (para usuários que não manjam muito) e precisa saber usar o TAP para regular.

Tem gente que passa a vida tentando timbrar e nunca chega em algo satisfatório.

Vide Josh Homme do Queens of The Stone Age... o cara demorou anos para encontrar o timbre dele... e não revela o set dele pra ninguém... ainda por cima usa umas guitarras Ovation raras.

tomarock
Veterano
# dez/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
errado pelo SEU ponto de vista. importante ressaltar isso.

guitarfusion
Veterano
# dez/07
· votar


tomarock

enfim .... no fim .... tudo vai depender do amp nao adianta!


não acho que tudo vai depender do amp

O timbre depende do Músico + Guita + Efeitos + Amp

se dependesse só do amp não seria tão dificil conseguir um timbre bom era só comprar um bom ampli pronto tava resolvido.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# dez/07
· votar


tomarock

Correto apenas do SEU ponto de vista... vamos ressaltar isso.

Big Muff Overdrive
Veterano
# dez/07
· votar


Em termos de som essa conversão para digital, "gera perda" no som, tendo alteração de timbre ... já o analógico não.

Mas aí vem a pergunta ue tou martelando durante toda essa semana:

Tu mantém a afirmação para as duas modalidades: ampli valvulado e ampli transistor?
abraç

Bog
Veterano
# dez/07 · Editado por: Bog
· votar


Big Muff Overdrive

Vou me meter aqui. Cara, a 'perda de sinal' do digital não tem qualquer relação com o tipo de amp usado. A engolida de sinal é culpa exclusiva da conversão analógico/digital/analógico. Se você tivesse uma pedaleira com um conversor de 22kHz e 8bits (nenhuma das atuais é tão ruim), não ia ajudar nada ter um amp fodão. A pedaleira ia continuar sendo um buraco negro de timbre.

Note que não estou falando da qualidade dos algoritmos que rodam dentro do digital. Esses podem gerar um som bem fraco - mas um pedal analógico também pode ser ruim. Mas a "perda de sinal" ocorre por causa da conversão ADA. Aliás, com os conversores mais modernos, isso nem acontece tanto, o maior problema (para quem tem problemas) fica por conta dos algoritmos mesmo.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/07
· votar


tem muito equipamento digital que é foda e tem um puta som, engana até os ouvidos mais experientes, porém o som pode enganar o público, mas quem está tocando percebe a diferença, diria que equipamento digital tem som melhor pq é mais "puro", vc realmente sente o que está tocando, no digital o som é mais quadrado... percebo muito nos vibratos, com um pedal ligado num amp soa muito melhor...

mas pra quem vai ouvir é complicado, principalmente gravado com banda, difícil saber qual é qual...

DANIEL_TUBES
Veterano
# dez/07
· votar


Rodrigo Yoshida

Entao so pra tirar um duvida, o maior problema dos digitais nao e a qualiadade do aparelho em si, .. mas sim a taxa de amostragem... por exemplo se vc tivesse uma pedaleira com um taxa com mais de 196Khz teria um resultado bem melhor no som, seria isso .. ???

Daniel Venticinco

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


DANIEL_TUBES
maior problema dos digitais nao e a qualiadade do aparelho em si, .. mas sim a taxa de amostragem...

Não. Essa é simplesmente a parte responsável por engolir sinal. Mas não adianta nada uma taxa de conversão altíssima se o algoritmo que transforma o sinal não for bom. Delay, reverb e coisas do tipo são fáceis de se programar. Já simulações de amps são coisas complexas. Para rodar uma simulação de amp, é preciso um poder de processamento razoável. E mesmo que a pedaleira tenha todo o poder de processamento do mundo, o software pode não ser bom. E para saber se o software está a contento, só ouvindo mesmo. (ou fazendo engenharia reversa, hehehe)

Douglas_
Veterano
# dez/07
· votar


De acordo com depoimentos, o AXE-FX (http://www.fractalaudio.com/) é um grande avanço na simulação de ampli.

Dizem que esse novo equipamento têm a sensação de estarem realmente "conectados" ao ampli. Mas isso tem um preço: aproximadamente $1.600 (Dolares).

6070
Veterano
# dez/07
· votar


Douglas_

Bom pra que pagar 1000 doletas num amp bom original se podemos comprar um maravilhoso simulador por 1600 doletas hahahgahgahghag

Sensacional e viva o PASTEL!


PAZ

HYBRID PRS
Veterano
# dez/07
· votar


É o caso do MD-2 q eu citei, não fica bom no crate, no meteoro ficava e no Werm Music do meu amigo fica bom também.

eu não gostava do MD-2 quando ligava em uma Warm Music, depois vendi o pedal e tive oportunidade de testar no meu Crate... ficou bom demais a distorção, peso mesmo, agora to atraz de outro pedal rs...

Douglas_
Veterano
# dez/07
· votar


6070
Equipamente desse porte é para Studio ou para os "endinheirados". Se bem que 1600 dolares se fosse o dolar 1 para 1 real, nem seria tanto, afinal paguei 1600 na minha GT-8.

MatheusGuitar
Veterano
# dez/07
· votar


Por mim o segredo todo está na coisa q fik em a correia e a guitarrra se esse cara naum manja de nada vai ser uma porcaria o som, agora se ele se garantir ninguem segura!

tomarock
Veterano
# dez/07
· votar


guitarfusion
Nick_Oliveri_Guitar


se a gente for sempre considerar a questao da regulagem isso sempre vai depender de quem ta regulando, eh logico! posso ter oq quiser na mao se eu nao souber regular fica ruim... posso ter uma bosta, sabendo regular pode ficar melhor que um que tenha um equipo melhor e nao sabe... isso tbm eh logico!!
oq me refiro eh que pra tirar otimos sons vai depender do casorio do amp + efeitos, como ja disseram (nao depende de quem ta regulando??? logico!!!). se nao casar nao adianta... pode ficar bom, mas nao tanto quanto um amp que casaria melhor.
por isso que afirmo... depende do amp... nao que ele seja valvulado (mas melhor que seja viu amigo!!) mas que case com o set...
Esses tipos de discussao nunca chegam ao fim por q gosto cada um tem um e ponto.

Marcelo R.
Veterano
# jul/08
· votar


Reabrindo o topico..heheheh

Pessoal...estive lendo aqui o topico todo (eta topico problemático) e vi que
acabaram não respondendo a pergunta exta do companheiro que abriu o mesmo.
Bem agora a dúvida é minha e não respoderam e gostaria de saber se existem
"pedais" digitais...
ex.: eu tenho um over da line 6 e acabei de descobrir que é digital...é verdade??
pode ser isso?

tenho um simulamp hobertt e um delay boss.mais algum é?? porque???
qual a diferença no circuit ou algo que torne analogico e digital?

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


Marcelo R.

Sim, existem pedais digitais. Muitos.

Digital é qualquer pedal no qual o sinal é convertido para o domínio digital, trabalhado por algoritmos que rodam em um processador, e re-convertido para o domínio analógico. Resumidamente, se tem conversão ADA, é digital.

A qualidade do som final vai depender da conversão *E* dos algoritmos. Algoritmo nenhum salva uma conversão ruim, e conversão nenhuma salva algoritmo ruim.

Quanto ao teu Boss, ele provavelmtne é um DD-alguma-coisa, onde "DD" significa DIGITAL Delay. Obviamente, isso quer dizer que o pedal é digital.

Marcelo R.
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
pocha que sacanagem....quando pensei que estava indo bem..
valeu
abraços...
sempre que tiver ADA é digital ok?isso?

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


Marcelo R.
pocha que sacanagem....quando pensei que estava indo bem..

Como assim?

O fato de ser digital não quer dizer que é ruim. E também existe muito analógico tenebroso por aí.

sempre que tiver ADA é digital ok?isso?

Sim. Se na especificação você encontrar algo do tipo "sampling rate" ou "16 bits per sample", é digital. Se tiver um processador rodando algoritmos é digital. Se tiver sinal sendo convertido para bits, é digital. Simples assim.

Marcelo R.
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
Valeu Brow

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Analógicos e Digitais - Mitos