Alerta: Pedaleiras x oscilação da energia em show

    Autor Mensagem
    João_Luiz
    Veterano
    # set/07 · Editado por: João_Luiz


    Estou colocando esse post pois pode ser útil para alguém aqui do forum.

    Organizei um Show de rock esse feriado e passamos aperto com a oscilação da energia.

    Percebemos que na noite anterior a luz oscilava de acordo com a potência do som utilizada, mas até então nada que nos preocupasse.

    Ao passar o som à tarde, tudo OK.

    Foram 5 bandas para tocar, e vários efeitos foram trazidos pelos guitarristas.

    A primeira banda toucou beleza com pedais analógicos (Groovin).

    A segunda também, com os pedais analógicos também (Boss, Onerr).

    A terceira surgiu um problema: a V-amp ficou resetando o tempo todo, não segurava ligada de jeito nehum. Desligamos luzes e mais luzes do palco e platéia e nada... após um período de inércia peguei minha Boss ME-50 e coloquei pro guitarrista tocar (Rush cover), e como sabia as músicas - e sou fã do Rush, coloquei pra ele os pressets que davam para ele tocar.

    A ME-50 ficou piscando o tempo todo mas segurou o som, não desconfigurando e permitiu tocar beleza.

    A outra banda deu pau também: era uma ZOOM GFX-4, e também ficou o tempo todo ressetando.

    Mais uma vez minha ME-50 quebrou o galho.

    Minha vez de tocar e graças a Deus não tive problemas, exceto um cabo que deu mal contato numa música, hehehe.... Meu amigo guitarrista também deu sorte, pois sua ZOOM GFX-1 também não deu problema.

    Moral da história: existe esse problema que temos de estar atentos, pois podemos ficar na mão em cima da hora e todo nosso esforço ir por água abaixo por causa da sensibilidade que o mundo digital tem à oscilações de energia.

    Minhas notas:
    Analógicos: 10 (sem problemas)
    ZOOM GFX-1: 10 (sem problemas)
    BOSS ME-50: 8 (piscou mas funcionou normalmente)
    ZOOM GFX-4: 0 (não funcionou)
    Behringer V-AMP II: 0 (não funcionou).


    Boa sorte nos Shows de vocês!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/07
    · votar


    João_Luiz
    Alerta: Pedaleiras x oscilação da energia em show
    Antes eu e o outro guita da minha banda usavamos Digitech RP10, numa apresentação tipo essa que vc citou as duas queimaram ....

    Bog
    Veterano
    # set/07
    · votar


    João_Luiz

    Pior que é, né... mas acho que a nota 0 devia ser para o fornecimento de energia elétrica, e não para as pedaleiras. Senão, TV de plasma 72 polegadas de alta definição também receberia nota 0...

    Luis Guitar
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Caramba!!
    Uso pedais analógicos, com fonte, sempre q vou tocar levo bateria reserva, caso precise usar, a bateria num aguenta muito tempo, mas quebra o galho até resolver algum problema!!!
    Tenho medo de quimar a fonte, ou algo do tipo...
    Uma vez tocando em local aberto, o sereno fez meus pedais pararem de funcionar!! Molhou muito, toquei 1 música com a dist do amp, depois tivemos q parar pra mim ficar secando os pedais, e toquei o resto do show com eles cobertos por um pano!! Mó medo de dar curto, mas o show tem q continuar!!!

    Abraçoss

    Humans Being
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ja aconteceu coisa semelhante comigo com pedais analógicos, quando acionava algum deles roubava energia do ampli que é um valvulado.

    Troquei a tomada de energia que estava usando tanto pro ampli como pros pedais, e deu td certo.

    O que ocorre é que outros equipamentos ligados na mesma rede elétrica faça com que aconteça esse transtorno todo.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    João_Luiz
    Duas coisas: bateria (neste caso, pilhas) - se tem a possibilidade de usar, leve pra qualquer eventualidade.

    Fonte: estavam usando as fontes originais? (Ao que parece no caso do V-Amp II a original não é uma grande garantia... As da Zoom acho que são "estabilizadas" - regulated? - de toda a forma alguns equipamentos são mais suscetíveis que outros).

    O que leva à terceira coisa: No-Break.

    Pra ter garantia mesmo acho que o melhor negócio é um bom No-Break, não é um investimento barato, mas pode ser bem necessário em alguns casos.

    Lembro de já ter visto alguém falando sobre isto no fórum.

    Claro que ter rede elétrica e instalações elétricas melhores seria salutar, mas enquanto isto acho melhor garantir os equipamentos.

    Fora que em muitos casos são ligados diversos equipamentos em uma tomada só - com os famosos "Ts" ("tês" - e/ou "benjamins", é isto, certo?) e afins - o que também não é lá muito indicado.

    Além dos equipamentos o mais importante é a integridade de quem está se apresentando... Que as vezes está, sim, em risco.

    Com um No-Break (ou pilhas/baterias) e um sistema Wireless (sem fio - pros microfones e pros instrumentos) está basicamente tudo garantido - equipamentos e pessoas.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Não é preciso nem o no-break, que seria mais pra manter a energia, mais um bom estabilizador seria legal sim, além do que da uma proteção à mais aos equipamentos!

    João_Luiz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Fernando de almeida
    as duas queimaram ....
    Aí foi sacanagem...

    Bog
    nota 0 devia ser para o fornecimento de energia elétrica
    Sem dúvida, mas fazer o quê nesses casos...


    Luis Guitar
    Mó medo de dar curto, mas o show tem q continuar!!!
    É Rock'n'Roll!

    Humans Being
    Troquei a tomada de energia que estava usando tanto pro ampli como pros pedais, e deu td certo.
    Tentamos isso aí, mas não adiantou...

    Ultra.Fuzz
    bateria (neste caso, pilhas)
    A minha ME-50 trabalha com pilhas, é uma boa pedida.

    No-Break.
    Tenho a impressão que ficaria apitando com se a energia estivesse fraca..

    É isso aí, galera.
    Vamos nos precaver!

    João_Luiz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    I.Nosferatu
    um bom estabilizador seria legal
    Usamos um para meu Fender Valvulado e não teve problemas, mas nas pedaleiras não resolveu não...

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    I.Nosferatu
    Pelo que eu já pesquisei sobre o assunto o No-Break garante muito mais - além de filtrar a energia e fornece-la realmente estável, principalmente porque numa queda/oscilação muito grande ele evita que o equipamento seja desligado de maneira brusca e possivelmente danosa ("no-break").

    Na verdade quando falo No-Break estou me referindo aos combos (No-Break + estabilizador), que são popularmente chamados apenas de No-Break mas, na verdade, realizam as duas funções.

    Talvez os termos pareçam meio dúbios ou redundantes, mas alguns agem em três frentes: como filtro de linha, como estabilizador e como no-break.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Eram confiaveis e detalhe, era um pra cada equipamento?

    Se mesmo assim não resolve é melhor optar por baterias mesmo, saem bem mais barato que o conserto... hehehehehehe

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    Esses detalhes do no-break eu ja sei, realmente essa capacidade de manter a energia durante algum tempo + o estabilizador acoplado é mais eficiente, porem muito mais caro que um simples (porem de boa qualidade) estabilizador que já é de grande utilidade nesses casos!

    Por outro lado tem-se estabilizadores que não valem um conto, por exemplo, tenho um aqui que ao invés de ajudar atrapalha, pois quando ele é ligado causa interferencia em todos equipamentos eletronicos ao redor, por isso tem que ser de boa qualidade e procedencia, senão é melhor nem usar!

    Lak Lak
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Lak Lak
    · votar


    caraleo..

    n me vejo com um set de pedais e um NO-BREAK na case! XD

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    "n me vejo com um set de pedais e um NO-BREAK na case! XD"

    Realmente é bem anti estetico, mais o beneficio é enorme!

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    I.Nosferatu
    Imaginei até que sim, mas fica como referência pra quem for ler e não tiver idéia.

    Em alguns casos tem outros mecanismos de proteção já bastante eficientes, então fica realmente desnecessário.

    De qualquer forma é sempre melhor prevenir do que remediar.

    Lak Lak
    Pode parecer pouco ortodoxo, mas nem por isto deixa de fazer sentido (dá uma olhada nos racks e afins... sempre tem algum equipamento pra garantir um bom fornecimento de energia).

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/07
    · votar


    trabalhei como roadie pra uma banda aki em vitoria com um esquema bastante profissional, apesar de ser uma banda de pequeno-medio porte.

    Era uma banda cover de U2, e tudo que ia pra tomada passava por no-breaks! É um investimento pesado, mas que garante resultados!!

    João_Luiz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    BaNdAiD
    Boa dica prática.
    Que sirva pra todos.

    Gasparzim
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Gasparzim
    · votar


    Em primeiro lugar queria dizer que o V-Amp II já me deixou na mão três vezes por conta da energia!!!

    Mas os Motivos são vários, primeiro as fontes do v amp não são estabilizadas, não tem termostato. Segundo muitos donos de som ligam a aparelhagem (geralmente de alta potência) querendo puxar a energia de tomadas, onde o melhor seria comprar uma fonte grande e puxar de um poste mais próximo.

    Resultado: terei que comprar um estabilizador de entrada 220 e saída 220 de preferência 1000 watts pra corrigir e segurar a tensão nominal!!!

    Aí dá pra tocar sem medo!!!!

    Valew

    patrickqueres
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Uma vez fui tocar em uma igreja em um distrito aqui perto, e quando estávamos passando o som a tarde, tudo ocorreu bem! Na hora de começar o culto, voltei para testar e minha BASS V-Amp não parava de resetar!!

    A X-Vamp do guitarrista estava perfeita, e eu ouvia alguns chiados (bem baixinho) nas caixas de retorno. Depois de muito testar, ela estabilizou e consegui usar ela durante todo tempo! Ufa!

    Mas quando vou nesses lugares de energia "duvidosa", costumo levar o estabilizador.

    MANFREDINI
    Veterano
    # set/07
    · votar


    oscilação da energia.
    use um estabilizador (ou um no-break, ai é melhor ainda, mas ele é bem pesado e grande, por isso recomendo um estabilizador bom, tipo ums SMS de 500va) e seus problemas acabaram

    e toquei o resto do show com eles cobertos por um pano!!
    caramba, que legal essa ideia

    Gambá do Rock
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Gambá do Rock
    · votar


    João_Luiz
    Organizei um Show de rock esse feriado e passamos aperto com a oscilação da energia.

    Percebemos que na noite anterior a luz oscilava de acordo com a potência do som utilizada, mas até então nada que nos preocupasse.


    Cara, para organizar eventos desse porte, vc deve se preocupar também com a estrutura do local. ao ler seu post, tive a impressão do esquema de luz onde vc tocou ser bifásico (no máximo) enquanto que, para vc não ter problemas com oscilação de corrente, a luz local deve ter um relógio no esquema trifásico. Amplificadores e P.A's puxam energia pacaraio!!! então, os problemas com os equipamentos podem ter sido dessa natureza.

    poxa... a festa foi boa hein, nem me convidou =\


    abraço

    João_Luiz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Gambá do Rock

    Sim, na verdade foi feita em um condomínio novo, sem ninguém morando lá ainda, e que ainda estava - pasme - com um transformador provisório, rs...

    a festa foi boa hein, nem me convidou =\
    Hehehe, foi mal; fui dormir às 6 da matina...

    Gadelhaz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Vale a pena ter um no-break. Mas não precisa ser um grande. Esse aqui é ótimo (como exemplo, não sou representante de vendas):

    No-Break Back-UPS 600 ES 600VA/360W com Entrada Bivolt e Saída 110 vt
    Submarino
    R$ 279,00

    Tenho um desse. A tensão de saída fica constante. Nesses casos não há necessidade de ligar junto um estabilizador ou filtro de linha (régua).

    Maior que esse vai ser muito chato de carregar. É muito pesado. E quanto ao BEEP quando a tensão fica muito baixa ou quando cai de vez, é assim mesmo, quer dizer que é preciso parar de tocar. :-) Em casos extremos é só remover isso.

    T+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alerta: Pedaleiras x oscilação da energia em show