Problema oscilacao de som ProCo Rat2.

    Autor Mensagem
    Rafael Bosa
    Veterano
    # jan/12


    Antes de qualquer outra coisa agradeco a aceitacao, pelo fato de eu ser novo no forum. Gostaria de saber se alguem pode me ajudar ou se alguem ja teve o mesmo problema que eu estou tendo... Seguinte: Eu comprei ha pouco tempo um Rat2 usado. O antigo dono me disse que nao tinha problema algum, e realmente o pedal é impecavel, mas... e sempre tem um mas... depois de em media 10 minutos tocando o pedal comeca a "engolir" o som sempre que eu palheto as cordas e por um tempo de em media 1 a 2 segundos, depois o som sai claro. Isso se repete a cada palhetada. Eu nao sei o que pode estar acontecendo, alguem poderia ter um feixe de luz sobre isso? Eu o uso plugado a um Bugera 333 com uma Epiphone Custom, caps EMG81/85 gold.

    Me desculpem se existe qualquer coisa relacionada a isso que ja tenha sido publicada, mas eu estive procurando e nao encontrei mesmo nada.

    Grande abraco a todos.

    Rafael Bosa
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Nao sei se influencia algo, mas de toda forma... afinacao Drop A.

    Rafael Bosa
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    up!

    ogner
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Rafael Bosa

    Sempre só acontece depois de + ou - 10 minutos?

    Rafael Bosa
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pois é, eu tbm fico espantado, mas isso so acontece depois de um certo tempo... vc teria uma ideia do que pode estar acontecendo?

    Valeu...

    ogner
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Rafael Bosa

    Se fosse desde do acionamento algum componente poderia esta com problema, talvez, na solda. Mas nao sei! Estranho! Eu chutaria o CI dele que fumou..Vi uns layout e ele usa o LM308..Ja montei um clone do Rat..Fnciona legal ate hoje!

    Rafael Bosa
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu acabei de desmontar todo o pedal agora pq um amigo me disse p fazer dar uma olhada aolho nu para ver se aparentemente tinha algum componente queimado. Nada. Tudo inteiro, soldas perfeitas, fios bem soldados, sem oxidacao... e verdade, tem esse cip LM308. Do outro lado da placa(soldas) esta escrito: "The baddest box for the baddest axe" e "Brought to you by the captain of the universe - THE RAT", "Design SRB 1974/1986" e embaixo canto direito inferior 12/86. Alguem com alguma ideia? Talvez eu nao esteja sabendo regular direito? Eu costumo usar muito ganho, muito bass. POde ser alguma saturacao de graves? Sei la, sou um pouco leigo no campo "regulagens". Agradeco qualquer ajuda.

    Rafael Bosa
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Na verdade, o que é esse CI?

    Rafael Bosa
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ninguem?

    jpdiman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Rafael Bosa

    É um OP-AMP, ou seja, um amplificador operacional.

    Se foi ele mesmo, da pra pedir pra alguém que entenda de eletrônica trocar pra você (mas manda usar soquete), custa uns R$5,00 dependendo da loja.

    Recomendo que se for trocar, procurar pelo LM308 mesmo, outros OP-AMP podem funcionar, mas vão tirar a característica do pedal.

    Rafael Bosa
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    jpdiman
    Meu, que historia esse pedal! Eu vou ver numa eletronica qual é o estado desse pedal. Ele é tao bom nos primeiros minutos...Pq isso acontece so depois de um tempo?

    ogner
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: ogner
    · votar


    carlos adolfhs é o nome do craque ou macaco veio

    Guga Ramone
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Como é um pedal antigo (1986) chutaria que é algum problema relacionado a capacitor, mais provavelmente um eletrolítico.

    jpdiman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guga Ramone

    Concordo! Deve ter algum estufadinho ali!

    Pela data do pedal, talvez existam até capacitores a óleo nele!

    macaco veio
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    pela descrição, o pedal da dando uma especie de compressão, na hora que palheta o sinal é forte e é comido e depois vem voltando ao normal. Não acho que seja CI, mas se for, quando acontecer isso ele deveria se aquecer (encoste o dedo nele e veja se ta quente, se tiver frio esta ok). Parece coisa de fonte, da fonte que tiver usando ou depois da fonte na propria alimentação interna, ali a tensão é dividida em 9 , 4 e meio, e zero, se desbalancear passa a ter mau funcionamento.
    Pela descrição do problema, parece alimentação insufuciente, mas dificil de acontecer em pedal de distorção, (parece coisa de ampli valvulado com retificador a valvula em altissimo volume acontece isso). Dificil de diagnosticar sem medir com multimetro partes do circuito. Ao contrario do que se prega por ai, capacitores costumam durar uns 50 anos em condiçoes normais, mas nada impede de algum se estufar por que de repente alguem plugou uma fonte errada com maior voltagem. Sugiro testar o pedal em outro ampli e com outra fonte, antes de mexer nele.

    Guga Ramone
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    macaco veio
    Que eu saiba eletrolítico tem durabilidade bem menor que os outros tipos de capacitores. Principalmente se eles ficam muito tempo sem serem energizados. Enfim, concordo que pra dar um diagnóstico correto, somente com o pedal na mão e fazendo algumas medições.

    macaco veio
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    a durabilidade dos caps é uma coisa dificil de dizer ao certo porque envolve a condição de trabalho, voltagem submetidos, o valor da capacitancia e sua margem de erro, temperatura e material de que são feitos.
    Principalmente se eles ficam muito tempo sem serem energizados
    Não acredito nessa informação, isso seria a desintegração da quimica interna a partir do nada, so de ficar parado. Não sei da onde vem essa afirmação, mas se for verdadeira o efeito é minimo. O maior perigo para um capacitor é o valor da tensão aplicada proximo da sua tensão suportavel, não sei afirmar o tamanho do desgaste do cap nessa condição, mas acredito que seja bem maior do que se ele ficar parado sem uso, caso a informação for verdadeira. Acho que o uso (carga e descarga) é que há desgaste.
    No caso do pedal, o maior valor de tensão é 9 ou 10 volts e qualquer cap interno provalvelmente sera bem maior que isso. Outro detalhe é que em todo circuito quando se usa um cap eletrolitico a regra é colocar acima de 5 vezes mais o valor da capacitancia (geralmente se poe 10 vezes o valor). Mais um detalhe é que caps antigos a margem de erro era maior na fabricação então o fabricante geralmente punha uma folga maior ( um cap de 1uF costumava medir 2,2 por exemplo).
    Mas ha o detalhe do material dos componentes, as borrachas que vedam o cap com a lata podem se desgastar (ai depende da borracha usada pelo fabricante) e abrir com o tempo.
    Em termos de material posso afirmar que o que mais se desgasta é o cap de poliester metalizado, o poliester simplesmente se desintegra (mela com o tempo), tem que dar um banho neles com araudite. pelos menos os fabricados nos anos 70 e 80, os novos so saberemos daqui alguns anos. Eu tenho guardado peças velhas (usadas e novas algumas dos anos 50), o cap mais forte é o de ceramica, é o mais barato e que todo mundo mete o pau, so porque é barato sismam que é ruim.

    Guga Ramone
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Não acredito nessa informação, isso seria a desintegração da quimica interna a partir do nada, so de ficar parado.
    Acho q é válida, sim. Veja o caso de pilhas recarrregáveis. Descarregam sozinhas e se deixadas muito tempo sem carga, acabam se danificando. Até pq a reação química está sempre ocorrendo ali dentro, não é "a partir do nada".

    macaco veio
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    um cap eletrolitico não é um processo quimico como pilhas (é muito mais simples) e não guardam energia como as pilhas, eles se descarregam rapidamente e ficam sem carga. Num eletrolitico umas das placas é oxidada (de proposito pra funcionar) e a outra placa não ( a outra placa é um liquido pastoso). O que pode ocorrer é a outra placa oxidar tambem por velhice e como o eletrolitico funciona aproveitando a oxidação do material como processo de fabricação, iria atrapalhar o funcionamento alterando a capacitancia muito provavelmente para menos. Mas ai ja é velhice mesmo como qualquer outro material pode enferrujar (que é uma oxidação) por falta de uso. ai nesse sentido é verdadeiro.
    É muito controverso essa afirmação, eu tenho caps guardados de mais de 20 anos e quando meço tão com o mesmo valor.
    O que aprendi, ou seja, o que me foi passado como teoria é que os eletroliticos quando o circuito que estão, é ligado, a reação quimica deles tende a equilibrar a oxidação que por ventura possa ter sido perdida ou alterada pra mais, ora! como que se auto concertassem (enquanto mais funciona melhor fica), se fosse assim então não estragariam nunca, também não acredito. (mas isso está nos livros).

    slash_web
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Na boa , afinação influencia sim... testa com afinaçao padrão , em outra guitarra .

    dependendo a frequencia que voce estiver usando , ou muito grave ... pode oscilar sim.

    Rafael Bosa
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Galera, meu problema continua e agora desde o inicio da utilizacao, quando palheto com uma pegada mais forte. Se toco mais"light", por assim dizer, nao é tao aparente o defeito. Testei em outro ampli, com outra guita, com outra fonte, com bateria...enfim, todos os testes possiveis e... nada! Eu tenho gravado o som do pedal com defeito, se alguem puder me dar uma ajuda eu estaria mais um avez muito agradecido.

    macaco veio
    Fiz o teste que tu comentou acima, ele nao esquenta(CI).

    slash_web
    Fiz o teste tbm em uma SG com afinacao E, e ela faz menos, mas ainda faz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema oscilacao de som ProCo Rat2.