What the hell é um delay Vintage e Quente?

Autor Mensagem
rafaelcds
Veterano
# set/07


Ae glr... por favor, me digam pfv... o que significa um delay vintage e quente?

Que eu sabe o efeito de delay nao tem nada a ver com deixar o som vintage e quente... Então... que eu saiba se um delay fizer isso ele eh mto eh ruim pq faz algo que nao deveria fazer...

E ai... os amantes de delays vintages e quentes... defendam-se!

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


Então... que eu saiba se um delay fizer isso ele eh mto eh ruim pq faz algo que nao deveria fazer...
vc sabe errado


E ai... os amantes de delays vintages e quentes... defendam-se!

não precisam se defender, pq não existe acusação válida

rafaelcds
Veterano
# set/07
· votar


Tiruk
pelo amor de deus, me indique um lugar onde eu possa ouvir uns sons e tirar essa duvida.

Igor Fediczko
Veterano
# set/07
· votar


um delay quente geralmente é um delay que esquenta por causa da fonte, que em muitos casos, não é estabilizada, por isso faz o pedal esquentar bastante, que no único caso e exclusivo do delay, afeta o pedal.

o que acontece é que na época dos vintages, lá nos meandros de julho de 1967, não existia fonte de energia, e os pedais eram alimentador por bateria... e o fato aqui é que não existiam baterias alcalinas e coisa do gênero, portanto as baterias forneciam o valor errado para o pedal... que fazia o pedal esquentar, por trabalhar em condições inadequadas... isso gerou uma caracteristica, que hoje é copiada digitalmente, mas continua-se falando em "quente", pois carrega o nome da época.

em equipamentos analógicos, costuma-se usar também baterias ruins, e não as famosas duracell e sua precisão energética.

forte abraço.

BlindSjc
Veterano
# set/07
· votar


Além da informação histórica do Igor,
os delays vintage (fita) tem a característica
de atenuar as frequências altas (agudos) a
cada repetição. Os delays digitais mais antigos
normalmente mantém cada repetição quase
idêntica à anterior, com atenuação apenas no
volume. Hoje já existem delays digitais que
simulam essa mesma atenuação de agudos,
tornando o som mais parecido com as antigas
gravações do efeito.

edalko
Veterano
# set/07 · Editado por: edalko
· votar


rafaelcds

Cara, eu já tive delay analógico e digital.
Minhas conclusões são as seguintes: não notei nada de vintage ou quente no delay analógico, apenas o fato de que ele tem um tempo limitado de atraso e a sonoridade repetida vai se degradando acentuadamente ao longo das repetições. No delay digital, as repetições são cristalinas e perfeitas.
Se essa degradação no analógico é o tal "som quente" eu não sei, talvez seja pelo fato de a repetição atenuar as altas frequencias, deixando uma sonoridade na repetição mais fechada, sem a presença de agudos estalados. Só acho que há muita babação de ovo em cima desses delays, para uma sonoridade que não vale o quanto pedem por esses pedais.

Aliás, já tive até um echo de fita (em 1987), em que o modus operandi se dá com uma fita (do estilo cassete mesmo) que, num comprimento bem limitado passa por um cabeçote de gravação (isso mesmo, esses de tape-deck) e por mais três de leitura (gerando três repetições), sendo que através de umas chaves vc regula o espaçamento entre os cabeçotes de gravação e leitura, alterando o atraso do delay. A qualidade do audio se equivale a de uma fita cassete, porém, com a situação peculiar de que a qualidade das gravações vão ficando cada vez piores, uma vez que é o mesmo pedaço de fita (50cm +/-) que fica permanentemente passando entre os cabeçotes, sendo gravada e regravada direto.

Eu não troco um digital por um analógico!!!

edalko
Veterano
# set/07
· votar


Igor Fediczko
um delay quente geralmente é um delay que esquenta por causa da fonte

É piada né???

edalko
Veterano
# set/07
· votar


rafaelcds
pelo amor de deus, me indique um lugar onde eu possa ouvir uns sons e tirar essa duvida

http://www.musiciansfriend.com/navigation?q=analog+delay

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar



um delay quente geralmente é um delay que esquenta por causa da fonte

AAEHOAEHAOEIHOIAEHOIEAHOIAEHOIAEHOIAEOHIAEOHIAEHOIAEHOIAEHOIAEOHIAOEHI HOIAEOHIAEOHIAEHOIAE

PUTA QUE PARIUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Fernando de almeida
Veterano
# set/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


um delay quente geralmente é um delay que esquenta por causa da fonte,
Hããããããããããããããã~~aãã

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


Ou o cara tá de brincadeira, ou merece morrer empalado por dizer tamanha BOSTA

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


portanto as baterias forneciam o valor errado para o pedal
isso é impossível
baterias sempre dão a mesma voltagem especificada

edalko
Veterano
# set/07
· votar


Tiruk
Pior ainda que o cara desenvolveu uma tese...

Ultra.Fuzz
Veterano
# set/07
· votar


Tiruk
Não quando estão "morrendo". :]

---

A subjetividade é a alma do negócio, quanto mais quente, suave, redondo, molhado, gordo... "For" o som, melhor pra quem tá tentando vender.

No fim das contas me lembra mais propaganda de comida ou sei lá o que do que descrição do som do pedal.

Fernando de almeida
Veterano
# set/07
· votar


Pior ainda que o cara desenvolveu uma tese...
Bom se for falar em tese, não podemos falar nada pois o cara desenvolveu o texto, citou datas, etc ... O caso é que não tem nada a ver com a pergunta.

Mas entrando no que o nosso amigo falou, alguém aqui tem um delay que esquenta e o som muda depois disso????


hehehhehee

edalko
Veterano
# set/07
· votar


Fernando de almeida

O pior for ter desenvolvido uma tese absurda.
Po, o tal delay "quente" refere-se a um tipo de sonoridade que o pedal dá, e não pelo fato de o pedal esquentar ?!?!?!?!?

Senão daqui a pouco o som "molhado" vai ser porque o cara tem sudorese e pinga suor demais em cima dos pedais, ou porque utiliza certo tipos de componentes antigos (sei lá, capacitores a óleo) que com o tempo vazam e os pedais ficam internamente "molhados"...

Ou o som é "gordo" porque o tamanho da caixinha é muito superior e desproporcional ao tamanho dos componentes que constituem o pedal, ou porque o guitarrista come muita coisa gordurosa.

acho que vou fingir que esse tópico nunca existiu............

Tiruk
Veterano
# set/07 · Editado por: Tiruk
· votar



acho que vou fingir que esse tópico nunca existiu............

aqui no cifraclub, esse é apenas um tópico diário! huahuahuahua
amanhã tem outra bizarrice

Fernando de almeida
Veterano
# set/07
· votar


edalko
O pior for ter desenvolvido uma tese absurda.
Po, o tal delay "quente" refere-se a um tipo de sonoridade que o pedal dá, e não pelo fato de o pedal esquentar ?!?!?!?!?

Isso é ....

Senão daqui a pouco o som "molhado" utiliza certo tipos de componentes antigos (sei lá, capacitores a óleo)
kuakuakuakuakuakuakaukuakauakuakua

marcio_smdo
Veterano
# set/07
· votar


Fernando de almeida
Mas entrando no que o nosso amigo falou, alguém aqui tem um delay que esquenta e o som muda depois disso????
Vai ser a próxima enquete do Soulface, hehehe! O som eu não sei, mas o cheiro deve ser de queimado purinho, hehehe!

Abraço

butheavy
Veterano
# set/07
· votar


Igor Fediczko

um delay quente geralmente é um delay que esquenta por causa da fonte, que em muitos casos, não é estabilizada, por isso faz o pedal esquentar bastante, que no único caso e exclusivo do delay, afeta o pedal.


aouiauoaiua meu Deus!!! só aqui no chifraclubs mesmo!!

Henrique S.
Veterano
# set/07
· votar



um delay quente geralmente é um delay que esquenta por causa da fonte, que em muitos casos, não é estabilizada, por isso faz o pedal esquentar bastante, que no único caso e exclusivo do delay, afeta o pedal.



Explicação Tecnica do ano!!


Relaxa pessoal, ele ta zoando


a tese tecnica com datas e tudo, foi pra ve se o cara acreditava


Senão daqui a pouco o som "molhado" vai ser porque o cara tem sudorese e pinga suor demais em cima dos pedais, ou porque utiliza certo tipos de componentes antigos (sei lá, capacitores a óleo) que com o tempo vazam e os pedais ficam internamente "molhados"...


o Chorus sua quando se usa muito em lugares quentes, por isso que se diz que tem um timbre molhado ahuahuahuhuahauhuahua

Henrique S.
Veterano
# set/07
· votar



em equipamentos analógicos, costuma-se usar também baterias ruins, e não as famosas duracell e sua precisão energética.



Que nada!

Raiovac Pelé Signature Amarelinhas dá um timbre mais rasgado e encorpado!

zacaoamargo
Veterano
# set/07 · Editado por: zacaoamargo
· votar


Igor Fediczko
um delay quente geralmente é um delay que esquenta por causa da fonte, que em muitos casos, não é estabilizada, por isso faz o pedal esquentar bastante, que no único caso e exclusivo do delay, afeta o pedal.

o que acontece é que na época dos vintages, lá nos meandros de julho de 1967, não existia fonte de energia, e os pedais eram alimentador por bateria... e o fato aqui é que não existiam baterias alcalinas e coisa do gênero, portanto as baterias forneciam o valor errado para o pedal... que fazia o pedal esquentar, por trabalhar em condições inadequadas... isso gerou uma caracteristica, que hoje é copiada digitalmente, mas continua-se falando em "quente", pois carrega o nome da época.


PQP, vc tá brincando, né?
Essa foi foda!

ahahuahauhauhauhahah

Ri tanto que até lágrima desceu!!

hauhauahuahuahuahuahuahua

zacaoamargo
Veterano
# set/07
· votar


edalko
Cara, eu já tive delay analógico e digital.
Minhas conclusões são as seguintes: não notei nada de vintage ou quente no delay analógico, apenas o fato de que ele tem um tempo limitado de atraso e a sonoridade repetida vai se degradando acentuadamente ao longo das repetições. No delay digital, as repetições são cristalinas e perfeitas.
Se essa degradação no analógico é o tal "som quente" eu não sei, talvez seja pelo fato de a repetição atenuar as altas frequencias, deixando uma sonoridade na repetição mais fechada, sem a presença de agudos estalados. Só acho que há muita babação de ovo em cima desses delays, para uma sonoridade que não vale o quanto pedem por esses pedais.


Olha.. comprei um analógico das antigas mais por questão de satisfdação pessoal. Os digitais são infinitamente melhores. Aliás, é a única exceção digital que abro. A questão é que associa-se tudo que antigo com melhor qualidade. Nem sempre é assim.
O melhores delays digitais são muito melhores que os melhores analógicos.
Mas que é diferente um do outro isso é. Aplicações diferentes apenas.

zacaoamargo
Veterano
# set/07
· votar


Existem expressõe sque são realmente engraçadas.

Fuzz - arenoso, granulado, etc
Chorus - gordo, cristalino, espacial, suave, profundo, etc
Delay - quente
Overdrive - transparente, gordo, etc

hauahuahuhauahuahuahuahuaha

CaioPrimo
Veterano
# set/07
· votar


daria 1 livro de expressoes para Timbre, Molhado Gordo, Qunente, Leve, pesado, aveludado e etc aoskekoasease

megadeth2612
Veterano
# set/07
· votar


O nosso amigo Igor Fediczko está certo, tanto o fato os pedais usarem baterias nao alcalinas quanto ao fato de trabalharem em temperaturas instaveis influciavam no som final, dando o som vintage. E hoje em dia tentam emular isso, esse tipo de sonoridade. Alguns pedais emulam muito bem, outros nem tanto.

Fernando de almeida
Veterano
# set/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


rafaelcds
o que significa um delay vintage e quente?
Que eu sabe o efeito de delay nao tem nada a ver com deixar o som vintage e quente... Então... que eu saiba se um delay fizer isso ele eh mto eh ruim pq faz algo que nao deveria fazer...
E ai... os amantes de delays vintages e quentes... defendam-se!


Kara, é o seguinte, alguns guitarristas não gostam do som do delay digital e preferem as unidades analógicas e alguns chegam pagar um dinheirão para ter uma máquina de delay de fitas magnéticas como, por exemplo, os "Echoflex". Na verdade quem gosta do delay de fita (analógico) é quem curte a onda vintage, pois ocorre uma deterioração na fita magnética e essa deterioração "passa" ao som atrasado, certas mudanças no timbre (freqüência e leves desafinações), de forma proporcionalmente acentuada conforma as repetições do delay, o que dá ao som, ao timbre da guitarra uma "vibe", um "calor", um "sabor" vintage. Entre vários guitarristas pode-se indicar uns adeptos como Brian Setzer, Eric Johnson, Uli John Roth, etc. Devido ao avanço da tecnologia, algumas unidades têm a capacidade de emular com fidelidade a deterioração dos atrasos dos delay de fita.

marcio_smdo
Veterano
# set/07
· votar


Fernando de almeida
Devido ao avanço da tecnologia, algumas unidades têm a capacidade de emular com fidelidade a deterioração dos atrasos dos delay de fita.
Você pode citar alguns modelos com estas características?

Abraço

edalko
Veterano
# set/07
· votar


Fernando de almeida

Foi exatamente o que eu disse!
Ou seja, repetições "vintage" com qualidade sofrível, devido à degradação das gravações pelo constante grava-regrava da fita...

megadeth2612
O nosso amigo Igor Fediczko está certo, tanto o fato os pedais usarem baterias nao alcalinas quanto ao fato de trabalharem em temperaturas instaveis influciavam no som final, dando o som vintage

... e a doença é contagiosa... Meu Deus!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a What the hell é um delay Vintage e Quente?