Tempo de delay nas músicas

Autor Mensagem
PigO
Veterano
# jan/14
· votar


alguem?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jan/14
· votar


PigO

Tenta dar uma lida:

http://www.harmonycentral.com/t5/DIY-Articles/That-Cascading-Delay-Tri ck/ba-p/34629375

Foi bem esclarecedor pra mim.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jan/14
· votar


Talvez valha a pena dar uma upadinha básica, mesmo tarde da noite, pode ser que ajude alguém.

Esse link que eu postei logo ali em cima, no post anterior, me ajudou a acertar o tempo de delay pra tocar de acordo com o BPM da música. O resultado tá aí:

https://soundcloud.com/kellalbuquerque/delay-em-cascata


Consegui finalmente! Eu invejava os caras que faziam isso quando os via no YouTube. Nunca tinha conseguido aprender, e depois de ler o artigo e mexer um pouco no delay do Guitar Rig, consegui fazer esse efeito meio "cascata de notas". Agora é treinar mais um pouco pra aperfeiçoar bem, pra quando meu delay chegar dos EUA.

JotaEmidio
Veterano
# jan/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Gosto desse lance de cascata com delay, vou ler o artigo do site que você postou para ver se aprendo.

Ismah
Veterano
# jan/14
· votar


Ou se compre um Ghost Delay

Rodrix Guitar
Veterano
# jun/14
· votar


Ai galera aproveitando o tópico, gostaria de saber sobre este lance de usar delay nas bases. Sempre que vejo shows de bandas tem delay nas guitarras principalmente nos solos, durante a base não da para perceber por causa da banda toda tocando. Queria saber como vocês usam delay nas bases, é viável ? qual a vantagem disso ? não embola ou atrapalha ao vivo ?

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Rodrix Guitar

Preenchimento é uma resposta, ainda mais quando é uma guitarra só... quanto a embolar isso vai do tempo e volume.

Embola mais fácil, obviamente, que nos solos, portanto delays mais curtos, e breves é o mais comum...

EU, uso delays longos, mas breves... Geralmente poucas repetições audíveis, pra dar uma ambiência no som apenas... Não curto nada psicodélico (ok, na ME70 tem um patch que mais parece loop)...

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Rodrix Guitar
Fica muito legal em bases, dependendo da música, um delay dotted eight, tipo The Edge.

Eu curto usar nas bases sim. Inclusive tirei o chorus do set, pra usar nas bases um delay com modulação. Embolar ou não vai depender da regulagem. Não gosto de deixar as repetições muito mais altas que a nota original, e acho que até umas 4 ou 5 repetições tá bacana.

Rodrix Guitar
Veterano
# jun/14
· votar


Obrigado galera, ajudou. Vou tentar assim que eu conseguir um. minha preocupação é mais com os drive, quando se toca bases rápidas ou com bastante notas diferentes.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Rodrix Guitar

Independente de drive ou não... a tendência é vc aumentar o sustain da nota com o delay, e supondo que o solo seja harmônico, ele não embola...

Mas claro, se for tocar Slayer, o delay vai embolar querendo ou não... Ele se sai melhor em solos harmoniosos, como harpeggios...

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Rodrix Guitar
Aí vai depender do que vai tocar mesmo. Como o Ismah disse se for tocar Slayer, o delay vai embolar querendo ou não....

É tudo questão de bom senso, de dosar bem o efeito de acordo com a música, ou o estilo.

Veja alguns exemplos interessantes que achei:







Rodrix Guitar
Veterano
# jun/14
· votar


Entendi amigos, ficou mais claro agora. Mas e bandas do tipo Iron Maiden, Black Sabbath, Led Zeppelin, Angra, eles usam delay nas bases ao vivo ? em solos ja consegui perceber, mas nas bases não. uma vez vi tbm um show do sepultura parecia que o pedal de delay do Andreas ficava sempre ligado o tempo todo ! não tenho certeza, mas deu a impressão !

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Rodrix Guitar

Pode ser o delay da mix... alguns operadores optam por usar um reverb e delay "fixo" ou em bus send, pra cada instrumento ou grupo de instrumentos...

alestrelow
Veterano
# jun/14
· votar


PigO

se tu souberes ao certo o tempo tbm me interesso, mas tenho uma dica esse delay se chama o delay "dotted 8th note" ou delay colcheia pontuada, tem na G3 em um de suas delay uma figura da colcheia e um pontinho do lado, mas eu não consigo acertar o tempo =// me falta explicação tbm..
É o delay parecido do U2... Sei q esse é o caminho, mas sinto dificuldade, pois a palhetada se confunde com o delay..

geronimo.correa
Veterano
# jun/14
· votar


alestrelow
se tu souberes ao certo o tempo tbm me interesso, mas tenho uma dica esse delay se chama o delay "dotted 8th note" ou delay colcheia pontuada, tem na G3 em um de suas delay uma figura da colcheia e um pontinho do lado, mas eu não consigo acertar o tempo =// me falta explicação tbm..
É o delay parecido do U2... Sei q esse é o caminho, mas sinto dificuldade, pois a palhetada se confunde com o delay..


Seta a sua G3 na colcheia pontuada, como você disse, ai usa o recurso de Tap tempo da tua pedaleira... funciona assim, você "bate" (pisa, aperta, não sei como é na G3) o botão / foot de acordo com o tempo da música (1, 2, 3, 4) ai o delay automaticamente subdivide as repetições em colcheias pontuadas... ai você tem que seguir tocando naquele andamento que você setou no tap, se você variar muito, tocar mais rápido ou mais devagar já vai zuar, ai tem que setar no tap de volta. É mais ou menos por ai, não sei se deu pra entender? Abs

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Só complementando, você tem que setar o tempo no tap tempo e tocar duas notas para cada beat do tempo.

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Rodrix Guitar

"Entendi amigos, ficou mais claro agora. Mas e bandas do tipo Iron Maiden, Black Sabbath, Led Zeppelin, Angra, eles usam delay nas bases ao vivo ?"

Cara, não é porque é um Delay que será usado/ouvido sempre como uma "repetição".

Delay, significa atraso, mas originalmente a ideia vem de eco. E não, obrigatoriamente, você irá perceber o efeito repetição. Delays, muitas vezes, são utilizados de forma muito sútil apenas para "engordar o som", ficando muito semelhante a um reverb ou para dar uma sensação de "overdub".

Respondendo sua pergunta do título, veja um exemplo do uso sutil de delay no Black Sabbath.



andredraw
Veterano
# jan/17 · Editado por: andredraw
· votar


Olá a todos!

Podem me dar uma dica?

O pessoal que usa delay ligado o tempo todo nas bases, para dar profundidade/ambiência (não curto reverb). Qual é a melhor configuração para isso? Tempo curto ou longo? Menos repetições? E o mix?

Sei que não tem fórmula pronta, queria umas dicas para ter um norte e seguir daí.

Abraços!

BorderLand
Membro Novato
# jan/17
· votar


Depende do estilo. Se for tocar country ou rock a bily por exemplo é legal um tempo curto e pouco feedback, forma o efeito chamado de slap back, mas se sua base é pop tipo U2 onde você faz pouco strumming (não sei o nome em português) e mais dedilhados, um tempo médio com um um feedback maior soa legal, depende do que toca!

andredraw
Veterano
# jan/17
· votar


BorderLand

Nem slapback, nem dedilhado U2.

Mais batida mesmo.

Ex: Base de Sultans of Swing.
Ex: Base suja de Time - Pink Floyd.

Valeu!

BorderLand
Membro Novato
# jan/17
· votar


Bom, quando toco batido direto, aumento o level e deixo o feedback baixo, e daí, pra não sujar o som, mando tap tempo, sem dúvidas.

gustavo_cocorullo
Membro Novato
# set/18
· votar


Eai galera me ajuda ai

Eu tenho um delay com a chave que coloca para colcheia pontuada.

Mas estou aprendendo ainda , para fazer aquele esquema de colcheia pontuada, quantas notas eu tenho que tocar por tempo para dar aquele efeito massa?

eu tenho que tocar em colcheia com o delay configurado com concheia pontuada ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tempo de delay nas músicas