rafaelbretas Veterano |
# dez/06
Todo mundo fala das pedaleiras top do mecado, GT-8, XT live, GNX3000, Tonelab, G9.2tt e Korg AX3000G.
Porém existe uma outra pedaleira que quase ninguem fala, talvez por desconhecimento, que se iguala ou supera perfeitamente essas: Roland VG-88. Eu sei que deve ter gente de saco cheio de eu só falar nela. Mas realmente penso: "porque ninguem 'gosta' dela?".
Inicialmente eu pensava que devia por ser uma pedaleira antiga.. de efeitos talvez ultrapassado ou de baixa qualidade... mas mesmo assim arrisquei, comprei ela e com certeza não me decepcionei. É fantastica! A qualidade dos efeitos e os efeitos em si são baseados nos da GT-6, os quais, por mim, são OTIMOS e tão bons qnto os da GT-8 (vale reforçar que a Boss é uam divisão da Roland). Além de que há novos algoritmos na atualização dela, incluindo novos efeitos, amplificadores, caixas, e "guitarras".Exatametne, guitarras: essa é uma das poucos pedaleiras que simula guitarras (alem dela conheço apenas o Vetta, da digitech, que custa mais que o triplo!). Além de simular com PERFEIÇÃO guitarras les paul, strato, telecaster, acusticas, semi acusticas e outras, tambem simula violões com corda de nylon, sitaras, "brass" (ainda nao sei o q isso quer dizer, mas é muito comum nos teclados), pipe (um som de intrumentos de sopro), crystal (parece uma marimba ou sinos) e sintetizadores PUROS de onda quadrada ou dente de serra com um oscilador.
Nas simulações de guitarra voce pode escolher a afinação, QUALQUER QUE SEJA, o tipo de captador (PAF, humbuck, single, piezo, microfone para violao...) a posição e o controle de tone. Alem de varios outras variações no corpo da guitarra.
TODOS os efeitos possuem os modos "harmo" e "solo", onde eles podem ser aplicados no som da guitarra no geral OU emc ada corda individualmente, sendo que em muitos voce pode mudar os parametros para cada corda.
O pitch shifter é um dos efeitos que merecem destaque: há DOIS pitch shifters MAIS um usado na "simulação de guitarra". como eles TODOS possuem modo "solo" voce pode configurar o ton, e os volumes de efeitos e diretos de cada corda individualmente.
Apesar de ser uma pedaleira ao estilo "confusa" é MUITO facil fazer os efeitos, ao contrario da GT-8, e com um pouco de pratica já dá pra fazer OTIMOS efeitos.
Ela simula tambem 5 tipos de Wha-Wha, incluindo o vox, cry baby e outros criados pela propria Roland.
Claro, como todas as pedaleiras possuem desvantagens essa tambem possui. Uma delas, e talveza pior, é que para desfrutar de todos os efeitos "de cordas individuais" é necessário possuir um captador especial (roland GK-2 ou GK-3), tabem há guitarras que já vem com esse sistema embutido, mas são bastante caras para quem vai usar uma pedaleira que SIMULA TUDO na guitarra, ou seja, o som da suia guitarra não importa, o som em si vem da pedaleira, a guitarra funciona apenas como um "controlador midi", dando à pedaleira as informações para criar um NOVO sinal. Então vai soar tão bem tanto em uma PSR quanto em uma tonante (apenas o sustain será diferente).
Apesar disso voce tambem pode usar o sinal direto da guitarra, aí a VG funcionará como uam pedaleira comum.
Outra desvantagem é que apenas 1 efeito de modulação (alem do wha wha) pode ser usado em cada patch, mas não creio que alguem iria misturar phaser com flanger, ou Tremolo com uni-v). apenas para o defretter e o pitch shifter isso faz alguma diferença.
Essa pedaleira pode parecer um tanto "diferente" para os mais tradicionais, mas é EXATAMENTE para esse publico que ela foi feita originalmente. Soube que nos EUA os maiores compradores dela são musicos experientes em busca de um som vintage fiel, e ela pode fazer sons vintage REALMENTE PERFEITOS. Porem para atingir um publico maior (devido ao insucesso dessa nova pedaleira) foram adicionador amplificadores e guitarras OTIMOS para metal, hard rock, e outras coisas. Além de uma gama GIGANTESCA de opções para country e outros estilos regionais (ela tambem simula banjo e, como foi dito, sitara). para músicos de influencias eletronicas os sintetizadores são um prato cheio! alem de baixos-sintetizadores realmente fiéis!
A MAIOR desvantagem é SEM DUVIDA o preço: 3500 reais, porem se voce conseguir alguem para traze-la dos EUA para voce sai por uns 2000.
Além de que é necessario o captador especial, que custa mais 500 reais.
porem tem muita genet gastando isso com amplificadores e pedais analogicos ou pedaleiras top mais guitarras e essa pedaleira pode vir a ser uam BOA economia! sim, ECONOMIA, para mi por exemplo: o estilo que eu toco (metal industrial) exige 3 afinações diferentes por show, então saiu mais barato para mim comprar essa pedaleira do que mais 2 guitarras e, talvez, trocar a minha, que é uma condor CG-300, já com o captador especial ela fica tão boa quanto uma ESP (levando emc onta o estiolo que eu toco). Alem de que precisaria de um daqueles pedais de sintetizador.
Quando tiver tempo (agora to me preparando pra 2ª etapa do vestibular) eu posto uns samples. É realmente impressionante!
Espero que procurem conhece-la!
|
rafaelbretas Veterano |
# dez/06
· votar
Soulface
mas é justamente desse tipo de gasto que eu to falando. Acho (minha opiniao) que é bem mais vantajoso ter algo do tipo do que um bom amp valvulado, levando em consideração a qualidade do som, praticidade (principalmente pra quem toca ao vivo com mutias afinações diferentes) e diversidade de efeitos e simulações.
mas se a pessoa for mais centrada em determinado estilo pode realmente ser uma boa pedida um bom amp valvulado (consideranto tb que ha tambem valvulados bastante polivalentes, como o dual rectifier)
Já a razão do preço: ACHO que ela possui processadores semelhantes aos da GT-6, porem como ela rtabalha com o sinal de cada corda individualmente ela precisa ter uma capacidade de processamento 6 VEZES maior. Por isso ser tão cara. Mas quando foi lançada custava por volta de 8 MIL! e a primeira versão dela, a vg-8 custava 20 MIL DOLARES quando foi lançada e, mesmo sendo uam versão anterior, ficou conhecida como a pedaleira "que lhe permitia ter o timbre do seu guitarrista favorito na sua casa com perfeição", num contexto de ock progressivo com aqueles racks gigantescos!
e pra ser bem sincero.. hehe.. não VIVO de musica.. na verdade é mais um hobby mesmo... mas de 300 em 300 por show dá pra investir uma graninha boa com o tempo..
Bog
Ela realmente tá em outro patamar, mas não é semelhante às "pros". na verdade ela nem foi lançada pela marca "boss" por ser uma tecnologia completamente diferente da usada nas pedaleiras comuns, ela sequer é classificada como "pedaleira" pela roland (apesar de TAMBEM poder funcionar como uma), ela é considerada um "sintetizador de guitarra", poir ela gera um som completamente novo, independente do produzido pela guitarra.
Casper
Infelizmente ela não pode ser usada como controlador MIDI.. =(
Acho que nem a vg-8 podia, mas com uma interface midi basta plugar o captador lá que dá certo! hehe
|