Uma nova pedaleira top?

Autor Mensagem
    rafaelbretas
    Veterano
    # dez/06

Todo mundo fala das pedaleiras top do mecado, GT-8, XT live, GNX3000, Tonelab, G9.2tt e Korg AX3000G.
    Porém existe uma outra pedaleira que quase ninguem fala, talvez por desconhecimento, que se iguala ou supera perfeitamente essas: Roland VG-88. Eu sei que deve ter gente de saco cheio de eu só falar nela. Mas realmente penso: "porque ninguem 'gosta' dela?".
    Inicialmente eu pensava que devia por ser uma pedaleira antiga.. de efeitos talvez ultrapassado ou de baixa qualidade... mas mesmo assim arrisquei, comprei ela e com certeza não me decepcionei. É fantastica! A qualidade dos efeitos e os efeitos em si são baseados nos da GT-6, os quais, por mim, são OTIMOS e tão bons qnto os da GT-8 (vale reforçar que a Boss é uam divisão da Roland). Além de que há novos algoritmos na atualização dela, incluindo novos efeitos, amplificadores, caixas, e "guitarras".Exatametne, guitarras: essa é uma das poucos pedaleiras que simula guitarras (alem dela conheço apenas o Vetta, da digitech, que custa mais que o triplo!). Além de simular com PERFEIÇÃO guitarras les paul, strato, telecaster, acusticas, semi acusticas e outras, tambem simula violões com corda de nylon, sitaras, "brass" (ainda nao sei o q isso quer dizer, mas é muito comum nos teclados), pipe (um som de intrumentos de sopro), crystal (parece uma marimba ou sinos) e sintetizadores PUROS de onda quadrada ou dente de serra com um oscilador.

Nas simulações de guitarra voce pode escolher a afinação, QUALQUER QUE SEJA, o tipo de captador (PAF, humbuck, single, piezo, microfone para violao...) a posição e o controle de tone. Alem de varios outras variações no corpo da guitarra.

TODOS os efeitos possuem os modos "harmo" e "solo", onde eles podem ser aplicados no som da guitarra no geral OU emc ada corda individualmente, sendo que em muitos voce pode mudar os parametros para cada corda.

O pitch shifter é um dos efeitos que merecem destaque: há DOIS pitch shifters MAIS um usado na "simulação de guitarra". como eles TODOS possuem modo "solo" voce pode configurar o ton, e os volumes de efeitos e diretos de cada corda individualmente.

Apesar de ser uma pedaleira ao estilo "confusa" é MUITO facil fazer os efeitos, ao contrario da GT-8, e com um pouco de pratica já dá pra fazer OTIMOS efeitos.

Ela simula tambem 5 tipos de Wha-Wha, incluindo o vox, cry baby e outros criados pela propria Roland.

Claro, como todas as pedaleiras possuem desvantagens essa tambem possui. Uma delas, e talveza pior, é que para desfrutar de todos os efeitos "de cordas individuais" é necessário possuir um captador especial (roland GK-2 ou GK-3), tabem há guitarras que já vem com esse sistema embutido, mas são bastante caras para quem vai usar uma pedaleira que SIMULA TUDO na guitarra, ou seja, o som da suia guitarra não importa, o som em si vem da pedaleira, a guitarra funciona apenas como um "controlador midi", dando à pedaleira as informações para criar um NOVO sinal. Então vai soar tão bem tanto em uma PSR quanto em uma tonante (apenas o sustain será diferente).
    Apesar disso voce tambem pode usar o sinal direto da guitarra, aí a VG funcionará como uam pedaleira comum.
    Outra desvantagem é que apenas 1 efeito de modulação (alem do wha wha) pode ser usado em cada patch, mas não creio que alguem iria misturar phaser com flanger, ou Tremolo com uni-v). apenas para o defretter e o pitch shifter isso faz alguma diferença.

Essa pedaleira pode parecer um tanto "diferente" para os mais tradicionais, mas é EXATAMENTE para esse publico que ela foi feita originalmente. Soube que nos EUA os maiores compradores dela são musicos experientes em busca de um som vintage fiel, e ela pode fazer sons vintage REALMENTE PERFEITOS. Porem para atingir um publico maior (devido ao insucesso dessa nova pedaleira) foram adicionador amplificadores e guitarras OTIMOS para metal, hard rock, e outras coisas. Além de uma gama GIGANTESCA de opções para country e outros estilos regionais (ela tambem simula banjo e, como foi dito, sitara). para músicos de influencias eletronicas os sintetizadores são um prato cheio! alem de baixos-sintetizadores realmente fiéis!
    A MAIOR desvantagem é SEM DUVIDA o preço: 3500 reais, porem se voce conseguir alguem para traze-la dos EUA para voce sai por uns 2000.
    Além de que é necessario o captador especial, que custa mais 500 reais.
    porem tem muita genet gastando isso com amplificadores e pedais analogicos ou pedaleiras top mais guitarras e essa pedaleira pode vir a ser uam BOA economia! sim, ECONOMIA, para mi por exemplo: o estilo que eu toco (metal industrial) exige 3 afinações diferentes por show, então saiu mais barato para mim comprar essa pedaleira do que mais 2 guitarras e, talvez, trocar a minha, que é uma condor CG-300, já com o captador especial ela fica tão boa quanto uma ESP (levando emc onta o estiolo que eu toco). Alem de que precisaria de um daqueles pedais de sintetizador.

Quando tiver tempo (agora to me preparando pra 2ª etapa do vestibular) eu posto uns samples. É realmente impressionante!

Espero que procurem conhece-la!

affcl
    Veterano
    # dez/06
    · votar

rafaelbretas
    desconhecia esse modelo
    sempre bom ficar sabendo das novidades
    vlw pela informações.

Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar

rafaelbretas
    A questão é... Essa pedaleira é no mínimo o dobro do preço de uma GT-8 ou POD cara...
    A qualidade é realmente excelente. Mas se eu tivesse grana pra comprar ela, eu procuraria um Dual Rectifier usado q aqui não sai tãããão mais caro.
    E a Rolando é dona da Boss. A tecnologia usada na GT-8 é a mesma. Sò não li as especificações dela ainda pra saber o motivo da diferença tão escandalosa no preço.
    Sem contar q ela não é tão "nova" assim.

Bog
    Veterano
    # dez/06
    · votar

rafaelbretas

Pois é, eu não conhecia antes essa pedaleira, mas depois eu notei que ela ainda faz parte de outra categoria. As pedaleiras que nós chamamos de "top" nem são tão top assim perto das "pros". Tipo a GT-Pro e o Pod XT Pro. Essa VG88 é uma pedaleira já num outro nível. Provavelmente, tem mais recursos que as coisas com as quais brincamos por aqui. Para a maioria das pessoas do fórum, é um gasto exorbitante. Ainda mais porque são poucos os que levam a coisa REALMENTE como profissão.

O melhor mesmo é pararmos de chamar GT-8 de top, hahahah...

Casper
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Caro Rafael:

A Roland VG-88 é realmente um produto diferenciado.
    Transforma a guitarra em controlador midi, isso é fantástico.
    Exploração de novos sons, é um equipamento realmente muito
    bom.

Eu testei uma Roland VG-8, na verdade, nunca testei uma VG-88.
    O que eu gostei mesmo foi a possibilidade de mudar a afinação,
    sem mexer na guitarra.

Eu liguei a saída midi em um synth externo, e tenho que
    dizer que é um excelente sistema de "guitarra-para-midi",
    show de bola.

r2s2
    Veterano
    # dez/06
    · votar

rafaelbretas

Cara, definitivamente, essa Roland é uma monstruosidade, se não for a melhor pedaleira que existe é uma das melhores, mas ela é muito cara, o custo-benefício num é dos melhores.

Mas já ouvi todo tipo de elogios a essa VG-88, dizem até q só por ser uma evolução da VG-8 já merecia estar entre as tops.

Mas parabéns pela aquisição, fez um ótimo negócio.

r2s2
    Veterano
    # dez/06
    · votar

É como o Bog disse, num é mais uma top, já é Pro essa pedaleira, um nível acima.

rafaelbretas
    Veterano
    # dez/06
    · votar

Soulface

mas é justamente desse tipo de gasto que eu to falando. Acho (minha opiniao) que é bem mais vantajoso ter algo do tipo do que um bom amp valvulado, levando em consideração a qualidade do som, praticidade (principalmente pra quem toca ao vivo com mutias afinações diferentes) e diversidade de efeitos e simulações.

mas se a pessoa for mais centrada em determinado estilo pode realmente ser uma boa pedida um bom amp valvulado (consideranto tb que ha tambem valvulados bastante polivalentes, como o dual rectifier)

Já a razão do preço: ACHO que ela possui processadores semelhantes aos da GT-6, porem como ela rtabalha com o sinal de cada corda individualmente ela precisa ter uma capacidade de processamento 6 VEZES maior. Por isso ser tão cara. Mas quando foi lançada custava por volta de 8 MIL! e a primeira versão dela, a vg-8 custava 20 MIL DOLARES quando foi lançada e, mesmo sendo uam versão anterior, ficou conhecida como a pedaleira "que lhe permitia ter o timbre do seu guitarrista favorito na sua casa com perfeição", num contexto de ock progressivo com aqueles racks gigantescos!

e pra ser bem sincero.. hehe.. não VIVO de musica.. na verdade é mais um hobby mesmo... mas de 300 em 300 por show dá pra investir uma graninha boa com o tempo..

Bog

Ela realmente tá em outro patamar, mas não é semelhante às "pros". na verdade ela nem foi lançada pela marca "boss" por ser uma tecnologia completamente diferente da usada nas pedaleiras comuns, ela sequer é classificada como "pedaleira" pela roland (apesar de TAMBEM poder funcionar como uma), ela é considerada um "sintetizador de guitarra", poir ela gera um som completamente novo, independente do produzido pela guitarra.

Casper

Infelizmente ela não pode ser usada como controlador MIDI.. =(
    Acho que nem a vg-8 podia, mas com uma interface midi basta plugar o captador lá que dá certo! hehe

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Uma nova pedaleira top?