Dunlop X Morley X Vox: Qual Wah wah? (E mais dúvidas)

Autor Mensagem
chadox
Veterano
# jan/06


Olá pessoal,
Criei esse tópico pois estou com algumas dúvidas para comprar um bom wah wah.
Começa pelo fato de eu não entender muito bem a diferença entre cada um deles. Além disso, dentro dessas marcas há um leque muito grandes de modelos, dentre eles os signatures, os mais vendidos, os mais usados, etc.
O Vox V847 foi um por exemplo que eu achei excelente, muito bem expressivo, abre e fecha de forma bem fiel.
Os da Moley, tem Bad Horsie I e II, que também não sei o que seria melhor. Achei eles tambem muito expressivos e que me agradaram bastante.
(Dúvida: Parece que ele tem uns lances de NÃO possuir potenciômetro, parece q eh óptico a bagaça, alguem pode explicar?)
Bom, outra coisa: Eu não sou nenhum músico profissional, e pelo o que vi ($) a relação custo benefício tanto do MORLEY quanto do VOX não são das melhores.
Então pensei, vamos partir para a linha Dunlop Cry baby. Quando fui pesquisar existiam "1 milhão" de modelos, dentre eles o mais famoso e comentado GCB95.
Acontece que quando eu sentei pra ouvir o som dele, achei horrível, muito sujo, o abre e fecha dele é muito barulhento, pouco expressivo e não dá uma diferença muito grande além daquele Pato morrendo afogado totalmente "xoxo". Alguém concorda comigo? Será que é mal de intepretação?
Sabe o que é mais curioso, é que a demo que eu ouvi dele foi gravado por um usuário aqui do cifraclub que fez modificação de chave pra True By Pass nele. Ou seja, ele foi melhorado e eu já achei uma bosta euaheuahea Desculpa aí o cara que gravou, é na moral mesmo, num me agradou.
Aí, agora eu tava querendo partir para um próximo wah Cry Baby Dunlop tb, se possivel, ou algo que alguém enxergue que sane o meu problema.
Tem o GCB95F (fasel) Que eu também não sei que que é esse fasel. Etc etc..
Bom , acho que é isso.
Pediria por gentileza para que fizessem alguns comentários sobre o meu ponto de vista e também respondessem à medida do possível coisas que eu questionei nesse tópico.
Alguém deve ter entendido o que eu sinto eauheaue!

Abraço

Agradeço desde já

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


E quanto à esse daqui???


Foi esse que vc ouviu???

diogocv
Veterano
# jan/06
· votar


Putz acho que deveria rolar um "Tópico definitivo dos Wha Wha's", com as características de cada pedal e se desse uns sample's pra ajudar. Ia ser mto útil.

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Rowashburn
Foi esse mesmo cara.
Num gostei.,


diogocv
O pessoal reclama, pede pra criar tópicos definitivos, mas naum tem como, acaba sendo uma imensidão de informações, por isso vale mais a pena criar um tópico com perguntas mais diretas do que correr atrás da busca.

chadox
Veterano
# jan/06 · Editado por: chadox
· votar


upando ae

Regnum_irae
Veterano
# jan/06
· votar


chadox
BOm , como diria jack o estripador" vamos por partes" !!!
1º - A mudança do cry baby pra true bypass não influencia em nada o som do efeito em si , só influencia na perda de sinal quando o pedal está em bypass!!!!
2º Eu possuo um vox V847 e acho ele fenomenal , só que um tanto agudo ,achei umas modificações em um site e dei uma melhorada nessas modificações acabei colocando dois potenciometros para melhorar a gama sonora do pedal!!!!e também coloquei entrada pra fonte nele....essa eh uma das principais desvantagens do v847 !!!!!

Cara , vc só ouviu uma sample do cry baby????? pq ele é um puta wah.....pessoalmente prefiro o vox por ser mais agudo ( nem tão agudo , por isso modifiquei um pouco!!! ) mas o cry baby eh bem bacana!!!! E tu tem que olhar aquele lance do investimento.....compensa gastar umpouquinho alto e ter um pedal pra vida inteira......do que gastar menos e teu pedal durar 2 anos e não te dar o som desejado saca????Morley , eu nunca toquei....os sons que eu ouvi me agradaram.....ele parece ter um bom timbre....mas não vou te dizer mais porque não conheço!!!!!

Rowashburn
Veterano
# jan/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


chadox
Acontece que quando eu sentei pra ouvir o som dele, achei horrível, muito sujo, o abre e fecha dele é muito barulhento, pouco expressivo e não dá uma diferença muito grande além daquele Pato morrendo afogado totalmente "xoxo". Alguém concorda comigo? Será que é mal de intepretação?
Sabe o que é mais curioso, é que a demo que eu ouvi dele foi gravado por um usuário aqui do cifraclub que fez modificação de chave pra True By Pass nele. Ou seja, ele foi melhorado e eu já achei uma bosta euaheuahea Desculpa aí o cara que gravou, é na moral mesmo, num me agradou.


Cara, de boa.

Não é pra defender o meu pedal nem nada, mas vc não levou certas coisas em consideração.

1° q o Crybaby GCB95 original, já dá um show na maioria dos Wahwahs, mesmo sendo meio agudo no final do ciclo, e tenho um timbre meio magrinho.

2° q a gravação que eu fiz, é só pra ter uma leve, mas bem leve noção, de qual é de fato o som do wahwah.
Pois o que eu posso fazer, é limitado. Não tenho mesa de som, nem uma placa de som boa, nem um microfone que preste.

Eu gravei com um microfonezinho desses de computador, ligado na placa on board do PC.

Eu acho incrível que uma gravação ou outra minha tenha ficado com um bom timbre, pois as maneiras com q gravei foram MUITO precárias, e não mostram de fato, qual é o verdadeiro timbre.

Sem falar q o equipamento influencia MUITO. Se eu ligar o meu wahwah, do jeitinho q ele está em um amp valvulado, o timbre vai mudar VIOLENTAMENTE!!!!!
Pois o wahwah apenas...hã...faz wahwah com o timbre q vc já tem.
É igual falar que um pedal analógico não presta, tendo ligado ele em um amp porcaria, com uma guitarra porcaria.
O pedal de distorção, só vai distorcer o som limpo q o amp der. Se o som do amp for uma merda, a distorção vai distorcer aquela merda, e só.
Com o wahwah é a mesma coisa cara.

Eu consigo um timbre razoável com meu equipo, muitos gostam, muitos não gostam. Mas eu não estou totalmente satisfeito com ele.
Vou me desfazer do wahwah por causa disso?? Não mesmo!!!!!!!!!!
Porque eu sei, que mesmo do jeito q ele está e é, ele vai dar um timbre muito melhor com um equipo melhor.

O Crybaby é um pedal incrível, e é usado por muitos caras famosos!!!

Claro que os pedais usados por eles não são originais. Mas nem todo mundo tem condições de pagar um preço tão salgado por um pedal, e ainda modificá-lo.

O Crybaby GCB95 é o mais barato da linha dos wahwahs da Jim Dunlop.E é claro que ele não vai ter o timbre dos mais caros da mesma marca.

O Crybaby GCB95, e a maioria dos outros da Jim Dunlop ( a não ser os wahwahs ópticos e o 535Q), usam A MESMA PLACA DE CIRCUITO.

O que manda no timbre de um Wahwah, é o Indutor.

Esse FASEL que vc está se perguntando o que é, é o tipo de indutor.

O Indutor Fasel é um dos mais famosos indutores pra wahwah!!!

O GCB95, não vem com um indutor tão bom assim...

...as modificações q eu fiz, mudam o tipo de equalização do wahwah, mais ganho, mais médios, mais graves...mas quem dita o timbre do wahwah de fato é o indutor.

O GCB95, custa cerca de 400 R$ no Brasil. O GCB95F ( no qual, a única diferença é ele possuir o indutor FASEL), custa cerca de 200R$ à mais!!!

Ou seja, 200R$ só pelo indutor!!!!!!

Fiz a modificação, pra quem não tem condições de comprar um wahwah mais poderoso, ter um timbre um tanto melhor com o wahwah mais barato, e não quis dizer, que o wahwah vai ser o melhor do mundo.

Mas, de fato, se vc quiser, compre o GCB95F...

Você parece MUITO leigo no assunto de wahwahs, então vou te dar uma ajudinha.

Compre o GCB95 ao invés do GCB95F. De boa.

Sabe porque??

Porque, como eu disse, esses dois Wahwahs possuem a MESMA placa de circuito.
Daí vc pode fazer a modificação na equalização, como eu te expliquei, pagar cerca de 140R$ no indutor, e instalá-lo no wahwah. ( Como eu ainda pretendo fazer).

Daí vai ser a mesma coisa de ter um GCB95F. Só que mais barato.

O Crybaby ZW-45, linha signature do Zakk Wilde, tem a MESMA placa de circuito desses outros dois wahwahs. Ele vem originalmente com a chave SPDT tbm, ou seja, vc vai ter que modificá-lo pra True-bypass tbm.
Ele tbm vem com o indutor FASEL, então o que faz ele diferente do GCB95F???

Simples. Os valores dos componentes que definem a equalização. Mais ou menos graves, mais ou menos agudos, mais ou menos médios, mais ou menos ganho. SÓ ISSO!!!

Então cara, eu prefiro ter um wahwah, no qual eu possa modificá-lo, e chegar ao timbre que defina o MEU wahwah, ao invés de ter um wahwah q não vou poder modificar, pagar caro por ele, e ter um timbre igual ao de todos os que tem o mesmo wahwah.

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Regnum_irae
Sim, cry baby eu já estou convencido que eh O CANAL..Só que tem muitos cry baby.. eu ouvi o gcb95, era quanto à ele q você se referia?
Não sei, esse como disse, achei ruinzinho.

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


chadox

Cara, vc leu o meu post inteiro!??!

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Rowashburn
Li, fudido.
Excelente post.
Estou sem tempo para comentá-lo mas, precisamos conversar.

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Rowashburn
Bom, primeiramente se não ficou muito claro no post inicial, eu sou completamente leigo. Se não não abriria um tópico tão grande e lotado de perguntas que há de convir que é a dúvida de muita gente que não entende muito do assunto.
Segundo: Desculpe se no meu post eu pareci ter ofendido ou desmerecido o seu conhecimento e artesanato do pedal, juro que não foi a intenção. Apenas mencionei que o som não me agradou. Também entendo quanto a falta de equipamentos para uma gravação melhor.
Otra coisa, a questão mesmo gira em torno do GCB95, não estou falando que os Cry baby não prestam. Mesmo porque , Satriani por exemplo usa vários.
Bom então achoq ue muita coisa já está sendo esclarecida. Financeiramente falando, para comprar no Brasil, um GCB95 já seria um ótimo investimento em termos de qualidade e benefício , e aí só fica essa questão de comprar o indutor Fasel que a timbragem do Wah mais aperfeiçoada, certo?
Bom, e se fosse pra trazer de fora, o GCB95F valeria a pena? Porque tem outros modelos ainda num eh mesmo ? Possuem o que de MELHOR?Algum outro indutor?
No caso dos Bad Horsie, falam que não tem potenciômetro. Como assim? Como que é o dito funcionamento óptico?
Você sabe fazer um orçamento para tornar o pedal TBP ?

Valeu ae

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


chadox
Bom, primeiramente se não ficou muito claro no post inicial, eu sou completamente leigo. Se não não abriria um tópico tão grande e lotado de perguntas que há de convir que é a dúvida de muita gente que não entende muito do assunto.

Isso ficou claro. Logo de cara.

Segundo: Desculpe se no meu post eu pareci ter ofendido ou desmerecido o seu conhecimento e artesanato do pedal, juro que não foi a intenção. Apenas mencionei que o som não me agradou. Também entendo quanto a falta de equipamentos para uma gravação melhor.

Sossegado cara. É que vc não pareceu ter entendido o meu propósito no tutorial.

No caso dos Bad Horsie, falam que não tem potenciômetro. Como assim? Como que é o dito funcionamento óptico?

O wahwah não tem potenciômetro. Mas sim um sensor óptico que percebe a mudança de distância ( pedal pisado até a frente e até atrás ).
Ele tbm não tem o "clic" pra ligar o pedal. O pedal se aciona toda vez q vc põe o pé em cima dele, e se desliga toda vez q vc tira o pé.
( O q, na minha opinião é ruim. Pois vc perde os timbres conseguidos deixando o pedal ligado e parado em uma posição do ciclo).


Bom, e se fosse pra trazer de fora, o GCB95F valeria a pena? Porque tem outros modelos ainda num eh mesmo ? Possuem o que de MELHOR?Algum outro indutor?

Cara, são VÁRIOS indutores.

Dá uma olhada AQUI!!!, daí vc vai ver do que eu tô falando.

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Seguindo a partir dos Bad Horsie Wahs:
"Pois vc perde os timbres conseguidos deixando o pedal ligado e parado em uma posição do ciclo"
Não entendi.

Quanto aos indutores , então é só siso que encarece e provoca essa variação dos preços?

Porque olha como eu disse , o leque é MUITO grande.
http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=9581
http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=9509
http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=9507
http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=9501
Só aí jah tem 4 tipos de gcb95 (FW, F com um número, Q, bla bla bla)
Desses todos então, vc ainda ficaria com qual?

Tem bastante coisa.

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Ahh.. tem o 535 tb

Regnum_irae
Veterano
# jan/06
· votar


chadox
O lance eh vc poder deixar o wah wah ligado numa posição que vc queira pra ficar um imbre diferente , o que acontece no óptico é que vc teria que ficar com o pé em cima de wah durante todo esse tempo!!!! Já em um wah de indutor vc pode deixar na posição que vc quer e tirar o pé!!!

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Regnum_irae
Entendi entendi.
=)

Regnum_irae
Veterano
# jan/06
· votar


Repara no último wah......esse se não me engano vem com fuzz , que é distorção saca???? O penultimo tem um controle de tonalidade do wah....e também controla o volume do efeito!!!!O segundo é o CRÁSSICO .....e o primeiro é com o indutor fasel , eu não conheço o som desse primeiro!!!

fpsilva
Veterano
# jan/06
· votar


Deixa eu fazer uma pergunta.
Aquele wah da ibanez, o wd-7.. não resolveria o problema???
Ouvi a demo dele e gostei muito do som....
E me parece ter um preço bom... na faixa de R$ 550,00....

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Regnum_irae
Saquei... soh tava na duvida do que tinha Fasel pq tinha uns numeros na frente hehe
fpsilva
Não sei nunca ouvi, mas ontem eu vi que um cara criou um tópico sobre esse Wah wah ai reclamando num sei o que dele.. parece que não tinha muito agudo... naum entendi direito...
Vou pesquisar

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Up

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Upando.. Alguem comenta sobre o WD-7 Ibanez... qual o preço?
Alguem recomenda?

fpsilva
Veterano
# jan/06
· votar


chadox
olha... pelo menos o preço do wd-7 na foxtrot tá R$ 515,00....
é um preço chamativo (pelo menos pra mim)...
pelo q vi no site... tem muitas funções (em comparação aos crybaby)...
tb sou meio leigo no assunto.... mas.... acho uma boa compra...
vc já viu o demo dele???
http://www.ibanez.co.jp/world/product_news/pages/wd7/index.html
queria tb ver mais comentários sobre esse pedal...

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


fpsilva
Eh verdade, quanto ao preço
Valeu

Flávio Moura
Veterano
# jul/06
· votar


Rowashburn
O Crybaby GCB95 é o mais barato da linha dos wahwahs da Jim Dunlop.E é claro que ele não vai ter o timbre dos mais caros da mesma marca.

O Crybaby GCB95, e a maioria dos outros da Jim Dunlop ( a não ser os wahwahs ópticos e o 535Q), usam A MESMA PLACA DE CIRCUITO.


Irmão, o que vc diz desse 535Q, ele resolve o problema dos timbres, pois a chave Q serve pra variar... mas ainda tem problema de perda de sinal e do Fasel... como é?

Flávio Moura
Veterano
# ago/06
· votar


Rowashburn
1° q o Crybaby GCB95 original, já dá um show na maioria dos Wahwahs, mesmo sendo meio agudo no final do ciclo, e tenho um timbre meio magrinho.

Acompanhei o que vc falou do GCB95. Eu tenho um e pretendo fazer modificações.

A primeira é o true bypass. Vou mudar alguns valores dos componentes pra ficar menos agudo tb.
To pensando em colocar o Fazel tb.

Vc sabe (ou alguém sabe?) alguma coisa de:
1 - Chave Q ... acho que é um dispositivo pra poder variar o timbre do pedal... ao invés de fixar um valor, pode-se ter uma "chave" e colocar mais grave ou agudo, se desejar.

2 - Dá pra colocar um Fuzzy no GCB95? Tipo Fuzzy face...

Se tiverem algum link pra ilustrar, agradeço.

Randy78
Veterano
# set/06
· votar


pouca gente parece conhecer o morley, o Bad Horsie 2 tem dois tipos de wha wha, um é o tradicional, com regulagem de timbre e outro é o bad horsie, com o timbre que o Steve Vai usa, até pq foi ele que desenvolveu esse pedal. O sistema ótico tem uma vantagem, não desgasta com o tempo, o potenciomentro tradicional, com o tempo vai perdendo a qualidade e precisa ser trocado, vc já escolheu seu pedal? o morley é complicado de achar, tinha na www.hendrixmusic.com.br e www.foxtrot.com.br na www.rexsom.com.br tem o bed horsie 2 e o classic wha. Quando comprar, posta aí dando sua opinião sobre o pedal.

jp_oliveira1854
Veterano
# set/06
· votar


chadox

cara da uma ouvida nesse sample do cry baby original

http://img3.musiciansfriend.com/dbase/media/product/mp3/15/151000_cryb aby_01.MP3

veja se é isso que vc procura

lbergamim
Veterano
# set/06
· votar


Tem o Boss PW-10 tb que é otico e simula VOX, MORLEY e DUNLop (Cry Baby)... além de wah falado (vogais) e uni-vibe...
http://www.bossbrasil.com.br/produto.php?prod_id=53

diwillo
Veterano
# set/06
· votar


lbergamim

Ja testo? deve c carinho neh?!
Sera q eh bom?

lbergamim
Veterano
# set/06
· votar


diwillo
Eu tenho ele é muito bom, vc tem um monte de timbres de wahs diferentes e ainda pode salvar três memórias pra mudar ao vivo (é só pisar no calcanhar do pedal)... só que infelizmente to vendendo o meu... meu set ta muito grande, não to dando conta de carragar (Caixa + Set + guitarra), vou comprar algo menor...
Na hora de solo mais rasgado uso Morley e pra cleans (swing, funk) uso Vox ou Cry Baby... com certeza é o mais versátil além de não ter problema de potenciometro chiando pois é otico...
As simulações são bem legais mesmo...
Olha ai...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-47700248-_JM
Só estou me desfazendo pois não guento mais carregar tanta coisa... (é sério to com o joelho bixado e com problema de coluna)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dunlop X Morley X Vox: Qual Wah wah? (E mais dúvidas)