*Tutorial de modificação do Pedal Crybaby GCB95 - Por Rowashburn*

Autor Mensagem
Rowashburn
Veterano
# jan/06 · Editado por: Rowashburn


E aí galera!!

Então, por bastante tempo eu procurei e pesquisei bastante coisa à respeito dos pedais de Wahwah, e descobri algumas coisinhas à respeito:

Isso é um fato, e praticamente todo mundo sabe, que os pedais de wahwah são os campeões em roubar sinal da guitarra. Pois originalmente ele não é TRUE BYPASS. Quando eu comprei o meu Crybaby GCB95, fiquei doido com isso. Quando o pedal era desligado, a guitarra perdia volume, perdia ganho da distorção, e perdia graves, médios e agudos.

Eu curti bastante o timbre do Crybaby, mas de fato, achei q era um tanto magrinho o timbre. Não tinha muito grave e nem médios. Quando pisado até o final, o timbre ficava MUITO agudo, chegando a me irritar. Eu até pensei em colocar algum calço que, pra quando pisado, não fosse até o fim...mas isso comprometeria o acionamento do pedal.
Outra coisa é que o pedal muitas vezes soava mais WÉH do que WAH.

Bom, os Wahwahs da Jim Dunlop tem a característica de ter o som WAH e os wahwahs da Vox, puxam mais pro WOH.( Nem venham me perguntar sobre os da Onner, ou da Morley...uahuahuah)

Bom, 1° eu vou falar de como acabar com a perda de sinal no Crybaby GCB95. Tornando-o True-Bypass.

Isso é consideravelmente simples, e tem muita gente q sabe como fazer.

Transformando o pedal em True-bypass

É só substituir a chave original do pedal, que é uma SPDT por uma DPDT.

Nessa foto, é possível visualizar o Crybaby aberto, com o detalhe para a Chave SPDT que vem nele originalmente.

AQUI, estão dois esquemas de como pode ser feita a ligação com uma chave DPDT, o que eu vou explicar, é o segundo, o esquema de baixo. O qual, tenta ao máximo evitar o POP ( barulho no amp), que acontece quando o pedal é ligado ou desligado. Como eu disse, evita ao máximo, mas não evita totalmente, acontece um POP sim, mas só é percebido quando vc não está tocando nada na guitarra, se estiver tocando, e ligar ou desligar o pedal, o POP não aparece.

São duas maneiras q eu encontrei de modificar o Wahwah pra true-bypass, retirando os componentes do BUFFER DE ENTRADA, e alterar o valor do resistor de 68K. Ou uma maneira q eu achei meio drástica, que é manter o Buffer de entrada, sem alterar o valor do resistor de 68K mas daí vc vai ter que riscar e destruir um traçado da placa de circuito. Então eu preferi tirar o Buffer, já que não requer destruição de nada, e vc pode guardar os componentes pra depois, se for o caso, colocar o buffer de novo e a chave SPDT tbm.

Bom, de acordo com o esquema que eu utilizei, e pelas cores dos fios, a chave DPDT vai ficar DESSE JEITO.

Antenção para o fio azul, como dá pra ver da foto do Crybaby aberto, são dois fios azuis. Um vindo da placa pra chave SPDT e outro vindo do potenciômetro do Wahwah pra chave SPDT tbm, note q os dois fios, são soldados no mesmo terminal da chave, então, quando for colocar a DPDT, eles vão ser soldados da mesma maneira. Os dois fios, num terminal só.

Retire os componentes do Buffer de entrada do pedal, vistos de trás, são ESSES DAQUI
Bom, vc vai precisar de dois fios novos pra soldar da chave DPDT pra placa de circuito. Do terminal q diz terra pra um ponto terra na placa de circuito e do terminal q diz input, pra um dos inputs do pedal.

Pra facilitar, eu marquei um Input e um Terra do pedal, um pertinho do outro. Eu preferi, por estarem pertinho um do outro, usar um daqueles fios duplos, mas vc pode usar dois fios normais, e depois enrolá-los um no outro pra ficar organizadinho...

Daí é só mudar o valor do resistor de 68K, por um resistor de menor valor, de 47K. Pois quando se retira o Buffer de entrada, o efeito perde um pouco de volume e ganho, e mudando esse resistor, o volume e o ganho voltam ao normal.

Depois de pronto, dá pra visualizar NESSA FOTO, como ficou a chave DPDT, e NESSA FOTO, o detalhe do fio no Input e no Terra do pedal, com o Buffer já retirado da placa e o resistor trocado.

Feito isso, o pedal já está modificado para True-Bypass!!!!! ;)

Mudanças no timbre do pedal

1-)Uma maneira q eu encontrei, de contornar o fato do pedal ser muito agudo no final do cliclo é mudando o alcance dele.

Essa modificação é bem fácil de se fazer, e é ótima pra quem não entende nada de eletrônica, nem de solda, pois é bem simples de se fazer.

Dentro do pedal, existe uma haste denteada, que se encaixa em uma roda denteada no potenciômetro, e gira o potenciômetro quando o pedal é pisado. A haste fica encaixada na roda, por meio de uma pecinha branca de plástico q é parafusada dentro do pedal. É só soltar o parafuso, colocar a pecinha pro lado e puxar a haste.

Basta soltar essa haste da roda denteada, e girar a roda denteada de forma a pular 1 ou 2 dentes em relação à haste. Assim, quando o pedal é pisado até o fim, o clico do potenciômetro não irá até o fim, cortando aqueles agudos do final do ciclo.

Nessa foto, dá pra visualizar tudo o que eu estou falando. A pecinha branca, o parafuso q a sustenta, a haste denteada e a roda denteada. O círculo vermelho mostra em q sentido vc deve girar pra fazer a modificação.

2-)Bom, agora eu vou falar sobre modificações em componentes do Circuito, o que tenta melhorar o timbre do efeito.

São 4 componentes que vamos ter que trocar:

- 3 resistores
- 1 capacitor

Orinalmente, a placa de circuito vem com esses componentes ASSIM.

Em 1° lugar, eu queria que o pedal tivesse um pouco mais de graves, e médios, e que não tivesse aquele agudo estralante quando o pedal fosse pisado até o fim. Então eu substituí o capacitor de Polyester metalizado box de 0.01uF, para um capacitor de Polyester Metalizado Box de 0.022uF.

Pra ganhar um pouco mais de médios, eu substituí o resistor de 1K5, por um resistor de 2.2K, o que ajudou inclusive, a atenuar a mudança de graves pra agudos durante o ciclo do pedal.

Como o pedal estava soando mais WÉH do que WAH, eu troquei o resistor de 33K por um resistor de 47K. Se vc trocar o resistor de 33K por um de 68K, o pedal vai soar mais WOH, como os pedais de wahwah Vox.
Eu achei inclusive uma modificação em que vc pode colocar um potenciômetro de um valor entre 30k a 40K, em série com o resistor de 33K. E instalar o potenciômetro na lateral do pedal. Assim, quando zerado, ele vai dar o 33K original, e vc pode variar entre o valor de 33K, e o valor do potenciômetro somado, cerca de 70K. Mas cuidado, se vc colocar só o potenciômetro sem o resistor, abaixo de 25K não tem som nenhum de wahwah, vai ser só o som da sua guitarra, e o pedal vai parecer quebrado. E acima de 80K, o volume vai diminuindo, até sumir, lá pelos 100K. ( Experiência própria galera, não façam isso. Eu tentei colocar um pot de 100K em série com o resistor de 33K, e ficou um lixo).

Então preferi colocar um de 47K, pra não ficar nem WÉH nem WOH.
Ficar WAH mesmo...auhauhauahuah

Por último, eu substituí o resistor de 390 ohm, por um resistor de 270 ohm, o que acrescentou um pouco mais de graves, e inclusive um pouco mais de ganho e volume no pedal.

Pronto, NESSA FOTO, dá pra visualizar direitinho os componentes do Buffer que foram retirados, os fios no Input e no Terra, o resistor modificado pra aumento de ganho pela retirada do Buffer, e os componentes modificados pra mudança de timbre.AQUI está uma foto geral do pedal pronto!!!!!!

É claro que isso não faz o pedal o melhor do mundo. De fato, quem dita o timbre do Wahwah, é o Indutor. As modificações visam melhorar o timbre do GCB95. Mas a maioria dos wahwahs da linha Crybaby( fora os ópticos e o 535Q) possuem a mesma placa de circuito. E o GCB95, vem com os furinhos extras pra quem queira trocar de indutor.
Nesse link, estão listados os diferentes tipos de indutor.

( Continua no post seguinte...)

Rowashburn
Veterano
# jan/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


Pra quem quiser ouvir o som que esse Wahwah q eu modifiquei, eu gravei um improvisozinho utilizando ele.

Utilizei o pedal com minha Washburn CS780, V-amp Pro, cabeçote V-tone Behringer ligado num stack 4x12" Behringer, ligados dessa maneira:

Guitarra > Crybaby > V-amp Pro > Amp

Captei o som com o microfone do PC ligado na placa de som on board. (Aff)

Sampler Wahwah

Atenção ao timbre hein?? E não ao solo.. :P

Feliz 2006!!!! \o/

MatheusMX
Veterano
# jan/06
· votar


Putz , mto útil isso cara , eu nem tenho esse pedal , mas acho q vou pegar um , se não um bad horsie =/ , e se pegar fazer td esse treco tb hehe

Rowashburn
Veterano
# jan/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


Alguns esclarecimentos!!!!!!!!

Não é pra defender o meu pedal nem nada, mas...

1° q o Crybaby GCB95 original, já dá um show na maioria dos Wahwahs, mesmo sendo meio agudo no final do ciclo, e tenho um timbre meio magrinho.

2° q a gravação que eu fiz, é só pra ter uma leve, mas bem leve noção, de qual é de fato o som do wahwah.
Pois o que eu posso fazer, é limitado. Não tenho mesa de som, nem uma placa de som boa, nem um microfone que preste.

Eu gravei com um microfonezinho desses de computador, ligado na placa on board do PC.

Eu acho incrível que uma gravação ou outra minha tenha ficado com um bom timbre, pois as maneiras com q gravei foram MUITO precárias, e não mostram de fato, qual é o verdadeiro timbre.

Sem falar q o equipamento influencia MUITO. Se eu ligar o meu wahwah, do jeitinho q ele está em um amp valvulado, o timbre vai mudar VIOLENTAMENTE!!!!!
Pois o wahwah apenas...hã...faz wahwah com o timbre q vc já tem.
É igual falar que um pedal analógico não presta, tendo ligado ele em um amp porcaria, com uma guitarra porcaria.
O pedal de distorção, só vai distorcer o som limpo q o amp der. Se o som do amp for uma merda, a distorção vai distorcer aquela merda, e só.
Com o wahwah é a mesma coisa.

Eu consigo um timbre razoável com meu equipo, muitos gostam, muitos não gostam. Mas eu não estou totalmente satisfeito com ele.
Vou me desfazer do wahwah por causa disso?? Não mesmo!!!!!!!!!!
Porque eu sei, que mesmo do jeito q ele está e é, ele vai dar um timbre muito melhor com um equipo melhor.

O Crybaby é um pedal incrível, e é usado por muitos caras famosos!!!

Claro que os pedais usados por eles não são originais. Mas nem todo mundo tem condições de pagar um preço tão salgado por um pedal, e ainda modificá-lo.

O Crybaby GCB95 é o mais barato da linha dos wahwahs da Jim Dunlop.E é claro que ele não vai ter o timbre dos mais caros da mesma marca.

O Crybaby GCB95, e a maioria dos outros da Jim Dunlop ( a não ser os wahwahs ópticos e o 535Q), usam A MESMA PLACA DE CIRCUITO.

O que manda no timbre de um Wahwah, é o Indutor.

O Indutor Fasel é um dos mais famosos indutores pra wahwah!!!

O GCB95, não vem com um indutor tão bom assim...

...as modificações q eu fiz, mudam o tipo de equalização do wahwah, mais ganho, mais médios, mais graves...mas quem dita o timbre do wahwah de fato é o indutor.

O GCB95, custa cerca de 400 R$ no Brasil. O GCB95F ( no qual, a única diferença é ele possuir o indutor FASEL), custa cerca de 200R$ à mais!!!

Ou seja, 200R$ só pelo indutor!!!!!!

Fiz a modificação, pra quem não tem condições de comprar um wahwah mais poderoso, ter um timbre um tanto melhor com o wahwah mais barato, e não quis dizer, que o wahwah vai ser o melhor do mundo.

Se alguém pensa em comprar um wahwah da linha Crybaby ( fora os ópticos) comprem o GCB95. De boa.

Sabem porque??

Porque, como eu disse, a maioria dos Wahwahs da linha Crybaby tem a MESMA placa de circuito.
Daí vc pode fazer a modificação na equalização, como eu expliquei, pagar cerca de 140R$ no indutor, e instalá-lo no wahwah. ( Como eu ainda pretendo fazer).

Daí vai ser a mesma coisa de ter um GCB95F. Só que mais barato.

O Crybaby ZW-45, linha signature do Zakk Wilde, tem a MESMA placa de circuito desses outros dois wahwahs. Ele vem originalmente com a chave SPDT tbm, ou seja, vc vai ter que modificá-lo pra True-bypass tbm.
Ele tbm vem com o indutor FASEL, então o que faz ele diferente do GCB95F???

Simples. Os valores dos componentes que definem a equalização. Mais ou menos graves, mais ou menos agudos, mais ou menos médios, mais ou menos ganho. SÓ ISSO!!!

Então, eu prefiro ter um wahwah, no qual eu possa modificá-lo, e chegar ao timbre que defina o MEU wahwah, ao invés de ter um wahwah q não vou poder modificar, pagar caro por ele, e ter um timbre igual ao de todos os que tem o mesmo wahwah.

Valeu galera.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


Rowashburn

cara, vc é o rei dos tutoriais! hehehe
aprendi a regular a floyd graças ao texto que vc fez, e agora quando tiver um wah já sei o que fazer hehe

barci
Veterano
# jan/06
· votar


ai mano.. vai vira tutorial do handmades, OK ?
um gardne abraço !

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06
· votar


up pro topico muit bom

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06
· votar


barci
haha eu ia mandar ele postar la hehe

roda
Veterano
# jan/06
· votar


boa cara! valeu!

Rowashburn
Veterano
# jan/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


EduArdanuy
Putz , mto útil isso cara , eu nem tenho esse pedal , mas acho q vou pegar um , se não um bad horsie =/ , e se pegar fazer td esse treco tb hehe

uhauhauhauha, q fera cara, q bom!!!!!!!

Rodrigo Yoshida
cara, vc é o rei dos tutoriais! hehehe
aprendi a regular a floyd graças ao texto que vc fez, e agora quando tiver um wah já sei o que fazer hehe


AUHAUHAUHAUHA, legal cara, que bom que o Tuturial de Floyd te ajudou, espero que este tbm possa te ser útil!! \o/

barci
ai mano.. vai vira tutorial do handmades, OK ?

um grande abraço !


ôloco!!! Por favor!!!! Seria uma honra ;) Põe ele lá logo!!!!! \o/


Fisioterapeuta
up pro tópico muito bom

\o/ !!!!

roda
boa cara! valeu!

Q isso cara. Estamos aqui pra ajudarmos uns aos outros. Logo vai acontecer outros tutoriais, inclusive o de modificação do DS-1 Boss!!! \o/

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


E aí? Alguém ouviu a gravação?!?!?!

ijs
Veterano
# jan/06
· votar


kra eu ia compra o cry baby...mas vo compra um WD7 da ibanez...tu sabes se ele tambem rouba sinal?!

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


ijs

Ih cara. Nem sei.


Up pro tópico!!!!

Ninguém vai comentar sobre o timbre do Wahwah na gravação???

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


upa!!

diogocv
Veterano
# jan/06
· votar


cara, vc é o rei dos tutoriais! hehehe (2)

Eu nem tenho esse pedal (um dia espero ter!) mas li pra dar uma conferida. Achei bem legal, principalmente por causa das fotos. Tudo bem explicadinho. Mto fera msm, ponto pra tu cara! ;)

Eu acho que aquele teu tutorial da Regulagem de Floyd's vai me ajudar mto qdo eu pegar minha futura guitarra, que vai ter Floyd heheeh

Sobre a gravação eu achei que esse mic ai prejudicou um pouco, mas fico legal. So que como eu nunca testei o pedal num posso dizer se ficou melhor ou pior eheheh, mas achei que o timbre fico bem "a lá Vai" eauheuehue

flw

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


diogocv

Pô cara, valeu mesmo, que bom q vc curtiu, e espero q te ajude no futuro.

achei que o timbre fico bem "a lá Vai"

Acho que foi meio pelo jeito que eu toquei. Mas de boa galera, a gravação tá horrível. Foi o melhor q eu consegui na hora.
De fato, é só pra ter uma idéia, mas não é de fato o som que o pedal dá. Várias coisas alteram o timbre em uma gravação e devem ser levadas em consideração, como Placa Onboard, mic ruim de PC, etc.

Rowashburn
Veterano
# jan/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


Sô to organizando o tópico...hehehehe


faz de conta q isso é um up.

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


up!!! :)

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


upa!

powerguitar10
Veterano
# jan/06
· votar


Rowashburn


Parabens cara...Vo trazer um Cry Baby dos Eua esse mes...É uma diferença de U$20,00 entre o cry simples ( acho que é o classic) e o do Dime e do Wilde...vc ja testou algum deles??? Por essa diferença não é mais vantagem pegar um signature, considerando o preço de revenda que é bem elevado??? O do Wilde é de metal se não me engano...

Ou cata um Classic e fazer as modificações pra Bypass???


E por favor...esqueça que agente quase saiu no tapa esses dias, flw???


Muito show

Rowashburn
Veterano
# jan/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


maykow_torres

...vc ja testou algum deles??? Por essa diferença não é mais vantagem pegar um signature, considerando o preço de revenda que é bem elevado???

Não testei nenhum deles cara. Mas já vi o do Zakk por dentro.

Inclusive eu dei mancada. Eu tinha fotos do pedal do Zakk aberto... mas apaguei esses dias...
Mas te falo, é igualzinha a placa de circuito. O q muda são os componentes.
Tipo, claro que tem o lance da revenda né?? Mas eu prefiro pensar no fato de vc ter o SEU timbre de wahwah.

O do Wilde é de metal se não me engano...

Todos são de metal cara. O do Zakk é prateado só.


Ou cata um Classic e fazer as modificações pra Bypass???

Pode ser tbm ué. Vc tá pensando em comprar o pedal pra vender???

E por favor...esqueça que agente quase saiu no tapa esses dias, flw???


Q isso cara. Desencana. Foi só pq eu achei aquilo muito sem futuro.

Fica tranquilo, aqui é todo mundo amigo ;)

Muito show

Q bom q vc curtiu cara. Fico feliz!!! :D Espero q te ajude.

powerguitar10
Veterano
# jan/06
· votar


Rowashburn

A...outra coisa...Eu tenho uma GT-8, mas não explorei a fundo ela...E nunca toquei no Cry Baby tb...Vc acha vantagem??? Tipo, a GT-8 simula uma porrada de Wah...Eu tava pensando seriamente em vender ela, só comprei pq tava quase de graça ( U$400,00) e pegar tudo em analogico, pq vou estar la no Eua esse mes de novo...Desisti por causa dos recursos que a GT-8 me ofereçe como simulações e etc...Q q se acha???

dd3
Afinador cromatic tuner
Chorus Boss
Equalizer Boss
Wah Cry baby
Jackhammer ou outro pra pesos
TS9


Tudo isso por menos que 1400 reais...

Sera que é vantagem vende-la???

Rowashburn
Veterano
# jan/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


maykow_torres
dd3
Afinador cromatic tuner
Chorus Boss
Equalizer Boss
Wah Cry baby
Jackhammer ou outro pra pesos
TS9

Tudo isso por menos que 1400 reais...
Sera que é vantagem vende-la???

VENDE LOGO!!!! AUHAAUAUHAUHAUHA


Cara, de boa. A qualidade de pedais separados é muito maior do que pedaleiras. Todo mundo sabe disso.

Eu tenho o V-amp Pro, e já juntei uma porrada de pedais pq quero sair das distorções digitais e tudo mais.

Logo sai meu valvulado, daí já era.

Qual vc prefere? Uma mulher ou um simulador de mulher?!?! auhauhauhauhauha

powerguitar10
Veterano
# jan/06
· votar


Rowashburn

Qual vc prefere? Uma mulher ou um simulador de mulher?!?! auhauhauhauhauha


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Ae...se vc souber de alguem que quer comprar me avisa flw??? R$1550


Resposta: Depende da Mulher e do Simulador...

Derci Gonçalves ou Scheila Carvalho dentro de uma Matrix???

=)

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


maykow_torres
Ae...se vc souber de alguem que quer comprar me avisa flw??? R$1550

blz.

Derci Gonçalves ou Scheila Carvalho dentro de uma Matrix???

AUHAUHAUHAUHAUHA, me põe logo na Matrix!!! :P

edivanem
Veterano
# jan/06
· votar


muito massa isso, vo tentar algo no meu wha wha tb!

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


edivanem
muito massa isso, vo tentar algo no meu wha wha tb!

\o/

andyeffect
Veterano
# jan/06
· votar


parabéns pela iniciativa cara

Midgard
Veterano
# jan/06
· votar


quanto tah um cry babY???

Rowashburn
Veterano
# jan/06
· votar


andyeffect

Valeu mano!!!


Midgard

Depende do modelo.

Um GCB95 tá uns 400R$...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a *Tutorial de modificação do Pedal Crybaby GCB95 - Por Rowashburn*