Bertola's Mini Fuzz

Autor Mensagem
XANDOCAGUITAR
Veterano
# mar/09
· votar


megadeth2612
foi só pra testar. ao vivo vai ficar melhor, mas valeu

new-dawn
Veterano
# mar/09
· votar


XANDOCAGUITAR
ñ sou do PR Cascavel mas vou morar no sul em breve
(virar gaucho) hsuahsuahsuhaushau

XANDOCAGUITAR
Veterano
# mar/09
· votar


new-dawn

quando voce fizer o seu mini fuzz coloca o som pra gente ouvir

new-dawn
Veterano
# mar/09
· votar


XANDOCAGUITAR

ok

HackerGuitar
Veterano
# mar/09
· votar


Finalmente to com todo o material... (não tenho muito tempo) achei que seria mais fácil comprar aqui em curitiba... mas se tivesse comprado pela TC Tech seria melhor... mas tudo bem...
só algumas últimas dúvidas:
1: o PDF tá "pronto pra transferir" mesmo? eu medi o desenho do circuito da placa e não está no tamanho indicado (3,1 x 3,65)
2: comprei uma caixinha de Patola (plástico), como faço para "grudar" os componentes nela? (jack's, potenciômetro)
3: ela sendo de plástico eu tenho que isolar com papel alumínio? seria para aterrar? (não sei absolutamente nada de eletrônica...)

Por enquanto é isso...

Valeeu o/

MauricioBahia
Moderador
# mar/09
· votar


HackerGuitar
Aqui nestes 3 tópicos de iniciantes tem tudo e mais um pouco:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/194776/0
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/200949/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/201763/

Abs

MauricioBahia
Moderador
# mar/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


1: o PDF tá "pronto pra transferir" mesmo? eu medi o desenho do circuito da placa e não está no tamanho indicado (3,1 x 3,65)
Sim. Verifique se imprimiu o PDF na escala de 100%.

2: comprei uma caixinha de Patola (plástico), como faço para "grudar" os componentes nela? (jack's, potenciômetro)
Eu soldei a pot direto na placa, e este, preso a caixa.

3: ela sendo de plástico eu tenho que isolar com papel alumínio? seria para aterrar? (não sei absolutamente nada de eletrônica...)
Isso. Aterrar e blindar.

Abs

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


HackerGuitar

Cara experiencia própria, manda trzer tudo de sampa por essas lojas de eletronica em ctba são uma merda!!! ( desculpe o termo mas são mesmo )

Os componentes vem errados, falta até POT simples.
Pra polpar dor de cabeça e dinheiro, faça pedidos grandes das lojas de sp que vai sair mais barato.

respondendo tua pergunta: forre toda a patola com papel alumínio sim, para criar uma gaiola da faraday e ñ gerar interefências no sinal do seu pedal.
Abs

HackerGuitar
Veterano
# mar/09
· votar


MauricioBahia
Valeu a ajuda, tem bastante coisa mesmo nos tópicos, só falta aprender usar a busca...huashsuuhushsuh

Victorblues
Ah sim, vou forrar entaum a caixa...
cara, verdade... sairia muito mais barato e menos encômodo se tivesse pedido da Tc tech, mas agora já me ferrei nessas lojas aqui de Curitiba... ahssuhuhsuhsauh na próxima eu já peço de lá... valeeu mesmo

o/

XANDOCAGUITAR
Veterano
# mar/09
· votar


Eu pensei que curitiba fosse quase primeiro mundo na roça que eu moro chave dpdt pra eles é xingamento mas por incrivel que pareca o resto achei quase tudo, pra fazer o mini fuzz e o distortion +

HackerGuitar

vou te dar duas dicas pra voce.

1ª depois da placa corroida (cuidado pra não corroer muito) estanha as trilhas toda ou seja derreta só um pouquinho de solda
e espalhe bem pelas trinhas e sacuda a plaquinha pro chão pra tirar o excesso.

2ª use um multimetro (ele vai te avisar se tem algo errado )
a primeira placa que eu fiz do mini fuzz tinha uma trilha corrompida
a olho nu não deu pra perceber o multimetro acusou ai fiquei cabrero peguei a lupa e ai eu vi a falha e pude corrigi-la.

boa sorte e te digo voce não vai se arrepender. to ate com pena de tirar o meu da caixinha de plastico pra colocar na de metal que estou fazendo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abração a todos do forum

HackerGuitar
Veterano
# mar/09
· votar


XANDOCAGUITAR
é...to pensando em fazer um Dist+ depois tbm, se conseguir fazer o mini fuzz...

vc disse pra fazer a trilha com estanho? tipo, em cima do cobre mesmo?? faz a trilha inteira de estanho e deixa ou tira depois? sei lá boiei agora shuashuhuashusauhsahusa

Leo-RJ
Veterano
# jul/09
· votar


Também comprei um pedal "Bertola's Mini Fuzz" montado pelo próprio. Como já disse, é uma "porrada" no ouvido esse pedal. Nem parece que uma caixinha tão pequena faz tanto. Com dois controles, vai do limpo ao distorcido com muita competência. É inacreditável o que este pedalzinho faz.

Bom, o meu eu não montei. Mas como levei a guitarra para o Bertola regular, e ele reparou que fiquei de olho nos Mini Fuzz construído por ele, que após ligar fiquei impressionado com o pequeno pedal, me vendeu um (até que deu certo ficar de olho grande :) ).

Estou com ele há apenas dois dias, o que não dá para fazer um "review" completo, vez que o meu é bem dinâmico, com duas regulagens, parece que o simples mover de um dos botões apenas já libera bastante diferença da alguma regulagem anterior.

O que dá para dizer é que o bicho é uma pancada no ouvido. Dá para deixá-lo bem distorcido e também bem limpo.

O amplificadorzinho (e os vizinhos) é que estão sofrendo. O pequeno Roland Cube de 15 está passando um sufoco com esse pedal... E tenho usado só esse pedal nos últimos dois dias.

Ainda estou testando as várias possibilidades e regulagens deste "Bertola's Mini Fuzz", mas de imediato noto a grande qualidade de construção e materiais empregados.

Valeu mais uma vez Bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Leo-RJ
Obrigado cara.
Como está a Lespa?

Leo-RJ
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Está tinindo!! Apesar da falta de tempo (tenho usado os finais-de-semana para estudar), esse fim-de-semana não a larguei. Perturbei família e vizinhos o dia inteiro, afinal, ela está uma manteiga de macia e boa de tocar.

Ainda bem que minha namorada está viajando, assim não reclama d'eu não largar a guitarra :)).

Abração!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Leo-RJ
Eh,eh,eh... Legal!!

Jorgito
Veterano
# mar/10 · Editado por: Jorgito
· votar


Galera seguinte:

montei meu mini-fuzz, inclusive com o mod que usa os caps. 0.1 e 1uF e led. Quando testo fora da caixa, ele e funciona legal.

http://www.4shared.com/file/253808596/9496ea7a/DSC03772.html


O meu problema está quando coloco o circuito dentro da caixa (aluminio):

- Nos jacks IN e OUT, o polo externo (que fica em contato com a placa) está conectado ao cabo azul (GND).
- No jack P4, da fonte, o polo externo fica ligado ao positivo que vem da fonte.

Ou seja, a caixa de aluminio coloca os 2 polos (neutro dos IN/OUT e positivo da fonte) em curto. Apesar de identificar o problema, não sei como resolvê-lo, nos tutoriais do Handmades diz que o polo do centro do Jack P4 é o negativo e o externo é o positivo.

Alguma dica de como resolver?

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Jorgito: nos tutoriais do Handmades diz que o polo do centro do Jack P4 é o negativo e o externo é o positivo.

Cara aqui: http://img152.imageshack.us/img152/8092/ligacaojackenergiaed6.jpg

Ficou bem feita a montagem hein!

Abs

Jorgito
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
Então, a ligação foi feita como a imagem que voce mostrou, as saidas para 9v p/ placa e a entrada do (+) da bateria ficam conectadas quando a fonte não ta plugada. (como o guitarRox_fpl explica aqui http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/81019/ )

Tanto que fora da caixa de aluminio, funciona tanto com bateria quanto com fonte.

O problema é que a estrutura de aluminio da caixa ta colocando em curto essa saida 9v p/ placa com o terra dos jacks IN/OUT.Aí a fonte deixa de funcionar (ela tem um led que fica acesso quando está na tomada mas não ta plugada no pedal, mas o led desliga quando plugo ela no pedal).


Sei que ta meio confuso de entender, mas to tentando ser o mais claro possivel.

Valeu pela atenção

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


Jorgito

O problema é que a estrutura de aluminio da caixa ta colocando em curto essa saida 9v p/ placa com o terra dos jacks IN/OUT.Aí a fonte deixa de funcionar (ela tem um led que fica acesso quando está na tomada mas não ta plugada no pedal, mas o led desliga quando plugo ela no pedal).


Se é curto, tem que isolar essa área em curto. Uma vez montei um pedal e não funcionava... O jack de entrada tava encostando na caixa de metal. Depois de algum tempo é que fui ver.

Bom, a saída 9v não é de plástico? Estranho...

Abs

Jorgito
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
Bom, a saída 9v não é de plástico? Estranho...

É de metal! Com uma rosca, parecida com os Jacks mono e estereo.


Se é curto, tem que isolar essa área em curto. Uma vez montei um pedal e não funcionava... O jack de entrada tava encostando na caixa de metal. Depois de algum tempo é que fui ver.
Esse é o problema! a rosca que citei aí em cima fica ligada diretamente com as roscas dos jacks de entrada/saida.

Ser iniciante é uma droga kkkk... passou despercebida essa parte de isolar os jacks. Como você fez para isolar? Estava imaginando que a tinta que vou aplicar na caixa faça isso, mas achei muito porco confiar só nisso, por isso postei minha duvida aqui.

Ontem comecei a trabalhar na arte da caixinha, já apliquei uma base, hoje quero ver se aplico a tinta roxa. Minha intenção é deixar o pedal assim:
http://www.4shared.com/file/253865116/266ce5d3/arte.html

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Jorgito: Ser iniciante é uma droga kkkk... passou despercebida essa parte de isolar os jacks.

Os jacks não são pra ser isolados pq eles fazem parte do terra quando em contato com o metal. O que acontecia é que, dentro da caixa de metal, um dos contatos estava encostando na caixa, então coloquei fita isolante na parte da caixa onde fazia curto.

Esse plug de força, nunca tinha visto de metal... Será que colocando fita isolante para evitar contato com o metal não seria a solução?

Abs

Jorgito
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
Os jacks não são pra ser isolados pq eles fazem parte do terra quando em contato com o metal.
Por isso não li em lugar algum kkkk


Esse plug de força, nunca tinha visto de metal
Foi o melhor que achei aqui em curitiba, pedi jack p4 para painel na loja e a mulher me deu 2 opções: ou este ou aqueles pretinhos quadrados de plastico, achei melhor esse.


Será que colocando fita isolante para evitar contato com o metal não seria a solução?
Pois é, vou te que tentar isso.

Outra opção que pensei foi sacar o clip da bateria (não pretendo usar mesmo) e inverter os polos do jack p4, já que na fonte que tenho aqui tem uma chave que permite alterar a polaridade do conector. Na maioria das fontes diversas que vi o positivo fica dentro e o - fora, mas as fontes para pedais em geral são o inverso, por isso acabei desistindo dessa idéia.

Vagabond
Veterano
# abr/10
· votar


eu acho que são aqueles quadradinhos pretos mesmo...
no meu digitech metalmaster, na parte pra conectar a fonte, é um quadradinho preto com um pininho :S

Vagabond
Veterano
# abr/10
· votar


Fiz a placa! grande coisa vcs pensam... mas pra mim foi mais difícil do que eu pensava, na transferencia térmica não deu certo com transparência, ela se desintegrou!!! e como eu só tinha uma, resolvi não arriscar, peguei a folha de papel normal e furei a plaquinha, fiz as trilhas com caneta para CD de ponta média, 4 circuitos em uma só placa!, vou cortar depois ^^, sendo que em um circuito eu esqueci de fazer uma trilha (FUCK) não sei se tem como arrumar :/
Demorou um pouco para corroer, e não sei se ficou muito bom, vou postar umas imagens para vcs poderem avaliar, e até me falarem se ficou ruim o suficiente para não funcoinar :P

4 circuitos em apenas uma placa ^^

percloreto e régua para mexer kkk

amorstra 1, acho que o melhor circuito :/

DROGA, ESQUECI A TRILHA <O>

erdnaxela
Veterano
# abr/10
· votar


eu tive o mesmo problem que o seu e a solução foi usar uns jack de plastico que tinha. OH solução tosca mais funciona e não tem ruido não.

MauricioBahia
Moderador
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vagabond

Uma solução pra evitar qualquer problema com as trilhas é estanhá-las. Isso significa, passa solda por cima das partes duvidosas.

Mas isso, se o pedal não funcionar de primeira e lembre-se:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/72741/#6127603

Sobre a trilha que faltou, hummm.... Eu refaria a placa!

Abs ;-)

Vagabond
Veterano
# abr/10 · Editado por: Vagabond
· votar


MauricioBahia
Na real eu axo que nem vou usar as 4 placas, vou usar uma pra mim e otra eu vo faze com uns amigos, dai axo que nem vou usar a placa da trilha maligna ehahe

Vagabond
Veterano
# abr/10
· votar


próximo passo, a temida solda muahaha, vou pedir pro meu professor dar umas dicas ^^

erdnaxela
Veterano
# abr/10
· votar


Vagabond

antes de fazer meu primeiro pedal fiz umas trilhas com ilhas, corroi furei e fiz umas soldas ate elas ficarem boas.; Dai partir pro ataque. Ate hoje só um deu problema pois dei bobeira e deixei o ferro esquentar muito e a trilha estufou.

Vagabond
Veterano
# abr/10 · Editado por: Vagabond
· votar


erdnaxela
hmm, vou fazer isso com o circuito que falta uma trilha, boa idéia ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bertola's Mini Fuzz