afinação de bateria

Autor Mensagem
Gabriel234
Veterano
# jan/05


oi, eu gostaria de saber uma maneira prática de afinar uma bateira comum... 12' 13' 14' 16' 22' respectivamente "tom 1, tom 2, caixa, surdo e bumbo)

agradeço desde já....

Gabriel

poseidon
Veterano
# jan/05
· votar


jah me enchi dessas perguntas bestas...outro q naum merecia ter um instrumento na mao...

the_paranoid
Veterano
# jan/05
· votar


vai apertando, qnd tiver bom vc para, se precisar vai soltando

I_am_in_the_Hall
Veterano
# jan/05
· votar


poseidon
outro q naum merecia ter um instrumento na mao...
Pq cara? td mundo q genha uma batera acho q faz essa pergunta....

Gabriel234
Tenta lah na busca!... Mas num tem segredo n...
Se vc num nota q ela tah desfinada, eh pq vc num toca tão bem a ponto de conseguir afinar direito! Quando tu for aprendendo, o som vai parecendo ficar mais feio...
O importante eh todo os parafusos de cada pele ter o mesmo numero de voltas!

I_am_in_the_Hall
Veterano
# jan/05
· votar


Gabriel234
n tenha medo de tirar e recolocar as peles.... Fazer isso toda semana, ajuda pacas!

Wumpa Crash
Veterano
# jan/05
· votar


Gabriel234

Como disseram, simplesmente pega o afinador e vai girando os parafusos. Mas siga um padrão: sempre depois de girar um parafuso, gire o mesmo número de voltas o parafuso correspondente do outro lado.

E lembre-se que a pele de resposta (a de baixo) também influi no som, então mexa lá também.

Crazy Batera
Veterano
# jan/05
· votar


outro q naum merecia ter um instrumento na mao

aew essa vc mandou mal pra dedéu...
td mundo q genha uma batera acho q faz essa pergunta....
acha???? é de certeza q faz essa pergunta..

I_am_in_the_Hall
Veterano
# jan/05
· votar


acha???? é de certeza q faz essa pergunta..
heheh.... eu disse acho pq quem me vendeu a minha batera, nunca afinou!
Eu me pergunto: COMO????

Crazy Batera
Veterano
# jan/05
· votar


I_am_in_the_Hall
num sei, vai ver se contentava com o som q tinha.... eu ja mexi e remexi aquela minha um monte de vez, e gosto muito do som...

I_am_in_the_Hall
Veterano
# jan/05
· votar


Crazy Batera
eu vivo desmontando... trocando as coisas de lugar, tirando a pele pra afinar denovo... O surdo tinha um som bom, fiu mexer, consegui gostar do som dele denovo agora... passou 3 meses parecendo um balde...
heheh....

Crazy Batera
Veterano
# jan/05
· votar


I_am_in_the_Hall
hehehe... bela comparação...

I_am_in_the_Hall
Veterano
# jan/05
· votar


Crazy Batera
heheh....

Wumpa Crash
Veterano
# jan/05
· votar


Até hoje não consegui deixar meu surdo com o som seco e curto dos tons... e os parafusos da minha caixa estão enferrujados demais pra girar ¬¬

Crazy Batera
Veterano
# jan/05
· votar


I_am_in_the_Hall
Porem a caixa é a mais chata de afinar... ou a minha q é ruim...

Wumpa Crash
ahuahuahauhuahuahauu

I_am_in_the_Hall
Veterano
# jan/05
· votar


Crazy Batera
A minha caixa foi horrível, mas por causa da esteira... Jah tah vibrando denovo....

Wumpa Crash
heheh.... Se der pra tirar, lixa eles e bota denovo!

Locohawa
Veterano
# jan/05 · Editado por: Locohawa
· votar


Ae pessoal, achei um tutorial avançado de afinação da bateria na net, meio complicado mas fala de tudo isso aqui ó:

Alguns dos temas a serem tratados nas varias seções desta Bíblia:

Diferenças entre peles, quando usar qual.
Como fazer para o tambor ter sustain, engordar o som, pegada, sons abertos, mais/menos aro.
Como os microfones afetam a escolha das peles.
A nota fundamental de um tambor versus afinação e timbre.
Diferentes materiais e construções modificam a afinação e o som em geral da bateria.
Exemplos de peles e resultados
Zumbidos na caixa e outras vibrações afins.
Troca de esteira, tensão e escolha do tipo.
Como obter maior articulação, volume, estalo, sensibilidade e calidez de uma caixa.
Exemplos de afinação em seqüências e afinação por notas.
Abafadores de bumbo e escolha de peles
Aros de madeira e metálicos.
Bordas dos tambores.

Locohawa
Veterano
# jan/05
· votar


se quiserem eu posso colocar o texto aqui no fórum.. se poucas pessoas quiserem eu passo por email daí..

Falow

Locohawa
Veterano
# jan/05
· votar


AH, é muito bom esse texto.. mas é meio complicado!!

Locohawa
Veterano
# jan/05
· votar


Palavras do Maldito:

"Admitirei desde o começo, que este Guia é gerado basicamente visando aqueles bateristas que já são profissionais, ou aqueles que queiram sê-lo e procurem um domínio sobre o instrumento e som a ser gerado."

olhem só isso aqui que estou lendo agora:

Afinação da Caixa - Método 1 (Som Gordo e Seco)
Afinação da Caixa - Método 2 (Apropriado para Pop, Preferido por muitos Bateristas de Estúdio)

:)

Crazy Batera
Veterano
# jan/05
· votar


Locohawa
ta eu quero aquele lá e os da caixa....

Wumpa Crash
Veterano
# jan/05
· votar


Onde tu arruma todo o material Locohawa? O_o

Locohawa
Veterano
# jan/05
· votar


Wumpa Crash
Eu sou demais né
aheuhasuehauehauehaueha =P
É no Emule ou no Kazaa

Wumpa Crash
Veterano
# jan/05
· votar


XD

I_am_in_the_Hall
Veterano
# jan/05
· votar


Gabriel234
vc teve sorte! Aqui tah numa revolta contra topicos repetidos!

________________________________________________heheh....
__________________________________Bem vindo ao forum.......

Fryggy
Veterano
# jan/05
· votar


no site da batucadas1000.com.br tem a bliblia da bateria... lá fala um pouco de afinação... lembre-se tbm q afinaar num é so deixar o tambor com um som agradavel... tem q afinar a bateria harmonicamente...

bacantes
Veterano
# jan/05
· votar


e ai galera, meu nome é Giuliano, sou residente em portugal, gostaria de saber quais são as notas musicais referentes a uma bateria de 5 cordas.

bacantes
Veterano
# jan/05
· votar


só para corrigir, uma bateria de 5 peças.

Locohawa
Veterano
# jan/05
· votar


"(...)
Farei um esforço para descrever este tema em termos bem elementares para facilitar. Se você não sabe o que é um "C" médio no piano, pegue qualquer teclado (61 notas, 76 notas ou 88 notas) e vá ate ele, ou tome um atalho, chame um tecladista. Bem no meio sempre tem duas teclas pretas e a cada lado três teclas pretas. Escolha a tecla preta da esquerda do par de teclas pretas, deixe seu dedo escorregar de leve até a tecla branca bem ao lado, à esquerda da tecla preta. Ali é o "C" médio! Mesmo você sabendo ou não, seu típico tom-tom de 10" ou 12", geralmente é afinado 3 ou 4 notas para cada lado daquele "C" médio. Seu trabalho agora consiste em achar a nota do seu prezado tambor e afinar os outros em uma seqüência de intervalos de 3 a 5 notas. Porque? Se você já se tomou ao trabalho de chegar até aqui e achar a tal nota, poderá ver agora tudo de um ponto de vista musical. Se tocar duas, notas imediatamente juntas uma da outra, soará realmente mal para a maioria. Mas se tocarmos qualquer combinação de notas com uma separação de 3 a 5, será bem melódico. Em conseqüência, seus tambores soaram melhor e podem até soar mais forte por causa das vibrações complementares entre si e com o tambor que foi tocado. Isto não é uma regra absoluta. Mas em geral, deve tentar tocar com os tambores afinados combinando aos pares, e faça eles ainda mais melódicos afinando de tal modo que pareçam acordes de 2 ou 3 notas quando tocados. Pense deste modo quando afinar para diferentes lugares.
Devo ser enfático que a idéia aqui não é tentar e conseguir acordes para canções assim como deixar os tambores em conflito. Embora, se você tiver tempo e oportunidade, tente afinar especialmente para uma canção o que pode vir a resultar numa afinação muito melhor. Nalgum lugar deste caminho, você achará uma seqüência que preenche seu estilo e modelo de bateria.
Por exemplo, eu sei que meus tambores soaram melhor afinados assim:
Tom 10"x 9": D #
Tom 12" x 10": A #
Surdo 14" x 12": F
Surdo 16" x 14": C
Bumbo 22" x 16": Batedeira F (uma oitava abaixo que o surdo); Resposta E
Caixa principal 14" x 6" YAMAHA Anton Fig: G acima do 10" x 9" D#, ambas peles iguais.

Eu sei disto porque trabalhei a afinação através dos mesmos passos que repassei nesta "Bíblia".
(...)"




Retirado da Bíblia de Afinação da Bateria

maycora
Veterano
# jun/05
· votar


Gostaria de receber essa apostila, você pode me enviar?

maycora@terra.com.br

obrigado

Scalper
Veterano
# jun/05
· votar


Gabriel234
Entra la em http://www.batera.com.br aqui tem como afinar batera bem direitinho!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a afinação de bateria