Qual é a afinação mais usual de bateria Rock?

    Autor Mensagem
    edsinho
    Veterano
    # jan/13


    Gostaria de saber qual que é a afinação/notas mais usual de rock para bateria.

    Simonhead
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    edsinho

    Sua bateria está afinada? Já tentou sozinho? Tem um baixista amigo por perto?

    Rodrigo McBrain
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Rodrigo McBrain
    · votar


    Gostaria de saber qual que é a afinação/notas mais usual de rock para bateria.

    Isso vai depender de quantos tons você usa no seu kit e das dimensões deles.

    Uma bateria de rock "classico" normalmente e minimalista. Seria um tom de 12 e um surdo de 16, nesse caso eu recomendaria:

    Tom 12" - 2A (La 2) - Fica facil de afinar de ouvido ja que 'e mesma nota da segunda corda de qualquer violao ou baixo afinado (obviamente na afinacao tradicional EADGBE) = 110 hertz.

    Surdo 16 - 2D (Re 2) - Na mesma oitava do tom de 12", porem afinado 3 tons e meio abaixo. 73.4 hz

    Se isso não for o seu caso poste mais informações ai que eu te dou uma ajuda!!

    Abs e boa sorte!!

    edsinho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Então, minha bateria é classica com 2 tons de 10 e 12, surdo de 16, caixa de 14 e bumbom de 20. Qual a melhor afinação para rock?

    Valeu.

    Rodrigo McBrain
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Rodrigo McBrain
    · votar


    edsinho
    Ok!

    Cara, eu ja tive uma batera com essas medidas, tocava Blues/Rock/Progressivo

    Sempre afinei da seguinte forma:

    12" - Batedeira 2A / Resposta 2A
    13" - Batedeira 2F / Resposta 2F
    16" - Batedeira 2C# / Resposta 2C#

    Vale lembrar que isso e bem pessoal. Vai testando algumas afinações ate achar a que mais te agrada, sempre pensando e respeitando os intervalos. Afinação de bateria não e uma ciência bem exata. Apesar das notas dadas pelos tambores serem SIM definidas, ao contrario da crença popular, existem varias teorias a respeito.

    Muitos livros e textos que estudei diziam ser melhor afinar a pele de resposta numa frequência um pouco acima da batedeira. Ja testei também na minha ex RMV concept 8/10/12/14 com peles Remo Emperor Coated e curti MUITO, ficou animal pra blues. Ganhou bastante em sustain quando comparado a afinação igual das duas peles.

    Abs!

    Amok
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu andei experimentando subir um pouco a afinação dos tontons, sem o "bend" que é a diferença de afinação entre as peles de atque e resposta. Isso porque minha banda tem dois guitarristas e som fica muito denso. Com isso, o som de meus tontons com afinação tradicional (mais ou menos essa de blues que o McBrain mencionou) sumia nas viradas. Quando joguei a afinaçào pra cima e igualei o tom das peles, estranhei muito o som quando estudava sozinho, mas o som da bateria junto com com a banda melhorou muito. Isso foi porque a afinação mais alta "cortasse" a parede sonora das guitarras. Depois de um tempo o ouvido se acostuma com a nova afinacão e nào incomoda tanto quando se estuda sozinho.

    [ ]'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é a afinação mais usual de bateria Rock?