Afinação cromática para bateria

    Autor Mensagem
    Rodrigo Salles
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Moderador


    Opa!!

    Tava pensando numa coisa aqui: que de perguntas idiotas surgiram as coisas mais inimagináveis desse mundo, né??

    Então lá vai:

    Nesse link aqui, tem um metrônomo que também é afinador cromático. Daí, lembrei de uma conversa que tive um tempo atrás com o Amok, onde ele me explicava como afinar a batera de maneira cromática, pelas notas musicais, né?? Bom, não entendi lhufas daquilo, mas...

    E se eu usasse esse afinador, daria certo?? (caralho, ainda não acredito que tô perguntando isso)

    Aquele sensor que prende no violão, eu poderia prendê-lo no tambor, dar umas batidinhas e sair apertando até afinar bonitinho, de acordo com o aparelho!!

    Que coisa, não??

    Falou!!

    DrummerZ
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Rodrigo Salles
    E se eu usasse esse afinador, daria certo?? (caralho, ainda não acredito que tô perguntando isso)

    HUHSAHUSAHUASU... Não liga cara. O medo de postar acontece cmg tb. =P
    Ms naum sei se daria certo cara, visto q a afinação da batera eh totalmente diferente da de um violão.
    Agora, depois de afinado, vc pode dar umas batidas pra vr em q tom está o tambor.

    Abraços!

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Que coisa, não??

    A ideia é boa...mas acho q se desse certo as empresas estariam por ai vendendo afinador p batera...mas eh boa!

    Amok
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Amok
    · votar


    Rodrigo Salles
    E aí, véio ?
    Teoricamente, dá pra fazer isso, até porque seus tons são de afinação simples, o que facilita o uso do afinador. Se tivessem peles de resposta, eu te diria pra esquecer essa história. Não vai ser fácil porque a curva sonora de um tambor é bem diferente de um violão. Explico: o som do tambor tem um ataque com muito volume , um decay rápido e um sustain relativamente curto. O afinador usa basicamente a vibração do sustain pra informar a afinação. Se vc quiser fazer uma afinação cromática, instale o sensor na pele, próxima da borda do tambor e toque muito de leve nele com a baqueta. Coloque o sensor em posições diferentes, próximo a cada parafuso de afinação para verificar se a tensão na pele está uniforme. Peles mais finas facilitam o trabalho porque tem sustain mais longo.

    Se vc procurar se informar um pouco a respeito de teoria musical, tente afinar os tons formando um acorde maior, isto é, a nota principal no bumbo, a 3ª no surdo, a 5ª no tom 2 e a oitava no tom 1. Dá pra fazer um monte de variações, por exemplo, 1ª,3ª,5ª e 7ª, com a caixa em 8ª. Ou 1ª,4ª,8ª,12ª (intervalos de 4ª)

    Boa sorte com suas experiências. Depois posta aí.

    [ ]´s

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Amok
    Teoricamente, dá pra fazer isso

    Opa, já é um começo!!

    E ae, blz??

    Então, essa semana vou comprar esse metrônomo, daí vou colocar esse teste em prática. Depois vou postar o resultado.

    Coloque o sensor em posições diferentes, próximo a cada parafuso de afinação para verificar se a tensão na pele está uniforme

    Essa ia passar batido, ótima idéia. Isso pode ser encarado também como uma maneira de treinar o ouvido, não??

    Falou!!

    Baqueiro
    Veterano
    # set/06
    · votar


    AS vezes eu só consigo afinar minha batera (ja aconteceu em outras tb) com um parafuso quase solto ou relativamente folgado... tanto que a pele fica um pouco ondulada desse lado... se eu apertar o parafuso pra a pele ficar retinha não tem jeito de eu conseguir afinar. Pq será?

    DrummerZ
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Baqueiro
    Eu postei em algum tópico ae a maneira mais simples, rápida e infelivel de afinar. Da uma procurada ae.

    Abraços!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Rodrigo Salles

    não entendi lhufas daquilo

    hahahahahhaha

    Amok
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Baqueiro
    Apesar de a recomendação principal para uma boa afinação ser justamente distribuir uniformemente as tensões dos parafusos, já verifiquei que, com frequência, o som pode ficar melhor se um dos parafusos da batedeira estiver mais frouxo. Acredito que esse "desbalanço" da tensão pode controlar melhor os harmônicos e resultar em um som mais agradável.

    Thiago Yoshiki
    É, eu dei uma viajada lá...

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação cromática para bateria