Bateria eletrônica caseira - é possível?

Autor Mensagem
trashit hc
Veterano
# dez/11
· votar


sobrevivente

boa!!

vinicius_stefan
Veterano
# jan/12 · Editado por: vinicius_stefan
· votar


ae galera!!
Bom começando agora meu projeto de batera eletronica homemade e com aquela impolgação do inicio do topico hein!!

Li o topico todo (uma tarde inteira de trabalho perdida pra fazer isso. Quero ver cm vou me virar com o chefe amanha kkkkk). Muito bacana!

Minha ideia e fazer o edrum. N tenho muito conhecimento em eletronica mas meu cunhado e e engenheiro eletronico. Ja troquei umas ideias com ele e talz...

O problema e que lendo o topico aqui eu vi alguns questionamentos quanto a funcionalidade do edrum. O fato de ser um pouco ultrapassado nao me incomoda. Mas eu vou conseguir tocar com ele usando um programa vst. Digo, usando um cabo midi-usb o computador vai reconhecer e talz????

O fato e que comprar um modulo pronto como o sobrevivente fez sai muuuito caro pra mim. Sem condiçoes. Fazer com teclado e outra alternativa, mas n me atrai muito e tambem apesar de parecer simples e um pouco trabalhoso (cm vimos o cao fofo tentando fazer..). Sobrou o edrum. Nao devo gastar mais de 50 reais em componentes intao e o q me parece mais viavel. O problema dele n e o preço e sim o trabalho q vai dar pra montar.

De qualquer forma continuo na ideia de fazer o edrum. Se n funcionar eu posso tirar os componentes e aproveitalos em pedais por exemplo. E tb 50 reais n compram a experiencia q vou ter fazendo ele em uma escola de eletronica,...

sobrevivente
Veterano
# jan/12
· votar


vinicius_stefan
E aí mano! Bem vindo a aventura de construir uma bateria eletrônica caseira, rs. É trabalhoso, mas o resultado é muito recompensador.

Mas eu vou conseguir tocar com ele usando um programa vst. Digo, usando um cabo midi-usb o computador vai reconhecer e talz????
Sim, vai. O edrum é um módulo trigger-to-midi, ou seja, assim como todo o módulo de bateria vai receber o sinal do pad para uma determinada peça no vst, através do cabo midi/usb. Ele somente tem essa função, não tendo som de kits nele.

O fato e que comprar um modulo pronto como o sobrevivente fez sai muuuito caro pra mim. Sem condiçoes. Fazer com teclado e outra alternativa, mas n me atrai muito e tambem apesar de parecer simples e um pouco trabalhoso (cm vimos o cao fofo tentando fazer..). Sobrou o edrum.
O módulo é a parte mais cara do projeto, sem dúvidas. O módulo edrum é uma ótima solução para deixar o projeto mais em conta. Um módulo feito de teclado de PC, ou joystick é possível, porém com a diferença de não ser possível tocar com dinâmica, pois independentemente do modo que for tocado, sempre será mandado para o PC um sinal com uma determinada intensidade. Já com piezos + módulo edrum, é possível tocar com dinâmica.

Qualquer dúvida que eu puder ajudar, estamos aí. Dá uma boa olhada no meu blog, pois lá compilei e postei todas as informações sobre o funcionamento e construção da minha bateria. Inclusive lá está postado todos os vídeos da minha saga. Abraços e boa sorte!

vinicius_stefan
Veterano
# jan/12
· votar


fala sobrevivente!!! Feliz em tc contigo...

Kra ja li seu blog inteirinho rsrs exceto os comentarios e sobre a reforma dos pads. Aprendi muito por lá concerteza! Aproveito pra te agradecer pelo conteudo e pela iniciativa. Vai ajudar muita gente pelos proximos varios anos hehe

Intao kra, por causa da dinamica e que eu nao quero fazer com teclado. Mas dps dos comentarios aqui no topico (acho q do guitarig) eu fiquei com medo de fazer o edrum e ele n me atender.

De uma olhada no site www.megadrum.info . A ideia e a mesma do um edrum so q mais completo e atualizado (o que o torna tambem mais caro e dificil de fazer). Ele ten saida e entrada midi, saida midi em usb, alimentaçao via cabo midi (ou seja n precisa daquela fonte 9v), salva diversas configuraçoes, me parece a sao 17 canais, pode ser configurado pelo pc (win, mac ou linux), enfim... Nao perde em nada pra um modulo comercial. Ainda to esperando o orçamento mas parece q fica em uns 100 reais de componentes eletronicos. Ao contrario do edrum o criador do projeto vende ele pronto ou monta pra voce.

Pra quem n tem conhecimento de eletronica e nao se arrisca a fazer pode ser uma boa ideia comprar o megadrum direto do criador do projeto. Provavelmente deve sair mais barato.

Depois de construir o meu e der certo eu terei todo o prazer de aceitar encomendas e vende-los ao preço mais acessivel possivel. Q e pra acabar de vez com os preços abusivos dos modulos (ou pelo menos tentar rsrs)

vinicius_stefan
Veterano
# jan/12 · Editado por: vinicius_stefan
· votar


*edit post*

sobrevivente
Veterano
# jan/12
· votar


vinicius_stefan
Fico feliz por estar acompanhando o blog! Que bom que o blog te ajudou, a intenção do projeto é justamente essa. =]

O edrum já te atenderia tranquilamente, porém ele já é antiguinho. O megadrum já é a evolução do edrum, e é um baita módulo. Vou até mandar um e-mail pro cara do megadrum para ver quanto que sairia mandar ele fazer, e saber se ele envia para o Brasil.

vinicius_stefan
Veterano
# jan/12
· votar


sobrevivente

Pois e kra o megadrum e muito massa. To desconfiado que e do mesmo criador do edrum.

O problema e que acabei de descobrir q pra proteger o projeto o dono dele nao disponibiza mais o firmware de um dos chip sendo necessario comprar o chip ja gravado do dono. Fica em 35 reais o chip dele aqui pro brasil.

Ja começa a ficar caro. Volto a pensar em fazer o edrum.

Quando o cara te responder quanto fica pra ele te fazer o megadrum deixa posta aqui no topico?...

vinicius_stefan
Veterano
# jan/12 · Editado por: vinicius_stefan
· votar


*edit post* again =/

sobrevivente
Veterano
# jan/12 · Editado por: sobrevivente
· votar


vinicius_stefan
Ele respondeu o email:
The 32 inputs module is 160GBP (British pounds) plus shipping. Shipping to Brazil - 20GBP.
The 56 inputs module is 200GBP plus shipping. Shipping to Brazil - 25GBP.


Então, levando em consideração que 1GBP (libra) é $1,52 (dólar), um de 32 inputs fica:
180GBP * 1,52 -> $253 * 1,8 = R$455,40

Isso sem contar uma possível taxação...

vinicius_stefan
Veterano
# jan/12
· votar


sobrevivente

nossa, bem carinho hein! Achei q seria mais barato. Mas ainda seria o modulo trigger-to-midi mais barato neh?

Ja estou quase decidico em fazer o edrum. So vou antes mostrar o projeto do megadrum pro meu cunhado e tentar entender melhor essa questao do "chip", as vezes tem alguma alternativa pra n precisar comprar o do dono la...

vinicius_stefan
Veterano
# jan/12
· votar


passando aqui so pra atualizar meu progesso na batera:
Ja estou decidido em fazer o edrum. A eletronica me passou o orçamento por email vai ficar em 120 reais tds os componentes. Cm faltou na loja alguns e esse orçamento e para o edrum de 16 canais eu to jogando esse orçamento pra 150 dolares brasileiro pra n ter nenhuma surpresa. Isso so para o edrum!!! Ainda n ta incluido a eletronica dos pads: piezo, fios, plugs.

Esse valor me assustou um pouco pq e tres vezes mais do q eu tava pretendendo gastar com o edrum.
Msm assim vou tocar o projeto, vou ter q comprar os componentes em outra cidade, durante essa semana meu pai ou meu cunhado devem ir em bh, espero q eles possam comprar pra mim assim eu economizo o frete e o prazo de entrega e ja começo a montar.

Estudo fazer um tutorial em video de cm montar o edrum ou intao um manual em portugues beem detalhado. N sei...

sobrevivente
Veterano
# jan/12
· votar


vinicius_stefan
Boa mano! É um pouco complicado tocar um projeto assim sem gastar uma grana, mas aos poucos, juntando um pouco daqui e dali é totalmente possível. Detona aí mano, boa sorte.

vinicius_stefan
Veterano
# jan/12
· votar


sobrevivente
Detona aí mano, boa sorte.
Vlw kra!

Enquanto n começo o modulo to pensando na estrutura. A ideia inicial e msm os vlhs canos pvc. Eu preciso q a minha bateria seja desmontavel intao nada de colar os canos, to pensando em fixar com parafusos de rosca borboleta...

To com dificuldade em definir a altura dos pads. Qual e a altura/distancia dos seus pads sobrevivente? Ficou proximo das dimensoes de uma batera acustica??

sobrevivente
Veterano
# jan/12
· votar


vinicius_stefan
A altura dos meus pads ficou em aproximadamente 6cm, não ficou nada parecido com uma bateria acústica, mas acredito que seja uma boa distância para uma eventual manutenção nos piezos, e tal.

vinicius_stefan
Veterano
# jan/12
· votar


obg sobrevivente.
Passando pra atualizar meu progresso com a batera:
Acabei de comprar todos os componentes do edrum. Amanha ja começo a montar e tb passo aqui pra deixar quanto gastei com o edrum. Estrutura e pads ainda em projeto...

cellen
Veterano
# fev/12
· votar


sobrevivente

Parabéns pelo resultado final da sua batera, maravilha. Fiquei entusiasmado em fazer também. Eu li todo o tópico e com certeza você vai resolver o problema de dinâmica, introduzindo um vst tipo midi antes do addictive ( o próprio reaper tem vários)
Para cada peça da batera você cria uma pista, introduzindo esse vst-midi nela, e tocando para ver a melhor regulagem ( esses vst-midi podem multiplicar, dividir, somar, diminuir, enfim fazem qualquer coisa com os 127 niveis do midi) dai você envia o sinal-midi alterado para o addictive.
Depois de regulada as peças você salva esta configuração e usa pra sua batera! maravilha.
Um abraço!

cellen
Veterano
# fev/12
· votar


sobrevivente

Então se o sinal da caixa por exemplo estiver sempre muito forte, você pode diminuir o seu valor somando a ele por exemplo o valor -70, ou sei lá qualquer valor, vai tocando e sentindo.
Você pode também dividi-lo por 2, o resultado seria um sinal sempre pela metade.
Se estiver fraco então pode somar ou dividir, acredito que vai dar certinho, já que certos módulos não tem estas regulagens.
No reaper você endereça o sinal pra onde quiser, quantas vezes quiser, sem nenhuma frescura.

cellen
Veterano
# fev/12 · Editado por: cellen
· votar


ok

sobrevivente
Veterano
# fev/12
· votar


cellen
Opa, valeu mano! Rapaz, não tinha ouvido falar desse vst-midi que controla a dinâmica, fiquei a fim de dar uma testada. O ideal mesmo seria dar uma olhada fisicamente, ou seja, nos próprios pads, melhorando a dinâmica colocando um esquema de cone, ou algo do gênero.

Fiquei curioso pra testar, saberia me dizer o nome do vst mano?

cellen
Veterano
# fev/12 · Editado por: cellen
· votar


sobrevivente
Fiquei curioso pra testar, saberia me dizer o nome do vst mano?

clique no fx do reaper e digite midi. Vão aparecer vários Plugins, no seu caso o midi_velocitycontrol multiplica, divide, soma e diminui o sinal midi.

No seu caso qual o seu maior problema e em qual peça?
o som sai sempre forte? ou sempre fraco? varia demais?
Com este plugin você regula e pode também colocar vários dele em sequencia porque é bem leve.
Uma coisa: Eu já vi um programa (sem ser o reaper ou algum plugin dele) que grava intensidade de cada batida midi. O que você poderia fazer é verificar se a resposta de cada piezo corresponde aos 127 niveis que o midi oferece. Em outras palavras, o piezo tem que ter a capacidade de responder do 1 (batida muitissimo fraca) até o 127 ( o maximo de força) assim poderíamos verificar com esta posterior colocação do cone ( como aquele americano fez e que um brother defendeu aqui) se realmente melhora a resposta do piezo.
(depois a gente monta uma fabrica de baterias eletronicas caseiras com tanta informação tecnica kkkkkkkkk)

Eu queria te perguntar: a resposta da tua bateria tem alguma latência, e se tinha e você resolveu, como você fez isto?

Um grande abraço, estou pesquisando bastante e logo posto o que encontrei

sobrevivente
Veterano
# fev/12
· votar


cellen
Ah tá, é um plugin padrão do Reaper, saquei! Vou testar por esses dias, mas tenho que esperar um pouco por conta do módulo que foi para a assistência, mas logo está de volta. Assim que eu testar eu posto as impressões aqui!

As peças sempre soam muito fortes ou muito fraco.s Atingir um meio termo é complicado as vezes. Sobre a latência, não tem nenhuma, ao menos é imperceptível. Tenho uma interface USB que dá um jeito de não haver latência. =]

Abraços!

cellen
Veterano
# fev/12
· votar


Sobrevivente

Tava vendo uma plaquinha arduino, e parece que é bem barato ela não é modulo, só serve como interface.
Voce ja viu?

sobrevivente
Veterano
# fev/12 · Editado por: sobrevivente
· votar


cellen
Placa arduíno que serve como interface de áudio? Nunca ouvi falar!

tito lemos
Veterano
# fev/12
· votar


cellen
sobrevivente
Dá pra implementar sim um sistema trigger-to-MIDI com o Arduino. Inclusive, vou adquirir um Arduino Uno esses dias, e uma das coisas que vou tentar com ele é justamente isso.

Abração!

cellen
Veterano
# fev/12
· votar


Inclusive, vou adquirir um Arduino Uno esses dias, e uma das coisas que vou tentar com ele é justamente isso.

Eu vou comprar também. Além da UNO tem mais uns dois modelosTito Lemos, Porém como são 8 entradas analógicas, ( e acho que uma boa bateria necessitaria de pelo menos umas 16) pelo que li, vai precisar de um multiplexer - 4051 de 8 canais para dar este aumento, e mais programação. Pena que a maioria dos exemplos está em inglês. Mas se você manjar você pode dar umas dicas aqui.
Um abraço

vinicius_stefan
Veterano
# fev/12
· votar


andei sumido por uns tempos, estava recuperando da facada q levei do edrum. Seu eu viesse postar aqui eu iria acabar desestimulando os aventureiros que leem esse topico.
o edrum esta ficando bem mais caro que o planejado mas agora vou terminar de comprar os componentes e voltar a tocar o projeto.

cellen
tito lemos
quanto e a arduino uno??


sobrevivente
qual o diametro das capsulas piezoeletricas que vc usou?
parece q o melhor seriam as de 35mm mas vc sabe se as de 27mm fazem o serviço?

sobrevivente
Veterano
# fev/12 · Editado por: sobrevivente
· votar


tito lemos
cellen
Muito interessante esse esquema de trigger-to-midi com o Arduino. Não manjo nada, mas fiquei bem curioso. Se tiverem alguma novidade, postem aqui!

vinicius_stefan
Bah cara, o módulo é o pior mesmo não tem jeito, mas depois que compra é só alegria. Bom, na teoria, os piezo de 27mm são usados para as peças (caixa, tons, pratos) e os de 35mm são usados para regiões específicas das peças (aro da caixa, cúpula do ride). Usei 27mm para todas as peças, e quando for fazer o aro + cúpula, usarei os de 35mm.

tito lemos
Veterano
# fev/12
· votar


sobrevivente
Quando eu pegar o Arduino, postarei a respeito. Pelo que já vi dele, é perfeitamente possível essa implementação.

Abração!

cellen
Veterano
# fev/12
· votar


tito lemos
vinicius_stefan
sobrevivente

Já andei falando com uns amigos meus a respeito do arduino e vai dar sim, agora to pensando em importar porque aqui só o arduino uno ta uns R$85,00 pra lá, fora o multiplexer que fará aumentar a quantidade de piezos.
Na http://www.dealextreme.com você não paga frete
Preço arduino uno $23,00 = R$40,00
15 dias para chegar

sobrevivente
Usou o vst midi pra regular a intensidade das peças?
E o programa que mede os sinais que estão sendo mandados, você usou?
será que esses piezos conseguem alcançar de 1 a 127 na escala midi?
Seria interessante saber se os pads de madeira conseguem refletir todas as batidas desde a mais fraca até a mais forte

cellen
Veterano
# fev/12
· votar


Sobrevivente
Usei 27mm para todas as peças, e quando for fazer o aro + cúpula, usarei os de 35mm.

Porque você usou os de 27 mm? e não os outros de 35 mm?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bateria eletrônica caseira - é possível?