Bateria eletrônica caseira - é possível?

Autor Mensagem
nFall
Veterano
# jun/10
· votar


Aqui é o sistema analógico do PSX

http://www.eeshops.com/images/Analog-Stick-Replacement-for-SONY-PS2.jp g

Aqui é uma foto dos terminais ( tem umas modificações, que o cara fez )

http://lh5.ggpht.com/_GrYrzHoz79c/SsqDRtsUARI/AAAAAAAAAO4/kCHwDl9M1L4/ scph1200.jpg

Para quem entende de eletronica, daria certo soldar as Capsulas Piezo eletricas alí diretamente ou teria que fazer um sistema de "adaptação" ?

nFall
Veterano
# jun/10
· votar


Vídeo demonstrando o Controle de Expressão:

http://www.youtube.com/watch?v=VQaohI1-Lnw

Thiago Yoshiki
Veterano
# jun/10
· votar


Uma info que lembrei, é que o Midi tem 127 níveis de volume, ou seja, tem até uma quantidade razoavelmente boa (:P) de dinânimca. Foda é conseguir usar esses 127 níveis com o piezo :(

Amok
Veterano
# jun/10
· votar


Acho que o piezo capta até mais que 127 niveis, afinal é analógico. A dificuldade é ter um conversor A/D que traduza fielmente o sinal do piezo em um destes 127 niveis.

[ ]'s

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Acho que o piezo capta até mais que 127 niveis, afinal é analógico. A dificuldade é ter um conversor A/D que traduza fielmente o sinal do piezo em um destes 127 niveis

só para esclarecer, o piezo náo capta nível algum, ele gera uma tensão proporcional a força aplicada a ele.
O que gera os níveis de 0 a 127 do protocolo MIDI é uma conversão de sinais, onde não é necessário uma resolução muito alta para comparação, a partir de 7bits já é possível criar as 128 interações.

nFall
Veterano
# jun/10
· votar


Conversando com uma galera que entende de eletronica ( forum handmades ), falaram que o que (provavelmente) deve ser feito é:

"- Os Analog (controle analogico) trabalham lendo resistencias do potenciômetro, se você conseguir transformar tensão do piezo em resistencia para os "canais" analog lerem, você terá uma indicação de força, mas a eficiência do sistema está praticamente toda dependente da qualidade da conversão."

Nem imagino como fazer isso.

testemunha
Veterano
# jun/10
· votar


se vocês querem faze sem sensibilidade, é melhor comprar uma bateria de rock band como em um dos primeiros videos, vai sair mais em conta... mas é bem interessante isso, meu irmão entende de eletronica, e as vezes eu incomodo ele e fazemos alguns hand-mades... Mas o projeto atual é modificar meu cubo de guitarra hehehe. Vou continuar conferindo o blog do sobrevivente lá e continuar conferindo o progresso aqui. Abraço!

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


se você conseguir transformar tensão do piezo em resistencia para os "canais" analog lerem

isso não existe ... transformar tensão em resistência ... na verdade o controle analógico converte uma tensão que é obtida pelo divisor de tensão formado pelo potenciômetro e envia um valor obtido através de um calculo.
Para que fique mais claro, com o auxílio de uma fonte, um potenciômetro de 10K e um multímetro é possível mostrar isso.

Texto extraído da internet:

O circuito abaixo mostra os terminais extremos do potenciômetro ligados a uma fonte de tensão:

http://yfrog.com/2pdivisorpotenciometroj

Ao se variar a posição do cursor RBC varia e, conseqüentemente, a tensão sobre ele. Com este circuito forma-se um divisor de tensão entre RAB e RBC, cuja tensão de saída é dada por:
Deve-se observar que a tensão de saída depende diretamente da posição do cursor.


O multímetro deve ser colocado na escala de tensão DC e a ponta negativa colocado no ponto C e a ponta positiva colocada no ponto B do esquema.

guitartube
Veterano
# ago/10 · Editado por: guitartube
· votar


sobrevivente
guitartube
Cara, não entendi muito bem o que você disse, poderia traduzir? =D


Eu me lembrei que já havia postado em um tópico de bateria.

No link abaixo eu explico o básico e implemento um trigger e um módulo de um canal para testar a minha solução para o problema:

http://guitartube-electronics.blogspot.com/2010/08/prototipo-de-uma-ba teria-eletronica.html

Dá para fazer um módulo mais simples, + eficiente e + barato que este projeto Edrum.



flw!!!

trashit hc
Veterano
# ago/10
· votar


guitartube

muito legal!!! velho.

esse tópico tá meio jogado as traças infelizmente...

mais eu não desisti não!!
só falta eu concluir algumas prioridades.

sobrevivente
Veterano
# ago/10
· votar


guitartube
Poxa, que maneiro! É uma excelente alternativa para o projeto e-drum, que é o que torna o projeto caro, e é o que está me desanimando. Você disse que usou uma placa controladora MIDI, colocando o piezo nela. Que placa seria essa? Tem algum esquema dessa placa?

trashit hc
Pois é velho, eu estava todo animado, mas tive que dar uma parada pois preciso comprar meu carrinho. Então tenho que evitar todo o tipo de gasto excessivo! Mas o esquema do guitartube parece ser bem atrativo nesse sentido. De qualquer forma não desisti também não, pretendo tocar o barco assim que puder. =]

guitartube
Veterano
# ago/10
· votar


trashit hc
esse tópico tá meio jogado as traças infelizmente...

È mesmo, mas agora pode-se reacender a chama.
vlw!!!!!


sobrevivente
Você disse que usou uma placa controladora MIDI, colocando o piezo nela. Que placa seria essa? Tem algum esquema dessa placa?

Eu desenvolvi a placa e é uma placa modular que tenho usado para muitos projetos, reprogramando apenas o firmware. Está presente nos meus últimos projetos em http://guitartube-electronics.blogspot.com/

Eu vou fazer mais alguns experimentos e incluir mais canais. Se funcionar 100%, eu passarei para meu representante comercializar o chip com o esquema.

flw!!!!!

trashit hc
Veterano
# ago/10
· votar


sobrevivente

Pois é velho, eu estava todo animado, mas tive que dar uma parada pois preciso comprar meu carrinho. Então tenho que evitar todo o tipo de gasto excessivo! Mas o esquema do guitartube parece ser bem atrativo nesse sentido. De qualquer forma não desisti também não, pretendo tocar o barco assim que puder. =]

eu também tô cortando alguns gastos, para poder gravar a demo da banda que toco.
mais ainda tenho muita vontade de fazer esse projeto!!
ia calhar muito bem pra gente ensaiar, e gravar!


eu mostrei a batera do iapoque para um amigo meu, ele pirou!! ele quer fazer uma, só não sei se ele vai em frente...

guitartube

È mesmo, mas agora pode-se reacender a chama.
tomara!!

abç.

guitartube
Veterano
# ago/10
· votar


trashit hc
tomara!!

Sei não cara, no Brasil as pessoas preferem gastar 1.000 em componente e tempo para montar um esquema gratuito (porém duvidoso), do que empregar 100 para montar um esquema certficado porém pago.
Eu vi o esquema do EDRUM, ele foi bem feito. Mas em pouco tempo ele vai ficar obsoleto. Ele não tem módulo independente, não é escalável, não tem USB, não é editável e programável via computador, ainda usa uma interface serial que praticamente inexiste nos computadores atuais, usa um processador antigo de 8 bits.....

flw!!!!!!

sobrevivente
Veterano
# ago/10
· votar


Nossa, eu li o tópico inteiro novamente, e bateu muita vontade de tocar o barco... quem sabe por esses dias eu compre o módulo, qualquer novidade eu posto aqui.

guitartube
Não sabia que o módulo e-drum está assim um tanto obsoleto. Será que existe algum esquema do tipo do e-drum, porém com itens mais recentes, como os que você citou? Se bem que com um módulo desses já dava para fazer o que eu queria, que é tocar bateria com um bom som, e com dinâmica.

guitartube
Veterano
# ago/10 · Editado por: guitartube
· votar


sobrevivente
Não sabia que o módulo e-drum está assim um tanto obsoleto.

O pior é que ele não permite upgrades de hardware pq o chip está todo comprometido com esta implementação. A menos que o cara refaça todo o circuito, ou crie um novo produto.

Cá entre nós brow, deve ter bug nisso aí (intencional ou de projeto), eu não me arriscaria a montar. Só sabe dos bugs quem monta e por vaidade não conta sobre os erros para os outros (acaba comprando o chip com firmware do autor, que ganha com os ditos "errinhos bobos"). Além do mais vc ainda vai esbarrar no firmware, vai ter que pagar para alguém gravar o chip, ou comprar o chip gravado do autor, ou ainda gastar uma boa grana e tempo comprando um gravador e aprendendo as nuances da arte.

Será que existe algum esquema do tipo do e-drum, porém com itens mais recentes, como os que você citou?

Para este tipo de produto, o melhor esquema é comprar um módulo profissional usado em boas condições, é garantido, moderno, tá todo montadinho na caixa, tem assistência técnica, não dá trabalho e vc pode revender se quiser.

Se bem que com um módulo desses já dava para fazer o que eu queria, que é tocar bateria com um bom som, e com dinâmica.

Procure alguém que tenha montado um e faça o teste: toque nele bastante, e se vc tiver a certeza de que está tudo ok e com a dinâmica que vc espera, então avalie financeiramente se vale a pena montar ou comprar um profissional. Papo de internet de quem já montou e blá,blá,blá... é que nem conversa de pescador.

No meu caso, eu só projetei o meu para testar a idéia básica, e este ainda precisa de alguns ajustes. Alterações e upgrades futuros serão feitos muito lentamente, a menos que alguma empresa se interesse pelo projeto.

flw!!!!!!

sobrevivente
Veterano
# nov/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


E aí galera! Só para avisar que vou tocar o projeto adiante!

Vou tentar encomendar o módulo esse mês (se eu conseguir entrar em contato com o camarada de quem vou comprar), e vou sempre deixar o meu blog atualizado conforme as coisas forem encaminhando.

trashit hc
Veterano
# nov/10
· votar


sobrevivente

E aí galera! Só para avisar que vou tocar o projeto adiante!

Vou tentar encomendar o módulo esse mês (se eu conseguir entrar em contato com o camarada de quem vou comprar), e vou sempre deixar o meu blog atualizado conforme as coisas forem encaminhando.

ai sim, boa sorte!!!
fico no aguardo


Mister Lemois
Veterano
# nov/10
· votar


Boa tarde pessoal, como anda o projeto, li o tópico inteiro e achei super interessante.
Meu sonho sempre foi ter/tocar uma bateria, mas por falta de dinheiro/espaço nunca pude realizá-lo.
Adimito que não sei tocar nada de bateria, mas tendo a bateria fica mais fácil de aprender.

Valeu

[]'s

sobrevivente
Veterano
# nov/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


Mister Lemois
E aí cara! Vou tocar o barco a diante. Como o módulo vai demorar um pouco para sair, vou comprar essa semana os piezos, plugs P10 e cabo já para ir preparando terreno. A idéia é fazer a batera com livros, assim como no primeiro vídeo que eu postei nesse tópico, depois eu farei com uma estrutura mais legal. E pretendo ir atualizando o blog conforme as coisas forem andando. =]

sobrevivente
Veterano
# nov/10
· votar


Blog atualizado. =D

Mister Lemois
Veterano
# nov/10
· votar


Opa, beleza cara?
Bom, em resumo o que eu precisaria para fazer a tal bateria seria:
->Os PADs (ou livros kkk);
->Os piezos
->Cabos e Plugs
->Módulo e um PC...
Certo?

[]'s

sobrevivente
Veterano
# nov/10
· votar


Mister Lemois
Cara, basicamente seria isso mesmo. Aí tem os detalhes que seriam 2 piezos em um mesmo pad (caixa + aro, cupula ride + corpo ride), o tamanho do piezo (acabei descobrindo que o ideal é 27mm para a "pele" e 35mm para o aro), entre outras coisinhas.

Tá difícil pra caramba de achar os piezos por aqui, por isso tá demorando um pouquinho. Mas já tá tudo ajeitado para comprar na milcomp os piezos mais alguns plugs.

Mister Lemois
Veterano
# nov/10
· votar


sobrevivente

Pois é, eu dei uma procurada rápida no MercadoLivre e não achei muita coisa...
Você poderia me indicar um módulo? (Barato)
E eu achei uns piezzos no ML, mas mais pareciam pequenos alto-falantes... Quais devo usar?
Os PADs eu estava pensando em fazer que nem o cara do vídeo lá, com grades de alto-falantes.

Obrigado desde já!

sobrevivente
Veterano
# nov/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


Mister Lemois
Tem uns piezos no ML, mas o preço é alto demais, não compensa. Vou comprar na Milcomp que é melhor. No site deles diz que tem que comprar no mínimo 100 peças, mas é só mandar um e-mail pra loja que eles vendem menos peças.

Sobre o módulo, vou comprar com um camarada que monta. O módulo é bem bacana, com 32 canais, USB, com bastante possibilidade de configurações, e por aí vai. Mais detalhes eu posto depois no blog, quando eu tiver ele em mãos.

Sobre os pads, vou fazer primeiro de livros/cadernos, depois partir para algo mais fixo. Eu vi esses dias, e fiquei de cara de como um carinha fez sua batera caseira. Ele fez os tambores com PVC, e comprou os aros, canoas, peles mudas e afins para fazer. Ficou muito profissa. Mais detalhes aqui...

Imagens da batera completa!

Ela em ação: http://www.youtube.com/watch?v=qsC7qtu5L3s


Mister Lemois
Veterano
# nov/10
· votar


sobrevivente
Ficou show de bola!
Vou dar uma pesquisada nessa Milcomp ai e ver.
Esse módulo que você viu ai, é alguém que faz o e-drum?

sobrevivente
Veterano
# nov/10
· votar


Mister Lemois
É sim, ele faz o e-drum também, mas o módulo que vou pegar não é o e-drum, é um modelo mais recente (o e-drum apesar de ser muito bom, é um pouco ultrapassado).

Mister Lemois
Veterano
# nov/10
· votar


sobrevivente
Humm, ele faz pra vender mesmo, ou vai fazer um pra você?
É de confiança?

To muito empolgado com essa idéia, afastei o teclado, peguei uma sacola (Chimbau), um livro de capa dura com uma caixa de CD em cima (Caixa), o pé é o bumbo, peguei uns pedaços de madeira e to dando umas treinadas =)

[]'s

Mister Lemois
Veterano
# nov/10
· votar


Será que não seria interessante comprar uma dessa bateria de estudo aqui e colocar os piezos nela?

[]'s

sobrevivente
Veterano
# nov/10
· votar


Mister Lemois
Ele vai fazer pra mim. Mais detalhes postarei em breve no meu blog. =]

Rapaz, sacola como chimbal? Que maneiro, haha! Este é o espírito!
Cara, sobre as baterias praticáveis, eu acho que seria uma ótima. Aliás de início eu estava com essa intenção de comprar uma praticável e triggar ela, mas tinha me esquecido. Vou pensar nessa possibilidade denovo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bateria eletrônica caseira - é possível?